
Futebol
17 Jul 2025 | 08:48 |
A janela de transferências de julho tem sido marcada por reviravoltas no Flamengo. Só neste mês, o clube já desistiu de três negociações praticamente fechadas: Mikey Johnston, Matheus Gonçalves e Victor Hugo. Até agora, apenas a venda de Gerson seguiu o roteiro esperado — mesmo com turbulências.
Essas mudanças de última hora escancararam a falta de alinhamento entre diferentes setores da gestão rubro-negra. O diretor de futebol José Boto e o presidente do clube, Bap, precisaram se reunir para conter uma crise que se intensificou após o Mundial de Clubes. Houve até reestruturação nas categorias de base, mas os impasses continuam afetando o mercado.
A negociação com Mikey Johnston, que chegou a ter passagem aérea emitida para o Rio de Janeiro, acabou travada. O jogador já havia sido aprovado por Boto e pela comissão técnica, e a negociação tinha aval do presidente. No entanto, a pressão política interna e a reação negativa da torcida levaram a diretoria a vetar o nome. Publicamente, Bap alegou questões médicas como justificativa para a desistência.
Matheus Gonçalves também esteve próximo de deixar o clube. O Flamengo havia acertado com o Cruzeiro a venda de 50% dos direitos do jovem por 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 22 milhões), com pagamento dividido em três parcelas — a primeira à vista, as outras para abril e agosto de 2026. O presidente do Flamengo, inclusive, deu sinal verde para a operação ser finalizada.
Porém, horas depois, Bap voltou atrás e comunicou ao presidente cruzeirense, Pedrinho, que a venda estava cancelada. Sem maiores explicações, a mudança de postura gerou irritação em Belo Horizonte. Matheus, que já se preparava para sair, foi pego de surpresa.
Victor Hugo, por sua vez, estava a caminho do Famalicão (Portugal) após o fim de seu empréstimo ao Göztepe (Turquia). Inicialmente, o Flamengo não receberia compensação financeira, mas manteria 50% dos direitos econômicos do meia. A repercussão negativa da operação, porém, levou a diretoria a exigir valores ou que o acordo fosse refeito como empréstimo. O clube português se irritou com a mudança nos termos e recuou. Agora, o Mengão aguarda novas propostas para emprestar o jogador.
Apesar das idas e vindas, o Flamengo segue ativo no mercado. A negociação com Mikey Johnston era a mais avançada, mas não foi adiante. O clube ainda tenta a liberação de Jorge Carrascal e mantém o foco em reforçar o elenco com um meia-armador (camisa 10), um ponta — preferencialmente pela esquerda — e também monitora opções para o comando de ataque. Entre as possíveis saídas, Michael recebeu proposta recente, e Pedro, que vive momento instável, pode buscar novos ares.
Jogador é cria do Mengão e, apesar de não ter tido espaço no elenco profissional do clube, terá nova oportunidade na segunda divisão do Brasileirão
26 Ago 2025 | 20:00 |
Buscando reforçar o elenco para a disputa para fugir da zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro, o Athletic confirmou a chegada do defensor Felipe Vieira, jovem formado nas categorias de base do Flamengo.
Felipe chegou ao Rubro-Negro em 2022 para atuar no sub-17 e logo se destacou. No sub-20, ganhou espaço em competições nacionais e internacionais, mostrando maturidade e segurança. Foi peça do elenco campeão da Libertadores Sub-20, competição na qual o Flamengo derrotou o Palmeiras nos pênaltis após empate em 1 a 1 na final.
Com o título, o clube garantiu vaga no Intercontinental Sub-20, conquistado contra o Barcelona. Além disso, o zagueiro também levantou a taça do Campeonato Carioca Sub-20 pelo Mais Querido, mas não esteve entre os relacionados para a disputa do Mundial.
Agora no profissional do Athletic, Felipe já treina sob comando do técnico Rui Duarte, que passa a contar com o defensor como opção para fortalecer o sistema defensivo na Série B. O clube mineiro tem a pior defesa do campeonato com 33 gols sofridos.
Na temporada 2024/25, Felipe disputou 15 partidas como titular nas categorias de base do Flamengo, totalizando 721 minutos em campo. Não marcou gols nem deu assistências, mas recebeu apenas quatro cartões amarelos e nenhum vermelho, demonstrando disciplina. Suas principais qualidades são o posicionamento, leitura de jogo, domínio no jogo aéreo e a antecipação defensiva.
Mengão goleou o Vitória por 8 a 0 na última segunda-feira (26) e o treinador apontou uma quebra nas datas como um dos motivos para o desempenho
26 Ago 2025 | 19:00 |
A recente mudança no calendário do futebol brasileiro segue gerando polêmica. O Flamengo, que contava com semanas livres após a eliminação na Copa do Brasil, viu esse planejamento ser comprometido pela alteração feita pela CBF. No entanto, nesta segunda-feira (25), o time de Filipe Luís mostrou força: goleou o Vitória por 8 a 0 no Maracanã, após quatro dias de descanso. Para o treinador, o intervalo foi determinante para o desempenho.
Filipe luís sobre descanso no Flamengo: "vai ser demonstrado um dia e vai mudar"
“O clube já se posicionou e eu prefiro não opinar sobre o assunto (da mudança do calendário). Os jogadores com quatro dias de descanso voam, depois de três em três dias não conseguem performar. Isso ainda não está demonstrado, vai ser demonstrado um dia e vai mudar. Eu tenho certeza absoluta que, cientificamente, demonstrarão que o jogador precisa de quatro dias para ter uma recuperação completa. Não será esse ano”, afirmou o técnico.
Antes de encarar o Vitória, o Flamengo havia enfrentado o Internacional na quarta-feira (20). Assim, o intervalo entre os dois compromissos garantiu o período de quatro dias de recuperação, exatamente o que Filipe Luís defende como ideal para que os atletas atinjam o máximo rendimento.
O Flamengo não deu chances ao adversário. Com apenas dois minutos de jogo, o placar já mostrava 2 a 0, com gols de Samuel Lino e Pedro. Ainda no primeiro tempo, Arrascaeta ampliou. Na etapa final, o Rubro-Negro acelerou e construiu a goleada histórica: Pedro (duas vezes), Lino, Luiz Araújo e Bruno Henrique fecharam a vitória por 8 a 0.
Após o resultado, o torcedor já projeta o próximo compromisso. O Flamengo terá novamente quatro dias de descanso antes de enfrentar o Grêmio, no domingo (31), às 16h (de Brasília), pela 22ª rodada do Brasileirão. O Mengão é o líder isolado da competição com 46 pontos, quatro a mais do que o segundo colocado, o Palmeiras.
Atacante contribuiu com dois gols e três assistências na estrondosa goleada do Mengão sobre o Leão e ganhou carinho dos torcedores
26 Ago 2025 | 18:00 |
Na noite desta segunda-feira (25), o Flamengo escreveu mais um capítulo histórico no Maracanã. Pela 21ª rodada do Brasileirão, o Rubro-Negro goleou o Vitória por 8 a 0 diante de um estádio lotado. Um dos grandes nomes da partida foi Samuel Lino, que participou diretamente de cinco gols e foi eleito o ‘Craque da Torcida’.
O clube abriu votação em suas plataformas digitais para que os torcedores escolhessem o melhor em campo. Com 53,9% dos votos, Samuel Lino superou concorrentes de peso como Pedro, Arrascaeta e Bruno Henrique. O camisa 16 foi decisivo com dois gols e três assistências.
Resultado da votação:
Logo aos dois minutos, Samuel Lino abriu o placar para o Flamengo. Ainda no primeiro tempo, serviu Arrascaeta no terceiro gol. Na etapa final, manteve o ritmo: deu assistência para Pedro ampliar, marcou mais uma vez após passe de Varela e, pouco depois, voltou a acionar o camisa 9 para selar sua quinta participação direta no placar.
Depois da goleada, o Flamengo foca no duelo contra o Grêmio, válido pela 22ª rodada do Brasileirão. O jogo será no próximo domingo (31), às 16h (de Brasília), novamente no Maracanã. O Mais Querido é o líder isolado da competição com 46 pontos, quatro a mais que o Palmeiras, segundo colocado.
Filipe Luís dá descanso a elenco do Flamengo após goleada sobre o Vitória
26 Ago 2025 | 15:28