Futebol
|
0Enquanto o elenco principal do Flamengo se prepara para embarcar rumo aos Estados Unidos, local em que fará a pré-temporada de 2025, o primeiro jogo do ano se aproxima. No próximo domingo (12), o Rubro-Negro entra em campo com um time alternativo contra o Boavista, pelo Campeonato Carioca, para tentar manter uma invencibilidade que já dura 18 anos.
A última vez que o Flamengo perdeu o primeiro jogo de uma temporada foi em 2006, em duelo que terminou 1 a 0 para o Nova Iguaçu. Desde então, o retrospecto traz 16 vitórias e dois empates — curiosamente, ambos contra o Macaé, em 2015 e 2020. Confira a lista completa ao fim da matéria.
Na última derrota, em jogo válido pela primeira rodada da Taça Guanabara, o Mais Querido entrou em campo com um time alternativo formado por Getúlio Vargas, Léo Matos, Marlon e André Lima; Thiago Campos, Robson, Célio Júnior e Rômulo; Vinícius Pacheco, Fabiano Oliveira e Gilmar. O técnico era o ídolo Adílio. Com Zinho ainda em campo, o Nova Iguaçu venceu com gol de Deni, marcado aos 11 minutos do segundo tempo.
O Carioca de 2006, inclusive, vale uma explicação à parte. Apesar de ser o ano em que o Flamengo foi campeão da Copa do Brasil sobre o rival Vasco, o Estadual trouxe um desempenho inimaginável para os padrões rubro-negros atuais.
No primeiro turno, a Taça Guanabara, o Flamengo caiu no Grupo A, com Americano, Cabofriense, Nova Iguaçu, Fluminense e Portuguesa. E o Rubro-Negro venceu apenas um jogo, justamente o último, contra o Americano. Com derrotas para Nova Iguaçu e Cabofriense, além de empates com Portuguesa e Fluminense, o Mais Querido nem se classificou para as semifinais (as vagas ficaram com Americano e Cabofriense).
Na Taça Rio, a história não foi diferente. Em seis jogos, o Flamengo venceu apenas uma vez, em 3 a 2 sobre o Botafogo. Derrotas para Madureira e Vasco, além de empates com Friburguense, America e Volta Redonda, fizeram com que o time não se classificasse para as semifinais mais uma vez.
Vale destacar que aquele foi um Estadual terrível para três dos quatro grandes. O único a conseguir passar de fase em qualquer turno foi o Botafogo, que se sagrou campeão contra o Madureira. Vasco e Fluminense, assim como o Flamengo, não conseguiram se classificar para nenhuma semifinal.
Retrospecto
De lá para cá, porém, o Flamengo não perdeu mais no primeiro jogo de cada temporada. Abaixo, o MundoBola Flamengo destacou cada estreia que o Rubro-Negro fez desde então. O único jogo que não valeu pelo Campeonato Carioca foi contra o Atlético-MG, em 2016, na extinta Primeira Liga.
2006: Flamengo 0 x 1 Nova Iguaçu
2007: Flamengo 2 x 0 Cabofriense
2008: Flamengo 2 x 0 Boavista
2009: Flamengo 1 x 0 Friburguense
2010: Flamengo 3 x 2 Duque de Caxias
2011: Flamengo 2 x 0 Volta Redonda
2012: Flamengo 4 x 0 Bonsucesso
2013: Flamengo 2 x 0 Quissamã
2014: Flamengo 1 x 0 Audax Rio
2015: Flamengo 1 x 1 Macaé
2016: Flamengo 2 x 0 Atlético-MG
2017: Flamengo 4 x 1 Boavista
2018: Flamengo 2 x 0 Volta Redonda
2019: Flamengo 2 x 1 Bangu
2020: Flamengo 0 x 0 Macaé
2021: Flamengo 1 x 0 Nova Iguaçu
2022: Flamengo 2 x 1 Portuguesa
2023: Flamengo 1 x 0 Audax Rio
2024: Flamengo 4 x 0 Audax Rio
Mengão fará pré-temporada no país norte-americano e não contará com Cebolinha, Pedro e Viña durante os treinamentos; Arrascaeta viaja
|
0Após as férias, o elenco principal do Flamengo embarca nesta sexta-feira (10) para os Estados Unidos, onde dará início à sua pré-temporada. Com o time já definido, a grande novidade é a presença de Arrascaeta, que está recuperado da cirurgia no joelho e viajará com a delegação. Por outro lado, Everton Cebolinha será baixa, pois ainda não está totalmente recuperado de sua lesão.
Lista de relacionados
Confira os jogadores convocados para a pré-temporada:
Goleiros:
Rossi, Matheus Cunha e Léo Nanneti
Laterais:
Alex Sandro, Ayrton Lucas, G. Varela e Wesley
Zagueiros:
Carbone, João Victor, Léo Ortiz, Léo Pereira e Pablo Lucio
Meio-campistas:
Alcaraz, Allan, Arrascaeta, De La Cruz, Pulgar, Evertton Araújo, Gerson e Matheus Gonçalves
Atacantes:
Bruno Henrique, Luiz Araújo, Michael e Plata
Comissão Técnica:
Técnico: Filipe Luís
Auxiliares Técnicos: Ivan Palanco, Márcio Torres e Daniel Alegria
Preparador Físico: Diogo Linhares
Desfalques
Everton Cebolinha, em processo de recuperação de uma grave lesão, não viajará com o elenco rubro-negro para Orlando, na Flórida. O atacante Pedro e o lateral Matías Viña também não farão parte da viagem e seguirão em tratamento no Rio de Janeiro
Atacante ainda se recupera de ruptura do tendão de Aquiles e, assim como centroavante e lateral como desfalques do Mengão na pré-temporada
|
0Na madrugada deste sábado (11), a delegação do Flamengo embarca para os Estados Unidos para iniciar a pré-temporada de 2025. No entanto, Everton Cebolinha, em processo de recuperação de uma grave lesão, não viajará com o elenco rubro-negro para Orlando, na Flórida.
Recuperação de lesão e exames médicos
Os exames realizados nos últimos dias indicaram que Everton Cebolinha ainda não está 100% recuperado da ruptura no tendão de Aquiles. Embora o atacante tenha voltado a treinar com bola em novembro de 2024, ele ainda está em uma fase de transição e não atingiu o nível físico necessário para viajar com a equipe, conforme informado pelo GE.
Relembre a lesão
Em agosto de 2024, durante a partida contra o Palmeiras, Everton Cebolinha sofreu a ruptura no tendão de Aquiles. A lesão o forçou a passar por uma cirurgia e, devido à gravidade do problema, o jogador desfalcou o Flamengo em 38 jogos da temporada 2024. Ao final do ano, o camisa 11 foi o atleta mais ausente do elenco rubro-negro, com uma série de problemas físicos somados à lesão.
Mudança de gestão e planos do DM
O Flamengo trabalhava com a ideia de que Cebolinha retornaria à equipe durante a pré-temporada de 2025. No entanto, com a troca de gestão e a chegada de José Luiz Runco ao comando do Departamento Médico, o planejamento foi revisado. O novo chefe do DM tem outros planos para o atacante, que não embarcará para os Estados Unidos.
Everton Cebolinha se junta a Pedro e Matías Viña, que também seguem no Rio de Janeiro em tratamento de suas respectivas lesões. Os três jogadores são aguardados no Ninho do Urubu nesta sexta-feira (10), a partir das 18h30 (horário de Brasília).
Ex-jogador vê permanência do treinador como benéfica para o Mengão e acredita que o rubro-negro ‘briga por tudo’ na temporada
|
0Após um 2024 com altos e baixos, o Flamengo terminou o ano em ascensão, com o título da Copa do Brasil e sinais de um 2025 promissor. Um dos principais responsáveis por essa recuperação foi Filipe Luís, que assumiu o comando da equipe após a demissão de Tite, dando nova identidade ao time. O ex-jogador e comentarista Caio Ribeiro analisou a chegada de Filipe Luís e destacou sua importância para o clube.
Filipe Luís como "uma das melhores notícias de 2024"
Para Caio Ribeiro, a contratação de Filipe Luís foi uma das melhores notícias do ano, destacando a postura do técnico tanto após vitórias quanto derrotas. A forma como o treinador conduziu o elenco e suas ideias claras foram fundamentais para o bom desempenho da equipe.
"Uma das melhores notícias que tivemos em 2024 foi o surgimento do Filipe Luís. Pela postura dele depois das derrotas e vitórias. Pela maneira que ele conduzia esse elenco. Pelas ideias muito claras. Merece a permanência e a continuidade", afirmou Caio Ribeiro no programa 'Seleção Sportv'.
Filipe Luís em 2025: maior competitividade
Filipe Luís assumiu o Flamengo já em meio à temporada de 2024, com o elenco que tinha à disposição. Agora, com todo o ano de 2025 pela frente e maior autonomia na montagem do time, o técnico tem a oportunidade de identificar as carências do grupo e buscar reforços para tornar a equipe ainda mais competitiva.
"Uma coisa é você pegar aquele elenco, usar a base e se virar com aquilo que tem à disposição. Outra coisa é você já conhecer esse elenco, identificar onde pode melhorar e buscar no mercado alternativas para tornar esse elenco ainda mais competitivo. Eu acho que é um Flamengo que vem muito forte", analisou Caio Ribeiro.
Reforços para 2025
Embora o Flamengo não tenha grandes investimentos planejados para 2025, o técnico Filipe Luís tem a chance de montar o elenco de acordo com sua filosofia de jogo. Entre as prioridades, a contratação de um atacante para substituir Gabigol, que está afastado, e Pedro, que se recupera de lesão, é uma das principais metas. Juninho, do Qarabag, é o favorito para a vaga.
Além disso, o Flamengo deve buscar reforços para outras posições, como lateral direita, meio campo e zaga, especialmente após a saída de Fabrício Bruno.