
Futebol
17 Jul 2025 | 08:48 |
A janela de transferências de julho tem sido marcada por reviravoltas no Flamengo. Só neste mês, o clube já desistiu de três negociações praticamente fechadas: Mikey Johnston, Matheus Gonçalves e Victor Hugo. Até agora, apenas a venda de Gerson seguiu o roteiro esperado — mesmo com turbulências.
Essas mudanças de última hora escancararam a falta de alinhamento entre diferentes setores da gestão rubro-negra. O diretor de futebol José Boto e o presidente do clube, Bap, precisaram se reunir para conter uma crise que se intensificou após o Mundial de Clubes. Houve até reestruturação nas categorias de base, mas os impasses continuam afetando o mercado.
A negociação com Mikey Johnston, que chegou a ter passagem aérea emitida para o Rio de Janeiro, acabou travada. O jogador já havia sido aprovado por Boto e pela comissão técnica, e a negociação tinha aval do presidente. No entanto, a pressão política interna e a reação negativa da torcida levaram a diretoria a vetar o nome. Publicamente, Bap alegou questões médicas como justificativa para a desistência.
Matheus Gonçalves também esteve próximo de deixar o clube. O Flamengo havia acertado com o Cruzeiro a venda de 50% dos direitos do jovem por 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 22 milhões), com pagamento dividido em três parcelas — a primeira à vista, as outras para abril e agosto de 2026. O presidente do Flamengo, inclusive, deu sinal verde para a operação ser finalizada.
Porém, horas depois, Bap voltou atrás e comunicou ao presidente cruzeirense, Pedrinho, que a venda estava cancelada. Sem maiores explicações, a mudança de postura gerou irritação em Belo Horizonte. Matheus, que já se preparava para sair, foi pego de surpresa.
Victor Hugo, por sua vez, estava a caminho do Famalicão (Portugal) após o fim de seu empréstimo ao Göztepe (Turquia). Inicialmente, o Flamengo não receberia compensação financeira, mas manteria 50% dos direitos econômicos do meia. A repercussão negativa da operação, porém, levou a diretoria a exigir valores ou que o acordo fosse refeito como empréstimo. O clube português se irritou com a mudança nos termos e recuou. Agora, o Mengão aguarda novas propostas para emprestar o jogador.
Apesar das idas e vindas, o Flamengo segue ativo no mercado. A negociação com Mikey Johnston era a mais avançada, mas não foi adiante. O clube ainda tenta a liberação de Jorge Carrascal e mantém o foco em reforçar o elenco com um meia-armador (camisa 10), um ponta — preferencialmente pela esquerda — e também monitora opções para o comando de ataque. Entre as possíveis saídas, Michael recebeu proposta recente, e Pedro, que vive momento instável, pode buscar novos ares.
Mengão vai até a Arena MRV para tentar reverter o resultado do jogo de ida diante do Galo no Maracanã e se classificar na Copa do Brasil
06 Ago 2025 | 12:45 |
Flamengo e Atlético-MG voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (06), em duelo válido pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. A bola rola às 19h (horário de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte, e vale vaga nas quartas de final do torneio.
O técnico Cuca já esboçou o time que deve iniciar a partida contra o Rubro-Negro. A tendência é de um Galo com força máxima disponível, reforçado por retornos importantes. O provável time titular tem: Everson; Saravia, Lyanco e Junior Alonso; Alan Franco, Gabriel Menino, Igor Gomes (Alexsander) e Gustavo Scarpa; Cuello, Rony e Hulk.
Para o confronto decisivo, o Atlético-MG não poderá contar com Patrick (problema lombar), Cadu e Caio Maia (ambos com lesões no joelho direito). Em contrapartida, o treinador ganha reforços importantes: Guilherme Arana, recuperado de lesão muscular, está liberado. Dudu obteve efeito suspensivo no STJD e poderá atuar especificamente na Copa do Brasil.
O confronto terá transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo SporTV (TV fechada) e Premiere (pay-per-view). O Gazeta do Urubu te deixa informado de todos os detalhes da partida, com a cobertura completa pré e pós-jogo em nosso site.
Na ida, realizada na última quinta-feira (31), o Flamengo foi derrotado pelo Atlético-MG por 1 a 0, no Maracanã. Agora, o time de Filipe Luís precisa vencer fora de casa por dois ou mais gols de diferença para garantir vaga direta nas quartas de final. Caso vença por apenas um gol, a decisão será nos pênaltis.
Com a concessão do Maracanã conquistada no ano passado, projeto da nova casa do Mengão pode se ver deixado de lado pelo clube
06 Ago 2025 | 11:56 |
Na próxima segunda-feira (11), o Conselho Deliberativo do Flamengo se reunirá para discutir temas importantes relacionados ao futuro do clube. O principal assunto da pauta será a concessão do Maracanã, atualmente dividida com o Fluminense, mas o foco da reunião deve ir além da parceria com o rival tricolor.
O presidente Luiz Eduardo Baptista, o BAP, irá apresentar aos conselheiros as razões pelas quais o projeto do novo estádio rubro-negro não é viável financeiramente neste momento. A tendência é que o clube opte por seguir com o Maracanã como casa principal, deixando a construção da arena própria em compasso de espera.
Rodolfo Landim sobre adiamento proposto por Bap para estádio do Flamengo: "É matar o projeto"
O terreno no Gasômetro, região central do Rio de Janeiro, foi adquirido pela gestão anterior, comandada por Rodolfo Landim, mas esbarrou em impasses burocráticos e falta de avanços com a prefeitura. O ex-presidente, inclusive, demonstrou preocupação com o futuro do projeto.
“É matar o projeto. Se não seguir adiante, o prefeito não vai levar a lei para aprovação. Vai ter que negociar com a Caixa para devolver o terreno. Tem um risco enorme, não é pequeno. Só não aconteceu porque o prefeito é paciente. Basta o prefeito falar: ‘cansei’”, declarou Landim, em entrevista à Rádio Tupi.
De acordo com informações da CNN, o custo estimado para a construção do estádio supera R$ 2 bilhões. Apesar da solidez financeira do Flamengo, esse investimento representaria um impacto considerável nos cofres do clube, com potencial de afetar até mesmo o futebol profissional, principal ativo rubro-negro.
Com a concessão do Maracanã assegurada por quase duas décadas, a atual gestão entende que o momento é de cautela. Segundo Bap, a ideia é aproveitar esse período para fortalecer ainda mais o clube e, no futuro, avaliar novamente a viabilidade do estádio próprio.
“O estádio é importante, é um sonho, mas esperamos anos pelo centro de treinamento. Demoramos mais de 20 anos para fazer. Tenho o Maracanã por 19 anos. Então, tenho 19 anos para isso. Precisamos ganhar muita coisa, abastecer nosso caixa. Quando houver mais clareza e dinheiro, tomaremos a decisão”, afirmou o dirigente.
Após vitória no Maracanã, Galo joga por empate em Belo Horizonte; Rubro-Negro precisa vencer por dois gols para avançar direto
06 Ago 2025 | 10:19 |
Nesta quarta-feira (6), Atlético-MG e Flamengo entram em campo pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil 2025, às 19h (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte. O confronto terá transmissão ao vivo pelo Sportv e Premiere.
Na ida, disputada no Maracanã, o time mineiro venceu por 1 a 0 e agora precisa apenas de um empate para garantir presença nas quartas. Já o Rubro-Negro, comandado por Filipe Luís, depende de uma vitória simples por um gol para levar a decisão aos pênaltis. Caso vença por dois ou mais gols de diferença, avança diretamente à próxima fase.
A equipe rubro-negra terá ausências de peso no confronto. Bruno Henrique e Luiz Araújo ficaram fora da lista de relacionados por controle de carga, devido ao alto número de jogos acumulados na temporada.
Com isso, o técnico Filipe Luís precisará encontrar soluções para manter a ofensividade da equipe e buscar a vitória fora de casa. O Mais Querido não vence há dois jogos seguidos (Atlético-MG e Ceará).
Do outro lado, o Atlético-MG vive bom momento sob o comando de Cuca. Após vencer o primeiro duelo contra o Flamengo, a equipe voltou a campo no último fim de semana e derrotou o Red Bull Bragantino por 2 a 1, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro.