Futebol

ÍDOLO DO FLAMENGO REFORÇA NECESSIDADE DE UNIÃO DURANTE FINAL DA COPA DO BRASIL

Neste domingo (17), Flamengo e São Paulo disputam a final da Copa do Brasil

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

16 Set 2023 | 12:03 |

Icon Comentário0

Neste domingo (17), Flamengo e São Paulo disputam a final da Copa do Brasil. Para o confronto, o Rubro-Negra chega com a mentalidade de conquistar o pentacampeonato no torneio nacional. Durante entrevista ao 'Jogada 10', Jayme de Almeida, ex-jogador e ex-treinador do Mais Querido, comentou sobre a final da competição. Sob o comando de Jayme, o Mengão atingiu o tricampeonato da Copa do Brasil, em 2013.




“Há dez anos conquistamos aquele título que marcou muito a minha vida dentro do futebol e do Flamengo, que sempre foi a minha casa. O que marcou a trajetória foi a forma como eu assumi o time, após a saída do Mano (Menezes). Foi muito difícil no início, já que ninguém esperava a saída dele, que aconteceu após uma derrota para o Athletico. Assim, a minha construção foi em cima de resgatar a autoestima daquele grupo que eu conhecia muito bem. Afinal, eu estava no Flamengo desde 2010. Conhecia as características do jogadores, isso me ajudou muito”, disse.



Em seguida, o ex-treinador reforçou a importância de trabalhar a confiança dos seus jogadores: "A minha primeira grande meta era fazer eles voltarem a acreditar neles e, junto a isso, fazer com que a torcida apoiasse o time. A torcida do Flamengo é um fator preponderante na história do clube. Dessa forma, com a torcida ao nosso lado, poderíamos chegar bem longe na Copa do Brasil”, completou.

“Naquele momento, quando o time cresceu, com a confiança em alta, eles fizeram uma Copa do Brasil fantástica. Paulinho pela sua velocidade, pelos dribles e passes. Em contrapartida, o Hernane, com a sua tremenda capacidade de fazer gols, arrebentou. Foi o artilheiro daquele ano. Um jogador em quem muita gente não acreditava, mas que sempre trabalhou muito forte. Conquistou a galera do Flamengo com uma quantidade de gols fantásticos”, relembrou.



“O Paulinho, quando eu o coloquei pelo lado esquerdo, cresceu muito de produção. Fez um campeonato maravilhoso, uma final da Copa do Brasil excelente. Eu não gosto de comparar Gabigol e Bruno Henrique com eles. Os dois são fenomenais até hoje, com uma história bonita. Mas, naquele momento que o Flamengo passava, Hernane e Paulinho foram fantásticos”, disse.

Assim como grande parte da torcida, Jayme de Almeida vê o técnico Jorge Sampaoli com dificuldade de fazer a sua equipe performar em campo. Para ele, falta uma sequência de bons desempenhos para a equipe decolar. Assim, dedicou a sua torcida ao treinador, para que ele consiga fazer com que o Flamengo conquiste o pentacampeonato da Copa do Brasil.

“O Flamengo tem muita coisa a crescer, a melhorar. Percebe-se que o Sampaoli está com dificuldade de fazer com que a equipe funcione de uma maneira coesa durante os jogos. Tem muitos altos e baixos, com momentos bons e difíceis. Está insegura em relação a defender. Esperamos que a coisa volte a funcionar. Que os jogadores do Flamengo, que são de alto nível, possam passar por isso e fazer uma grande final de Copa do Brasil. Mas acho que tem que melhorar. A gente fica na expectativa enorme, pelo amor que a gente tem ao clube. Tem muitos jogadores ali que conhecemos e, por isso, torcemos ainda mais. No entanto, está em um momento complicado. Vamos torcer para que o Sampaoli faça o Flamengo ter grandes momentos no Maracanã”, pontuou.


Sobre a saída de Dorival, Jayme comentou: “A saída do Dorival é uma coisa que eu, pelo menos, não consigo entender. O trabalho dele foi excelente, com duas conquistas. Elevou o nível do Flamengo quando assumiu, o time jogava bonito, entrosado. Até colocou o Gabigol e o Pedro juntos, deu muito certo. Mas veio a notícia no final do ano de que o Flamengo não iria renovar com o Dorival", disse.


"Não vou falar injustiça, mas é meio inexplicável a saída dele em um momento em que o time estava bem, ganhando títulos. Até a chegada de um novo treinador, para conhecer o elenco e montar uma equipe, demora, e acabou prejudicando o Flamengo neste ano. Até hoje a equipe não tem um ideal de jogo em razão dessa troca contínua de técnicos", completou.


“Todos têm que estar juntos. Jogadores e torcedores, com união, vontade e humildade para todos darem o melhor. Nós esperamos isso. Que o Flamengo faça dois grandes jogos. O São Paulo é um adversário muito difícil. Assim, será um grande confronto. A gente fica na expectativa boa por tudo que esse grupo de jogadores já fez com a camisa rubro-negra. Dessa forma, espero que a equipe volte a jogar um bom futebol e conquiste o quinto título da Copa do Brasil", disse, esperançoso.


“Veio o jogo do Botafogo. Favoritismo total deles, mas a gente conseguiu o empate no jogo da ida e, posteriormente, na volta, vencemos por 4 a 0. A partir daquele momento a equipe começou a acreditar mais nela. Não só na Copa do Brasil, mas também no Brasileirão, que estávamos brigando para não cair. Dessa forma, no final do ano, graças a Deus, não caímos para a Segunda Divisão e ficamos com o título da Copa do Brasil, em uma final fantástica contra o Athletico", relembrou.

“O Flamengo não era favorito. Na realidade, éramos uma grande zebra, por tudo que tinha acontecido durante o ano, até pela saída do Mano. Mas os jogadores conseguiram se reestruturar e conquistar o título. Eu tenho muito orgulho de ter trabalhado junto com eles neste momento tão difícil. Eles se uniram, se abraçaram e deram a volta por cima de uma maneira fantástica. Naqueles três últimos jogos, contra Botafogo, Goiás e Athletico, jogos dificílimos, fomos muito guerreiros, com uma determinação muito grande desses meninos. Assim conquistamos os títulos", afirmou.



Neste domingo (17),  Flamengo e São Paulo se enfrentam pela final da Copa do Brasil. A disputa acontece às 16h (horário de Brasília), no Maracanã. No dia 24 de setembro, os clubes se enfrentam na volta, para definir quem leva o título do torneio. O jogo decisivo acontece às 16h (horário de Brasília), no Morumbi, em São Paulo. Caso o Rubro-Negro vença, será campeão da competição por dois anos seguidos.


Futebol

Flamengo pode tentar mais uma vez, a contratação de Taty Castellanos - Entenda

Argentino está na ex-equipe de Lucas Paquetá, mas situação do clube pode facilitar a sua saída; jogador é sonho do Mais Querido

Flamengo ainda não desistiu de contratar Taty Castellanos que atualmente defende o West Ham - Foto: Reprodução
Flamengo ainda não desistiu de contratar Taty Castellanos que atualmente defende o West Ham - Foto: Reprodução

17 Fev 2026 | 20:05 |

Icon Comentário0

O Flamengo voltou a se animar com a possibilidade de contratar o atacante Taty Castellanos, atualmente no West Ham. O argentino de 27 anos foi adquirido pelos ingleses em janeiro de 2026 por cerca de 29 milhões de euros (aproximadamente R$ 184 milhões), após deixar a Lazio. No entanto, o risco de rebaixamento do clube londrino na Premier League pode abrir espaço para uma negociação futura, reacendendo o interesse rubro negro.


Taty Castellanos tem as características pedidas pelo treinador


A diretoria do Flamengo vê em Castellanos um perfil que se encaixa no planejamento do técnico Filipe Luís, que busca alternativas para o ataque além de Pedro. O argentino é conhecido por sua mobilidade, intensidade na marcação e capacidade de atuar em diferentes funções ofensivas, características que agradam ao treinador.


Flamengo já tentou a sua contratação

O nome de Castellanos já havia sido especulado em janelas anteriores, mas os valores pedidos pela Lazio eram considerados altos. Agora, com o West Ham em situação delicada na liga inglesa, a chance de uma saída ganha força. Caso o clube seja rebaixado, a tendência é que o jogador esteja disponível no mercado por condições mais favoráveis, o que aumenta o otimismo nos bastidores da Gávea.


Rubro-negro na Recopa

Enquanto acompanha o cenário internacional, o Flamengo mantém o foco nas competições atuais, especialmente na final da Recopa Sul-Americana contra o Lanús. A primeira partida acontece no dia 19 de fevereiro (quinta), na Argentina, e a volta será no Maracanã, no dia 26 de fevereiro.

Marcelino Moreno, jogador do adversário do Mengão em mais uma final, elogiou a equipe comandada por Filipe Luís, mas fez um alerta. Segundo o camisa 10, o Mais Querido deveria ter cuidado com o Lanús já que o time também possui bons jogadores que estrarão em campo no duelo.


Futebol

Real Madrid vence com gol de Vinicius Júnior, ex-Flamengo

Cria do Ninho decidiu mais uma vez para os Merengues pela UEFA Champions League; time do brasileiro sai na frente do duelo contra o Benfica

Ex-Flamengo, Vinicius Júnior é decisivo para o Real Madrid na UEDA Champions League - Foto: Reprodução
Ex-Flamengo, Vinicius Júnior é decisivo para o Real Madrid na UEDA Champions League - Foto: Reprodução

17 Fev 2026 | 19:36 |

Icon Comentário0

O ex-Flamengo, Vinicius Júnior colocou o Real Madrid na vantagem do confronto contra o Benfica válido pelos playoffs da Ligas dos Campeões. Com um golaço, o atacante brasileiro deu a vitória para a equipe espanhola que decide no Bernabéu. O que era para ser apenas um dia de comemorações, terminou em tristeza. O Cria do Ninho foi novamente vítima de insultos racistas na Europa.




Ex-Flamengo sofre racismo por parte de argentino após o gol decisivo

Logo após marcar o golaço que garantiu o triunfo, Vinicius comemorou próximo à bandeirinha de escanteio. A celebração gerou reação dos jogadores do Benfica e parte da torcida, que atirou objetos em campo. Durante a confusão, o brasileiro acusou o meia argentino Gianluca Prestianni, do Benfica, de proferir ofensas racistas.


Vinícius Júnior reporta ao juiz que aciona o protocolo

Imediatamente, o árbitro francês François Letexier acionou o Protocolo Antirracismo da UEFA, interrompendo o jogo por alguns minutos. Vinícius relatou ter sido chamado de “mono” (macaco), e a denúncia foi registrada oficialmente. Após a paralisação, a partida foi retomada, mas o clima seguiu tenso até o apito final.

Los Blancos na frente para avançar na UEFA Champions League

O Real Madrid saiu de Lisboa com vantagem para o confronto de volta, que será disputado no Santiago Bernabéu, no dia 25 de fevereiro, às 17h (de Brasília). O Benfica precisará vencer fora de casa para seguir vivo na competição.

Real Madrid do Cria do Ninho está na liderança do espanhol

A temporada da equipe do ex-Flamengo não está nada fácil. O início que parecia ser promissor com Xabi Alonso terminou com o técnico ‘sabotando’ Vinícius Júnior e outros jogadores. Com isso, a sua demissão aconteceu e agora, Álvaro Arbeloa está no comando técnico dos espanhóis.

Desde então, o atacante formado no Flamengo tem melhorado as suas atuações. Gols e assistências voltaram a serem constantes e isso garante mais garantias de vitórias para a equipe da capital espanhola. O time conseguiu recuperar a liderança da La Liga, mas sabe que não pode vacilar porque tem um Barcelona querendo voltar ao primeiro lugar.


Futebol

Meia do Lanús elogia o Flamengo, mas faz alerta “Cuidado...”

Equipes se enfrentam na próxima quinta (19), na Argentina pelo título da Recopa pelo jogo de ida; Maracanã vai ser o palco do segundo duelo

Marcelino Moreno, do Lanús, fala da qualidade do time do Flamengo, mas faz alerta a equipe na final da Recopa - Foto: Reprodução
Marcelino Moreno, do Lanús, fala da qualidade do time do Flamengo, mas faz alerta a equipe na final da Recopa - Foto: Reprodução

17 Fev 2026 | 18:32 |

Icon Comentário0

O meia Marcelino Moreno, do Lanús, falou sobre o duelo contra o Flamengo pela final da Recopa Sul-Americana 2026 e fez questão de elogiar o time rubro negro. Em entrevista, o jogador destacou a força do adversário, mas também deixou um aviso de que o clube argentino está preparado para dificultar a vida dos atuais campeões da Libertadores.


Atleta do Lanús reconhece talento do Mengão


Moreno, que já atuou no futebol brasileiro pelo Coritiba, conhece bem o Flamengo e ressaltou a qualidade do elenco “Conheço bem o Flamengo, joguei várias vezes contra eles. São uma grande equipe, uma das melhores equipes da América. Temos que ter muito cuidado porque são uma grande equipe, e vamos precisar lutar muito”.


Marcelino Moreno sabe do jogo difícil que terá pela frente

O meia da equipe argentina prosseguiu: “Dá gosto enfrentar uma equipe deste calibre, campeã da Libertadores e do Brasileirão. Vamos enfrentar uma grande equipe. Vai ser muito difícil, e vamos precisar lutar muito”.


Rubro-Negro recebe recado
Jogador alerta o Flamengo: “Temos uma grande equipe...”

Apesar de saber da qualidade do time de Filipe Luís, Moreno sabe que sua equipe pode oferecer perigo: “Eles precisam ter cuidado com muitos dos nossos jogadores. Temos uma grande equipe, com grandes nomes. Nós também precisamos ter cuidado com eles. Vai ser um grande jogo”.

Por fim, camisa 10 do Lanús não conseguiu escolher qual atleta é o mais letal do elenco do Flamengo: “A realidade é que eles são uma grande equipe, então precisamos ter cuidado com todos os jogadores”.

Que horas será a final da Recopa na Argentina?

O primeiro jogo da Recopa acontece nesta quinta-feira (19), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Ciudad de Lanús, na Argentina. A volta será no Maracanã, no dia 26 de fevereiro, também às 21h30, diante da torcida rubro negra.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Confuso? Veja o regulamento das semifinais em que o Flamengo pega o Madureira
Futebol

Confuso? Veja o regulamento das semifinais em que o Flamengo pega o Madureira

17 Fev 2026 | 17:45

Icon Comentário0
Flamengo vai contratar Richarlison? Saiba a decisão da diretoria
Futebol

Flamengo vai contratar Richarlison? Saiba a decisão da diretoria

17 Fev 2026 | 17:22

Icon Comentário0
Filipe Luís pode fazer história com o Flamengo na Recopa
Futebol

Filipe Luís pode fazer história com o Flamengo na Recopa

17 Fev 2026 | 16:56

Icon Comentário0