Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

FLAMENGO ULTRAPASSA A MARCA DE 1 MILHÃO DE INGRESSOS VENDIDOS EM 2024

Rubro-negro estabelece novo recorde de público no campeonato brasileiro

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Flamengo atingiu um marco significativo em 2024 ao ultrapassar a marca de 1 milhão de ingressos vendidos como mandante. Com uma audiência de 60.127 espectadores no confronto contra o Criciúma, que se tornou o recorde de público do Brasileirão 2024, o Rubro-Negro acumulou um total de 1.058.499 torcedores em 21 partidas na temporada. Esse número inclui 19 jogos no Maracanã, um na Arena da Amazônia e outro no Mané Garrincha, que sediou a partida do último sábado.

Assim como no ano passado, o Flamengo é o primeiro clube brasileiro a alcançar essa marca em 2024. O São Paulo também está próximo de atingir um número expressivo, com 908.172 pagantes em 20 jogos no Morumbi ao longo da temporada, conforme informações do site GE.


O Rubro-Negro lidera a média de público no Brasil em 2024, com uma média de 50.405 espectadores por jogo, e também é o clube com a maior média de público no Campeonato Brasileiro, com 51.235 torcedores por partida. O confronto que atraiu o maior público foi Flamengo 1 x 0 Nova Iguaçu, que garantiu o 38º título carioca do clube. A partida contou com a presença de 60.490 pagantes, o maior público do futebol brasileiro nesta temporada.



CÁLCULO DE PÚBLICO

O número de pagantes é calculado com base na quantidade de ingressos vendidos e utilizados, conforme indicado no borderô do jogo. Esse total é obtido somando a quantidade de ingressos que geraram receita ou subtraindo o público total pelos ingressos utilizados que não geraram arrecadação.


Futebol

Confira os prazos para o Flamengo inscrever jogadores nas competições

Mengão ainda pode contratar atletas que estão sem contrato no momento

Reprodução/Flamengo
Reprodução/Flamengo

  |

Icon Comentário0

A grave lesão que afastou Pedro da temporada 2024 fez a diretoria do Flamengo considerar a possibilidade de contratar um substituto livre no mercado. Saiba quais são os prazos para o Mais Querido inscrever jogadores. Nenhum time pode contratar jogadores vinculados a outros clubes, nem mesmo no mercado brasileiro. Além disso, o jogador em questão deve ter se tornado agente livre até 2 de setembro, quando a janela de transferências se encerrou. Qualquer rescisão após essa data impede que o atleta jogue ainda em 2024.

Com isso em mente, veja abaixo os prazos para inscrição de reforços nas três competições que o Flamengo disputa até o fim da temporada. As informações foram divulgadas primeiramente pelo ‘GE’.


Para atuar na Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores

Caso o Flamengo regularize um reforço até 9 de setembro, ele poderá ser inscrito nas três competições. Na Copa do Brasil, o jogador só poderá entrar a partir da semifinal, se o Flamengo avançar, já que as quartas de final estão em andamento. O prazo final para a inscrição é 9 de setembro.

Para jogar as quartas de final da Libertadores, o reforço teria que ser uma das três trocas permitidas, competindo com jogadores como Alcaraz, Alex Sandro, Gonzalo Plata e o lesionado Michael. As mudanças devem ser feitas até 13 de setembro. Já no Brasileirão, o reforço pode ser inscrito até 20 de setembro. Cada clube tem direito a fazer até oito trocas nos 50 jogadores que devem ser inscritos até 9 de setembro.


Contratação após 9 de setembro

Se o Flamengo contratar o jogador após 9 de setembro, ele ficará automaticamente fora da Copa do Brasil, mas ainda poderá jogar as outras competições. Nesse cenário, as regras para jogar as quartas de final da Libertadores e o Brasileirão seguem as mesmas dos prazos de 13 e 20 de setembro, respectivamente.

Contratação após 13 de setembro

Se o reforço for contratado depois dessa data, ele ficará fora tanto da Copa do Brasil quanto das quartas de final da Libertadores. No entanto, ainda poderia ser inscrito no torneio continental, caso o Flamengo avance para a semifinal, e no Brasileirão. Na Libertadores, os times que chegarem à semifinal podem fazer suas últimas três trocas de jogadores até 18 de outubro, o prazo final da Conmebol.

Contratação após 20 de setembro

Se o reforço chegar após essa data, ele não poderá ser inscrito na Copa do Brasil nem no Brasileirão. Restaria apenas a possibilidade de jogar a Libertadores, caso o Flamengo chegue à semifinal, respeitando o prazo de 18 de outubro. Se o Flamengo conquistar a Libertadores, o reforço ainda poderá ser inscrito no Mundial de Clubes em dezembro.



Futebol

Por que Flamengo tem direito a indenização após lesão de Pedro? Entenda

Fifa possui programa de proteção a clubes que paga até R$ 46,8 milhões por jogador lesionado

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

O prejuízo técnico do Flamengo com a lesão de Pedro, que rompeu o ligamento do joelho esquerdo durante treino da seleção e só retorna em 2025, ainda é imensurável e difícil de prever se será reparado. Mas a compensação financeira está garantida. Por regulamento, o clube tem garantido o direito a uma indenização pelo período que ficará sem o atleta. E quem deve pagar é a Fifa.

A entidade máxima do futebol possui um Programa de Proteção de Clubes. Ele funciona justamente como uma espécie de seguro para reparar as agremiações quando perdem seus jogadores por lesão nos chamados períodos de Data Fifa, em que são obrigadas a ceder seus atletas para as seleções.


A indenização pode chegar a um valor máximo de 7,5 milhões de euros (R$ 46,8 milhões) por ano e por jogador. O valor exato é calculado com base no salário fixo do atleta. O período em que ele está "segurado" pela Fifa começa na data de viagem para apresentação à seleção e vai até o término do dia em que sua participação chega ao fim.


Para o clube ter direito à indenização, o período de ausência do atleta lesionado precisa ser de, no mínimo, 28 dias devidamente comprovado por atestado. Além disso, precisa preencher toda a documentação e comunicar a empresa seguradora delegada pela FIFA num prazo de 28 dias contados a partir da contusão.

Além do programa de proteção, o Regulamento sobre Status e Transferências de Jogadores (RSTP, na sigla em inglês) da Fifa indica que o clube empregador deve contratar um seguro à parte. Ele deve respaldá-lo de uma eventual lesão do atleta durante o período em que estiver com sua seleção.


Mas e a CBF? A entidade não tem nenhuma obrigação com os clubes? No que diz respeito à lesão, não. Mas, pela Lei Geral do Esporte, ela precisa compensar o empregador pelo período em que seu jogador estiver à disposição da seleção.


Futebol

Márcio Braga critica gestão Landim: “Querem que o Flamengo vire SAF”

No lançamento da candidatura de MGM, o ex-Presidente do Mais Querido não poupou palavras sobre o atual mandatário e seu grupo

Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

  |

Icon Comentário0

Nesta quinta-feira (5), Maurício Gomes de Mattos (MGM) lançou oficialmente sua candidatura à presidência do Flamengo em um evento que contou com a presença de apoiadores como Eduardo Bandeira de Mello e Márcio Braga. Durante o evento, Márcio Braga, ex-presidente do clube, fez críticas à gestão atual, liderada por Rodolfo Landim, destacando questões como a possível adoção da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e a compra do terreno para o novo estádio.

Braga criticou abertamente a forma como a atual diretoria tem conduzido o projeto do novo estádio para o Flamengo. Além disso, ele alegou que a administração de Landim tem planos de implantar a SAF no clube, mas demonstrou confiança de que, com MGM à frente, essa medida será evitada.

O que estão armando para nós no Flamengo é inaceitável, estão nos enganando. Eu sou tabelião na cidade do Rio de Janeiro há 67 anos e eu não compraria um terreno que eu não pudesse ter a escritura e não pudesse registrar. Não se faz isso, estão enganando a gente. Nós queremos um estádio, o Flamengo merece ter um estádio, mas sem um projeto econômico-financeiro claro para a sua construção, isso não se faz”, disse Márcio Braga, antes de continuar.


“Na reunião do conselho deliberativo, aquele que tem sido o articulador financeiro do Flamengo na atual gestão, o Rodrigo Tostes, um excelente rubro-negro, chegou perto de mim e falou: “não vou votar, o Flamengo não vai aguentar isso”. É um perigo o que estamos vivendo, não tenham a menor dúvida do que estou dizendo. A verdade é que estão preparando uma situação para que o Flamengo se torne inviável e, com isso, vire uma SAF. É isso que eles desejam, mas o Maurício não vai deixar que isso aconteça”, concluiu o ex-presidente.


Com seis mandatos como presidente do Flamengo (1977-1978, 1979-1980, 1987-1988, 1991-1992, 2004-2006, 2007-2009), Márcio Braga expressou o que espera para o futuro do Rubro-Negro sob a liderança de Maurício Gomes de Mattos, caso ele assuma o comando do clube.

“Que ele recupere a alegria de ser rubro-negro, que tenha a animação do Flamengo. Que tenha a alegria desta nossa gente maravilhosa, que coloque o trio-elétrico na rua e desça a avenida campeão, campeão e campeão.”, disse o ex-dirigente.



envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

Márcio Braga critica gestão Landim: “Querem que o Flamengo vire SAF”

 

Icon Comentário0
Futebol

Pedro seria a solução anti-retranca de Dorival para o confronto da Seleção Brasileira diante do Equador

 

Icon Comentário0
Futebol

Astronômico! Veja pedida salarial de Memphis Depay, que interessa ao Flamengo

 

Icon Comentário0