Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Basquete

Ídolo do Flamengo exalta resultado do Brasil no basquete das Olímpiadas e cita brigas internas

Olivinha falou sobre os bastidores da seleção brasileira

Foto: Reprodução/CBB
Foto: Reprodução/CBB

  |

Icon Comentário0

Nesta última terça-feira (7), a seleção brasileira de basquete perdeu para os Estados Unidos por 122 a 87 pelas quartas de final dos Jogos Olímpicos. Olivinha, ídolo do Flamengo e ex-jogador da Seleção Brasileira, abriu o jogo após a eliminação dos brasileiros.

“Olhando pelo lado positivo: ficamos entre os oito melhores nas Olimpíadas. Isso, sem patrocínio, técnico que não tem salário, briga entre confederação e liga nacional e pouco investimento nas categorias de base. Imaginem se a gente se acerta um pouco, onde nós podemos chegar?”, escreveu Olivinha.

Olivinha acredita que a briga entre Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e Liga Nacional de Basquete (LNB) atrapalham a seleção do Brasil. Isso porque, as duas organizações passam por desentendimentos burocráticos sobre a realização do NBB. Assim, a falta de acordo é um dos pontos que afastam patrocinadores até mesmo da equipe nacional.

TÉCNICO SEM SALÁRIOS

O ídolo do Mais Querido também comentou que o técnico croata Aleksandar Petrović não recebe salários fixos na seleção brasileira, sendo um dos pontos que breca um possível crescimento do Brasil no esporte. No entanto, Olivinha exaltou o resultado final do país.

CAMPANHA DO BRASIL

O Brasil passou em terceiro no Grupo B dos Jogos Olímpicos, com vitória diante do Japão e derrotas para França e Alemanha. Assim, a seleção brasileira enfrentou os Estados Unidos nas quartas de final e perdeu por 122 a 87, encerrando sua participação entre os oito melhores do mundo.



Basquete

Merecido! Olivinha ganhará busto no Flamengo e se torna o primeiro atleta fora do futebol a conseguir o feito

Ídolo do FlaBasquete,o agora ex-jogador rubro-negro é o único a vencer os dois mundiais conquistados pelo clube

Paula Reis/CRF
Paula Reis/CRF

  |

Icon Comentário0

Por tudo que viveu em quadra, Olivinha é um dos maiores ídolos do Flamengo. No FlaBasquete, aparece como a grande figura, representada até por bandeira de torcida organizada. O Deus da Raça é o único jogador da história do clube a vencer os dois mundiais conquistados pelo time no esporte. Sua importância é tão estimada que vai se tornar o único atleta fora do futebol a receber importante homenagem.

Assim como grandes nomes do futebol, Olivinha vai ganhar um busto em sua homenagem, e será exposto no Museu do Flamengo, na Gávea, de acordo com o jornal O Globo. É a primeira vez que um jogador de basquete recebe esse tipo de homenagem no clube, muito comum com jogadores de futebol.


Na entrada principal da Gávea, há bustos de Raul, Leandro, Marinho, Moer, Júnior, Andrade, Nunes, Adílio e Lico. Além disso, Zico tem algumas estátuas, como uma na entrada do complexo de futebol do Ninho do Urubu. As homenagens são todas para os craques dos anos 80 que marcaram época no Rubro-Negro. Agora, Olivinha entra nessa mesma prateleira ao receber o busto, se perpetuando como eterno ídolo do FlaBasquete.


O objeto já foi encomendado e deve ficar próximo aos ídolos de 1981. A homenagem é preparada pelo escultor Eduardo Santos, que já está produzindo o item a pedido do Flamengo.

Olivinha se aposentou ao final da última temporada pelo FlaBasquete


O ídolo do FlaBasquete se aposentou ao final da última temporada. Olivinha anunciou que pararia de jogar após o fim do NBB, o que mobilizou o time para tentar chegar na decisão e levar a taça, honrando o legado do craque.

No entanto, apesar de chegar na final, a equipe não conseguiu superar o Franca, ficando com o vice-campeonato e Olivinha teve que se despedir de forma de forma dolorosa, mas emocionada.

Após a aposentadoria, Olivinha ganhou um programa na Fla TV. O ‘Lance Livre’ faz menção ao basquete, mas não se trata apenas desse tema, e sim uma resenha do ex-jogador com algum convidado rubro-negro. Na estreia, por exemplo, o personagem escolhido foi o cantor Naldo Benny.


Basquete

Flamengo é superado pelo Baloncesto Fuenlabrada no último amistoso da pré-temporada

Elenco rubro-negro volta para o Rio de Janeiro onde dará sequência à preparação visando os próximos compromissos

Paula Reis/CRF
Paula Reis/CRF

  |

Icon Comentário0

No último amistoso da pré-temporada, disputada na Espanha, o FlaBasquete foi superado pelo Baloncesto Fuenlabrada por 99 a 61, na tarde desta terça-feira (10), no ginásio Pabellón Polideportivo Fernando Martín, em Madrid. Após a partida, a delegação rubro-negra retorna ao Rio de Janeiro e seguirá a preparação para a sequência da temporada 2024/2025. 1º Quarto

O Flamengo começou a partida em desvantagem, até Kayo Gonçalves abrir a pontuação para o Mengão, e Jordan Williams acertar uma bola de dois pontos e outra de três. O primeiro quarto terminou 21 a 13 para os adversários.


2º Quarto

No segundo quarto, o Flamengo seguiu em desvantagem. Kayo Gonçalves conseguiu fazer dois pontos e dar uma assistência. Gui Deodato converteu dois lances livres e, no lance seguinte, Jordan Williams arremessou uma bola de três. No final do período, a diferença foi de 24 pontos, terminando 47 a 23 para o Baloncesto Fuenlabrada.


3º Quarto

Na volta do intervalo, no primeiro ataque do FlaBasquete, Franco Balbi fez boa jogada individual e marcou na bandeja. Na sequência, Jordan Williams enterrou, convertendo mais dois pontos para o Mengão. Final de 3º período com vantagem para o Baloncesto Fuenlabrada: 74 a 37.

4º Quarto

No último quarto, os donos da casa continuaram dominando a partida e fecharam o duelo em 99 a 61.

Quinteto inicial

Alexey, Shaq Johnson, Gui Deodato, Kayo Gonçalves e Taya Gallizi.

Técnico: Gustavo De Conti.


Basquete

Olímpiadas: Brasil vence o Japão e mantém viva as chances de se classificar para as quartas de final do Basquete

Com Bruno Caboclo brilhando, a seleção venceu de 102 a 84

Foto: Reprodução/Gaspar Nóbrega/COB
Foto: Reprodução/Gaspar Nóbrega/COB

  |

Icon Comentário0

Na manhã desta sexta-feira (2), a seleção brasileira de basquete enfim venceu uma partida nas Olímpiadas de Paris. Com Bruno Caboclo brilhando em quadra, o Brasil manteve a esperança de se classificar para as quartas de final da competição. A seleção encarou o Japão e venceu por 102 a 84.RESUMO DA PARTIDA

O Brasil iniciou a partida com um time diferente dos dois jogos anteriores em Paris. Bruno Caboclo teve um primeiro quarto inesquecível, dominando os dez minutos iniciais e terminando a primeira parcial com 15 pontos e três rebotes, ajudando a equipe brasileira a terminar o primeiro quarto à frente por 31 a 20.

A vantagem brasileira construída no primeiro quarto foi desfeita pelos japoneses em menos de cinco minutos no segundo período. Bruno Caboclo cometeu a segunda falta logo antes do fim do primeiro quarto e começou o segundo no banco. Sem o homem de referência no garrafão, o Brasil ficou mais vulnerável nos rebotes.

No entanto, a equipe voltou a se encontrar ofensivamente graças às bolas de três de Vitor Benite. O camisa 8 foi responsável por 13 pontos no período e ajudou o Brasil a ir para os vestiários vencendo por 55 a 44.


Na volta do intervalo, o Japão apostou na boa atuação do armador Yuki Kawamura. O camisa 5 conseguiu pontuar de todas as formas e, junto com o ala Josh Hawkinson ajudou a comandar a reação japonesa, que viu a desvantagem cair, terminando à frente por 77 a 73.


A partida seguiu equilibrada no último quarto, Com duas seleções jogando por uma vitória para seguir sonhando com uma vaga para as quartas de final. Porém, os brasileiros não permitiram os japoneses tomarem a frente e venceu o confronto por 102 a 84, mantendo vivas as chances para se classificar.



envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Basquete

Fuenlabrada 99 x 61 Flamengo- amistoso Basquete

 

Icon Comentário0
Basquete

FlaBasquete é superado pelo CB Granada por 81 a 54

 

Icon Comentário0
Basquete

Confira fotos do treino do Flabasquete na Espanha

 

Icon Comentário0