
Futebol
Multicampeão pelo Flamengo acerta com o Santos e revela apoio de Neymar
05 Set 2025 | 17:05
Futebol
02 Jan 2025 | 14:28 |
Com a virada do ano, a temporada de 2025 no futebol brasileiro se aproxima e, junto a ela, a movimentação nas janelas de transferências. Neste ano, além das tradicionais datas de negociações, uma terceira janela foi introduzida devido à criação do Super Mundial da Fifa, programado para junho.
Além das janelas, vale lembrar que jogadores sem clube podem assinar contratos fora dos períodos designados, assim como aqueles que rescindirem contratos utilizando a Lei Pelé ou outras exceções legais, embora tais casos sejam menos comuns.
Datas das Janelas de Transferências no Brasil
Em 2025, o início dos Estaduais em janeiro levou à antecipação da primeira janela no Brasil, enquanto a nova Janela Excepcional de Registro foi posicionada entre as duas tradicionais, a abertura de mercado extra é para que os clubes classificados para o Super Mundial de Clubes, como o Flamengo, possam se fortalezar para a disputa da competição. Confira o calendário:
Janela 1: 3 de janeiro a 28 de fevereiro
Janela 2 (Super Mundial de Clubes): 2 de junho a 10 de junho
Janela 3: 10 de julho a 2 de setembro
Essas datas são válidas para todas as divisões do futebol brasileiro (Séries A, B e C).
Datas internacionais de janelas no início de 2025
O calendário varia entre os principais mercados do futebol mundial. Confira os períodos:
Europa
Alemanha, França, Inglaterra: 1º de janeiro a 3 de fevereiro
Itália, Espanha, Portugal, Holanda: 2 de janeiro a 4 de fevereiro
Bélgica: 7 de janeiro a 3 de fevereiro
Turquia: 13 de janeiro a 11 de fevereiro
Ásia
Arábia Saudita: 1º de janeiro a 30 de janeiro (2025 ainda não oficializado)
China: 6 de janeiro a 18 de fevereiro
Austrália: 16 de janeiro a 12 de fevereiro
Japão: 22 de janeiro a 27 de março
Américas
México: 2 de janeiro a 2 de fevereiro
Estados Unidos: 31 de janeiro a 23 de abril
África
África do Sul: 1º de janeiro a 28 de janeiro
Argélia, Marrocos: 1º de janeiro a 31 de janeiro
Egito: 1º de janeiro a 8 de fevereiro
O impacto do novo calendário no mercado da bola
A introdução da terceira janela no Brasil reflete o impacto do Super Mundial da Fifa no calendário global. Enquanto isso, a antecipação da janela principal visa alinhar o mercado ao início dos Estaduais e garantir que os clubes estejam reforçados para a temporada desde o primeiro jogo.
As informações são do portal Transfermarkt, especializado em mercado de transferências, e servem como guia para torcedores e clubes que acompanham a movimentação do mercado do futebol em 2025.
Fora desde a goleada do Mais Querido sobre o Vitória, lateral passou por tratamento na panturrilha e deve reforçar o Mengão na estreia do mata-mata
05 Set 2025 | 23:21 |
O lateral-esquerdo Alex Sandro deve voltar a atuar no dia 18 de setembro, quando o Flamengo enfrenta o Estudiantes, da Argentina, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília).
De acordo com informações do jornalista Venê Casagrande, do SBT Rio, o jogador está sendo preparado pelo departamento médico para estar à disposição de Filipe Luís. Além dele, o treinador ainda conta com Ayrton Lucas e Matías Viña como opções para a posição.
Na goleada do Flamengo por 8 a 0 sobre o Vitória, Alex Sandro precisou ser substituído aos 24 minutos do primeiro tempo após sentir dores na panturrilha esquerda. O uruguaio Viña entrou em seu lugar e completou a partida.
Em nota oficial, o clube explicou a situação: “O atleta Alex Sandro, substituído ainda no primeiro tempo da partida contra o Vitória, foi submetido a exame de ressonância magnética. O resultado apontou uma lesão muscular na panturrilha esquerda. O jogador já iniciou tratamento sob supervisão do departamento médico do Flamengo”, informou a equipe.
A gravidade da contusão também tirou Alex Sandro da lista de convocados de Carlo Ancelotti para a Seleção Brasileira. Na ausência do lateral, o Brasil venceu o Chile por 3 a 0 e agora se prepara para enfrentar a Bolívia, na altitude, pela próxima rodada.
Após o time russo pagar a multa rescisória de 25 milhões de euros, meia deixou o Mais Querido e já soma seis jogos pelo clube russo
05 Set 2025 | 23:12 |
O Flamengo oficializou a saída de Gerson em 04 de julho de 2025, após o Zenit, da Rússia, pagar a multa rescisória do jogador. Desde então, parte da torcida rubro-negra tem questionado se o meio-campista estaria satisfeito com a mudança. Companheiro de equipe no clube russo, o lateral Douglas Santos assegurou que o “Coringa” está contente com a nova fase da carreira.
— O Zenit é um grande clube que recepciona muito bem jogadores estrangeiros. Faz seis anos que eu estou lá e eles sempre, a cada ano, vão melhorando essa questão. Até estão aprendendo português para receber bem os brasileiros. Com certeza o Gerson também foi bem recebido e está feliz —, afirmou Douglas Santos, em entrevista na zona mista.
Apresentado logo após o Mundial de Clubes da FIFA, Gerson já disputou seis jogos com a camisa 9 do Zenit. Até agora, ainda não marcou gols nem distribuiu assistências. O meio-campista foi titular em quatro partidas, totalizando 341 minutos em campo.
Antes de se transferir, Gerson somava mais de dois anos na sua segunda passagem pela Gávea. Ao todo, disputou 253 partidas, com 19 gols e 34 assistências. Durante sua trajetória, conquistou títulos importantes: uma Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil, quatro Cariocas, três Supercopas do Brasil e uma Recopa Sul-Americana.
A saída de Gerson ocorreu mediante o pagamento de 25 milhões de euros (aproximadamente R$ 160 milhões). O montante representou um dos maiores valores recebidos pelo Mengão em transferências recentes, mas não diminuiu o peso da despedida de um dos líderes técnicos da equipe.
Carlo Ancelotti convocou o jovem de 18 anos para os treinos da Seleção em Teresópolis e arqueiro do Mengão foi elogiado por goleiro campeão mundial
05 Set 2025 | 19:02 |
O técnico Carlo Ancelotti chamou cinco atletas das categorias de base de clubes cariocas para compor os treinos da Seleção Brasileira em Teresópolis. Entre os escolhidos, destaque para Léo Nanneti, goleiro do Flamengo, que brilhou na conquista da Copa Intercontinental Sub-20 diante do Barcelona.
Durante coletiva, o tetracampeão mundial e atual preparador de goleiros da Seleção, Taffarel, fez questão de brincar e elogiar o jovem rubro-negro. “Não gostei dele. Não gostei porque no primeiro treinamento ele me pediu para botar luva nele (risos)", disse antes de concluir.
"Sabe aquelas luvas que são muito apertadas? Você consegue botar uma e a outra não consegue. Ele falou assim: ‘Professor, pode botar a luva comigo?’ Eu disse: ‘Sai daqui agora’ (risos). Eu sou treinador, não sou colocador de luva”, disse em tom descontraído.
Em seguida, Tafarel revelou sua admiração pelo garoto: “Um menino muito legal. Eu não tinha nem conta que ele foi goleiro naquela final (do Mundial Sub-20). Eu fiquei muito feliz que ele veio aqui junto com a gente, tem um potencial muito bom. Gostei dele, gostei principalmente por ser um guri de 18 anos, mas já com uma postura profissional mesmo. Tenho certeza que ele vai dar muitas alegrias na Flamengo”, concluiu.
Léo Nanneti, revelado na base do Flamengo desde o sub-9, é considerado uma das maiores promessas do clube. Protagonista na final do Mundial Sub-20, o arqueiro defendeu duas cobranças de pênalti contra o Barcelona, garantindo o título ao Mengão.