FlaBasquete

HÚNGARO DO FLAMENGO, MARKO FILIPOVITY DESTACA RÁPIDA ADAPTAÇÃO AO CLUBE E MOMENTO VIVIDO NO NBB

O ala chegou ao Mais Querido há três meses e tem mostrado uma boa adaptação

Foto: Reprodução/ Flamengo
Foto: Reprodução/ Flamengo

  |

Icon Comentário0

No início da temporada, o Flamengo acertou a contratação do húngaro Marko Filipovity. O ala de 27 anos aceitou o desafio de atuar fora da Europa pela primeira vez em sua carreira e acertou contrato com o Rubro Negro para disputar o NBB. Após três meses no clube, ele comentou como foi o período de adaptação e revelou facilidade para se entrosar com o elenco.


“Muito fácil (me entrosar). Geralmente eu não tenho problemas com isso. As coisas mais importantes para mim neste começo eram aprender as palavras em português usadas no jogo. Assim, durante os jogos, dá para se comunicar e eu entender. Todos foram muito gentis. Os jogadores, a direção. Depois de alguns dias, eu já sabia aonde ir, o que fazer. Basquete é basquete, não foi tão difícil”, disse Filipovity.


Mesmo sem nunca ter saído da Europa antes de jogar pelo Rubro Negro, Filipovity está acostumado com mudanças. Ele joga no profissional desde os 17 anos e já atuou na Itália, Espanha, Turquia e Alemanha antes de vir para o Brasil. Ele valoriza a oportunidade de conhecer novos lugares e culturas em função do basquete: “Eu aprendi muito e vivi em lugares legais. É basquete em qualquer lugar e eu pude descobrir novas partes do mundo”, afirmou.


O húngaro demonstra já está bem adaptado ao Flamengo dentro da quadra. Titular na maioria das partidas da temporada, o ala tem média de 26.1 minutos por jogo, 13,5 pontos e 5,1 rebotes por partida no NBB. O atleta é o segundo em rebotes e terceiro em pontos entre todos os jogadores do elenco. 

EMOÇÃO PELO NASCIMENTO DA FILHA NO RIO DE JANEIRO


Quando acertou com o Flamengo, a esposa de Marko, Genesis, estava grávida de 30 semanas. A filha do casal, Marella, nasceu no dia 23 de novembro e o ala relembra com muito carinho do dia especial. Ele ainda comentou sobre o fato da sua filha ser natural do Rio de Janeiro, algo impensável há  pouquíssimo tempo.

“Quando ela nasceu, eu estava voltando para casa de Mogi. Eu fui do jogo direto para o hospital. Me chamaram por vídeo quando ela nasceu. É um sentimento incrível quando você vê o bebê e segura com as próprias mão… Eu nunca imaginei que teria uma filha carioca. No ano passado eu estava na Alemanha. A vida é simplesmente maluca. Será uma grande memória para nós e também para ela no futuro”, afirmou.

“As minhas maiores preocupações são o bebê e minha esposa estarem vivendo todos bem. Agora que minha filha nasceu, teremos mais tempo para pensar. Eu gosto do Brasil, mas não sei se viverei aqui no futuro. Estou aqui só há dois meses e a experiência é totalmente positiva. Gosto da comida, da cultura, estou me adaptando ao basquete, tenho boa relação com o elenco. Está tudo ótimo”, concluiu o ala do Flamengo.



FlaBasquete

Flamengo Basquete conhece seus rivais na BCLA 24/25 - confira

A Basketball Champions League Americas se consolida a cada ano como a principal competição de clubes do continente

O Flamengo Basquete conhece o seus oponentes na competição ( Foto/CRF)
O Flamengo Basquete conhece o seus oponentes na competição ( Foto/CRF)

  |

Icon Comentário0

No Pote 1, o Flamengo surge como um dos favoritos ao título da BCLA 2024/2025. Com um elenco reforçado e a tradição de ser uma das principais forças do basquete sul-americano, o Rubro-Negro buscará manter o domínio na competição. Além do clube carioca, Instituto, da Argentina, e Quimsa, também do país vizinho, completam o trio de cabeças de chave. Essas equipes já provaram sua força em edições anteriores e prometem dar trabalho aos adversários.


O Pote 2 traz equipes de peso como Boca Juniors, Franca e Minas. O Boca Juniors vem se consolidando como uma das principais equipes da Argentina, enquanto o Franca, atual campeão da NBB, chega com moral após conquistar o cenário nacional. Minas, por sua vez, representará o Brasil com uma equipe competitiva e em crescimento no basquete continental. Esses times têm tudo para equilibrar os grupos e criar desafios para os favoritos do Pote 1.


FLAMENGO CONHECE SEUS OPONENTES


No Pote 3, estão Leones de Quilpué, do Chile, Toros de Chiriquí, do Panamá, e Biguá, do Uruguai. Embora sejam vistos como azarões, essas equipes têm potencial para surpreender. O Leones de Quilpué possui um histórico de evolução no basquete chileno, enquanto o Biguá é um tradicional representante uruguaio. Já o Toros de Chiriquí busca consolidar sua posição no cenário internacional. O equilíbrio entre os potes promete jogos acirrados.

O sorteio dos grupos da BCLA 2024/2025 será determinante para as estratégias das equipes. Times do Pote 1, como o Flamengo, têm vantagem teórica, mas enfrentarão desafios vindos dos potes inferiores. A definição dos cruzamentos também influenciará no planejamento logístico e técnico dos clubes, considerando as distâncias entre os países e as características dos adversários.


FLAMENGO VAI EM BUSCA DE MAIS UM TÍTULO

O Flamengo chega à competição como um dos favoritos ao título e busca repetir o desempenho de edições anteriores. O clube, que já conquistou a BCLA em outras ocasiões, aposta em uma combinação de experiência e juventude no elenco. Além disso, o time carioca contará com o apoio de sua torcida, que sempre se destaca em competições continentais. A liderança no Pote 1 reforça o status do Flamengo como uma potência do basquete.


FlaBasquete

FlaBasquete se impõe em quadra e vence o Franca por 88 a 65, no Maracanãzinho

Americano Jordan Williams foi o cestinha da partida com 17 pontos

Gilvan de Sousa/CRF
Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

De volta ao Maracanãzinho, o FlaBasquete teve um bom desempenho coletivo e venceu o Franca por 88 a 65 na tarde deste sábado (16), pelo NBB. Jordan Williams foi o destaque da partida com 17 pontos marcados. O próximo compromisso do Orgulho da Nação será o Minas, novamente em casa, no dia 30 de novembro.


Destaques


Jordan Williams – 17 pontos;


Alexey – 15 pontos;

Ruan – 14 pontos;


Gui Deodato – 13 pontos;

Kayo Gonçalves – 13 pontos.

1º Quarto

O FlaBasquete começou a partida na frente com dois pontos de Jhonatan Luz. O time rubro-negro fez um início de jogo forte e chegou a abrir sete pontos de vantagem. Porém, o Franca reagiu e buscou a virada, deixando o duelo bem equilibrado. Alexey arremessou para três e a bola entrou. Em seguida, foi a vez de Jordan Williams fazer boa jogada no garrafão, marcando dois pontos e sofrendo a falta. O americano converteu o lance livre de bonificação. Faltando cinco segundos, Gallizzi acertou um lance livre e empatou o confronto em 22 a 22.

2º Quarto

Em jogada bem trabalhada no garrafão, Jordan Williams deu boa assistência para Gallizzi marcar mais dois pontos. No início do quarto, Franca conseguiu ficar novamente em vantagem no marcador. Num momento importante, Gui Deodato anotou uma bola tripla, não permitindo que o time paulista se distanciasse no placar. Lucas Siewert recebeu sem marcação e também arremessou para três, fazendo com que o Fla passasse à frente mais uma vez. Nos minutos finais, o Orgulho da Nação conseguiu manter a vantagem de dois pontos e foi para o intervalo vencendo por 46 a 44.

3º Quarto

Logo na primeira jogada do terceiro período, Ruan recebeu no garrafão e marcou mais dois pontos na bandeja. O Mengão voltou melhor e abriu nove pontos de vantagem nos primeiros três minutos. Destaque para a defesa rubro-negra, que não cedeu pontos até a marca de seis minutos. Com sua força física, Ruan dominava o garrafão, tanto na defesa quanto no ataque. Bela jogada de Alexey, que infiltrou no garrafão e encontrou Kayo Gonçalves livre para cravar uma bola tripla da zona morta. Com a pontaria afiada, o Orgulho da Nação acertava bolas de três e abria boa vantagem, liderando o placar por 71 a 56.

4º Quarto

No último quarto, o FlaBasquete seguiu mantendo o mesmo ritmo: pontuando no ataque e fazendo um bom trabalho defensivo. Gui Deodato fez ótima jogada individual e tocou para Ruan marcar na bandeja. Nos minutos finais, o Orgulho da Nação controlou bem o jogo e não teve dificuldades para vencer a partida por 88 a 65.

Próximo desafio

O Orgulho da Nação só volta à quadra no dia 30 de novembro para enfrentar o Minas, às 17h, novamente no Maracanãzinho, em confronto direto pela liderança do NBB.

Quinteto inicial

Alexey, Gui Deodato, Jhonatan Luz, Kayo Gonçalves e Ruan Miranda.

Técnico: Gustavo De Conti.



FlaBasquete

Olivinha ganha homenagem no Flamengo no dia do aniversário do clube

Histórico jogador do FlaBasquete, o ‘Deus da Raça’ foi agraciado com um busto na Gávea no dia em que o clube celebra 129 anos

Ídolo do FlaBasquete, Olivinha ganha busto no Clube - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
Ídolo do FlaBasquete, Olivinha ganha busto no Clube - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Olivinha, ídolo eterno do Flamengo, viveu um momento especial e inesquecível nesta sexta-feira (15). Durante a celebração dos 129 anos do clube, o ex-craque do FlaBasquete, conhecido como "Deus da Raça" pela dedicação em quadra, foi homenageado com um busto na sede da Gávea. A obra, que retrata fielmente o atleta, marcou a história do clube e emocionou os torcedores.


Nas redes sociais, o Flamengo compartilhou imagens de Olivinha ao lado de sua estátua, prestando homenagens ao ídolo que escreveu seu nome na história do basquete rubro-negro. Além disso, o clube destacou um marco inédito: O 'Deus da Raça' é o primeiro atleta olímpico e o primeiro esportista fora do futebol a receber um busto na Gávea.


Um ídolo entre lendas


A homenagem coloca Olivinha ao lado de grandes ícones do Flamengo, como Zico, Júnior, Andrade, Adílio, Nunes, e outros craques imortalizados na sede do clube. Embora esse reconhecimento seja mais comum no futebol, a entrega de Olivinha ao FlaBasquete garantiu a ele um espaço nesse seleto grupo.



Olivinha encerrou sua carreira ao fim da última temporada, após disputar o vice-campeonato do NBB contra Franca. Atualmente, ele segue ligado ao Flamengo como apresentador da FlaTV, no comando do programa Lance Livre.

Declaração emocionada

Após a homenagem, Olivinha declarou que nunca havia sentido uma emoção tão intensa. Ele se mostrou surpreso e grato, afirmando que jamais imaginou alcançar um feito tão grandioso. Brincando, destacou que "ficou forte" na estátua e reafirmou seu amor eterno ao Flamengo.

“Emoção muito grande, eu nunca senti isso na minha. A verdade é que eu jamais pensei que eu poderia receber um busto, uma homenagem como essa. Estou super feliz, é a maior honra da minha vida. Ser lembrado aqui com essa homenagem. Flamengo completa 129 anos no dia de hoje e fui homenageado e agraciado com esse busto”, inicia.


Esse reconhecimento consolida ainda mais a importância de Olivinha no clube, eternizando sua trajetória como um dos maiores nomes do esporte rubro-negro.

“Eu não esperava. O trabalho que foi feito aqui deu uma valorizada legal. A estátua ficou super bonita, fiquei forte aqui (no braço). Só gratidão por tudo. Clube de Regatas do Flamengo, eu te amo. Você está sempre no meu coração, vou carregar você pelo resto da minha vida”, finaliza.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


NBB | Flamengo x Botafogo - Assita Ao Vivo
FlaBasquete

NBB | Flamengo x Botafogo - Assita Ao Vivo

 

Icon Comentário0
Flamengo x Botafogo: onde assistir ao vivo e horário - 11ª rodada NBB
FlaBasquete

Flamengo x Botafogo: onde assistir ao vivo e horário - 11ª rodada NBB

 

Icon Comentário0
Mais uma! Flabasquete vence o União Corinthians por 95 a 77 pelo NBB
FlaBasquete

Mais uma! Flabasquete vence o União Corinthians por 95 a 77 pelo NBB

 

Icon Comentário0