Futebol

ÍDOLO RUBRO-NEGRO, RONDINELLI GANHA DOCUMENTÁRIO E SE DECLARA: "MORRERIA EM CAMPO PELO FLAMENGO"

especial é exibido na Fla TV+ e no Globoplay após o ex-jogador completar 70 anos

Reprodução
Reprodução

01 Mai 2024 | 12:07 |

Icon Comentário0

Ídolo do Flamengo, Rondinelli, que ficou conhecido como Deus da Raça, completou 70 anos recentemente e ganhou um documentário especial sobre sua carreira e sua vida. O ex-jogador tem o “Rondinelli – 70 anos do Deus da Raça” disponível nas plataformas da Fla TV+ e no GloboPlay.


O Flamengo publicou em suas redes sociais um trecho do documentário com uma entrevista emocionante com Rondinelli. O eterno craque diz que sabia que era um atleta limitado e conta como sempre compensou isso. Ele manda um importante recado que mostra como se tornou conhecido como Deus da Raça.


Rondinelli afirma que se fosse preciso, morreria dentro de campo vestindo a camisa do Flamengo, e ao dizer isso, seus olhos enchem de lágrimas, denotando o amor que sente pelo Rubro-Negro até hoje. A cena é emocionante e o ídolo cita até seus familiares e a Nação.


“O Rondinelli sempre soube das limitações, mas ele nunca soube das limitações que se eu tivesse que morrer, jogando pelo Flamengo, por qualquer atitude, eu morreria em campo. Porque o Flamengo foi tudo na minha vida. Tudo que o Rondinelli e a família, a minha esposa, Darli, o meu filho, Antônio José, a minha filha Fabiana e meu neto, as minhas irmãs e meus pais. Essa é a essência de tudo. Para concluir a linha de raciocínio, é o respeito que essa geração teve ao 12º jogador. A gente nunca decepcionou essa Nação Rubro-Negra”, diz Rondinelli.

Rondinelli marcou gol que iniciou geração de ouro do Flamengo


Até Zico concorda e diz que o gol de Rondinelli em 1978 “libertou a geração”. Foi só após a conquista do Carioca, sobre o Vasco, naquele ano, que a geração pôde começar a empilhar taças. Assim, o craque foi muito importante, principalmente após os vices nos Estaduais de 76 e 77.

Em 78, o Flamengo chegava pressionado e ainda existia muita desconfiança sobre aqueles jogadores. Mas o gol no apagar das luzes fez com que o Mengão levantasse a taça, explodindo o Maracanã e dando o pontapé inicial no período mais marcante da história do clube.



Futebol

Jogador do Flamengo abre o jogo: “Falavam mais de mim do que do Cristiano Ronaldo…”

Lateral do Mengão passou pelo futebol italiano e viu seu nome ser mais comentado por lá por suas ações do que o do craque português

Lateral do Flamengo diz que seu nome era mais comentado na Itália do que o de Cristiano Ronaldo - Foto: Reprodução
Lateral do Flamengo diz que seu nome era mais comentado na Itália do que o de Cristiano Ronaldo - Foto: Reprodução

21 Nov 2025 | 16:05 |

Icon Comentário0

Vivendo um momento de retomada no Flamengo, Emerson Royal abriu o jogo sobre sua saída conturbada do futebol europeu. Em entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport, o lateral afirmou que sua decisão de voltar ao Brasil foi motivada pela busca por felicidade e bem-estar — e admitiu que, sinceramente, “não sente falta da Itália”.


Emerson Royal, do Flamengo: "falavam mais de mim do que do Cristiano Ronaldo"

ROTINA NO RIO ALIVIA PRESSÃO DO PERÍODO NO MILAN


Com um gol e uma assistência desde que chegou ao clube, Emerson descreveu a rotina no Rio de Janeiro como um alívio depois do período de forte desgaste emocional no Milan. Para o jogador, o retorno ao Brasil não representa retrocesso, mas uma estratégia clara para retomar espaço na Seleção Brasileira.


Ao ser questionado se sente nostalgia de sua vida em Milão, o lateral foi categórico. Segundo ele, a perseguição da imprensa local tornou o ambiente insustentável, comparando a atenção negativa que recebia à cobertura destinada a astros mundiais.

“Não, sinceramente não [sinto falta]. É um país lindo, o Milan é um clube top, mas não terei aquela sensação de nostalgia. Sinto falta da Espanha, onde fui muito feliz no Betis, e também da Inglaterra. Da Itália, não”, afirmou.


PRESSÃO MIDIÁTICA E FALTA DE ACEITAÇÃO

Emerson ainda revelou como enfrentou críticas constantes: “Desde a minha chegada, cada vez que eu dizia ou fazia algo, falavam mais de mim do que do Cristiano Ronaldo… mas de forma negativa. Sentia que precisava fazer o dobro para ser aceito e, mesmo assim, não era.”

ESCOLHA PELO FLAMENGO E FOCO NA SELEÇÃO

O retorno ao Brasil também teve relação direta com a visibilidade que o Flamengo proporciona, especialmente para quem busca espaço na Seleção. Segundo o lateral, houve propostas de Inglaterra, Turquia e Espanha, mas o projeto rubro-negro falou mais alto.

“Escolhi o Flamengo também para voltar à Seleção. Quero representar o meu país”, disse. Emerson destacou ainda a confiança de Carlo Ancelotti, lembrando que o técnico conhece seu potencial desde os confrontos na Europa: “Ele vê o que eu faço. Com o tempo, tudo voltará ao normal.”



Futebol

Libertadores: Conmebol define arbitragem para Flamengo x Palmeiras na final

Entidade seleciona argentino para comandar o jogo decisivo da competição entre o Mengão e o Alviverde no próximo sábado (29)

Conmebol define arbitragem para Flamengo x Palmeiras na final da Libertadores - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Conmebol define arbitragem para Flamengo x Palmeiras na final da Libertadores - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

21 Nov 2025 | 15:39 |

Icon Comentário0

A Conmebol confirmou Darío Humberto Herrera como árbitro principal da final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras. A decisão, marcada para 29 de novembro, às 18h, em Lima, no Peru, definirá qual clube se tornará o primeiro tetracampeão brasileiro da história do torneio.


EQUIPE DE ARBITRAGEM TOTALMENTE ARGENTINA


Herrera estará à frente de uma equipe composta quase integralmente por compatriotas. Cristian Gonzalo Navarro e José Miguel Savorani serão os auxiliares de linha, enquanto Maximiliano Nicolás Ramírez atuará como quarto árbitro. No comando do VAR, estará Héctor Alberto Paletta, também da Argentina.


HISTÓRICO DE HERRERA COM FLAMENGO E PALMEIRAS

O árbitro argentino já dirigiu três partidas do Flamengo na carreira, incluindo um duelo nesta própria edição da Libertadores: a vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, na ida das oitavas de final. Também esteve em Millonarios x Flamengo (2024) e Olimpia x Flamengo (2023).


Pelo lado palmeirense, Herrera apitou o triunfo sobre o Sporting Cristal em 2025, além das vitórias diante do Deportivo Táchira em 2023 e do Delfín em 2020. Vale ressaltar que nenhum árbitro brasileiro poderia apitar o confronto de acordo com as regras da Conmebol.

ESCALA COMPLETA DE ARBITRAGEM

  • Árbitro: Darío Humberto Herrera (Argentina)
  • Assistente 1: Cristian Gonzalo Navarro (Argentina)
  • Assistente 2: José Miguel Savorani (Argentina)
  • Quarto árbitro: Maximiliano Nicolás Ramírez (Argentina)
  • VAR: Héctor Alberto Paletta (Argentina)
  • AVAR 1: Santiago Fernández Gandini (Uruguai)
  • AVAR 2: Jorge Ignacio Baliño (Argentina)
  • AVAR 3: Christian Fred Ferreyra Fernández (Uruguai)
  • 5º Árbitro: Martín Sebastián Soppi San Martin (Uruguai)


Futebol

Dirigente de clube europeu indica o Flamengo como exemplo de gestão

Mengão é dos times mais organizados financeira e estruturalmente do Brasil e diretor do Monaco ressaltou o poderio do clube

Diretor do Monaco coloca gestão do Flamengo como das mais eficientes do futebol brasileiro - Foto: Reprodução
Diretor do Monaco coloca gestão do Flamengo como das mais eficientes do futebol brasileiro - Foto: Reprodução

21 Nov 2025 | 14:56 |

Icon Comentário0

Ex-dirigente do Red Bull Bragantino e atualmente responsável pelo projeto do Monaco, Thiago Scuro citou o Flamengo como modelo de organização no futebol brasileiro sem necessidade de adotar o modelo SAF. Ao analisar clubes que vivem crises financeiras, como o Corinthians, ele destacou que o ponto central não está no formato jurídico, mas na “mentalidade” aplicada à gestão.


Thiago Scuro sobre o Flamengo: "É muito eficiente mais do que virar SAF"


Durante participação no programa “Fala a Fonte”, Scuro afirmou que Flamengo e Palmeiras demonstram na prática que planejamento, coerência e lógica nas decisões são os pilares que sustentam o sucesso recente. Não à toa, a dupla domina as competições nacionais nos últimos anos.


“Mentalidade é mais importante do que o formato. Flamengo e Palmeiras têm planejamento, organização, lógica no projeto esportivo, nas decisões. É muito mais do que virar SAF. Marcas como Corinthians e São Paulo conseguem se reerguer muito fácil”, afirmou o dirigente.

CLUBES TRADICIONAIS TÊM POTENCIAL DE RECUPERAÇÃO


Mesmo ao citar Corinthians e São Paulo como exemplos de equipes que enfrentam turbulências financeiras, Scuro vê espaço para retomada rápida graças ao peso das camisas e ao potencial de mobilização das torcidas. Ainda assim, ele fez um alerta sobre o cenário que se forma no futebol brasileiro.

“São clubes com estruturas políticas pesadas e que vão resistir à implementação de um modelo mais organizado. A fotografia do futebol vem mudando com as SAFs. Para essas marcas competirem, vão precisar se organizar. Nos últimos anos, têm se tornado equipes de meio de tabela. Isso não é bom para o futebol brasileiro”, completou.

FLAMENGO E PALMEIRAS VOLTAM A PROTAGONIZAR A TEMPORADA

Mais uma vez, Flamengo e Palmeiras concentram as atenções em 2025. Além de ocuparem as duas primeiras posições do Brasileirão, os clubes decidirão a final da Libertadores no dia 29 de novembro, em Lima, no Peru. O confronto reforça o domínio recente da dupla no cenário nacional.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Imprensa inglesa indica Flamengo como possível destino de Paquetá
Futebol

Imprensa inglesa indica Flamengo como possível destino de Paquetá

21 Nov 2025 | 14:12

Icon Comentário0
Flamengo tem lista de 8 pendurados diante do Red Bull Bragantino
Futebol

Flamengo tem lista de 8 pendurados diante do Red Bull Bragantino

21 Nov 2025 | 13:45

Icon Comentário0
Ídolo do Corinthians faz forte revelação sobre Filipe Luís no Flamengo: "Protege os amigos"
Futebol

Ídolo do Corinthians faz forte revelação sobre Filipe Luís no Flamengo: "Protege os amigos"

21 Nov 2025 | 12:13

Icon Comentário0