Futebol

Flamengo divulga nota oficial a respeito das datas do jogo de volta da Copa do Brasil

CBF alterou o dia da segunda partida das semifinais o que gerou revolta em Vasco, que entrou na justiça, e Corinthians, adversário do Mais Querido

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

01 Out 2024 | 15:26 |

Icon Comentário0

O Flamengo divulgou nesta terça-feira (01) uma nota oficial a respeito da mudança de datas para a partida de volta das semifinais da Copa do Brasil diante do Corinthians. A CBF alterou o dia após pedidos do Mengão e do Atlético-MG, que se viram prejudicados devido ao jogos estarem marcados para o dia seguinte ao fim da Data FIFA, onde ambos terão jogadores convocados.


Na nota, o Flamengo afirma que lamenta o posicionamento de Vasco e Corinthians de utilizar da justiça comum desprezando a isonomia esportiva, além de lembrar que terá jogadores convocados para a Data FIFA de (07 de a 15 de outubro). O clube ainda citou o Regulamento Geral de Competições para afirmar que os pedidos da dupla alvinegra são improcedentes.


A decisão da CBF gerou revolta por parte do Vasco e do Corinthians que também se pronunciaram. Em nota, o time paulista afirmou demonstrar preocupação com a integridade do Campeonato Brasileiro, já que datas do Brasileirão também tiveram de ser alteradas para ajustar o calendário. Já o presidente do cruzmaltino, Pedrinho, afirmou que o Flamengo e o Atlético-MG estariam sendo beneficiados. O time de São Januário entrou na justiça para evitar a mudança.


Confira a nota do Flamengo na íntegra


"O Clube de Regatas do Flamengo (“Flamengo”) vem, diante da informação de que o Vasco da Gama SAF (“Vasco”) e o Sport Club Corinthians Paulista (“Corinthians”) decidiram acionar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (“STJD”), contra a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (“CBF”) de inverter a data base das partidas de volta da fase semifinal da Copa do Brasil com as partidas da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, manifestar-se, publicamente, nos seguintes termos:

1. Inicialmente, é de se lamentar que Vasco e Corinthians tentem se valer da Justiça Desportiva para desvirtuar a sua função e buscar benefício próprio, em total desapreço ao princípio da isonomia e da igualdade de condições desportivas que, pelo regulamento, deve reger as competições;

2. Como é de amplo conhecimento, considerando a Data FIFA (07 a 15 de outubro), diversos jogadores dos semifinalistas disputarão as Eliminatórias da Copa do Mundo e somente retornarão aos seus clubes entre os dias 16 e 17 de outubro, em cima da data das semifinais da Copa do Brasil, de modo que a inversão da data base das partidas da Copa do Brasil com as do Campeonato Brasileiro não apenas privilegia o equilíbrio das competições como a isonomia entre os participantes, além de garantir um espetáculo à altura da reta final de uma competição de caráter eliminatório, que certamente reunirá mais audiência, aumento da receitas de bilheteria e maior atratividade para os patrocinadores e detentores dos direitos de transmissão.

3. Infelizmente, o que se verifica, é que os referidos clubes se sentiram lesados por não poder jogar uma fase decisiva da Copa do Brasil contra adversários completamente desfalcados de seus principais atletas, em razão de convocações que são de atendimento obrigatório pelos Clubes. Note-se que Vasco e Corinthians não apontam um único prejuízo às suas equipes, mas apenas o fato de que seus adversários não serão mais prejudicados pelos desfalques sofridos, valorizando a própria competição.

4. Com todo o respeito ao Vasco e ao Corinthians, os pedidos direcionados ao STJD, no entanto, se mostram improcedentes na sua origem, já que não resistem a uma simples consulta ao Regulamento Geral de Competições 2024 (art. 5º, inciso I) e ao Regulamento Específico da Copa do Brasil 2024 (art. 39, §1º), ambos editados pela CBF e que contaram com a adesão dos clubes.

5. Esses dois dispositivos inseridos nos regulamentos acima citados não deixam qualquer dúvida de que a CBF tem a discricionariedade de elaborar e alterar as tabelas das competições que organiza. E mais, o §1º do artigo 39 do Regulamento Específico da Copa do Brasil 2024 é claro em afirmar que a tabela pode sofrer alterações em decorrência de eventuais modificações promovidas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (“CONMEBOL”), como aconteceu.

6. A CBF, em ofício direcionado a Flamengo, Atlético Mineiro, Corinthians e Vasco, motivou a inversão da tabela por força de alteração promovida pela CONMEBOL em seu calendário de jogos (Libertadores e Sul-Americana), que possui prioridade em face das competições nacionais.

7. Se não bastasse isso, a CBF, de forma imparcial, isonômica e democrática, questionou os quatro clubes que disputarão as partidas semifinais da Copa do Brasil 2024 acerca da inversão da tabela, tendo Flamengo e Atlético Mineiro sinalizado positivamente, Corinthians negativamente e Vasco dado uma solução diversa da que foi posta em votação, o que gerou a concordância da maioria dos envolvidos (2 contra 1).

Assim, tendo em vista os esclarecimentos acima prestados, o Flamengo enaltece a decisão tomada pela CBF e reforça o seu compromisso com a ética, a isonomia e o equilíbrio das competições."


Futebol

Recopa Sul-Americana 2026: Flamengo x Lanús decidem título; confira as datas

Conmebol confirmou o calendário oficial para o duelo entre o campeão da Libertadores e o vencedor da Sul-Americana; Rubro-Negro terá a vantagem de decidir

Flamengo garante vaga na Recopa Sul-Americana de 2026 contra o Lanús, com decisão marcada para o Maracanã em fevereiro - foto: reprodução
Flamengo garante vaga na Recopa Sul-Americana de 2026 contra o Lanús, com decisão marcada para o Maracanã em fevereiro - foto: reprodução

01 Dez 2025 | 18:40 |

Icon Comentário0

Ainda em festa pela conquista da Glória Eterna sobre o Palmeiras, o torcedor do Flamengo já pode reservar novas datas importantes na agenda para 2026. Com o tetracampeonato da Libertadores assegurado, o clube carioca garantiu sua vaga na decisão da Recopa Sul-Americana, onde terá pela frente o Lanús, da Argentina, atual detentor da Copa Sul-Americana.


A Conmebol divulgou o cronograma oficial para a abertura da temporada internacional do próximo ano. O primeiro troféu continental de 2026 será disputado em dois confrontos programados para o mês de fevereiro.


CALENDÁRIO DEFINIDO


Seguindo o regulamento tradicional da entidade sul-americana, o campeão da Copa Libertadores detém o privilégio de realizar a segunda partida em seus domínios. Dessa forma, o Flamengo decidirá o título no Rio de Janeiro, enquanto o jogo de abertura ocorrerá na Argentina.

As datas escolhidas foram duas quartas-feiras consecutivas. O primeiro embate será no dia 18 de fevereiro, com mando do Lanús, provavelmenteno Estádio La Fortaleza, na grande Buenos Aires. A grande finalíssima está marcada para o dia 25 de fevereiro, com o Mais Querido recebendo os argentinos, com o Maracanã sendo o palco provável para a entrega da taça.


PROGRAMAÇÃO 2026

Jogo de Ida: 18 de fevereiro (quarta-feira) – Mando do Lanús (ARG).

Jogo de Volta: 25 de fevereiro (quarta-feira) – Mando do Flamengo (BRA).

REENCONTRO HISTÓRICO

O confronto marca o encontro de dois campeões que chegam com moral elevada. O Flamengo, embalado pelo triunfo tenso por 1 a 0 sobre o Palmeiras com gol de Danilo, busca ampliar sua hegemonia. Já o Lanús recuperou seu prestígio internacional ao vencer a Sul-Americana e tenta um feito inédito contra os brasileiros.


Futebol

Flamengo está otimista por renovação de Filipe Luís, mas cenário mostra dificuldades

Conquista da Libertadores pelo treinador à frente do rubro-negro o coloca em um patamar diferente na visão do mercado e empresário pode ser crucial

Flamengo segue otimista por uma renovação de Filipe Luís, mas título da Libertadores pode dificultar situação - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Flamengo segue otimista por uma renovação de Filipe Luís, mas título da Libertadores pode dificultar situação - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

01 Dez 2025 | 17:29 |

Icon Comentário0

O Flamengo mantém otimismo quanto à renovação de Filipe Luís após a conquista do tetra da Libertadores, mas a permanência do técnico ainda não está garantida. A apuração é de Rodrigo Mattos, do Canal UOL, que explica que as conversas por um novo acordo vêm ocorrendo desde meados do ano e ganharam novos contornos depois que o português Jorge Mendes passou a representar Filipe.


Rodrigo Mattos sobre situação de Filipe Luís no Flamengo: "uma renovação que poderia ter sido muito mais simples lá atrás"




CONVERSAS SERÃO RETOMADAS APÓS O BRASILEIRÃO

Segundo Mattos, o plano do Flamengo é voltar à mesa assim que o Brasileirão terminar, especialmente se o clube confirmar o título contra o Ceará. As tratativas, que começaram antes até do Mundial, já tinham uma proposta rubro-negra colocada, mas foram sendo adiadas por ambas as partes.


A entrada de Jorge Mendes na negociação elevou o grau de complexidade. Considerado um dos empresários mais influentes da Europa, o agente amplia a visibilidade de Filipe Luís no mercado: “Era uma renovação que poderia ter sido muito mais simples lá atrás, mas agora o técnico tem um agente com forte trânsito no futebol europeu, e isso muda o cenário”, explicou Rodrigo Mattos.

FLAMENGO BUSCA ESTABILIDADE DE LONGO PRAZO

A diretoria, especialmente o presidente Bap, pretende assegurar a permanência do treinador por pelo menos dois anos, garantindo estabilidade até 2027. A ideia é construir um projeto contínuo, em linha com o modelo adotado pelo Palmeiras nos últimos anos.

As conversas envolverão valores e duração contratual, pontos fundamentais para transformar o desejo do clube em compromisso definitivo. Apesar do otimismo interno, Mattos avalia que existe, sim, um grau de incerteza. O assédio europeu é visto como um fator real.

VALORIZAÇÃO APÓS A LIBERTADORES AUMENTA O ASSÉDIO

A conquista da Libertadores colocou Filipe Luís em um novo patamar e, com isso, ampliou o interesse de clubes de fora. Mattos relembra episódios semelhantes: Jorge Jesus, que deixou o Fla mesmo com contrato vigente, e Arthur Jorge, campeão continental e nacional, que também saiu rapidamente após os títulos.

“Um técnico valorizado, representado por um agente europeu, não tem renovação garantida automaticamente. A Libertadores muda tudo: influencia a negociação, amplia o mercado e exige uma conversa cuidadosa para definir os próximos passos”, decretou o jornalista. O Flamengo segue confiante, mas atento. A decisão final passa agora pelo próprio Filipe Luís — e pelo peso que ele dará ao projeto oferecido pelo clube diante das possibilidades que podem surgir no exterior.



Futebol

Saúl repete feito de ídolo do Flamengo após título da Libertadores

Meia se igualou a ‘queridinho da torcida’ com a conquista da competição pelo Mengão no último sábado (29) e já visa o próximo

Saúl Ñíguez se iguala a Pablo Marí como os únicos espanhóis a serem campeões da Libertadores - Foto: Adriano Fontes/ Flamengo
Saúl Ñíguez se iguala a Pablo Marí como os únicos espanhóis a serem campeões da Libertadores - Foto: Adriano Fontes/ Flamengo

01 Dez 2025 | 16:59 |

Icon Comentário0

A vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Palmeiras, no último sábado (29), não apenas garantiu o tetracampeonato da Libertadores, como também colocou Saúl em um seleto grupo do futebol sul-americano. O volante espanhol tornou-se apenas o segundo atleta de seu país a erguer o troféu continental.


QUEM FOI O PRIMEIRO ESPANHOL A VENCER A COMPETIÇÃO?


O pioneiro foi Pablo Marí, um dos pilares do Flamengo campeão da Libertadores em 2019. Ídolo da torcida, o zagueiro formou sólida dupla com Rodrigo Caio na conquista do bicampeonato daquela temporada. Agora, Saúl repete o feito do compatriota e inscreve seu nome na história.


Assim, o camisa rubro-negro celebra dois marcos importantes: integra o grupo dos estrangeiros que venceram a Libertadores com o clube e se consolida como o segundo espanhol a levantar o troféu, sendo esta mais uma coincidência entre o título de 2025 e 2019.

PRÓXIMO DESAFIO DO FLAMENGO


Após o título continental, o Flamengo volta suas atenções para o duelo decisivo contra o Ceará, nesta quarta-feira (03), pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.

ONDE ASSISTIR AO JOGO

A partida entre Flamengo e Ceará terá transmissão da TV Globo (aberto), GETV (YouTube) e Premiere (pay-per-view). Se vencer, o Mais Querido garante seu nono título brasileiro, motivo pelo qual a CBF já confirmou o envio da taça ao estádio.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Jornalista afirma que não expulsaria Pulgar, do Flamengo, na Libertadores
Futebol

Jornalista afirma que não expulsaria Pulgar, do Flamengo, na Libertadores

01 Dez 2025 | 16:31

Icon Comentário0
Léo Ortiz lembra conversa com Filipe Luís antes de final pelo Flamengo
Futebol

Léo Ortiz lembra conversa com Filipe Luís antes de final pelo Flamengo

01 Dez 2025 | 16:06

Icon Comentário0
Astro da NBA, Joel Embiid celebra título do Flamengo na Libertadores
Futebol

Astro da NBA, Joel Embiid celebra título do Flamengo na Libertadores

01 Dez 2025 | 15:17

Icon Comentário0