
Futebol
|
O Flamengo oficializou a prorrogação de contrato com Pablo Lúcio, meio-campista de 17 anos que se destaca nas categorias de base e já teve participação na pré-temporada com o elenco principal. O novo vínculo, assinado nesta semana, é válido até dezembro de 2030. A renovação representa um movimento estratégico do clube para assegurar talentos internos, sobretudo num momento em que os olhos do mercado europeu estão cada vez mais atentos aos jovens formados no Ninho do Urubu.
O antigo contrato de Pablo ia até o fim de 2027. A extensão por mais duas temporadas e meia é um passo além no planejamento do Flamengo para consolidar o ciclo de formação com retenção de atletas de alto potencial. A multa rescisória anterior era de 50 milhões de euros, mas o novo valor ainda não foi divulgado oficialmente.
Pablo é tratado internamente como um dos grandes projetos da base. Com protagonismo nas últimas competições da categoria, ganhou ainda mais visibilidade após o título da Libertadores Sub-20 com o time rubro-negro. A diretoria entende que a valorização contratual é coerente com a projeção técnica e de mercado do atleta.
A história de Pablo com o Flamengo começou em Curitiba. Ainda criança, ele conciliava o futsal com o futebol de campo. O primeiro grande passo veio no Trieste, clube parceiro do Flamengo na capital paranaense. Foram apenas quatro meses até despertar o interesse do Rubro-Negro, que decidiu integrá-lo às categorias de base no Rio.
No Ninho, o garoto cresceu como meia, mas também atuou pelas beiradas do campo em alguns momentos. Com o tempo e sob a observação de Filipe Luís, passou a jogar de forma mais centralizada, como segundo volante — função que explora melhor sua visão de jogo e intensidade na marcação.
Rubro-negro disputa jogos de volta pelas semifinais da sub-17 e da sub-15 do Carioca, enquanto o sub-20 joga por classificação no OPG
|
Os Garotos do Ninho estarão presentes em três frentes para disputas de jogos eliminatórios, todos de volta, neste sábado (21). Na categoria sub-20, o adversário será o Madureira, às 15h, na Gávea, pela terceira fase do Torneio OPG. Os meninos da sub-17 e da sub-15 entram em campo para tentar uma vaga nas decisões do Carioca, contra o Fluminense, às 10h, na Gávea, e contra o Vasco, fora de casa, às 14h45, no Estádio Nivaldo Pereira, em Nova Iguaçu, respectivamente.
Em busca da classificação para a quarta fase da OPG, o Flamengo pega o Madureira, depois de bater por 2 a 1 o mesmo adversário, no jogo de ida, em Conselheiro Galvão. O zagueiro Yago e o meia Fred marcaram aos 25 e aos 45 do primeiro tempo, respectivamente. O adversário diminuiu no segundo, mas não deu prosseguimento à reação.
O adversário na OPG sairá do confronto entre Fluminense e Nova Iguaçu. Na primeira partida, o time da Baixada Fluminense ganhou por 1 a 0, fora de casa, em Xerém. A segunda partida será sexta-feira (20), às 10h, no CT do Nova Iguaçu.
Pela semifinal do Carioca Sub-17, a missão será tirar a vantagem do adversário. O Rubro-Negro foi superado por 1 a 0 pelo Fluminense, no Estádio Marcelo Vieira, em Xerém, no jogo de ida, após levar um gol logo no início. A favor, o fato de decidir uma das vagas na final na Gávea. Na outra chave, o Vasco derrotou por 1 a 0 o Botafogo, no Nivaldo Pereira. A volta será neste sábado, às 10h, no Estádio Nilton Santos.
Já no confronto com o Vasco da Gama, no duelo por uma vaga na decisão do Carioca Sub-15, os fatos se invertem. Jogando em casa, o Fla derrotou o rival por 3 a 2, na Gávea, num jogo bastante disputado. A equipe dirigida por João Fernandes começou na frente, aos 9, com Guilherme e sofreu o empate sete minutos depois. Guilherme voltou a marcar ainda no primeiro tempo, aos 28, e Nathan ampliou aos 8 do segundo. O adversário, no entanto, diminuiu aos 29.
A outra vaga na semifinal está entre Botafogo e Fluminense. No primeiro confronto, quinta-feira passada (19), no Nilton Santos, o Tricolor venceu por 1 a 0. O segundo jogo está marcado para domingo (22), às 9h, em Xerém.
Além das partidas deste fim de semana, a equipe rubro-negra sub-16 disputa o título da Copa Rio contra o Vasco. Atuando na Gávea, o Fla foi superado por 3 a 1 no primeiro jogo da final. O duelo decisivo está marcado para o dia 29, às 10h, no Nivaldo Pereira.
Em meio ao torneio, o técnico Filipe Luís revela atenção redobrada com a situação física do jogador, peça que é vista como crucial para o clube
|
A preparação do Flamengo para o aguardado duelo contra o Chelsea, pela segunda rodada do Mundial de Clubes, não é feita apenas de estratégias táticas e ajustes técnicos. Dentro da programação montada por Filipe Luís nos Estados Unidos, uma atenção especial tem sido voltada a um dos principais nomes do elenco: Giorgian De Arrascaeta.
O uruguaio, que já passou por cirurgia no joelho, é considerado peça-chave na engrenagem rubro-negra e, mesmo sem apresentar lesão no momento, vem sendo monitorado de forma mais próxima pelo departamento médico e comissão técnica. Segundo o próprio Filipe, trata-se de um cuidado necessário. O confronto entre Flamengo e Chelsea acontece nesta sexta-feira (20), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, valendo a liderança do Grupo B do Mundial de Clubes é um dos "testes" para o meia.
Ambos venceram seus jogos de estreia e aparecem empatados em pontos, gols marcados e saldo. A expectativa é de um jogo com alto nível técnico e bastante equilíbrio. Além do monitoramento de Arrascaeta, o Flamengo tem outra preocupação no meio-campo, Nico De La Cruz ainda não foi liberado para atuar. O uruguaio está em fase de transição física e não será utilizado diante dos ingleses.
A previsão é que esteja apto na fase final da competição, caso o clube avance. O cuidado com Arrascaeta vai além da dor ou de qualquer sinal clínico visível. Internamente, há uma compreensão clara de que o meia é um jogador diferenciado, mas também sensível a sobrecargas físicas especialmente após o procedimento cirúrgico no joelho em 2024.
Ele tem participado normalmente das atividades, mas com carga controlada. Nos treinos, a equipe médica acompanha de perto até mesmo atividades simples. Tudo para evitar qualquer desgaste desnecessário neste momento decisivo da temporada. A profundidade do elenco também foi pauta na coletiva de Filipe Luís. O treinador exaltou a variedade de peças à disposição, mas reconheceu que o número elevado de atletas impõe um dilema logístico nos treinos.
Ídolo do título de 1981, ex-zagueiro vê chances reais do Mengão triunfar sobre os ingleses, desde que haja foco, união e reação rápida no jogão
|
Campeão mundial com o Flamengo em 1981, o ex-zagueiro Mozer conhece bem o peso de representar o Rubro-Negro em um cenário global. Agora na torcida, o ex-atleta acompanha a caminhada do Mais Querido rumo ao sonho de repetir a glória internacional, que passa pelo confronto contra o Chelsea, nesta sexta-feira (20), às 15h (horário de Brasília), pela segunda rodada do Grupo D da Copa do Mundo de Clubes.
Ambas as equipes começaram o torneio com vitória, o que torna o duelo desta sexta decisivo para a classificação antecipada às oitavas de final. Caso o Flamengo vença e ocorra um empate entre Los Angeles FC e Espérance-TUN, a vaga estará garantida com uma rodada de antecedência. Independentemente do cenário, um novo triunfo deixaria a situação extremamente favorável.
Mozer revela segredo para vitória do Flamengo sobre o Chelsea: "pode ter êxito"
Mozer acredita que o time brasileiro tem totais condições de sair com os três pontos, desde que entre com a postura adequada. "É um jogo extremamente importante, esse contra o Chelsea. O Flamengo, se estiver concentrado, jogando coletivamente, trabalhar com reação após perda, acho que a gente pode ter êxito nessa partida", comentou.
Para Mozer, o Chelsea representa o maior desafio da fase de grupos. Ele enfatiza que o desempenho coletivo e a vigilância contínua serão determinantes para que o Mengão tenha sucesso no embate. "Qualquer detalhe que você bobeie pode colocar tudo a perder. É máxima concentração, espírito coletivo imenso, porque esse é o jogo mais difícil", completou.
A semifinal da Copa do Mundo de Clubes promete fortes emoções nesta sexta-feira (20), às 15h (horário de Brasília), no estádio Lincoln Financial Field, nos Estados Unidos. O Flamengo encara o Chelsea em confronto decisivo com transmissão confirmada em diversas plataformas. A partida será exibida na TV aberta pela Globo, nos canais por assinatura do SporTV e também pela CazéTV e o aplicativo DAZN.