
Futebol
15 Mai 2025 | 11:30 |
O Conselho Deliberativo do Flamengo aprovou o novo modelo do terceiro uniforme que será utilizado na temporada de 2026. A proposta traz um resgate de elementos históricos, como o escudo de remo em alto-relevo e o uso do monograma com a versão clássica do distintivo rubro-negro. A camisa será toda vermelha, uma das cores principais do clube, com detalhes visuais que remetem ao período pré-futebol do Flamengo. A peça terá ainda gola careca com sobreposição, solução que proporciona acabamento limpo e confortável, sem abandonar o apelo estético.
Outro ponto de destaque é a volta do trefoil, logo retrô da Adidas, que tem sido utilizado em produtos especiais e que reforça a conexão do clube com a história do fornecedor esportivo. Apesar do modelo já ter sido aprovado internamente, o Flamengo mantém em sigilo as imagens oficiais da nova camisa. Caso repita o padrão adotado nos últimos anos, o clube deve iniciar as vendas do Manto 3 na segunda quinzena de janeiro de 2026.
A Adidas, fornecedora do material esportivo do clube desde 2013, mantém uma linha de lançamentos com o Rubro-Negro em datas estratégicas. O Manto número 2, por exemplo, começou a ser vendido em abril deste ano. Diferente do uniforme principal (Manto 1) e do alternativo (Manto 2), o terceiro uniforme do Flamengo não segue uma regra clara para lançamento. Em alguns anos, ele chega antes do meio da temporada; em outros, mais próximo do fim.
A camisa aprovada nesta semana, no entanto, teve seus detalhes definidos com antecedência, o que aponta para uma estratégia de marketing que visa aproveitar a janela de início de temporada para gerar receita. A escolha pelo escudo de remo, tanto no alto-relevo quanto em monograma, tem uma forte carga simbólica. Ela reforça a origem do clube como instituição náutica, fundado em 1895, antes mesmo da prática do futebol.
Nos bastidores, a proposta foi bem recebida entre os conselheiros, justamente por valorizar a história do clube sem abrir mão de modernidade e acabamento de alto padrão. Durante a reunião que aprovou o novo Manto 3, o presidente do Conselho de Administração, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, aproveitou o encontro para atualizar os conselheiros sobre a preparação para o Mundial de Clubes.
Ano era utilizado como meta pela gestão de Rodolfo Landim, mas atual mandatário diz que possibilidade de conclusão em 4 anos é inviável
03 Set 2025 | 12:00 |
Na última semana, o Flamengo se reuniu com a Prefeitura do Rio de Janeiro e reafirmou o compromisso de construir seu estádio próprio no terreno do Gasômetro, localizado na região do Porto Maravilha. No entanto, o clube descartou a possibilidade de inauguração em 2029, como estava previsto inicialmente.
Bap sobre estádio do Flamengo em 2029: "Não seria possível"
Em entrevista à FlamengoTV, o presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, explicou que as exigências do edital foram o principal obstáculo para acelerar a fase de viabilidade do projeto. O presidente reforçou ainda que as pendências não são tão simples de serem resolvidas como a antiga diretoria tentava passar:
“Havia uma série de condicionantes para que a gente pudesse avançar, impostas no edital. À medida que fomos avaliando as pré-condições apresentadas como premissas no projeto inicial, nos deparamos com diversas dificuldades. As coisas não eram tão simples, rápidas ou fáceis de serem executadas. Não seria possível o Flamengo construir esse estádio para inaugurá-lo em 2029.”
Apesar do adiamento no prazo, Bap garantiu que o estádio do Gasômetro será construído, ressaltando que o projeto não comprometerá os cofres do clube nem exigirá a transformação em SAF, possibilidade que foi colocada em hipótese na antiga gestão:
“Quando passamos pela parte da viabilidade econômica, com a realidade da taxa de juros no Brasil, ficou claro que, para construir o estádio no prazo pré-acordado, teríamos que abrir mão da performance esportiva. Provavelmente, seria necessário transformar o Flamengo em SAF. Fizemos uma proposta para a Prefeitura e entendemos que o sonho continua de pé. O Flamengo terá seu estádio, mas não tão rapidamente quanto se imaginava.”
O clube segue avançando na etapa de análises técnicas e econômicas, considerada essencial para transformar o projeto em realidade. Segundo a gestão, os estudos começaram há cerca de oito meses, quando Bap assumiu a presidência.
Para isso, o Flamengo conta com o apoio de empresas especializadas, como FGV, Arena Venues + Events, Soloeste Engenharia Ltda. e AECOM, que auxiliam na avaliação de todos os aspectos envolvidos no desenvolvimento do estádio.
Durante a Data FIFA, a maior preocupação por parte da Nação é que os atletas do Mengão retornem sem lesões após os jogos por seus países
03 Set 2025 | 11:00 |
Para os flamenguistas, quando o assunto é Seleção Brasileira há uma constante preocupação sempre que um jogador do Flamengo é convocado, cresce o temor por uma possível lesão. Dessa vez, a situação recaiu sobre Samuel Lino, que sofreu uma entrada durante treino do Brasil nesta terça-feira (2).
O camisa 16 do Flamengo foi chamado para substituir o lesionado Matheus Cunha, do Manchester United (ING). Na atividade, recebeu uma chegada mais firme do volante Casemiro, se desequilibrou e chegou a demonstrar dor, mas seguiu normalmente no treinamento.
A Nação Rubro-Negra não escondeu a apreensão nas redes sociais:
O receio da torcida tem um histórico recente. Em 2024, Pedro vivia uma das melhores fases da carreira quando sofreu grave lesão no ligamento cruzado anterior durante um treino da Seleção. O atacante ficou afastado por meses e só retornou aos gramados em 2025.
Apesar da preocupação, a CBF não informou nenhum problema físico com Samuel Lino. Assim, o atacante segue à disposição de Carlo Ancelotti para o confronto desta quinta-feira (4), quando o Brasil enfrenta o Chile, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.
Elenco ganhou quatro dias de folga após empate diante do Grêmio devido à Data FIFA, onde seis jogadores do Mengão foram convocados
03 Set 2025 | 10:17 |
O Flamengo ficou no empate em 1 a 1 com o Grêmio, no último domingo (31), em partida válida pela 22ª rodada do Brasileirão. O duelo contou com Maracanã lotado e, após o apito final, o elenco rubro-negro recebeu quatro dias de descanso. Nesta quarta-feira (3), os jogadores completam o penúltimo dia de folga.
A pausa acontece em função da Data FIFA, que começou na última segunda-feira (1). Com isso, o calendário nacional fica interrompido enquanto as seleções disputam mais uma rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Segundo a programação divulgada pelo clube, o elenco se reapresenta na próxima sexta-feira (5), no Ninho do Urubu. A partir de então, o técnico Filipe Luís dará sequência à preparação para a reta final da temporada, com a maratona de jogos entre Brasileirão e Libertadores.
Mesmo com o empate diante do Grêmio, o Flamengo segue na liderança do Brasileirão. O Mais Querido soma 47 pontos e mantém vantagem sobre os rivais diretos. O Cruzeiro assumiu a vice-liderança com 44 pontos, enquanto o Palmeiras, que empatou com o Corinthians, caiu para a terceira posição, com 43.
O Flamengo teve seis jogadores chamados por suas seleções para esta Data FIFA de setembro. São eles:
Jogos das seleções sul-americanas com atletas rubro-negros convocados:
04 de setembro (quinta-feira)
08 de setembro (segunda-feira)