![Cria do ninho é só elogios a Filipe Luís: 'Acreditou muito em mim'](/storage/media-items/images/2025/02/guilherme-flamengo-cuiaba-gol-1024x576_20250208071013.webp)
Futebol
|
Gabigol e Libertadores formam equação de grande sucesso no Flamengo. Juntos, participaram da competição cinco vezes, foram a três finais e a conquistaram duas vezes. Adivinha quem fez os quatro gols do clube nas decisões? O camisa 10, que é o maior artilheiro dentre os brasileiros que disputaram a corrida pela taça mais cobiçada da América do Sul.
Com 31 gols (um pelo Santos e os demais pelo Flamengo), Gabigol está a seis dos uruguaios Fernando Morena e Pedro Rocha, que dividem a segunda colocação no ranking geral. Questionado se a vice-liderança geral é uma meta alcançável já para a Libertadores de 2024, o ídolo está certo que sim, mas deixa claro que precisa de mais oportunidades. Na atual temporada, foi titular apenas duas vezes. No ano passado, não começou nenhuma partida com Tite.
"Acho possível, espero que isso aconteça, sabendo que a gente tem que jogar o maior número de jogos possível para isso acontecer. E também tenho 28 anos (na verdade faz 28 somente em agosto). Então, caso eu fique no Flamengo ou fique no Brasil, isso vai acontecer naturalmente", disse em entrevista gravada durante Content Day, da Conmebol Libertadores.
Ainda na entrevista à Conmebol, Gabigol foi perguntado se acredita na possibilidade de tirar os 23 gols de diferença em relação ao equatoriano Alberto Spencer, líder absoluto, com 54 anotados e ídolo do Peñarol. Afirmou que pensa, sim, no topo, mas novamente condicionou a meta a uma permanência no futebol brasileiro.
"Claro que é inevitável você mirar isso, tenho mais esse ano de contrato. Não sei como vai ser. Caso eu fique no Brasil, acho que é possível. Tudo é uma questão de adaptação, de poder jogar junto com o time e poder chegar o mais longe possível. Sempre a meta é ser campeão" prosseguiu Gabigol, que tem contrato com o Flamengo até dezembro.
Sobre a tentativa de ser goleador da Libertadores pela terceira vez - conseguiu em 2019 e 2021 -, insistiu que precisa de mais minutos, porém tratou de colocar as metas coletivas em primeiro plano.
Atacante está na mira do fundo da Arábia Saudita para ser ‘garoto propaganda’ da Copa do Mundo de 2034 e clube merengue quer se precaver
|
O Real Madrid deu início às tratativas para renovar o contrato de Vini Jr, cria do Flamengo. O vínculo atual do atacante foi firmado em outubro de 2023, com validade até junho de 2027 e cláusula rescisória de 1 bilhão de euros (cerca de R$ 6 bilhões). Após ser eleito o melhor jogador do mundo no FIFA The Best de 2024, as conversas para a renovação ganharam força. A informação é do portal ‘The Athletic’.
Segundo o portal ‘GE’, o contrato com mais de dois anos de vigência traz tranquilidade, permitindo que Vinicius não tenha pressa para formalizar a renovação. As discussões estão em estágio inicial, com ambas as partes apresentando seus interesses, e as negociações devem se prolongar.
Além da valorização, uma renovação contratual representaria maior segurança sobre o futuro de Vini Jr no Real Madrid, especialmente considerando o interesse persistente do governo da Arábia Saudita em contar com o jogador.
Os planos do Fundo Público de Investimento saudita (PIF) incluem não apenas contratar Vini Jr como jogador, mas também nomeá-lo embaixador da Copa do Mundo de 2034, que será realizada na Arábia Saudita. Mesmo resistindo às ofertas da janela de transferências do meio de 2024, ainda há incerteza sobre seu destino.
Aos 24 anos, Vinicius Junior acumula 17 gols e nove assistências em 28 partidas nesta temporada. Contudo, uma leve lesão muscular e diversas suspensões—com 11 cartões amarelos e um vermelho na temporada 2024/25—afetaram seu ritmo nos últimos dois meses.
Esses desafios, aliados ao crescimento de Mbappé e Rodrygo, aumentaram a pressão sobre Vinicius, que já enfrentava um ambiente hostil na Espanha devido a repetidos casos de racismo em estádios.
Os próximos dois jogos serão cruciais para definir o ambiente em torno do brasileiro no clube: o confronto contra o Atlético de Madrid, neste sábado, pela liderança do Campeonato Espanhol, e o duelo contra o Manchester City, na próxima terça-feira, pelas oitavas de final da Champions League.
Mengão joga neste sábado (9) diante do tricolor pela 9ª rodada do Campeonato Estadual e pode alcançar a primeira colocação na tabela
|
O sábado (8) reserva um grande clássico pelo Campeonato Carioca. O Flamengo enfrenta o Fluminense no Maracanã, em um duelo que, apesar de ser disputado no estádio onde o Fla costuma mandar seus jogos, têm o Tricolor como mandante. Além da rivalidade em campo, a partida também marca os seis anos da triste Tragédia do Ninho do Urubu.
Caso vença o clássico, o Flamengo pode chegar a primeira colocação da Taça Guanabara do Campeonato Carioca. O Rubro-Negro está com 13 pontos, três atrás do líder, Volta Redonda, mas com um jogo a menos que o time da cidade do aço. Caso fique com o mesmo número de pontos, o Mengão ultrapassa o Voltaço devido ao critério de desempate do saldo de gols: +12 do Mais Querido e +1 do Volta Redonda.
Retrospecto recente do Fla-Flu
Nos últimos dez encontros entre as equipes, o Rubro-Negro levou a melhor em quatro oportunidades, enquanto o rival venceu apenas duas vezes. Os outros quatro duelos terminaram empatados.
O Flamengo chegou a acumular uma invencibilidade de oito partidas no confronto direto, mas acabou derrotado por 2 a 0 no último clássico, válido pelo segundo turno do Brasileirão 2024. Esse jogo, inclusive, ficou marcado como a única derrota de Filipe Luís desde o início de sua trajetória como técnico profissional.
No histórico geral, o Fla também tem vantagem: são 140 vitórias, 123 empates e 121 derrotas em 384 partidas disputadas. O número de gols também evidencia um clássico movimentado, com 540 tentos a favor e 492 contra.
O Jogo e Transmissão
Os torcedores terão três opções do Grupo Globo para acompanhar Flamengo x Fluminense. O SporTV e o Premiere transmitem o clássico na TV fechada, enquanto a Globo exibe a partida na TV aberta. O jogo tem início às 16h30 (horário de Brasília), e basta sintonizar em uma dessas opções no horário marcado para não perder nenhum lance.
Volante, ex-Mengão, pode ser titular no confronto contra o Blackburn, tradicional clube inglês, fora de casa neste domingo (9)
|
Neste domingo (9), João Gomes retorna aos gramados pela Copa da Inglaterra. O Wolves enfrenta o Blackburn às 09h30 (horário de Brasília), no Ewood Park, pela quarta fase do torneio. Confira abaixo onde assistir ao confronto entre Blackburn e Wolverhampton.
Onde assistir a Blackburn x Wolves
Os torcedores já sabem onde acompanhar Blackburn x Wolverhampton. A partida terá transmissão pelo Disney+ e pela ESPN. Para chegar a esta fase da competição, o Wolves superou o Bristol City no dia 11 de janeiro, vencendo por 2 a 1 em jogo disputado no Ashton Gate, fora de casa.
Por sua vez, o Blackburn também avançou jogando longe de seus domínios. A equipe venceu o Middlesbrough por 1 a 0 no Riverside Stadium, em confronto realizado no mesmo dia e horário do duelo entre Wolverhampton e Bristol City.
O time de João Gomes, revelado pelo Flamengo, vive um momento delicado na Premier League. O Wolves ocupa a 17ª posição, com 19 pontos, ficando apenas uma colocação acima da zona de rebaixamento, que atualmente tem Leicester, Ipswich e Southampton.
Nas últimas cinco partidas do Campeonato Inglês, o Wolverhampton venceu apenas uma vez e sofreu quatro derrotas, um desempenho abaixo das expectativas sob o comando de Vitor Pereira, ex-treinador do Flamengo. No Brasil, VP também teve uma passagem rápida pelo Corinthians.
Outros jogos da quarta fase da Copa da Inglaterra
Plymouth Argyle x Liverpool
Aston Villa x Tottenham
Doncaster Rovers x Crystal Palace
Exeter City x Nottingham Forest