
Futebol
|
Na segunda-feira (22), o Flamengo perdeu o 2º jogo do Brasileirão Feminino, desta vez contra o Cruzeiro em Minas Gerais. O jogo foi marcado por uma atitude de solidariedade das atletas para com o compatriota Vinicius Junior que foi alvo mais uma vez de cânticos racistas em jogo da La Liga.
Após a derrota a jogadora do Flamengo Rayanne, usou as suas redes sociais para falar um pouco sobre o racismo no mundo do futebol. A camisa 94 apelou ao fim de atitudes racistas, expondo um pouco da sua experiência como mulher negra jogando futebol:
“Eu poderia falar sobre inúmeras vezes que me olharam ou me trataram diferente por eu ser uma mulher negra retinta e jogadora de futebol. É importante a gente parar de neutralizar essa perseguição que nos diminui todos os dias como se não fossemos dignos, como se fossemos uma pessoa qualquer em um país onde somos a maioria e que a cada 23 minutos morre um negro, até quando vamos ter que resistir? me entristece saber que isso chegou até no futebol onde não acontece a descriminalização de atitudes vindo da arquibancada chamar alguém de macaco não é ofensa, É CRIME. Lutamos muito para chegar onde chegamos, é uma história de décadas, os brancos não entenderiam. Estamos cansados, estou cansada, Vinícius Júnior está cansado!”.
No Brasileiro Feminino, o Flamengo ocupa a segunda colocação com os mesmos 28 pontos do líder Corinthians. Restando três rodadas para o fim da fase classificatória, o Rubro-Negro afinal encara Palmeiras, Corinthians e Internacional, respectivamente. As meninas rubro-negras, aliás, já estão classificadas para a próxima fase.
Mengão volta às atividades no Ninho do Urubu nesta segunda-feira (12) focado no duelo importante pela Liberta contra os Albos
|
Após vencer o Bahia por 1 a 0 no último sábado (10), no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, o elenco do Flamengo ganhou folga no domingo (11) e se reapresenta nesta segunda-feira (12), no Ninho do Urubu. O foco agora é total na preparação para o duelo decisivo contra a LDU, pela Libertadores.
A reapresentação está marcada para a manhã desta segunda, quando o técnico Filipe Luís dará início aos trabalhos visando o confronto de quinta-feira (15), também no Maracanã, válido pela quinta rodada da fase de grupos da competição continental.
O gol da vitória sobre o Bahia foi marcado logo aos sete minutos do primeiro tempo. Michael cruzou da esquerda e Arrascaeta apareceu livre na área para cabecear e garantir os três pontos para o Rubro-Negro. Com o resultado, o Mengão chegou a segunda colocação no Brasileirão, atrás apenas do líder Palmeiras.
Agora, o Flamengo precisa vencer a LDU para manter vivas as chances de classificação às oitavas de final da Libertadores. O time ocupa atualmente a terceira colocação do Grupo C, com cinco pontos. Já a equipe equatoriana lidera a chave com oito, mesmo número do Central Córdoba (ARG), mas com vantagem no saldo de gols.
O confronto está marcado para quinta-feira (15), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. A vitória é fundamental para que o Rubro-Negro siga na briga pela vaga no mata-mata da competição. Um triunfo com mais de um gol pode ser vital para as intenções do Flamengo devido ao critério de desempate do saldo de gols.
Volante deixou o jogo diante do Bahia após sentir dores na parte posterior da coxa direita e pode desfalcar o Mengão diante da LDU na Liberta
|
Pressionado a vencer os dois últimos jogos da fase de grupos da Libertadores para buscar a vaga nas oitavas de final, o Flamengo encara a LDU nesta quinta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, com um provável desfalque de peso: Erick Pulgar.
O volante chileno deixou o campo lesionado durante a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, no último sábado (10), e passou por exames na coxa direita no domingo. O clube ainda aguarda o diagnóstico final, mas a tendência é que o camisa 5 seja ausência diante dos equatorianos.
A situação se complica com a lesão de Allan, que também saiu machucado na mesma partida. Diante disso, o técnico Filipe Luís precisa encontrar alternativas para o meio de campo. Veja as principais opções:
Substituiu Pulgar contra o Bahia e é o reserva imediato da posição. Com 22 anos, já enfrentou a LDU como titular no empate por 0 a 0 em Quito, mas não convenceu na derrota por 2 a 1 para o Central Córdoba, quando foi substituído no intervalo. Apesar de contar com a confiança de Filipe Luís, ainda não transmite segurança à torcida.
Apesar de estar suspenso no Brasileirão, o capitão rubro-negro pode atuar normalmente na Libertadores. Já foi recuado para a função de volante, como aconteceu após a saída de Allan no último jogo. No entanto, Gerson e De La Cruz têm características mais ofensivas e não costumam atuar como primeiros volantes.
Zagueiro de origem, Léo Ortiz já atuou como volante na época em que trabalhou com Tite e agradou. É uma opção de improviso, assim como Danilo, que também desempenhou a função algumas vezes na Juventus. No entanto, Filipe Luís tem evitado improvisações em 2025.
Outra alternativa é escalar Danilo ou até Alex Sandro como terceiro zagueiro, formando uma linha de três defensores e liberando Ayrton Lucas para atuar como ala. Embora ainda não tenha utilizado essa formação em jogos oficiais nesta temporada, Filipe Luís já testou a linha de três zagueiros nos treinos.
O Flamengo, atualmente em terceiro lugar no Grupo E da Libertadores, precisa vencer a LDU e o Millonarios para seguir com chances reais de classificação.
Técnico busca reforçar o Galo para a sequência da temporada e vê em ex-Mengão o jogador ideal para o modelo de jogo do clube
|
O volante Willian Arão está próximo de deixar o Panathinaikos, da Grécia. Com contrato válido até o fim de junho, o ex-jogador do Flamengo ainda não renovou com o clube grego e já desperta interesse no mercado brasileiro.
De acordo com o portal 'RTI Esporte', o Atlético-MG é o principal interessado na contratação. O técnico Cuca, inclusive, teria dado o aval para a chegada do meio-campista. O Galo planeja oferecer um contrato de dois anos, com salário elevado, para convencer Arão a retornar ao Brasil. Apesar disso, o jogador de 33 anos ainda demonstra interesse em permanecer no futebol europeu.
Bahia e Santos também monitoram a situação do volante, que está fora do país desde 2022, quando trocou o Flamengo pelo Fenerbahçe, da Turquia, a pedido de Jorge Jesus. Desde então, Arão também atuou pelo próprio Panathinaikos.
Willian Arão teve passagem marcante pelo Flamengo, onde atuou entre 2016 e 2022. No período, somou 377 partidas, com 216 vitórias, 84 empates e 77 derrotas, além de 35 gols marcados. Foi campeão da Libertadores (2019), do Brasileirão (2019 e 2020), da Copa do Brasil (2022), além de títulos estaduais e continentais.
Antes do Flamengo, Arão vestiu as camisas de Portuguesa, Chapecoense, Corinthians e Botafogo, mas foi no Rubro-Negro que viveu o auge da carreira. Após deixar o Mengão, Arão foi também campeão da Copa da Turquia com o Fenerbahçe e da Copa da Grécia.