Futebol
18 Set 2024 | 11:53 |
O Flamengo é o sexto time do Brasil que mais utilizou jogadores sub-21 no Brasileirão ao longo dos últimos três anos. Estudo publicado pelo Football Observatory (CIES), nesta quarta-feira (18), mostra que o clube está na média no número de atletas que colocou em campo, mas atrás de rivais no tempo que esses jovens atuam.
É importante destacar que o estudo analisa três anos de 9 de agosto de 2021 até o mesmo dia deste ano. Ou seja, os únicos Campeonatos Brasileiros analisados do início ao fim foram os de 2022 e 2023, junto ao fim do torneio de 2021 e 25 rodadas da temporada atual. Além disso, só foram contabilizados jogadores que não tinham completado os 21 anos.
O Flamengo é o sexto colocado no ranking nacional. Foram 21 jovens com até 20 anos que entraram em campo com o Manto Sagrado nesse período, sendo que eles ficaram em campo o total de 9,5% dos minutos disputados pelo time. Um índice maior que a média geral da Série A (6,34%), mas ainda abaixo da casa dos 10% atingida pelos cinco primeiros.
Veja o top-10:
Vasco- 22 jogadores- 13,2% dos minutos
Fluminense- 19 jogadores- 10,9%
Red Bull Bragantino- 26 jogadores- 10,6%
Palmeiras- 26 jogadores- 10,6%
Corinthians- 20 jogadores- 10%
Flamengo- 21 jogadores- 9,5%
Athletico-PR- 22 jogadores- 9%
Internacional- 20 jogadores- 8%
São Paulo-16 jogadores- 7,7%
Cruzeiro- 24 jogadores- 7,5%
Nesta temporada, por exemplo, acontece um aumento significativo nesse número. Três jogadores sub-21 entraram em campo pelo Flamengo no Brasileirão. São eles: Victor Hugo (20), Matheus Gonçalves (19) e Lorran (18), que somam 1.056 minutos em campo. Número que representa 46% dos 2.250 minutos disputados pelo Flamengo em 25 rodadas (sem acréscimos). Índice próximo aos maiores do mundo.
Vale destacar que os times acima do Flamengo utilizam os jovens para suprir carências do elenco, enquanto o Rubro-Negro costuma ir ao mercado. Isso é um dos motivos que explica a diferença de minutagem para sub-21, além da política de vendas rubro-negra, que libera jogadores muito jovens para o exterior.
Mas uma temporada em que o time está recheado de desfalques aumentou a presença dos jogadores muito jovens. Destaque para Lorran, que entrou em 15 partidas do Brasileirão e ficou em campo por 598 minutos até o momento.
Goleiro do alvinegro paulista ainda tem direitos econômicos ligados ao Mengão e está na mira de grande clube do futebol europeu
12 Dez 2025 | 21:00 |
Hugo Souza, goleiro formado no Flamengo e atualmente no Corinthians, surge como um possível agente financeiro para o Mais Querido. O Milan demonstrou interesse no atleta e, caso a negociação avance, o clube carioca poderá receber uma quantia relevante, já que manteve parte dos direitos econômicos do jogador.
De acordo com informações do canal Sky Sports, o Milan avalia alternativas para o gol devido às dificuldades de renovar com o titular Mike Maignan. Assim, Hugo, avaliado em cerca de 12 milhões de euros (aproximadamente R$ 77 milhões), desponta como uma opção viável para assumir a posição em caso de saída do francês.
Ao negociar a transferência definitiva com o Corinthians, a diretoria adotou uma postura estratégica: manteve 40% dos direitos econômicos, apostando na valorização futura do goleiro, que tem sido convocado por Carlo Ancelotti para a Seleção Brasileira.
O ano do Flamengo terminou com uma série de títulos que ampliaram o orgulho da torcida: Campeonato Brasileiro, Libertadores da América, Supercopa do Brasil, Taça Guanabara e Campeonato Carioca. Além disso, a vitória no Dérbi das Américas, diante do Cruz Azul, marcou mais um momento simbólico para o clube.
Com tantos resultados expressivos, a diretoria trabalha para que, em 2026, o desempenho seja novamente de alto nível. O planejamento inclui a busca por novas fontes de receita, essenciais para viabilizar reforços e fortalecer o elenco. A venda de Hugo Souza seria mais uma para contribuir com o faturamento do Flamengo, que bate recordes ano após ano.
Por ter formado o atleta nas categorias de base, o clube também tem direito ao Mecanismo de Solidariedade da FIFA, que garante uma porcentagem sobre qualquer venda internacional de um jogador formado em seu sistema. É mais um elemento que reforça a possibilidade de retorno financeiro em caso de acordo fechado.
Mengão é grande defensor do fim dos pisos artificiais na elite do futebol brasileiro e entendeu como positiva o veto de equipes na CBF
12 Dez 2025 | 20:00 |
O Flamengo divulgou nesta sexta-feira (12) uma nota oficial onde saudou a decisão da maioria das equipes da Série A que, durante o Conselho Técnico realizado em na última quinta-feira (11), optaram pela suspensão imediata da homologação de novos gramados sintéticos no campeonato.
A medida é vista internamente como um avanço para a qualidade do espetáculo e para a saúde dos atletas. Além disso, a decisão reforça o apoio à criação de um Padrão de Qualidade de Gramados Naturais inspirado em modelos internacionais. A definição desse padrão ficará a cargo de um Grupo de Trabalho da CBF.
Na última segunda-feira, o Mengão protocolou junto à entidade um documento técnico com análises e sugestões. O material defende o fim dos gramados artificiais na elite do futebol brasileiro, a implementação de critérios rígidos para campos naturais e uma transição segura e gradual. A diretoria do Flamengo considera positivo ver o tema avançar justamente após a manifestação oficial do clube, interpretando a decisão como um passo necessário para a evolução do futebol nacional.
Em nota, o clube destaca três pilares que sustentam sua defesa pelo retorno total aos gramados naturais:
O Flamengo parabenizou, ainda, a CBF por conduzir o debate técnico, incluindo temas como ritmo de jogo e possíveis vantagens competitivas, e por estimular um modelo de governança que torne obrigatória a adoção de gramados naturais na elite. A expectativa interna é de que 2026 marque a retomada da excelência no país, com campos de alto nível que valorizem o talento e a técnica do atleta brasileiro.
O clube reafirma sua postura de liderança no tema e diz que seguirá contribuindo ativamente para a definição de um Padrão de Gramados Naturais de Primeiro Mundo. A meta é garantir que o espetáculo apresentado esteja à altura da paixão da torcida e da tradição do futebol brasileiro.
Mengão encara o time egípcio pela semifinal da Copa Intercontinental e precisa da vitória para seguir sonhando com o segundo título mundial
12 Dez 2025 | 19:00 |
O Flamengo quer o mundo de novo! O rubro-negro enfrenta o Pyramids (EGI) neste sábado (13), às 14h (de Brasília), no Estádio Ahmed bin Ali, em Al Rayyan, no Catar, pela semifinal da Copa Intercontinental. A Globo transmite a partida em TV aberta. Além disso, SporTV, GE TV (YouTube) e Cazé TV (YouTube) também exibem o confronto.
A equipe comandada por Filipe Luís deve ter mudanças em relação ao jogo contra o Cruz Azul, especialmente por questões físicas. Everton Cebolinha e Gonzalo Plata surgem como opções para renovar o ataque, enquanto Danilo aparece como alternativa para a defesa.
Do outro lado, o Pyramids, que venceu o Al Ahli por 3 a 1, deve manter a base titular. Filipe Luís elogiou a equipe egípcia após a vitória recente contra o Cruz Azul. Fiston Mayele, camisa 9, é o principal goleador, e o brasileiro Ewerton pode aparecer como surpresa no banco.
Provável escalação do Flamengo: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Carrascal, Samuel Lino e Bruno Henrique.
Provável formação do Pyramids: El Shenawy; Chibi, Galal (Gabr), Samy e Mohamed Hamdi; Lasheen, Touré, Zalaka, Atef e Hafez (Ewerton); Mayele.
O Mais Querido chegou à semifinal após vencer o Cruz Azul (MEX) por 2 a 1 no Estádio Ahmad Bin Ali. Arrascaeta marcou os dois gols que garantiram a vitória. Sánchez empatou o duelo ainda no primeiro tempo, mas, após o intervalo, os mexicanos não conseguiram acompanhar o ritmo imposto na etapa final. Com organização tática e a atuação brilhante do camisa 10, a equipe retomou o controle do jogo e confirmou o título do “Derby das Américas”.