
Futebol
04 Jul 2025 | 13:51 |
O Flamengo e Corinthians defendem que o projeto de liga para organizar o Brasileiro não envolva um acordo com direitos de tv e patrocínios de imediato. Ou seja, não concordam com o documento inicial que prevê a cessão de ativos dos clubes à liga em discussão entre os times.
A Liga Forte União e a Libra têm negociado há meses uma união entre ambas para assumirem o Brasileiro. Foi feito um MOU (Memorando de Entendimento) com o objetivo de ter a adesão dos 40 times da Série A e B. O texto deste pre-acordo tem duas partes importantes:
O MOU prevê, portanto, que os clubes cederiam a liga os direitos de TV, placas e exploração de redes sociais durante jogos. Já havia até um esboço de como seria dividido o dinheiro, entre percentuais igualitário, por audiência e posição. Os detalhes dos critérios seriam discutidos depois.
O Flamengo se recusou a assinar porque entende que perderia dinheiro sem nem saber qual seria a regra. Já há um incômodo do clube rubro-negro de que, no novo contrato com a Libra/Globo pelo Brasileiro, há uma perda estimada de R$ 100 milhões em relação ao acordo anterior direto com a emissora.
O Corinthians, depois de analisar o documento, também adotou a mesma posição: não quer ceder seus ativos para além de 2029, período em que tem contrato com a LFU. Para os dois clubes, o ideal é separar os dois pontos e tocar a estruturação da liga. Na visão rubro-negro, é possível ter um alinhamento de 90% dos temas em relação a essa organização da nova entidade para gerir o Brasileiro. Aí se poderia discutir itens do próprio campeonato, como arbitragem e gramado, e estruturar o produto.
O Corinthians tem posição bem parecida. Para o clube, a discussão deve ser de formação da liga e a cessão de ativos não é necessária para isso.No entendimento do clube alvinegro, no futuro, depois da liga formada, poderia haver uma convergência comercial natural entre os clubes. Mas não agora.
Dirigentes de Flamengo e Corinthians já conversaram sobre essa posição e é o que pretendem defender nos próximos encontros sobre o tema. Os dois clubes são os que têm maiores receitas de televisão e comerciais nos últimos anos.
Após reclamação do Mais Querido pela visita surpresa da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, a entidade esclareceu o motivo da visita no clube
17 Out 2025 | 21:30 |
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) divulgou um comunicado oficial após a polêmica envolvendo a visita surpresa ao Centro de Treinamento do Flamengo nesta sexta-feira (17). O clube carioca havia demonstrado incômodo com a presença inesperada dos agentes da entidade durante o treino, questionando o critério da ação.
Em resposta, a ABCD afirmou que as coletas de amostras podem ser realizadas a qualquer tempo e em qualquer local, incluindo atividades de rotina, como os treinamentos. A entidade destacou que essa prática segue as normas internacionais do Código Mundial Antidopagem e do Código Brasileiro Antidopagem (CBA), além dos padrões da Agência Mundial Antidopagem (AMA/WADA).
De acordo com o comunicado, a operação no CT do Flamengo, assim como no centro de treinamento do Palmeiras, foi uma ação de rotina e não apresentou qualquer tipo de irregularidade. Segundo a nota, todas as etapas seguiram as regras de confidencialidade e sigilo exigidas internacionalmente.
A ABCD ressaltou ainda que seus oficiais atuam com absoluto sigilo e respeito à privacidade dos atletas, acompanhando os jogadores após a notificação até o término da coleta, sem interferir na programação de treinos ou jogos.
FLAMENGO TEM SEMANA DECISIVA
O episódio acontece às vésperas de uma semana decisiva para o clube da Gávea. No domingo (19), o time enfrenta o Palmeiras em confronto direto pelo topo da tabela do Brasileirão. Já na quarta-feira (22), o Flamengo encara o Racing, da Argentina, pela primeira partida da semifinal da Libertadores.
Integrantes da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem estiveram no centro de treinamento do Mais Querido para realizar exames em atletas
17 Out 2025 | 21:00 |
O treino do Flamengo, nesta sexta-feira (17), foi marcado por um episódio fora de campo. Integrantes da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) compareceram ao Ninho do Urubu para a realização de exames antidoping em alguns atletas rubro-negros. A presença dos profissionais, porém, causou irritação em José Boto, diretor técnico de futebol do clube.
Segundo apuração do jornalista Venê Casagrande, o dirigente português questionou os representantes da entidade sobre a frequência da ação em outros clubes do Campeonato Brasileiro. Ao ouvir dos agentes que “não sabiam” responder, Boto demonstrou descontentamento e passou a contestar o procedimento.
Além de Boto, o gerente de administração e logística do futebol, Gabriel Skinner, também se mostrou incomodado com a situação. Em determinado momento, houve uma discussão mais acalorada entre os dirigentes do clube e os profissionais da ABCD.
O ponto que mais gerou desconforto foi a presença dos agentes durante o treino tático comandado por Filipe Luís. Irritado, José Boto pediu que os seguranças do clube monitorassem as movimentações dos representantes da entidade, garantindo que nenhum registro de foto ou vídeo fosse feito durante a atividade.
Ao todo, dez jogadores do Flamengo foram selecionados para os exames antidoping. Entre eles, oito atletas foram titulares na vitória sobre o Botafogo, pela última rodada do Brasileirão. Os nomes escolhidos foram: Léo Pereira, Léo Ortiz, Emerson Royal, Alexsandro, Arrascaeta, Pulgar, Carrascal, Pedro, Luiz Araújo e Samuel Lino.
Jesús Valenzuela, da Venezuela, será o árbitro principal da partida de ida entre o time brasileiro e argentino no Maracanã, válido pela decisão do torneio
17 Out 2025 | 20:05 |
A Conmebol anunciou, nesta sexta-feira (17), a equipe de arbitragem responsável pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores entre Flamengo e Racing, que será disputado na próxima quarta-feira (22), no Maracanã. O venezuelano Jesús Valenzuela será o árbitro principal do duelo.
Ele será auxiliado pelos também venezuelanos Jorge Urrego e Tulio Moreno, enquanto Yender Herrera exercerá a função de quarto árbitro. No comando do VAR estará o equatoriano Carlos Orbe, com o suporte dos compatriotas Franklin Congo e Christian Lescano.
JESÚS VALENZUELA JÁ APITOU UM CONFRONTO
Curiosamente, Jesús Valenzuela já esteve à frente de outro duelo entre Flamengo e Racing. Em 2023, o árbitro comandou o confronto válido pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores, realizado no Estádio Presidente Perón, em Avellaneda.
Na ocasião, a partida terminou empatada em 1 a 1, com uma expulsão para cada lado. O histórico recente de Valenzuela inclui jogos decisivos em competições sul-americanas, sendo considerado um dos principais nomes da arbitragem da Venezuela.
Antes de voltar as atenções para o torneio continental, o elenco rubro-negro tem um compromisso importante neste fim de semana. O time se reapresentou manhã da última quinta-feira (16), no Ninho do Urubu, para dar sequência à preparação visando o duelo contra o Palmeiras, neste domingo (19), às 16h, no Maracanã, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.