FlaBasquete

Forte desde o início, Flamengo vence Brasília pelo NBB

Destaque para Franco Balbi e Shaq Johnson, que comandaram o ataque com agressividade e eficiência, além de Ruan Miranda, que foi um pilar defensivo no jogo

o Rubro-Negro não deu chances ao rival e controlou as ações do início ao fim, com uma atuação maiúscula das suas principais peças. Foto: Paula Reis/CRF
o Rubro-Negro não deu chances ao rival e controlou as ações do início ao fim, com uma atuação maiúscula das suas principais peças. Foto: Paula Reis/CRF

  |

Icon Comentário0

Na noite desta terça-feira, o Flamengo venceu o Brasília por 88 a 79, na Arena BRB, na capital federal, e alcançou sua 25ª vitória em 32 partidas na fase classificatória do Novo Basquete Brasil (NBB). Em um clássico que já decidiu títulos e marcou época no início da última década, o Rubro-Negro não deu chances ao rival e controlou as ações do início ao fim, com uma atuação maiúscula das suas principais peças.



Destaque para Franco Balbi e Shaq Johnson, que comandaram o ataque com agressividade e eficiência, além de Ruan Miranda, que foi um pilar defensivo durante toda a partida, ajudando a neutralizar as investidas da equipe brasiliense, além de contribuir com 17 pontos.


Agora, restam apenas dois compromissos na fase classificatória antes do início dos playoffs: no domingo (13), contra o Bauru, e na terça-feira (15), diante do Franca – ambos fora de casa. Mas antes da bola subir para fase mata-mata da competição nacional, o Mais Querido tem pela frente o tão aguardado Final Four da Basketball Champions League Americas (BCLA), que será disputado no Rio de Janeiro.


O JOGO

1º Quarto

Depois de uma sequência de jogos em que o Flamengo só encontrava seu melhor ritmo no terceiro quarto, o time reforçava a necessidade de “começar forte”. A promessa de um início mais ligado se cumpriu desde o primeiro segundo nesta terça-feira: o time entrou com ótima postura, especialmente na defesa, e não permitiu que o Brasília sequer respirasse nos primeiros minutos. Foram mais de três minutos sem sofrer pontos e uma corrida de 7 a 0 no placar, dando o tom de uma atuação sólida desde o início — como vinha sendo cobrada pelo elenco e pela comissão técnica nas últimas rodadas. Alexey e Gui Deodato puxaram a pontuação até o fim do quarto, que acabou com vitória parcial do FlaBasquete por 20 a 15.

2º Quarto

Franco Balbi entrou em quadra e colocou a bola embaixo do braço: sete pontos em sequência pro armador argentino no começo do quarto e pedido de tempo do adversário. O Flamengo vencia por 27 a 19. O Brasília esboçou uma reação, mas o Orgulho da Nação estava ligado nos dois lados da quadra. Com um fim de primeira etapa impecável, que contou com uma cesta de Shaq Johnson no estouro do relógio, o Mengão foi pro vestiário vencendo por 43 a 27.

3º Quarto

O destaque silencioso da partida era Ruan Miranda. Com 13 pontos e 5 rebotes até este ponto, ele também era o grande nome da defesa rubro-negra, protegendo o aro como ninguém. Só no terceiro quarto, foram dois tocos para o jovem pivô. Ofensivamente, quem estava em noite iluminada era Shaq Johnson. Afiado nos arremessos, o americano teve aproveitamento de 60% nas bolas de três. O terceiro quarto terminou como o segundo começou: desfile de Franco Balbi, que anotou mais cinco pontos em sequência: Flamengo 66 x 53 Brasília.

4º Quarto

O último período viu um Brasília super agressivo, com ótimo aproveitamento da linha de três. Quando parecia que os donos da casa não erravam mais, os jogadores mais experientes do rubro-negro souberam diminuir o ritmo, reduzir o número de posses e garantir a vitória na bagagem de volta para o Rio de Janeiro. Fim de jogo. Flamengo 88, Brasília 79.

PRÓXIMO DESAFIO

O Orgulho da Nação volta à quadra no próximo domingo (13) para enfrentar o Bauru, às 18h, no interior paulista, pela penúltima rodada da fase regular do NBB.


FlaBasquete

Confira os confrontos dos playoffs das quartas de final do NBB

A nova fase será disputada em série melhor de cinco a partir desta sexta-feira (9); o Flamengo estreia no sábado (10), contra o Corinthians

A nova fase será disputada em série melhor de cinco a partir desta sexta-feira (9); o Flamengo estreia no sábado (10) ( Reprodução/ Flamengo)
A nova fase será disputada em série melhor de cinco a partir desta sexta-feira (9); o Flamengo estreia no sábado (10) ( Reprodução/ Flamengo)

  |

Icon Comentário0

Na tarde do último domingo (4), foram definidos os playoffs das quartas de final do NBB 2024/25, após a classificação do Pinheiros diante do Unifacisa no jogo cinco das oitavas.


Desse modo, a equipe paulista se juntou ao Minas, Vasco, Flamengo, Corinthians, São Paulo, Bauru e Franca, que já estavam classificados com antecedência.


A série de quartas de final será disputada em melhor de cinco partidas, assim como as oitavas, já a partir desta sexta-feira (8). A equipe de melhor campanha começa jogando fora, depois faz dois jogos seguidos em casa. O quarto duelo, caso necessário, ocorre na casa do clube com pior campanha. Já o quinto e decisivo confronto terá como mandante quem tem o melhor desempenho.


CONFRONTOS DAS QUARTAS DE FINAL

Minas (1º) x Vasco (8º)


Jogo 1: 9 de maio, sexta, 20h: Vasco x Minas – São Januário (sportv)

Jogo 2: 12 de maio, segunda, 19h: Minas x Vasco – Arena UniBh (sportv)

Jogo 3: 14 de maio, quarta, 19h: Minas x Vasco – Arena UniBh (sportv)

Jogo 4 (se necessário): 17 de maio, sábado, 13h: Vasco x Minas – a definir (sportv)

Jogo 5 (se necessário): 20 de maio, terça, 19h: Minas x Vasco – Arena UniBh (sportv)

Bauru (5º) x São Paulo (13º)

Jogo 1: 9 de maio, sexta, 20h30: São Paulo x Bauru – Morumbi (YouTube NBB)

Jogo 2: 12 de maio, segunda, 19h30: Bauru x São Paulo – Panela de Pressão (UOL)

Jogo 3: 14 de maio, quarta, 21h: Bauru x São Paulo – Panela de Pressão (ESPN)

Jogo 4 (se necessário): 17 de maio, sábado, 17h: São Paulo x Bauru – Morumbi (Cultura)

Jogo 5 (se necessário): 20 de maio, terça, a definir: Bauru x São Paulo – Panela de Pressão (a definir)

Chaveamento 2 (os times da esquerda têm melhor campanha)

Flamengo (2º) x Corinthians (10º)

Jogo 1: 10 de maio, sábado, 11h: Corinthians x Flamengo – Wlamir Marques (ESPN)

Jogo 2: 13 de maio, terça, 20h15: Flamengo x Corinthians – Tijuca (ESPN)

Jogo 3: 15 de maio, quinta, 18h30: Flamengo x Corinthians – Tijuca (YouTube NBB)

Jogo 4 (se necessário): 18 de maio, domingo, a definir: Corinthians x Flamengo – Wlamir Marques (a definir)

Jogo 5 (se necessário): 21 de maio, quarta, a definir: Flamengo x Corinthians – Tijuca (a definir)

Franca (3º) x Pinheiros (6º)

Jogo 1: 10 de maio, sábado, 15h: Pinheiros x Franca – Henrique Villaboim (TV Cultura)

Jogo 2: 13 de maio, terça, 19h: Franca x Pinheiros – Pedrocão (YouTube NBB)

Jogo 3: 15 de maio, quinta, 20h: Franca x Pinheiros – Pedrocão (YouTube NBB)

Jogo 4 (se necessário): 18 de maio, domingo, a definir: Pinheiros x Franca – Henrique Villaboim (a definir)

Jogo 5 (se necessário): 21 de maio, quarta, a definir: Franca x Pinheiros - Pedrocão (a definir)

ESTREIA DO FLAMENGO

Assim, o Flamengo estreia nas quartas de final do NBB no próximo sábado (10), às 11h, no ginásio Wlamir Marques, em São Paulo. O Mais Querido irá em busca de mais um título da competição nacional.


FlaBasquete

Confira datas e horários de jogos entre Flamengo x Corinthians pelas quartas de final do NBB

O Mais Querido encara a equipe paulista nesta próxima fase da competição, onde busca o oitavo título do torneio nacional; primeiro jogo será no dia 10 de maio

O Flamengo encara o Corinthians nesta próxima fase da competição, onde busca o oitavo título do torneio (Reprodução/ Flamengo)
O Flamengo encara o Corinthians nesta próxima fase da competição, onde busca o oitavo título do torneio (Reprodução/ Flamengo)

  |

Icon Comentário0

Após garantir vaga nas quartas de finais do NBB, o Flamengo encara agora o Corinthians em série melhor de cinco. Assim, o Orgulho da Nação visita a equipe paulista no próximo sábado (10), pelo primeiro confronto da competição.


Segundo o regulamento do NBB, tanto nas quartas quanto nas semifinais e final, os jogos serão disputados em séries melhor de cinco. Destacando que o Flamengo avançou após superar em 3 a 1 o Caxias do Sul nas oitavas de final do torneio nacional. Já o Corinthians venceu o União Corinthians.


DATAS DOS PALY-OFFS


Assim, o segundo confronto entre Flamengo e Corinthians acontecerá na terça-feira (13), às 20h15, no Rio de Janeiro. A série segue com o terceiro jogo na quinta-feira (15), também Rio, às 18h30. Caso necessário, o quarto duelo será no dia 18 de maio (domingo), com horário a ser definido, em São Paulo.

Já o jogo cinco da série está previsto para o dia 21 de maio (quarta-feira), também com horário a ser definido. Campeão da Copa Super 8 e da Champions League das Américas (BCLA), o Mais Querido busca completar o calendário nacional com o título do NBB.


EM BUSCA DO OITAVO TÍTULO

Na atual temporada, o Flamengo busca o oitavo título do NBB. Lembrando que a última conquista aconteceu na temporada 2020/21, quando o Rubro-Negro derrotou o São Paulo por 3 a 0 na decisão. Além disso, o Mais Querido também levantou o troféu em outras seis ocasiões: 2008/09, 2012/13, 2013/14, 2014/15, 2015/16 e 2018/19.


FlaBasquete

Flabasquete tem adversário definido para as quartas do NBB - confira

Com a vaga garantida, o Corinthians será o adversário do time rubro-negro nas quartas do Novo Basquete Brasil; datas ainda serão divulgadas pela liga

Flamengo enfrenta o Corinthians nas quartas do NBB após vitória do time paulista sobre o União Corinthians por 79 a 72 - foto: reprodução
Flamengo enfrenta o Corinthians nas quartas do NBB após vitória do time paulista sobre o União Corinthians por 79 a 72 - foto: reprodução

  |

Icon Comentário0

A equipe do Flamengo conheceu neste sábado (3) o adversário que enfrentará nas quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB). Será o Corinthians, que confirmou a classificação após vencer o União Corinthians por 79 a 72, encerrando a série melhor de cinco em 3 a 1. O embate entre as equipes ainda não tem datas definidas pela organização do campeonato.


Apesar de um início desfavorável, com desvantagem de 18 pontos no primeiro quarto (26 a 8), o Corinthians se reergueu na partida e virou o placar ainda no segundo período, fechando em 41 a 36. O confronto seguiu equilibrado, com o União Corinthians retomando a liderança no terceiro quarto, mas os paulistas se impuseram no último período e selaram a vitória por 79 a 72.


MELVIN JOHNSON BRILHA PELO CORINTHIANS


Melvin Johnson foi o principal nome do Corinthians na partida, contribuindo com 22 pontos. Já o destaque individual da noite veio da equipe eliminada: Duane Johnson anotou 23 pontos pelo União e foi o cestinha do jogo. A atuação do alvinegro garantiu a classificação e prepara o cenário para o confronto contra o Mais Querido nas quartas.

Com a classificação do Corinthians, cinco equipes já têm presença assegurada nas quartas: Flamengo, Franca, Minas, Vasco e agora o Alvinegro. Os duelos começam a tomar forma. O Franca aguarda o vencedor entre Unifacisa e Pinheiros, enquanto Minas e Vasco fazem confronto direto. Do outro lado da chave, os classificados São Paulo ou Brasília e Bauru ou Paulistano definirão os últimos emparelhamentos.


FLAMENGO BUSCA DOMINAR O CENÁRIO NACIONAL

Campeão da Copa Super 8 e da BCLA, o Flamengo segue em busca do título do NBB para completar a temporada perfeita no basquete nacional. Antes de sonhar com a final, terá que passar pelo Corinthians nas quartas de final, em série novamente definida em melhor de cinco jogos. 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


FlaBasquete vence Caxias e garante vaga nas quartas de final do NBB com autoridade
FlaBasquete

FlaBasquete vence Caxias e garante vaga nas quartas de final do NBB com autoridade

 

Icon Comentário0
Flamengo informa situação de Gallizzi após jogador se lesionar em vitória no NBB
FlaBasquete

Flamengo informa situação de Gallizzi após jogador se lesionar em vitória no NBB

 

Icon Comentário0
Caxias do Sul x Flamengo: onde assistir ao vivo e horário - Jogo 4 oitavas NBB
FlaBasquete

Caxias do Sul x Flamengo: onde assistir ao vivo e horário - Jogo 4 oitavas NBB

 

Icon Comentário0