
Futebol
|
O processo eleitoral do Flamengo segue movimentando os bastidores do clube, e o candidato da Chapa 3, Rodrigo Dunshee de Abranches, foi o segundo a apresentar suas propostas em uma entrevista de cerca de uma hora realizada pelo ge nos estúdios Globo. Aos 58 anos, o advogado e atual vice-presidente geral do clube detalhou sua visão para o triênio 2025-2027, destacando nomes de peso em sua possível gestão, como Diego Ribas e Rodolfo Landim, e abordando temas como o futuro do futebol rubro-negro e o modelo de governança do clube.
Durante a entrevista, Dunshee revelou que o ex-jogador Diego Ribas é o nome favorito para assumir o cargo de diretor técnico, caso sua chapa vença a eleição. A escolha, segundo ele, visa trazer um perfil moderno e alinhado com as exigências do futebol atual. “Diego entende de vestiário, conhece o clube e tem a inteligência para gerir um departamento tão estratégico”, afirmou.
QUAL SERÁ O FOCO DA NOVAS GESTÃO : DUNSHEE
Dunshee também destacou o papel que Rodolfo Landim desempenharia como CEO do Flamengo em sua administração. Ele defendeu que Landim, atual presidente do clube, tem o perfil ideal para liderar a gestão executiva. “Landim entende hierarquia e sabe delegar. Sua experiência será fundamental para implementarmos uma governança eficiente”, explicou o candidato, reforçando a importância de uma estrutura profissionalizada.
POSICIONAMENTO DE DUNSHEE
Uma das posições mais firmes de Dunshee foi sua rejeição à transformação do Flamengo em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Ele argumentou que o clube possui recursos e capacidade para se manter como associação sem abrir mão de sua identidade. “O Flamengo tem uma história que não pode ser diluída em um modelo que, na minha visão, não é necessário para nós”, declarou.
Outro tema central da entrevista foi o projeto do novo estádio rubro-negro. Dunshee explicou como pretende viabilizar o empreendimento, incluindo a comercialização de cadeiras cativas como uma das principais fontes de financiamento. Ele ressaltou que a proposta busca unir modernidade e tradição, mantendo os torcedores como protagonistas.
Algumas observações serão feitas in loco, isto é, com presença nos estádios, e um deles será o confronto entre Flamengo e Central Córdoba
|
A seleção brasileira se encontra sem técnico após a demissão de Dorival Júnior, mas isso não significa que o trabalho na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está parado à espera do novo treinador. Nas próximas semanas, a comissão técnica da Seleção vai seguir observando jogos e produzindo relatórios que serão entregues ao próximo comandante contratado para o cargo. E três nomes dividirão as funções.
Com os remanescentes do corpo técnico à frente, a tarefa ficará a cargo de Rodrigo Caetano, coordenador de seleções; Juan, coordenador-técnico; e Thomaz Araújo, analisa de desempenho da Seleção. Algumas observações serão feitas in loco, isto é, com presença nos estádios, e um deles será o confronto entre Flamengo e Central Córdoba, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores 2025.
O duelo está marcado para o dia 9 de abril, quarta-feira da próxima semana, no Maracanã. A bola rola a partir das 21h30 (horário de Brasília). Antes de assistir ao jogo do Flamengo contra o time argentino, porém, o caminho passa pelo jogo entre Botafogo e Juventude, no Engenhão. Válido pelo Brasileirão, o duelo acontece neste sábado (5).
Neste momento, o planejamento da CBF é de ter um novo treinador para a próxima Data Fifa, em junho. Lá, o time terá compromissos contra Equador e Paraguai, ambos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Temos como objetivo definir essa situação para os jogos contra Equador e Paraguai"
"O foco principal está em nossas reuniões com o presidente Ednaldo, para definirmos o mais rápido possível o nome do treinador da Seleção. Temos como objetivo definir essa situação para os jogos contra Equador e Paraguai", disse Caetano.
A observação de jogos do Flamengo faz sentido, uma vez que o clube costuma ter um alto número de convocados, não apenas pelo Brasil. Na última chamada de Dorival, o técnico levou Léo Ortiz, Gerson, Wesley e Danilo.O último deles se machucou e acabou substituído por outro jogador do Flamengo, Alex Sandro. Gerson acabou cortado após sentir dores contra a Colômbia e teve desgaste físico detectado.
PRÓXIMO CONFRONTO DO FLAMENGO
Antes de pensar no Central Córdoba, porém, o Flamengo tem dois jogos pela frente. Nesta quinta, o adversário será o Deportivo Táchira-VEN, na estreia da Libertadores, às 21h30. Da Venezuela, o Rubro-Negro parte direto para a Bahia, onde vai encarar o Vitória no domingo, no Barradão. Pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o jogo começa às 18h30.
Enquanto do lado do Mengão, 7 jogadores estão fora do confronto, time venezuelano só terá um atleta indisponível para estreia na competição
|
O Flamengo entra em campo nesta quinta-feira (03), às 21h30 (horário de Brasília), para enfrentar o Deportivo Táchira (VEN) na estreia da fase de grupos da Libertadores. A partida será disputada no Estádio Polideportivo de Pueblo Nuevo, na Venezuela. Enquanto o rubro-negro estará muito desfalcado, o clube venezuelano vai praticamente completo.
O técnico Pérez Greco terá praticamente todo o elenco à disposição, com exceção do defensor Lucas Acevedo, que será desfalque. Entre os destaques do time venezuelano, estão:
Por outro lado, o Flamengo terá baixas significativas. O técnico Filipe Luís não poderá contar com o atacante Pedro e o lateral Viña, que se recuperam de lesão no joelho. Os meias Arrascaeta e Gerson e o zagueiro Danilo acusaram dores na coxa e também ficam de fora. Após a Data FIFA, o lateral Wesley e o atacante Plata apresentaram desgaste físico.
O Flamengo não vence como visitante na Libertadores desde 2022, quando goleou o Vélez Sarsfield (ARG) por 4 a 0, nas semifinais. Agora, o time busca encerrar esse jejum e começar a competição com o pé direito. Nas últimas duas estreias na competição, o Mais Querido não venceu e quer encerrar esta sequência. Em 2023, o rubro-negro foi derrotado pelo Aucas, que nunca havia disputado o torneio. Já em 2024, o clube carioca ficou no empate com o Millonarios, da Colômbia.
A partida entre Flamengo e Deportivo Táchira acontece nesta quinta-feira (3), às 21h30 (horário de Brasília). O confronto que marca a estreia do Mengão na Libertadores 2025 será transmitida ao vivo pelo Disney+ (streaming) e pela ESPN (TV fechada).
A equipe carioca enfrenta o Deportivo Táchira na primeira rodada da fase de grupos da Libertadores em partida que promete desafios para o Mais Querido
|
Com 24 participações na Libertadores, o Deportivo Táchira é a equipe venezuelana com mais presenças na competição. A melhor campanha aconteceu em 2004, quando alcançou as quartas de final. No entanto, os desempenhos recentes não foram expressivos, o que pode representar uma vantagem para o Mengão.
Deportivo Táchira vem brigando pelo título do Torneio Apertura da Venezuela, ocupando a segunda colocação e empatado em pontos com outras três equipes. Entre os nomes de maior relevância está Maurice Cova, meio-campista responsável pela construção de jogadas. Outro destaque é José Balza, que contribui com intensidade no setor ofensivo.
Maurice Cova, que recentemente se recuperou de uma lesão, voltou a marcar gols no último jogo, mas sua condição física pode ser um fator a ser observado. No ataque, o argentino Lucas Cano ainda busca seu primeiro gol na temporada e pode ser desfalque devido a uma lesão.
Para enfrentar o Flamengo, o Deportivo Táchira deve adotar uma postura defensiva, utilizando uma linha de cinco jogadores na zaga. Diferentemente de outros clubes venezuelanos, que sofrem com baixa presença de torcedores, o Táchira costuma lotar suas arquibancadas, criando um ambiente hostil para os visitantes.