Futebol

Flamengo e Atlético-Mg entram em acordo por torcida visitante nas finais da Copa do Brasil! Confira

Equipes se enfrentam nos dias 3 e 10 de Novembro

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

25 Out 2024 | 13:26 |

Icon Comentário0

As finais da Copa do Brasil já tem seus times, locais e horários definidos. Isso porque Flamengo e Atlético-mg disputarão o título do torneio nacional nos dias 3 e 10 de Outubro, no Maracanã e Arena MRV respectivamente. Por esse motivo, os clubes se entenderam sobre a cota de visitante para as duas partidas.


Os clubes fecharam um acordo para ter o mesmo número de visitantes tanto no Maracanã quanto na Arena MRV, ou seja, 4 mil torcedores visitantes. Esse número, representa 9% de capacidade do estádio mineiro e 6% do Maracanã. Esse acordo inclusive, não caiu muito bem para os Atleticanos que nas redes sociais tem reclamado que a porcentagem ficou desproporcional.


Retrospecto do Flamengo em finais fora de casa não é dos melhores


O Flamengo decidirá pela quinta vez a Copa do Brasil como visitante, e o retrospecto não é bom. Só levou a melhor uma vez, justamente em sua primeira final na competição, em 1990. Dos outros três títulos, dois tiveram a finalíssima em casa (2013 e 2022). Em 2006, quando a disputa foi com o rival Vasco, os duelos foram disputados com divisão igualitária dos ingressos e considerado campo neutro.

Veja como foi:


Campeão no Serra Dourada: Na segunda edição da Copa do Brasil, em 1990, o Flamengo chegou à sua primeira final. Passou por Capelense, Taguatinga, Bahia e Náutico. O primeiro jogo foi realizado no município mineiro de Juiz de Fora, conhecido por ser reduto de torcidas cariocas, mas o público foi bastante modesto: 2.437 pagantes. Apesar da pouca adesão dos locais, o Fla venceu por 1 a 0 com gol do zagueiro Fernando, de cabeça. No jogo de volta, com um estádio bem mais cheio (45.504 presentes), o Flamengo segurou o empate por 0 a 0 e assegurou a presença na Libertadores do ano seguinte.

2003: derrota mais dura: Na segunda vez que teve de decidir fora de casa, o Flamengo não teve sucesso. Em 2003, tinha pela frente o favorito Cruzeiro do meia Alex. Até conseguiu empate por 1 a 1 nos acréscimos no Maracanã, mas em Minas Gerais a equipe de Vanderlei Luxemburgo foi imbatível. Os mineiros abriram o placar com Deivid, no primeiro minuto de jogo, e, aos 28, já vencia por 3 a 0. Fernando Baiano descontou no segundo tempo, mas o Flamengo em nenhum momento flertou com o empate.

2017, Cruzeiro de novo: Mais uma vez Flamengo e Cruzeiro se encontraram numa final de Copa do Brasil, mas dessa vez não havia um favoritaço, como acontecera em 2003. O problema é que em 2017 Alex Muralha, convocado para a seleção brasileira um ano antes, vivia péssimo momento. No jogo de ida, o técnico Reinaldo Rueda apostou no jovem Thiago. O Flamengo vencia por 1 a 0, com gol de Paquetá, marcado no segundo tempo. Thiago, que não estava 100%, soltou chute de Hudson, e o hoje ídolo rubro-negro Arrascaeta empurrou para a rede.

Na partida de volta, Muralha voltou ao gol, os times ficaram no 0 a 0, e o título foi decidido nos pênaltis. O goleiro do Flamengo, numa repetição de movimentos que ficou marcada, jogou-se para a direita em todas as cobranças do Cruzeiro. Diego, principal jogador rubro-negro, parou em Fábio, e os mineiros levaram a melhor outra vez.

2023: o único vice com derrota no Maraca: Na última vez que decidiu fora de casa, em 2023, a derrota no Maracanã acabou sendo determinante. Num momento em que time e seu treinador, Jorge Sampaoli, não falavam a mesma língua, o Flamengo enfrentou o São Paulo na condição de favorito. Pela primeira vez foi derrotado dentro do Maraca em final de Copa do Brasil no jogo de ida. Calleri fez o gol. No Morumbi, os rubro-negros começaram melhor, abriram o placar com Bruno Henrique, mas sofreram o empate ainda no primeiro tempo, após uma bomba de Rodrigo Nestor

 


Futebol

Andrew revela ajuda de Rossi durante estreia no Flamengo: “desde que…”

Goleiro fez sua primeira partida pelo Mengão na derrota para o Fluminense, mas foi elogiado por Filipe Luís e contou com apoio do argentino

Andrew fez sua estreia com a camisa do Flamengo na derrota para o Fluminense no Carioca - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Andrew fez sua estreia com a camisa do Flamengo na derrota para o Fluminense no Carioca - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

26 Jan 2026 | 10:10 |

Icon Comentário0

A estreia de Andrew com a camisa do Flamengo aconteceu no clássico contra o Fluminense, no último domingo (25), no Maracanã. Apesar da derrota por 2 a 1, o goleiro valorizou o momento e destacou a rápida adaptação ao clube, além do apoio recebido de Rossi nos primeiros dias no Ninho do Urubu.


Andrew fala sobre ajuda de Rossi em estreia no Flamengo: "Conversamos muito..."


Na zona mista após a partida, Andrew revelou que a relação com o goleiro titular tem sido fundamental para facilitar o processo de integração ao elenco rubro-negro: “Conversamos muito, não só hoje, mas desde que cheguei. É um goleiro muito experiente, tem todo mérito. A todo momento ele vem me ajudando na adaptação, no esquema de jogo. Sabíamos que não seria um jogo fácil, um clássico, sempre aberto. Estamos conversando para fazer um jogo tranquilo”, afirmou.


APRENDIZADOS NA PRIMEIRA PARTIDA

Contratado junto ao Gil Vicente, Andrew destacou que a estreia serviu como aprendizado e acredita que a experiência adquirida será importante para os próximos compromissos da temporada: “É uma estreia em que levo muitos aprendizados. Acredito que no próximo jogo não vai ter aquele frio na barriga tão grande, que já não vai ser mais uma estreia. Em geral, pude contribuir com a equipe, manter o time no jogo e ajudar a manter a concentração durante a partida”, avaliou.


ADAPTAÇÃO AO MODELO DE FILIPE LUÍS

O goleiro também comentou sobre a adaptação ao modelo de jogo implementado por Filipe Luís no Flamengo, que exige participação ativa do arqueiro na construção das jogadas desde a defesa. Segundo Andrew, o sistema facilita as decisões dentro de campo: “Muito bom. O esquema do Filipe Luís nos capacita a ter muitas opções de passe, o que facilita nosso jogo. É fazer o simples bem feito e ajudar a equipe”, completou.

PRÓXIMO COMPROMISSO

Após a estreia de Andrew no clássico, a tendência é que Rossi retorne à titularidade no próximo compromisso do Flamengo, diante do São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O confronto será nesta quarta-feira (28) às 21h30 (horário de Brasília) no Morumbis.



Futebol

Oferta do Flamengo por Paquetá é menor que outras recebidas pelo West Ham

Mengão está próximo de fechar a contratação do meia para a temporada de 2026 e valor é inferior a de clubes europeus enviadas aos Hammers

Oferta do Flamengo por Paquetá é menor do que a de outros clubes da Premier League pelo meia - Foto: Reprodução/X (antigo Twitter)
Oferta do Flamengo por Paquetá é menor do que a de outros clubes da Premier League pelo meia - Foto: Reprodução/X (antigo Twitter)

26 Jan 2026 | 09:45 |

Icon Comentário0

O Flamengo está muito perto de concretizar a contratação de Lucas Paquetá junto ao West Ham. Mesmo com uma proposta financeiramente inferior às feitas por outros clubes da Premier League, o Rubro-Negro avançou graças ao desejo do jogador de retornar ao clube que o revelou.


Segundo informações do jornalista Venê Casagrande, a oferta rubro-negra gira em torno de 41,25 milhões de euros (R$ 255,9 milhões na cotação atual), valor abaixo das investidas realizadas anteriormente por Chelsea e Aston Villa. Ainda assim, a posição firme de Paquetá foi determinante para o andamento positivo das tratativas.


PROPOSTAS DE CHELSEA E ASTON VILLA


O Aston Villa tentou contratar o meia em junho do ano passado, quando apresentou uma proposta de 47 milhões de libras ao West Ham, cifra que equivalia a R$ 344,8 milhões na cotação da época. Na ocasião, Paquetá optou por permanecer no clube londrino, encerrando qualquer possibilidade de acordo.

Já nesta janela de transferências, foi a vez do Chelsea entrar na disputa. O clube ofereceu 30 milhões de euros, além de envolver o goleiro Jorgensen e o empréstimo do zagueiro Axel Disasi até junho de 2026. Mesmo com o pacote esportivo, a proposta não avançou.


ENTRAVE FINAL NA NEGOCIAÇÃO COM O FLAMENGO

Com o Flamengo, o valor total já está acertado com o West Ham. O ponto que ainda separa o desfecho oficial diz respeito à forma de pagamento. Enquanto o clube carioca propõe parcelar o montante em três anos, os ingleses exigem receber a quantia em até 18 meses. As conversas seguem em andamento, e o clima nos bastidores é de otimismo para um acerto em breve.



Futebol

Confira os jogos desta segunda no Carioca; Flamengo liga secador

Mengão foi derrotado pelo Fluminense no sábado e precisa de uma combinação de resultados para ficar fora do torneio da morte do estadual

Confira os jogos desta segunda-feira (26) pelo Campeonato Carioca; Flamengo perdeu para o Fluminense no domingo (25) - Foto: Reprodução
Confira os jogos desta segunda-feira (26) pelo Campeonato Carioca; Flamengo perdeu para o Fluminense no domingo (25) - Foto: Reprodução

26 Jan 2026 | 09:25 |

Icon Comentário0

O Flamengo foi derrotado pelo Fluminense por 2 a 1 neste domingo (25), pela quarta rodada do Campeonato Carioca, e agora acompanha com atenção os desdobramentos da rodada. Nesta segunda-feira (26), dois jogos do Estadual entram em campo e podem impactar diretamente a situação rubro-negra na tabela.


JOGOS DO CARIOCA NESTA SEGUNDA-FEIRA


A rodada desta segunda começa às 17h (horário de Brasília), quando o Madureira recebe a Portuguesa no Estádio Conselheiro Galvão. Mais tarde, às 20h30, Nova Iguaçu e Volta Redonda se enfrentam no Estádio Jânio Moraes. Todos os confrontos seguem o horário de Brasília.


POR QUE OS RESULTADOS INTERESSAM AO FLAMENGO

Com a derrota no clássico, o Rubro-Negro permanece fora da zona de classificação, somando apenas quatro pontos. Diante desse cenário, triunfos de Madureira e Nova Iguaçu nesta rodada podem complicar ainda mais a situação na disputa por vaga nas semifinais. A classificação do Grupo B, neste momento, aparece da seguinte forma:


Classificação fornecida por Sofascore
O QUE O FLAMENGO PRECISA PARA AVANÇAR

Para seguir com chances reais de classificação, o time precisa alcançar ao menos sete pontos na última rodada, quando enfrenta o Sampaio Corrêa, no dia 7 de fevereiro. Além disso, será necessário torcer para que concorrentes diretos não ultrapassem essa pontuação. O cenário ideal passa por tropeços de Boavista, Madureira e Nova Iguaçu nas partidas restantes. O Maricá também entra no radar, já que aparece apenas um ponto atrás e ainda tem três jogos a disputar no Estadual.

PIOR CENÁRIO NA RODADA

Caso Madureira e Nova Iguaçu vençam nesta segunda-feira, o Flamengo pode encerrar a rodada sob risco concreto de disputar o quadrangular do rebaixamento. Nessa hipótese, a briga direta seria com o Boavista, que além de ter vantagem em pontos, possui saldo superior (1 contra -4).



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Cebolinha lamenta derrota e admite situação delicada do Flamengo no Carioca
Futebol

Cebolinha lamenta derrota e admite situação delicada do Flamengo no Carioca

25 Jan 2026 | 22:30

Icon Comentário0
Filipe Luís admite risco de rebaixamento no Carioca após derrota do Flamengo
Futebol

Filipe Luís admite risco de rebaixamento no Carioca após derrota do Flamengo

25 Jan 2026 | 22:22

Icon Comentário0
Acordo final para acerto com Paquetá e Flamengo tem dia definido - confira
Futebol

Acordo final para acerto com Paquetá e Flamengo tem dia definido - confira

25 Jan 2026 | 21:07

Icon Comentário0