
Futebol
Confira a provável escalação do Espérance para o jogo contra o Flamengo no Mundial de Clubes
Futebol
|
Neste domingo (17), Flamengo e São Paulo disputam a final da Copa do Brasil. Para o confronto, o Rubro-Negra chega com a mentalidade de conquistar o pentacampeonato no torneio nacional. Durante entrevista ao 'Jogada 10', Jayme de Almeida, ex-jogador e ex-treinador do Mais Querido, comentou sobre a final da competição. Sob o comando de Jayme, o Mengão atingiu o tricampeonato da Copa do Brasil, em 2013.
“Há dez anos conquistamos aquele título que marcou muito a minha vida dentro do futebol e do Flamengo, que sempre foi a minha casa. O que marcou a trajetória foi a forma como eu assumi o time, após a saída do Mano (Menezes). Foi muito difícil no início, já que ninguém esperava a saída dele, que aconteceu após uma derrota para o Athletico. Assim, a minha construção foi em cima de resgatar a autoestima daquele grupo que eu conhecia muito bem. Afinal, eu estava no Flamengo desde 2010. Conhecia as características do jogadores, isso me ajudou muito”, disse.
Em seguida, o ex-treinador reforçou a importância de trabalhar a confiança dos seus jogadores: "A minha primeira grande meta era fazer eles voltarem a acreditar neles e, junto a isso, fazer com que a torcida apoiasse o time. A torcida do Flamengo é um fator preponderante na história do clube. Dessa forma, com a torcida ao nosso lado, poderíamos chegar bem longe na Copa do Brasil”, completou.
“Naquele momento, quando o time cresceu, com a confiança em alta, eles fizeram uma Copa do Brasil fantástica. Paulinho pela sua velocidade, pelos dribles e passes. Em contrapartida, o Hernane, com a sua tremenda capacidade de fazer gols, arrebentou. Foi o artilheiro daquele ano. Um jogador em quem muita gente não acreditava, mas que sempre trabalhou muito forte. Conquistou a galera do Flamengo com uma quantidade de gols fantásticos”, relembrou.
“O Paulinho, quando eu o coloquei pelo lado esquerdo, cresceu muito de produção. Fez um campeonato maravilhoso, uma final da Copa do Brasil excelente. Eu não gosto de comparar Gabigol e Bruno Henrique com eles. Os dois são fenomenais até hoje, com uma história bonita. Mas, naquele momento que o Flamengo passava, Hernane e Paulinho foram fantásticos”, disse.
Assim como grande parte da torcida, Jayme de Almeida vê o técnico Jorge Sampaoli com dificuldade de fazer a sua equipe performar em campo. Para ele, falta uma sequência de bons desempenhos para a equipe decolar. Assim, dedicou a sua torcida ao treinador, para que ele consiga fazer com que o Flamengo conquiste o pentacampeonato da Copa do Brasil.
“O Flamengo tem muita coisa a crescer, a melhorar. Percebe-se que o Sampaoli está com dificuldade de fazer com que a equipe funcione de uma maneira coesa durante os jogos. Tem muitos altos e baixos, com momentos bons e difíceis. Está insegura em relação a defender. Esperamos que a coisa volte a funcionar. Que os jogadores do Flamengo, que são de alto nível, possam passar por isso e fazer uma grande final de Copa do Brasil. Mas acho que tem que melhorar. A gente fica na expectativa enorme, pelo amor que a gente tem ao clube. Tem muitos jogadores ali que conhecemos e, por isso, torcemos ainda mais. No entanto, está em um momento complicado. Vamos torcer para que o Sampaoli faça o Flamengo ter grandes momentos no Maracanã”, pontuou.
Sobre a saída de Dorival, Jayme comentou: “A saída do Dorival é uma coisa que eu, pelo menos, não consigo entender. O trabalho dele foi excelente, com duas conquistas. Elevou o nível do Flamengo quando assumiu, o time jogava bonito, entrosado. Até colocou o Gabigol e o Pedro juntos, deu muito certo. Mas veio a notícia no final do ano de que o Flamengo não iria renovar com o Dorival", disse.
"Não vou falar injustiça, mas é meio inexplicável a saída dele em um momento em que o time estava bem, ganhando títulos. Até a chegada de um novo treinador, para conhecer o elenco e montar uma equipe, demora, e acabou prejudicando o Flamengo neste ano. Até hoje a equipe não tem um ideal de jogo em razão dessa troca contínua de técnicos", completou.
“Todos têm que estar juntos. Jogadores e torcedores, com união, vontade e humildade para todos darem o melhor. Nós esperamos isso. Que o Flamengo faça dois grandes jogos. O São Paulo é um adversário muito difícil. Assim, será um grande confronto. A gente fica na expectativa boa por tudo que esse grupo de jogadores já fez com a camisa rubro-negra. Dessa forma, espero que a equipe volte a jogar um bom futebol e conquiste o quinto título da Copa do Brasil", disse, esperançoso.
“Veio o jogo do Botafogo. Favoritismo total deles, mas a gente conseguiu o empate no jogo da ida e, posteriormente, na volta, vencemos por 4 a 0. A partir daquele momento a equipe começou a acreditar mais nela. Não só na Copa do Brasil, mas também no Brasileirão, que estávamos brigando para não cair. Dessa forma, no final do ano, graças a Deus, não caímos para a Segunda Divisão e ficamos com o título da Copa do Brasil, em uma final fantástica contra o Athletico", relembrou.
“O Flamengo não era favorito. Na realidade, éramos uma grande zebra, por tudo que tinha acontecido durante o ano, até pela saída do Mano. Mas os jogadores conseguiram se reestruturar e conquistar o título. Eu tenho muito orgulho de ter trabalhado junto com eles neste momento tão difícil. Eles se uniram, se abraçaram e deram a volta por cima de uma maneira fantástica. Naqueles três últimos jogos, contra Botafogo, Goiás e Athletico, jogos dificílimos, fomos muito guerreiros, com uma determinação muito grande desses meninos. Assim conquistamos os títulos", afirmou.
Neste domingo (17), Flamengo e São Paulo se enfrentam pela final da Copa do Brasil. A disputa acontece às 16h (horário de Brasília), no Maracanã. No dia 24 de setembro, os clubes se enfrentam na volta, para definir quem leva o título do torneio. O jogo decisivo acontece às 16h (horário de Brasília), no Morumbi, em São Paulo. Caso o Rubro-Negro vença, será campeão da competição por dois anos seguidos.
O coletivo nasceu em 2018 como uma forma de matar a saudade do clube do coração e reunir os flamenguistas que moram na cidade
|
É uma benção, sou um cara grato"
Morador dos Estados Unidos há 23 anos, ele é o fundador da Fla Philadelphia, embaixada rubro-negra anfitriã da torcida não só no jogo contra os tunisianos, mas também diante do Chelsea, no próximo dia 20. O coletivo nasceu em 2018 como uma forma de matar a saudade do clube do coração e reunir os flamenguistas que moram na cidade. Quis o destino que, sete anos depois, o sorteio da Fifa colocasse o clube do coração em sua casa.
"Eu não estava acompanhando o sorteio. De repente, comecei a receber várias mensagens. Fiquei anestesiado. É até difícil de acreditar. É uma benção. Sou um cara grato. Sempre digo que a palavra que define tudo é gratidão", disse Marcelo.
O início da Fla Philadelphia teve como premissa criar um "ambiente familiar" para os rubro-negros da cidade. Muitos preferiam assistir aos jogos nas casas de amigos do que em bares por conta das animosidades. Agora, porém, com a chegada de diversos flamenguistas oriundos do Brasil e de diversas partes do mundo para o Mundial, a "família" cresceu.
"Tínhamos os grupos de Whatsapp para assistir aos jogos, mas nem todo mundo gostava de ir para o bar. Daí começamos a nos reunir na casa de amigos para buscar um ambiente mais familiar. O grupo foi crescendo e tivemos a ideia de criar um consulado. Então buscamos todos os trâmites legais junto ao Flamengo. Agora, com o Mundial e a chegada de rubro-negros de todo o mundo, viramos uma grande família", disse.
Anfitriã, a Fla Philadelphia tem organizados os encontros entre rubro-negros na cidade. Um dos mais aguardados é na véspera do jogo contra o Chelsea, quando a embaixada celebrará seus sete anos.
Antes, porém, há a expectativa por um momento histórico: a concentração dos torcedores, hoje, às 15h30 (16h30 no horário de Brasília), na lendária escadaria de Rocky Balboa, que faz parte do Museu de Arte da Filadélfia.
"Vai ser a junção de dois momentos grandiosos: a história da Filadélfia representada pela escadaria do Rocky com nosso mar de vermelho e preto", comentou Claiton Vieira, vice-presidente da Fla Philadelphia.
Não perca a estreia do time inglês, próximo adversário do Flamengo na fase de grupos da Copa do Mundo de clubes da Fifa, que encara os americanos do LAFC
|
Nesta segunda-feira (16), o Chelsea enfrenta o Los Angeles FC, dos Estados Unidos, pela 1ª rodada da Copa do Mundo de Clubes, em Atlanta, nos Estados Unidos. Chelsea e Los Angeles FC estão no grupo D, ao lado de Flamengo e Espérance, da Tunísia. A partida do Mengão pela mesma chave também será na segunda-feira.
Para assistir a partida, clique aqui ou assista logo abaixo:
Com presença renovada no cenário internacional, o Chelsea retorna ao Mundial de Clubes da Fifa após conquistar o continente europeu em diferentes frentes nos últimos anos. A vaga na edição de 2025 foi garantida com o título da Uefa Champions League na temporada 2020-21, quando o clube ergueu o troféu mais cobiçado da Europa. Com isso, carimbou sua participação no torneio global.
O Los Angeles FC não estava inicialmente garantido no Mundial de Clubes da Fifa 2025. A vaga parecia distante até que o León, do México — campeão da Concacaf Champions League de 2023 — foi excluído do torneio. O motivo foi por descumprir as regras de propriedade multiclubes estabelecidas pela Fifa.
Com a desclassificação do clube mexicano, surgiu uma última chance: um confronto de repescagem entre LAFC e Club América-MEX, valendo o derradeiro lugar entre os 32 participantes. Após um duelo eletrizante, decidido apenas na prorrogação, o time californiano venceu por 2 a 1 e assegurou sua inédita participação na competição.
CHELSEA: Sanchez; James, Adarabioyo, Colwill, Cucurella; Enzo Fernández, Caicedo, Madueke, Cole Palmer; Neto e Delap. Técnico: Enzo Maresca.
LOS ANGELES FC: Lloris; Palencia, Long, Segura, Hollingshead; Delgado, Igor Jesus, Tilman, Yeboah; Ordaz e Bouanga. Técnico: Steve Cherundolo.
Vale lembrar que a CazéTV também transmitirá a partida, no entanto, a mesma não anunciou a equipe de transmissão até o momento
|
QUEM TRANSMITE?
Na TV aberta (Globo), a partida será narrada por Luis Roberto, com Maestro Júnior e Roger Flores comentando os lances. O confronto será transmitido para todo o Brasil. Já no canal fechado do SporTV, Luiz Carlos Junior comandará a narração com a companhia do ex-jogador Grafite, Lédio Carmona e Eric Faria nos comentários. Richard Souza será o repórter de campo.
Vale lembrar que a CazéTV também transmitirá a partida, no entanto, a mesma não anunciou a equipe de transmissão até o momento. Apesar disso, Luis Felipe Freitas deve narrar a estreia do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes, visto que o mesmo não estará comandando a narração de Benfica x Boca Juniors e Chelsea x LAFC. Casimiro Miguel e Fernando Campos deverão ser os prováveis comentaristas da partida.
O Rubro-Negro vem com moral após garantir a liderança no Brasileirão e a classificação às oitavas da Libertadores antes da viagem para os Estados Unidos. A equipe do Flamengo recebeu apenas um único reforço para a competição: Jorginho. O volante ítalo-brasileiro possui grandes chances de estrear com o Manto Sagrado nesta segunda-feira.
O único desfalque do time de Filipe Luís será De La Cruz. O uruguaio, apesar de estar treinando com bola, ainda não está 100% para retornar aos gramados após lesão no joelho esquerdo.
Com isso, o técnico deve mandar a campo a seguinte escalação: Agustín Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Erick Pulgar, Gerson (Jorginho) e Arrascaeta; Luiz Araújo, Michael e Bruno Henrique.