Futebol

Flamengo divulga nota oficial a respeito das datas do jogo de volta da Copa do Brasil

CBF alterou o dia da segunda partida das semifinais o que gerou revolta em Vasco, que entrou na justiça, e Corinthians, adversário do Mais Querido

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

01 Out 2024 | 15:26 |

Icon Comentário0

O Flamengo divulgou nesta terça-feira (01) uma nota oficial a respeito da mudança de datas para a partida de volta das semifinais da Copa do Brasil diante do Corinthians. A CBF alterou o dia após pedidos do Mengão e do Atlético-MG, que se viram prejudicados devido ao jogos estarem marcados para o dia seguinte ao fim da Data FIFA, onde ambos terão jogadores convocados.


Na nota, o Flamengo afirma que lamenta o posicionamento de Vasco e Corinthians de utilizar da justiça comum desprezando a isonomia esportiva, além de lembrar que terá jogadores convocados para a Data FIFA de (07 de a 15 de outubro). O clube ainda citou o Regulamento Geral de Competições para afirmar que os pedidos da dupla alvinegra são improcedentes.


A decisão da CBF gerou revolta por parte do Vasco e do Corinthians que também se pronunciaram. Em nota, o time paulista afirmou demonstrar preocupação com a integridade do Campeonato Brasileiro, já que datas do Brasileirão também tiveram de ser alteradas para ajustar o calendário. Já o presidente do cruzmaltino, Pedrinho, afirmou que o Flamengo e o Atlético-MG estariam sendo beneficiados. O time de São Januário entrou na justiça para evitar a mudança.


Confira a nota do Flamengo na íntegra


"O Clube de Regatas do Flamengo (“Flamengo”) vem, diante da informação de que o Vasco da Gama SAF (“Vasco”) e o Sport Club Corinthians Paulista (“Corinthians”) decidiram acionar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (“STJD”), contra a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (“CBF”) de inverter a data base das partidas de volta da fase semifinal da Copa do Brasil com as partidas da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, manifestar-se, publicamente, nos seguintes termos:

1. Inicialmente, é de se lamentar que Vasco e Corinthians tentem se valer da Justiça Desportiva para desvirtuar a sua função e buscar benefício próprio, em total desapreço ao princípio da isonomia e da igualdade de condições desportivas que, pelo regulamento, deve reger as competições;

2. Como é de amplo conhecimento, considerando a Data FIFA (07 a 15 de outubro), diversos jogadores dos semifinalistas disputarão as Eliminatórias da Copa do Mundo e somente retornarão aos seus clubes entre os dias 16 e 17 de outubro, em cima da data das semifinais da Copa do Brasil, de modo que a inversão da data base das partidas da Copa do Brasil com as do Campeonato Brasileiro não apenas privilegia o equilíbrio das competições como a isonomia entre os participantes, além de garantir um espetáculo à altura da reta final de uma competição de caráter eliminatório, que certamente reunirá mais audiência, aumento da receitas de bilheteria e maior atratividade para os patrocinadores e detentores dos direitos de transmissão.

3. Infelizmente, o que se verifica, é que os referidos clubes se sentiram lesados por não poder jogar uma fase decisiva da Copa do Brasil contra adversários completamente desfalcados de seus principais atletas, em razão de convocações que são de atendimento obrigatório pelos Clubes. Note-se que Vasco e Corinthians não apontam um único prejuízo às suas equipes, mas apenas o fato de que seus adversários não serão mais prejudicados pelos desfalques sofridos, valorizando a própria competição.

4. Com todo o respeito ao Vasco e ao Corinthians, os pedidos direcionados ao STJD, no entanto, se mostram improcedentes na sua origem, já que não resistem a uma simples consulta ao Regulamento Geral de Competições 2024 (art. 5º, inciso I) e ao Regulamento Específico da Copa do Brasil 2024 (art. 39, §1º), ambos editados pela CBF e que contaram com a adesão dos clubes.

5. Esses dois dispositivos inseridos nos regulamentos acima citados não deixam qualquer dúvida de que a CBF tem a discricionariedade de elaborar e alterar as tabelas das competições que organiza. E mais, o §1º do artigo 39 do Regulamento Específico da Copa do Brasil 2024 é claro em afirmar que a tabela pode sofrer alterações em decorrência de eventuais modificações promovidas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (“CONMEBOL”), como aconteceu.

6. A CBF, em ofício direcionado a Flamengo, Atlético Mineiro, Corinthians e Vasco, motivou a inversão da tabela por força de alteração promovida pela CONMEBOL em seu calendário de jogos (Libertadores e Sul-Americana), que possui prioridade em face das competições nacionais.

7. Se não bastasse isso, a CBF, de forma imparcial, isonômica e democrática, questionou os quatro clubes que disputarão as partidas semifinais da Copa do Brasil 2024 acerca da inversão da tabela, tendo Flamengo e Atlético Mineiro sinalizado positivamente, Corinthians negativamente e Vasco dado uma solução diversa da que foi posta em votação, o que gerou a concordância da maioria dos envolvidos (2 contra 1).

Assim, tendo em vista os esclarecimentos acima prestados, o Flamengo enaltece a decisão tomada pela CBF e reforça o seu compromisso com a ética, a isonomia e o equilíbrio das competições."


Futebol

Técnico do Flamengo revela o motivo de jovem não ter espaço nos profissionais

Zagueiro é um dos grandes nomes das categorias de base do Mengão, mas não consegue ter minutos com o time de Filipe Luís e treinador justifica

Iago não tem tido espaço no time principal do Flamengo e técnico Bruno Pivetti explica situação - Foto: Caique Coufal/Flamengo
Iago não tem tido espaço no time principal do Flamengo e técnico Bruno Pivetti explica situação - Foto: Caique Coufal/Flamengo

07 Dez 2025 | 12:00 |

Icon Comentário0

Enquanto a equipe principal embarcava rumo ao Catar, o sub-20 do Flamengo ficou no empate por 3 a 3 com o Mirassol neste sábado (06). Entre os destaques esteve o zagueiro Iago, nome constantemente elogiado internamente, mas que ainda não encontra espaço no elenco profissional devido ao alto nível de concorrência.


Bruno Pivetti sobre falta de oportunidades de Iago: "A qualidade do elenco do Flamengo é muito alta..."


Pivetti, técnico da equipe, reforçou essa leitura após a partida no Maião: “O Iago é um grande jogador, mas nós estamos no maior clube da América do Sul. A qualidade do elenco do Flamengo é muito alta. Fica muito difícil entrar nos 11 iniciais hoje, porque o investimento é alto e a qualidade do elenco dispensa comentários. O Flamengo ganhou tudo este ano. A gente sabe como é dura a transição da base para o profissional”, declarou o treinador.


O QUE IAGO FEZ?

Iago já havia chamado atenção recentemente na final do Mundial de Clubes Sub-20. Na ocasião, o Flamengo perdia por 2 a 1 para o Barcelona (ESP) quando o zagueiro decidiu avançar ao ataque, marcou o gol de empate e levou a decisão para os pênaltis, convertendo sua cobrança em uma cavadinha.


QUEM FIZERAM OS GOLS DA PARTIDA?

Os gols rubro-negros no empate com o Mirassol foram marcados por Douglas Telles e por Guilherme Gomes, duas vezes. O time paulista balançou as redes com Chico Kim, Ulisses e Christian. Com o resultado, as duas equipes encerraram o campeonato como os melhores mandantes.

QUAL É O PRÓXIMO JOGO DO FLAMENGO?

Sem tempo para descanso após o fim do Brasileirão, o Flamengo volta a campo já nesta quarta-feira (10). O time de Filipe Luís estreia na Copa Intercontinental de Clubes contra o Cruz Azul (MEX), às 14h (de Brasília), no Catar. Globo (TV aberta), GE TV (YouTube) e Cazé TV (YouTube) transmitem o confronto.



Futebol

Cruz Azul é eliminado no México antes de duelo com o Flamengo

‘La Máquina’ ficou no empate contra o Tigres e, com o resultado, não conseguiu alcançar as finais do campeonato mexicano antes de encarar o Mengão

Cruz Azul fica no empate com o Tigres e foi eliminado na semifinal do Campeonato do México antes de pegar o Flamengo - Foto: Reprodução/X (antigo Twitter)
Cruz Azul fica no empate com o Tigres e foi eliminado na semifinal do Campeonato do México antes de pegar o Flamengo - Foto: Reprodução/X (antigo Twitter)

07 Dez 2025 | 11:00 |

Icon Comentário0

Adversário do Flamengo na próxima quarta-feira (10), pela Copa Intercontinental, o Cruz Azul desembarca no torneio pressionado. No sábado (06), a equipe mexicana empatou por 1 a 1 com o Tigres, fora de casa, e acabou eliminada na semifinal do Apertura do Campeonato Mexicano.


Com dois empates por 1 a 1, ida e volta, o Cruz Azul ficou pelo caminho devido ao regulamento. O Tigres avançou à decisão por ter feito melhor campanha na fase classificatória, encerrando a etapa inicial na segunda posição. O Cruz Azul, por sua vez, terminou em terceiro.


COMO FOI A PARTIDA


Atuando no Estádio Universitario, o Tigres assumiu o controle no início e abriu o placar aos 27 minutos. O francês Gignac encontrou Juan Brunetta, que completou para a rede. A partir daí, o Cruz Azul tomou o protagonismo do jogo.

Terminou com 59% da posse, 15 finalizações contra 10 e seis arremates no alvo, diante de apenas um do rival. Mesmo assim, só balançou a rede em um lance acidental: aos 50 minutos do segundo tempo, Purata marcou contra, empatando o duelo.


Os mexicanos ainda perderam grande chance de empatar mais cedo. Aos 27 minutos, Gabriel Fernández desperdiçou um pênalti defendido por Nahuel Guzmán. Sem a virada, restou ao Cruz Azul encerrar a campanha e ver Tigres e Toluca avançarem para a decisão do Mexicano.

VIRADA DE CHAVE PARA ENCARAR O FLAMENGO

Logo após a eliminação, o Cruz Azul utilizou as redes sociais para projetar a partida contra o Flamengo. “Agora é enfrentar a Copa Intercontinental com toda seriedade e sonho. Vamos ao Catar! Agora é focar no Dérbi das Américas”, publicou o clube.

O confronto está marcado para quarta-feira (10), às 14h (de Brasília), no Catar. Quem avançar no Dérbi das Américas enfrenta o Pyramids (EGI) pela Challenger Cup, no dia 13, uma espécie de semifinal do torneio global.



Futebol

Michael admite chance de saída do Flamengo em 2026: “se for…”

Atacante jogou no empate da equipe alternativa do Mengão contra o Mirassol neste sábado (6) pelo Brasileirão e revelou frustração pela baixa minutagem

Michael revelou incômodo com a reserva no Flamengo e admite saída já em 2026 - Foto: Caique Coufal/Flamengo
Michael revelou incômodo com a reserva no Flamengo e admite saída já em 2026 - Foto: Caique Coufal/Flamengo

07 Dez 2025 | 10:15 |

Icon Comentário0

O empate em 3 a 3 entre Mirassol e Flamengo, neste sábado (06), pela última rodada do Brasileirão, marcou um fato raro na temporada: pela primeira vez em 2025, Michael atuou durante os 90 minutos. Após o apito final, o atacante desabafou sobre o difícil segundo semestre e não descartou uma saída do clube.


Michael após empate do Flamengo: "Queria muito estar jogando..."


“Tenho contrato até 2028, sou atleta do clube e me esforço para caramba todos os dias. Mesmo não jogando, tento levar alegria, simpatia. Claro que vai ter momentos que a gente não vai ficar feliz por não jogar, isso é normal. Queria muito estar jogando, mas respeito meus colegas e a opinião do treinador”, afirmou o camisa 19.


ABERTO A PERMANECER OU SAIR

Na sequência, Michael deixou claro que está à disposição para qualquer decisão da diretoria. Segundo ele, permanecer é uma opção, mas uma eventual transferência também não é descartada: “Se o Flamengo quiser que eu fique aqui, estou aqui para trabalhar. Mas, se for da vontade do clube seguir caminhos diferentes, também estou aqui para agregar o que eu puder”, completou.


UM ANO DE ALTOS E BAIXOS

A temporada de Michael foi marcada por extremos. O atacante iniciou 2025 em alta, com status de titular: disputou 24 partidas até junho, sendo 19 desde o início, e participou das conquistas do Carioca, da Supercopa, do Brasileirão e da Libertadores.

Após o Mundial de Clubes, no entanto, sofreu com dores no tornozelo e perdeu espaço no elenco. Entrou em campo apenas cinco vezes a partir de julho. Antes do duelo diante do Mirassol, não havia completado 90 minutos em nenhuma partida no segundo semestre. Ele fechou o ano com dois gols e quatro assistências.

CONVIVÊNCIA COM A BASE

Capitão na partida em Mirassol, Michael destacou a experiência ao lado dos jovens do sub-20, que formaram a base do time na despedida do Brasileirão: “Sou mais velho, mas me sinto como um menino também, igual a eles. Tentei brincar, descontrair, passar um tempo com eles. Sou feliz por ter compartilhado esses dias com eles”, disse.

RUMO AO CATAR

Após o jogo, Michael seguiu de ônibus para São Paulo e embarca na tarde deste domingo (07) com destino ao Catar, onde vai se juntar ao elenco que disputa a Copa Intercontinental. Dyogo Alves, Evertton Araújo e Wallace Yan também se apresentam em Doha.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Flamengo já está no Catar para disputa do Mundial de Clubes
Futebol

Flamengo já está no Catar para disputa do Mundial de Clubes

07 Dez 2025 | 09:15

Icon Comentário0
Com sub-20, Flamengo empata contra o Mirassol antes de buscar a Copa Intercontinental
Futebol

Com sub-20, Flamengo empata contra o Mirassol antes de buscar a Copa Intercontinental

06 Dez 2025 | 21:01

Icon Comentário0
Jornalista dá panorama de contratação de Jhon Arias pelo Flamengo
Futebol

Jornalista dá panorama de contratação de Jhon Arias pelo Flamengo

06 Dez 2025 | 14:51

Icon Comentário0