
Futebol
|
O Flamengo tem uma ausência confirmada para a próxima rodada do Campeonato Brasileiro. Durante a partida contra o Cruzeiro, disputada neste domingo (04), o meio-campista De La Cruz foi advertido com o terceiro cartão amarelo e, por isso, cumprirá suspensão automática na partida contra o Bahia, marcada para o sábado (10), às 21h, no Maracanã.
O jogador entrou em campo já pendurado com dois cartões acumulados e, no segundo tempo, precisou interromper um contra-ataque da equipe mineira com uma falta tática. A ação resultou em mais uma advertência, tirando o camisa 18 da próxima partida pelo Brasileirão. A ausência é sentida, especialmente em uma fase decisiva da competição.
Além de De La Cruz, o volante Erick Pulgar também corria risco de suspensão, mas conseguiu evitar novo cartão no jogo contra o Cruzeiro. Com isso, o camisa 5 permanece à disposição de Filipe Luís para o importante confronto diante do Bahia, válido pela oitava rodada da competição nacional.
Antes do compromisso contra o Tricolor baiano, o Flamengo encara o Central Córdoba, na Argentina, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida, marcada para quinta-feira (07), às 21h30 (horário de Brasília), é crucial para os objetivos da equipe carioca no torneio continental.
Apesar do desfalque de De La Cruz no próximo jogo do Brasileirão, o time segue focado em manter a boa fase nas competições. Com a sequência decisiva de jogos, o Mengão busca recuperar a liderança do campeonato nacional e manter a força na disputa internacional da Libertadores.
O meia mais uma vez foi decisivo em um grande jogo. Com o gol marcado na vitória sobre o Palmeiras, o camisa dez chega ao oitavo gol contra o alviverde
|
Giorgian De Arrascaeta mostrou, mais uma vez, por que é considerado um dos nomes mais decisivos do elenco do Flamengo. No último domingo (25), o uruguaio balançou as redes na vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras e atingiu uma marca simbólica: o time paulista se tornou o maior "freguês" do meia com a camisa rubro-negra.
Com o gol marcado no Maracanã, Arrascaeta chegou ao oitavo gol contra o Palmeiras desde que chegou ao Flamengo, em 2019. O número supera os seis tentos anotados contra o Vasco, que vinha dividindo o posto de maior vítima. O uruguaio ainda coleciona seis assistências diante do Verdão. O primeiro gol da carreira de Arrascaeta sobre o Palmeiras, no entanto, veio antes mesmo da chegada ao Rio. Em 2015, vestindo a camisa do Cruzeiro, ele já deixava sua marca no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
Desde então, o camisa 14 construiu um retrospecto consistente contra os paulistas: marcou duas vezes no Brasileirão de 2019, outras duas em 2023, mais um em 2024, outro em 2025 e também balançou as redes na Supercopa do Brasil de 2021. Ao todo, são oito gols e atuações constantes como protagonista.
Os números impressionam ainda mais quando se observa o histórico de confrontos. Em 28 jogos contra o Palmeiras — somando Brasileirão, Supercopa, Copa do Brasil e Libertadores —, Arrascaeta tem 11 vitórias, 11 empates e apenas seis derrotas. Um desempenho equilibrado, mas com números que reforçam sua importância nos duelos.
O uruguaio também é, neste momento, o artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro Betano. O gol contra o Palmeiras foi o oitavo dele na competição, ultrapassando Vegetti, do Vasco, que havia igualado a marca na rodada anterior. A liderança na artilharia reforça a fase goleadora do meia, que tradicionalmente é mais conhecido pelas assistências do que pelos gols.
Meia enfrenta o Santos nesta quarta, falou sobre sua relação com o futebol brasileiro e destacou o Rubro-Negro entre os clubes mais conhecido
|
No Brasil para disputar amistosos com o RB Leipzig, o meia Xavi Simons surpreendeu ao mencionar o Flamengo como um dos clubes que mais conhece no país. A declaração aconteceu na véspera da partida contra o Santos, marcada para esta quarta-feira (28), às 19h (de Brasília), no estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista.
Aos 21 anos, Simons vive momento de destaque no futebol europeu e não escondeu o carinho pelo futebol brasileiro. Segundo ele, a convivência com jogadores do país em diferentes fases da carreira o aproximou do ambiente dos clubes locais. “Durante os meus anos de carreira, joguei com muitos jogadores brasileiros. Joguei com o Savinho, por exemplo, que era do Atlético”, lembrou o jogador, em entrevista concedida nesta terça-feira.
Sem rodeios, o meia listou os clubes que mais ouviu falar e não hesitou ao citar o Flamengo. “Conheço muitos clubes daqui: Palmeiras, Botafogo, Flamengo… conheço muito desses clubes. No final, vemos eles sorrindo no campo”, completou. A fala repercutiu rapidamente nas redes sociais, principalmente entre torcedores do Flamengo, que aproveitaram para valorizar a visibilidade do clube internacionalmente, ainda que não se trate de qualquer negociação ou flerte com o atleta.
Enquanto Xavi Simons cumpre sua agenda no Brasil, o Flamengo segue sua preparação para o jogo decisivo diante do Deportivo Táchira, válido pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida acontece nesta quarta-feira (28), às 21h30, no Maracanã. Depois da vitória sobre o Palmeiras no último domingo, o Rubro-Negro entrou na semana com a confiança renovada, mas consciente do tamanho do desafio.
Filipe Luís, técnico da equipe, foi direto ao analisar o momento. “Sobre a parte mental, digo que o campeonato não teria acabado se nós tivéssemos perdido. É muito disputado, um calendário que exige muito de todas as equipes, treinadores, jogadores. Os altos e baixos vão acontecer com Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro…”, destacou o treinador, em entrevista após a partida.
Jogador faz transição no campo, ainda sem treinar com o grupo, mas clube trabalha com volta no Brasileirão sendo o mais rápido possível
|
O Flamengo vive uma semana intensa dentro e fora de campo. Em meio à preparação para o confronto decisivo contra o Deportivo Táchira, nesta quarta-feira (28), pela Copa Libertadores, o clube também se movimenta no mercado e monitora a situação física de peças importantes do elenco. Uma das boas notícias vem do departamento médico: Erick Pulgar está em fase final de recuperação.
O chileno sofreu uma lesão na coxa direita e estava fora das últimas partidas. Nesta segunda-feira (26), ele deu mais um passo no processo de retorno ao participar de atividades físicas no campo. Ainda sem ser integrado ao elenco, Pulgar segue sob supervisão da preparação física e fisioterapia, mas com evolução considerada positiva internamente.
A expectativa do clube é que o jogador volte a ser relacionado no domingo, quando o Flamengo recebe o Fortaleza no Maracanã, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. A previsão é baseada na resposta clínica apresentada pelo atleta nos últimos dias e na carga de treinos que ainda precisa cumprir. Com Pulgar fora, Filipe Luís tem apostado em diferentes soluções para o meio-campo.
Contra o Botafogo, por exemplo, Léo Ortiz foi deslocado para a função de primeiro volante e deu boa resposta. Apesar disso, o retorno do chileno é tratado como importante, sobretudo em um momento de acúmulo de jogos e necessidade de rodar o elenco. Hoje, o Flamengo tem quatro jogadores no departamento médico. Além de Pulgar, estão em recuperação Allan, Ayrton Lucas e Everton Cebolinha. A tendência é que o volante seja o primeiro a retornar, seguido por Allan, que também apresenta evolução e pode voltar ainda em junho.
A ausência de Pulgar tem sido sentida principalmente nos jogos mais físicos. Titular absoluto desde o ano passado, ele vinha sendo uma das referências defensivas da equipe e já havia criado entrosamento com De la Cruz no meio-campo. Ainda sem ele, o time volta o foco para a Libertadores. Nesta quarta, o Flamengo encara o Deportivo Táchira com a necessidade de vencer para garantir a vaga nas oitavas de final sem depender de combinação de resultados.