
Futebol
13 Jun 2025 | 07:12 |
Mesmo longe do país, focado no Mundial de Clubes, o Flamengo terminou a quinta-feira (12) ainda no topo do Brasileirão. Na abertura da 12ª rodada, Vitória e Bahia “deram uma força” ao Rubro-Negro. O empate sem gols entre Vitória e Cruzeiro, somado à goleada do Bahia sobre o Bragantino, garantiu o time carioca na liderança, mesmo com um jogo a menos.
No Barradão, o Cruzeiro não conseguiu aproveitar a chance de ultrapassar o Flamengo. O jogo foi prejudicado pelas fortes chuvas e pela expulsão de Eduardo ainda no primeiro tempo. Com o empate por 0 a 0, os mineiros chegaram aos mesmos 24 pontos, mas ficam atrás no saldo de gols (20 a 9).
Já o Bragantino foi surpreendido em casa: perdeu por 3 a 0 para o Bahia, que dominou a partida desde o início. Os gols foram de Luciano Juba, Michel Araújo e um contra de Guilherme Lopes. Hurtado foi expulso ainda no primeiro tempo.
No Castelão, o Fortaleza chegou a empatar um jogo que perdia por 2 a 0 para o Santos, mas sofreu um gol contra de João Ricardo e acabou derrotado por 3 a 2. Barreal e Guilherme marcaram para o Peixe; Yago Pikachu fez os dois dos donos da casa.
Em Porto Alegre, Corinthians e Grêmio empataram em 1 a 1. Braithwaite abriu o placar, mas o jovem Breno Bidon garantiu o ponto para o time de Dorival Júnior, que ainda busca regularidade na competição e não consegue alcançar colocação confortável.
No Mineirão, o Atlético-MG venceu o Internacional por 2 a 0, com gol contra de Vitão e outro de Júnior Santos. Os dois clubes serão adversários do Flamengo nas oitavas da Copa do Brasil e Libertadores, respectivamente. Por fim, no Morumbi, o Vasco surpreendeu o São Paulo e venceu por 3 a 1 — com gols de Rayan, Nuno Moreira e Vegetti. Ryan Francisco descontou para o time da casa.
Por conta da disputa do Mundial de Clubes, o Flamengo teve o jogo contra o Sport, pela 12ª rodada, adiado. A equipe de Filipe Luís volta ao Brasileirão na semana de 13 de julho, quando recebe o São Paulo no Maracanã para a 13ª jornada do Campeonato.
Mengão vai encarar o Tricolor no domingo (5) e péssima qualidade do piso da Arena Fonte Nova foi abordado pelo treinador
03 Out 2025 | 10:07 |
O Flamengo enfrenta o Bahia neste domingo (5), pela 27ª rodada do Brasileirão, e uma das grandes preocupações para o duelo é o estado do gramado da Arena Fonte Nova. O tema já gerou debates recentes e voltou a ser comentado, agora pelo técnico Filipe Luís e pelo volante Saúl.
Filipe Luís sobre gramado para Bahia x Flamengo: "prejudica os dois times"
Após o empate contra o Cruzeiro, Filipe Luís destacou que o Flamengo está acostumado a diferentes condições de campo e que a equipe está preparada para superar mais essa dificuldade: “Estamos acostumados a jogar em vários tipos de grama, em campos diferentes e até com bolas diferentes. Os jogadores estão adaptados e preparados para enfrentar o Bahia mesmo com o gramado ruim e buscar a vitória”, afirmou o treinador.
Na última partida realizada na Fonte Nova, entre Palmeiras e Bahia, Abel Ferreira reclamou bastante das condições do campo, enquanto Rogério Ceni rebateu, lembrando que o problema atrapalha também a equipe baiana, que valoriza a posse de bola.
Filipe Luís seguiu a mesma linha e reconheceu que a situação pode prejudicar ambos os lados: “Não sei se houve melhora desde o último jogo, mas como o próprio Rogério falou, prejudica os dois times”, finalizou o treiandor.
Assim como o treinador, Saúl também reforçou a importância da adaptação. O volante espanhol destacou que o Flamengo está pronto para mudar sua forma de jogar, caso seja necessário, em busca do resultado positivo: “Temos que nos adaptar: ao campo, ao clima e ao que vier. Se não der para jogar no nosso estilo, jogaremos de outra maneira para ganhar”, declarou.
Flamengo e Bahia se enfrentam neste domingo (5), às 18h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, com transmissão do Premiere (no pay-per-view). No primeiro turno, no Maracanã, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0, com gol de Arrascaeta.
Jogador, que marcou gol do título pelo Mais Querido, foi recentemente liberado pelo Mengão e encontrou nova casa no Alviverde
03 Out 2025 | 09:52 |
Depois de passagem marcada por títulos nas categorias de base do Flamengo, Felipe Teresa é o novo reforço do Palmeiras. O atacante de 19 anos rescindiu contrato com o Rubro-Negro no fim de setembro e assinou vínculo de dois anos com o clube paulista, que ficará com 80% dos seus direitos econômicos. Assim, o jovem encerra um período de uma semana e meia sem equipe.
A decisão de liberar Felipe Teresa partiu do próprio Flamengo, que demonstrou insatisfação com a postura do atleta. O clube, no entanto, não entrou em detalhes sobre os motivos e apenas agradeceu pelo período em que o jogador vestiu o Manto Sagrado.
Na despedida, Teresa publicou mensagem em tom de gratidão: “Hoje encerro um ciclo no Clube de Regatas do Flamengo, o time do meu coração e que sempre terá um lugar especial na minha vida. Apesar das circunstâncias, saio com gratidão por ter tido a oportunidade de vestir essa camisa tão pesada e cheia de história”, escreveu.
Formado no Ninho do Urubu, Felipe Teresa acumulou conquistas importantes. Em 2024, foi protagonista ao marcar o gol do título no Mundial de Clubes Sub-20, contra o Olympiacos (GRE). Além disso, chegou a receber oportunidades no time profissional sob comando de Filipe Luís, tendo marcado contra o Grêmio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão do mesmo ano.
Sem o atacante, o Flamengo sub-20 volta a campo neste sábado (04), às 10h (horário de Brasília), contra o Madureira, pelo Campeonato Carioca da categoria. O duelo acontece no Estádio Conselheiro Galvão. Os Garotos do Ninho estão na terceira colocação da tabela, enquanto o Tricolor Suburbano é o 10º na competição.
Mengão ficou no empate em 0 a 0 diante do Cruzeiro e atacante teve atuação abaixo no confronto, gerando impaciência da torcida, mas treinador explica
03 Out 2025 | 09:32 |
Depois do empate em 0 a 0 com o Cruzeiro, nesta quinta-feira (2), no Maracanã, Filipe Luís concedeu entrevista coletiva e abordou a oscilação de Samuel Lino. O atacante, que começou sua trajetória no Flamengo em alta e chegou até a Seleção Brasileira, atravessa momento de queda de rendimento e foi vaiado ao ser substituído.
Filipe Luís sobre sequência de jogos de Samuel Lino, no Flamengo: "talvez ele tenha sentido um pouco e isso fez o rendimento cair"
O técnico reconheceu a queda de desempenho, mas destacou que a sequência intensa de jogos pesou no aspecto físico. “O Lino teve uma sequência muito pesada de jogos, muito difícil. O jogo da Libertadores teve uma carga grande, depois de três dias jogou contra o Corinthians, partidas muito difíceis, e eu optei por dar essa sequência de minutos para ele. Fisicamente, talvez ele tenha sentido um pouco e isso fez o rendimento cair”, explicou Filipe.
Filipe Luís também fez questão de pedir paciência e compreensão com o atacante, lembrando que jogadores de drible naturalmente se expõem mais a erros: “É importante que vocês e a torcida entendam que os dribladores são os que mais perdem bola, isso é natural do futebol. Sempre que você tem Cebolinha, Michael, Lino, o próprio Plata, são jogadores que arriscam no um contra um e se expõem muito”, afirmou.
Sobre o jogo diante do Cruzeiro, o treinador revelou que a estratégia era explorar o duelo de Lino contra William, mas a marcação dobrada do adversário limitou o atacante: “Eu tentei muito explorar esse um contra um, mas o Cruzeiro dobra bem a marcação, vinha sempre dois ou três, não foi um jogo fácil taticamente para ele”, destacou o treinador.
Filipe lamentou as vaias e reforçou que o estilo de Lino é incentivado por ele: “Sou eu que peço para ele driblar, para ir para cima. Quando ele consegue, gera muita vantagem. Espero que ele não se abale, porque é algo absolutamente normal. Ele tem a minha confiança e vai recuperar a alegria de jogar”, concluiu.
Samuel Lino terá outra chance de se redimir com o torcedor quando o Flamengo voltar a campo no domingo (5), às 18h30 (horário de Brasília), contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, pela 27ª rodada do Brasileirão. A partida terá transmissão do Premiere (pay-per-view).