
Futebol
|
Após a confusão generalizada entre os jogadores de Flamengo e Botafogo no dia 12 de fevereiro, Alex Telles, Barboza, Cleiton e Gerson foram denunciados por suas ações. Com isso, a Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (TJD-RJ) julgará os atletas nesta quarta-feira (19).
O julgamento acontece às 14h (horário de Brasília), na sede do TJD-RJ, e definirá se os jogadores sofrerão punições além da suspensão automática. Caso o tribunal decida aumentar as penalidades, os atletas só poderão cumprir a sanção em partidas organizadas pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).
POSSÍVEIS PUNIÇÕES PARA GERSON E CLEITON
O Flamengo acompanha o caso com atenção, especialmente pela situação de Gerson, peça fundamental no time de Filipe Luís. O meio-campista foi enquadrado no artigo 250, parágrafo 1º, inciso I, por “atos desleais ou hostis”, devido aos empurrões trocados com Alexsander Barboza. Se for punido, ele poderá pegar de um a três jogos de suspensão.
Já Cleiton enfrenta um cenário mais complicado, pois acertou um soco em Barboza. Assim como o defensor do Botafogo, o zagueiro responderá pelo artigo 254-A, parágrafo 1º, inciso I, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de “agressão física durante a partida”. Com isso, ele pode ser suspenso por um período entre quatro e 12 jogos.
ENTENDA A CONFUSÃO
Logo após o apito final, Bruno Henrique discutiu com Barboza, que reagiu com um empurrão no atacante rubro-negro. Gerson interveio para defender o companheiro, aumentando a tensão. O zagueiro botafoguense tentou acertar um soco em Bruno Henrique, mas errou o golpe. Na sequência, Cleiton revidou com um cruzado no rosto do argentino, que acabou perdendo um dente.
Lateral foi campeão da Eurocopa ao lado do volante do Mengão em 2021 e acredita no sucesso do companheiro de seleção no Mais Querido
|
A rápida adaptação de Jorginho ao Flamengo não surpreende quem já conhecia seu futebol. Ídolo da seleção italiana campeã da Eurocopa em 2021, o volante tem recebido elogios de antigos companheiros, como o lateral Emerson Palmieri, que dividiu com ele o vestiário da Azzurra.
Emerson Palmieri sobre Jorginho no Flamengo: "vai dar muito certo"
Em entrevista ao programa Resenha, da ESPN, Emerson destacou a inteligência e o controle de jogo do novo camisa 21 rubro-negro, além de prever um grande destaque brasileiro naturalizado italiano com o Manto Sagrado.
“Ver o Jorginho jogando... o cara é muito bom. Isso aí vai ser o normal. É um cara que tecnicamente é um dos melhores que já vi jogando. Saber controlar o meio de campo, dar o 'time' para o jogo. Muito inteligente dentro do campo. Organiza muito tempo a parte defensiva, parte do meio-campo. É um cara que vai dar muito certo no Flamengo”, afirmou.
Além de Jorginho, Emerson Palmieri também tem ligação com outro nome conhecido da torcida rubro-negra: Lucas Paquetá. Companheiros no West Ham, os dois atuam juntos desde 2022. Revelado pelo Flamengo, Paquetá é presença constante nas conversas de bastidores, o que mantém o clube carioca presente no cotidiano do lateral ítalo-brasileiro.
Com experiência internacional e uma carreira marcada por títulos, Jorginho tem sido peça-chave no meio-campo do time de Filipe Luís. E, segundo quem o conhece bem, esse é apenas o começo. O volante agora deve se adaptar ao futebol brasileiro e já vai estrear no Maracanã já neste sábado (12) quando o Mengão encara o São Paulo pelo Brasileirão.
Mengão é dos times mais intensos do futebol sul-americano e exigência do estilo de jogo após participação no torneio era uma preocupação
|
Após a eliminação no Mundial de Clubes, o Flamengo volta a campo neste sábado (12), às 16h30, contra o São Paulo, no Maracanã, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com dias livres para recuperação e ajustes físicos, o elenco aproveitou a semana cheia de treinos no Ninho do Urubu.
Diogo Linhares sobre estágio físico do Flamengo: "Alguns atletas precisavam de mais intensidade"
O preparador físico Diogo Linhares explicou como o clube utilizou o período para equilibrar a carga de trabalho entre os jogadores e preparar o elenco para a carga de jogos excessiva que o Mengão terá de encontrar no segundo semestre de 2025.
“Aproveitamos essa semana para homogenizar as cargas, individualizando cada caso. Alguns atletas precisavam de mais intensidade, outros de ajustes específicos. Foi uma oportunidade importante para preparar o grupo para o calendário apertado do segundo semestre”, disse, em entrevista à Flamengo TV.
“Tivemos uma conversa clara entre os setores, o que ajudou muito nesse processo. Fizemos uma ótima semana de treinos com o Filipe (Luís) e vamos concluir a preparação para chegar bem contra o São Paulo”, completou Linhares.
O duelo contra o São Paulo marca o início de uma das fases mais exigentes da temporada. Além da disputa pelo topo do Brasileirão, o Flamengo terá confrontos decisivos pela Copa do Brasil e pela Libertadores nas próximas semanas.
Para o jogo deste sábado, Filipe Luís não poderá contar com Erick Pulgar. O volante sofreu uma fratura no quinto metatarso do pé direito no fim de junho e passou por cirurgia. A previsão é de retorno entre setembro e outubro. O confronto entre Flamengo e São Paulo terá transmissão ao vivo pela Rede Globo (TV aberta) e Premiere (pay-per-view).
Meia-atacante marcou dois gols contra o Botafogo e teve atuação repercutida pela torcida; Filipe Luís vê qualidade, mas cobra evolução física e tática
|
O Flamengo ficou no empate por 2 a 2 contra o Botafogo, nesta quinta-feira (10), pelo Campeonato Brasileiro Sub-20. Apesar do resultado, um nome ganhou os holofotes: Matheus Gonçalves. Com dois gols marcados, o meia-atacante foi o principal destaque da equipe rubro-negra e gerou forte repercussão entre os torcedores nas redes sociais.
Aos 18 anos, Matheus pediu para descer da equipe profissional ao Sub-20 em busca de mais minutos em campo. A decisão ocorreu por conta da pouca minutagem sob o comando de Filipe Luís no time principal, o que tem incomodado parte da torcida e também o próprio atleta.
Com apenas 321 minutos em campo ao longo de 13 partidas com o profissional na temporada, Matheus viu no Sub-20 a oportunidade ideal para manter o ritmo de jogo e mostrar que segue sendo uma opção viável. E ele não decepcionou. Foram dois gols em um clássico, atuação de destaque e o tema rapidamente dominou os fóruns rubro-negros.
A escolha pela “descida” não é comum para jogadores com passagem na equipe principal, mas neste caso foi estratégica e aprovada internamente. Nas redes sociais, a boa atuação de Matheus reacendeu o debate sobre o seu espaço no elenco profissional. Parte da torcida cobra mais oportunidades e vê desperdício de talento. Outros, no entanto, apontam limitações físicas e táticas que explicariam a pouca utilização.
Matheus Gonçalves soma, até o momento, 13 partidas com a equipe profissional do Flamengo sob comando de Filipe Luís. Foram dois gols marcados no Campeonato Carioca e um total de 321 minutos em campo. Fora dos principais jogos da temporada, ele acabou ficando atrás de outros nomes como Luiz Araújo, Cebolinha, Bruno Henrique e, eventualmente, até de atletas improvisados na função.