
Futebol
|
Histórico jogador do Flamengo e integrante do elenco campeão mundial de 1981, Tita surpreendeu ao aparecer em um vídeo do León (MEX) declarando apoio ao clube mexicano para o Super Mundial de Clubes 2025. A atitude gerou grande repercussão entre os torcedores rubro-negros, que expressaram insatisfação nas redes sociais. O time do México, porém, ainda corre risco de não ir ao torneio.
“Queridos amigos de León ‘Guanajuato’, faz muito tempo, é claro, o trabalho que estou fazendo agora é difícil pensar em futebol, mas eu quero dizer que tenho muito orgulho de ter jogado com esta equipe, com os ‘Panzas Verdes de León’. As melhores 40 equipes do mundo! Felicidades, León! Olha, já ganhamos do Flamengo duas vezes, agora vamos para a terceira, ok? Muitas saudações a todos vocês, felicidades a toda a direção, ao corpo técnico e aos jogadores. Sorte, garotos! Vamos pelo campeonato”, disse Tita, em vídeo publicado nas redes sociais.
Nos comentários da publicação, torcedores do Flamengo demonstraram irritação com a atitude do ex-jogador. “Frustrado. Um senhorzinho querendo atenção”, comentou um dos rubro-negros. Além disso, outro rubro-negro afirmou: “Esse era um dos mais fracos daquela geração de 80. Não vi quase ninguém lamentar a saída dele na época, eu até aplaudi. Quando voltou ao Brasil e foi pro Vasco, não escondia o ressentimento com o Flamengo“, disse.
História de Tita no Flamengo e no León
Milton Queiroz da Paixão, o Tita, teve papel fundamental no auge do Flamengo no início dos anos 80. Após surgir nas categorias de base, acumulou 389 jogos e 134 gols, sendo peça-chave nas conquistas históricas do clube, incluindo a Libertadores e o Mundial de 1981.
Por outro lado, o vínculo com o León também é significativo. O ex-meia defendeu o clube mexicano entre 1991 e 1994 e voltou a vestir a camisa da equipe de 1996 a 1997, no penúltimo ato de sua carreira como jogador. Em 2010, retornou ao time de Leóncomo técnico, comandando a equipe até 2011.
Retrospecto entre Flamengo e León
No vídeo, Tita mencionou que o León buscará sua "terceira vitória" contra o Flamengo, em alusão aos encontros pela Libertadores de 2014, nos quais o clube mexicano venceu ambos os jogos:
2 a 1 no México
3 a 2 no Maracanã
Antes disso, as equipes haviam se enfrentado em um amistoso, em 1962, com vitória rubro-negra por 1 a 0.
Flamengo e León no Super Mundial 2025
No sorteio realizado pela FIFA, Flamengo e León ficaram no Grupo D, ao lado de Chelsea (ING) e Espérance de Tunis (TUN). A competição será realizada nos Estados Unidos, entre junho e julho de 2025. O Mengão enfrentará o León na última rodada da fase de grupos.
Apesar do vínculo emocional de Tita com o León, sua história no Flamengo permanece como um dos maiores legados do futebol brasileiro. Mesmo assim, a declaração de apoio ao clube mexicano causou incômodo em parte da torcida rubro-negra.
Jovem Treinador, ídolo da torcida rubro-negra, sofreu a segunda derrota no comando da equipe, a primeira na temporada 2025
|
O Flamengo perdeu para o Central Córdoba por 2 a 1 em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores 2025. O técnico Filipe Luís iniciou a partida com algumas peças de destaque da temporada, como Wesley, Gerson e Pulgar, no banco de reservas.
A decisão gerou questionamentos entre os torcedores, especialmente em relação a possibilidade de priorizar ou não alguma das quatro competições que o clube ainda disputa na temporada. O treinador rechaçou a ideia e justificou as escolhas que fez.
Virão as críticas pelas escolhas que eu tomei e críticas justas"
"A escolha dos jogadores que foram a campo foi porque acredito que eram os melhores para vencer a partida. Era um time muito sólido para vencer. Também um plano de jogo para enfrentar esse adversário. Claro que o Erick vem de uma sequência de intensidade muito alta. A intenção era quebrar essa sequência. O Gerson que vem de uma lesão também. Assim como o Wesley. O Varela vinha de uma ótima partida na Venezuela e acreditava que pela transição do adversário era a melhor escolha. Eu vou ser cobrado pelas minhas decisões e a responsabilidade é unicamente minha. Tomo as decisões com base no que eu sinto que é o melhor para a equipe. Futebol acontece isso, nem sempre a gente ganha e vão sempre falar dos jogadores que não estavam. Não é priorizar, a gente quer sempre ganhar. Se eu tivesse poupado os 11 jogadores como fiz ano passado e ganhado, ninguém teria falado nada. Virão as críticas pelas escolhas que eu tomei e críticas justas" - explicou o comandante.
Filipe assumiu a responsabilidade pela má atuação da equipe. Fez questão de afirmar que se os jogadores não estavam devidamente concentrados ou preparados para a partida, foi porque ele não os colocou nas condições ideais.
Ele ainda elogiou o desempenho da equipe no começo da partida, mas destacou que a ansiedade para abrir o placar fez com que o time acelerasse demais o jogo e gerasse espaços. Ainda assim, puxou essa culpa para si por colocar "muitos jogadores de ataque em posições que muitas vezes não eram as melhores com o sistema de jogo".
A noite do Flamengo teve uma boa notícia, apesar do resultado negativo: a volta do centroavante Pedro aos gramados. Ele não jogava há sete meses por conta de uma lesão no joelho e entrou no segundo tempo.
"Muito feliz por tê-lo de volta, é um jogador super importante, e um diferencial para a gente. Espero que ele possa ter uma sequência de treinamentos, de minutos, para que ele possa voltar à forma ideal para conseguir jogar um jogo todo", comemorou Filipe.
O Rubro-Negro volta a campo no próximo domingo, às 17h30, para enfrentar o Grêmio em Porto Alegre no Brasileirão. A equipe tem quatro pontos em duas rodadas no torneio nacional.
Pedro voltou aos gramados nesta quarta-feira (09). Isso porque o centroavante havia rompido os ligamentos do joelho durante um treino da Seleção ano passado
|
O Flamengo entrou em campo para vencer o Central Cordoba na frente de seu torcedor e comemorar a volta do atacante Pedro aos gramados, após 7 meses tratando de uma grave lesão. Contudo, o time Argentino colocou "água no chopp" rubro-negro e saiu com a vitória por 2x1, primeira na história do clube na competição continental.
Ao final do confronto, o camisa 9 rubro-negro, falou da partida e de como se sentiu voltando a pisar no maracanão para um jogo oficial depois da lesão. Nesse sentido, o jogador disse estar feliz, mas lamentou bastante a derrota para os Argentinos.
Estou feliz por voltar aos gramados, mas triste pelo resultado"
“Sem dúvida nenhuma, foi um carinho muito grande que recebi nesse período parado e aqui também, hoje. Estou feliz por voltar aos gramados, mas triste pelo resultado. Não foi a volta que eu esperava — eu esperava a vitória”, iniciou Pedro, em entrevista logo após a partida ainda no gramado do Maracanã.
"Controlamos o jogo, mas, infelizmente, não fomos eficazes no ataque para conquistar o resultado. Foi muito ruim. Agora é focar no Brasileirão, e a Libertadores ainda está no início. É ruim esse resultado dentro de casa, mas vencemos fora na primeira rodada. Então, agora é recuperar os pontos e buscar a primeira colocação na Libertadores", finalizou o atacante reverência.
Pedro entrou na metade do segundo tempo e pouco pode fazer para ajudar seus companheiros. Isso porque ainda sem ritmo de jogo e em uma noite pouco inspirada do sistema ofensivo rubro-negro, o atacante lutou, mas acabou travado na parede Argentina, formada pelos jogadores do Cordoba.
Com o resultado, o Flamengo continua com 3 pontos no grupo C e aguardando o resultado de LDU x Táchira, que estão jogando em Quito. Agora, o time vira a chave para o Campeonato Brasileiro. Isso porque encara o Grêmio, na Arena do Grêmio, no próximo domingo, às 18h30 pela terceira rodada da competição. Pela Libertadores, o Fla volta a campo contra o LDU, altitude de Quito, no Equador. O duelo acontece no próximo dia 22, às 19h (horário de Brasília).
O jogador foi indagado sobre seu desempenho por entrar no segundo tempo na derrota para o Central Cordoba e não gostou da pergunta
|
Não foi a noite que os jogadores e os torcedores do Flamengo queriam. Apesar da volta do atacante Pedro, após 7 meses se recuperando de lesão, o time comandado por Filipe Luís não mostrou um bom futebol, desperdiçando chances e acabou derrotado para o Central Cordoba, da Argentina. Nesse sentido, ao final do confronto, o meia Gerson falou com a imprensa e não curtiu muito o "papo" não.
Gerson foi perguntado pelo repórter da Globo, Marcelo Courrege, sobre seu desempenho em campo e foi enfático ao responder rispidamente:
"Quando a gente não ganha, sempre tem perguntas assim, né?
"Quando a gente não ganha, sempre tem perguntas assim, né? Na sua opinião, você acha que eu fui tão mal assim? No meu modo de ver, não. Saímos perdendo o jogo, e desde o primeiro tempo buscamos, tivemos chances de fazer o gol, não fizemos. O adversário fez. Voltamos no segundo tempo, tentamos o gol, e conseguimos fazer o primeiro (...) Agora é levantar a cabeça, nada perdido", disse Gerson.
Com o resultado, o Flamengo caiu para a segunda colocação do grupo C. Entretanto, ainda pode sair da zona de classificação, já que a LDU recebe o Deportivo Táchira, na noite desta quarta-feira, em solo equatoriano. O Flamengo volta a campo no domingo, para visitar o Grêmio, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já na Libertadores, o próximo adversário do Fla será a LDU, na altitude de Quito, no Equador.