Futebol

Incrível! Confira há quantos anos o Flamengo não perde em uma estreia de temporada

A última vez que o Flamengo perdeu o primeiro jogo de uma temporada foi em 2006, em duelo que terminou 1 a 0 para o Nova Iguaçu

Reprodução
Reprodução

10 Jan 2025 | 13:18 |

Icon Comentário0

Enquanto o elenco principal do Flamengo se prepara para embarcar rumo aos Estados Unidos, local em que fará a pré-temporada de 2025, o primeiro jogo do ano se aproxima. No próximo domingo (12), o Rubro-Negro entra em campo com um time alternativo contra o Boavista, pelo Campeonato Carioca, para tentar manter uma invencibilidade que já dura 18 anos.



A última vez que o Flamengo perdeu o primeiro jogo de uma temporada foi em 2006, em duelo que terminou 1 a 0 para o Nova Iguaçu. Desde então, o retrospecto traz 16 vitórias e dois empates — curiosamente, ambos contra o Macaé, em 2015 e 2020. Confira a lista completa ao fim da matéria.


Na última derrota, em jogo válido pela primeira rodada da Taça Guanabara, o Mais Querido entrou em campo com um time alternativo formado por Getúlio Vargas, Léo Matos, Marlon e André Lima; Thiago Campos, Robson, Célio Júnior e Rômulo; Vinícius Pacheco, Fabiano Oliveira e Gilmar. O técnico era o ídolo Adílio. Com Zinho ainda em campo, o Nova Iguaçu venceu com gol de Deni, marcado aos 11 minutos do segundo tempo.


O Carioca de 2006, inclusive, vale uma explicação à parte. Apesar de ser o ano em que o Flamengo foi campeão da Copa do Brasil sobre o rival Vasco, o Estadual trouxe um desempenho inimaginável para os padrões rubro-negros atuais.

No primeiro turno, a Taça Guanabara, o Flamengo caiu no Grupo A, com Americano, Cabofriense, Nova Iguaçu, Fluminense e Portuguesa. E o Rubro-Negro venceu apenas um jogo, justamente o último, contra o Americano. Com derrotas para Nova Iguaçu e Cabofriense, além de empates com Portuguesa e Fluminense, o Mais Querido nem se classificou para as semifinais (as vagas ficaram com Americano e Cabofriense).

Na Taça Rio, a história não foi diferente. Em seis jogos, o Flamengo venceu apenas uma vez, em 3 a 2 sobre o Botafogo. Derrotas para Madureira e Vasco, além de empates com Friburguense, America e Volta Redonda, fizeram com que o time não se classificasse para as semifinais mais uma vez.

Vale destacar que aquele foi um Estadual terrível para três dos quatro grandes. O único a conseguir passar de fase em qualquer turno foi o Botafogo, que se sagrou campeão contra o Madureira. Vasco e Fluminense, assim como o Flamengo, não conseguiram se classificar para nenhuma semifinal.

Retrospecto

De lá para cá, porém, o Flamengo não perdeu mais no primeiro jogo de cada temporada. Abaixo, o MundoBola Flamengo destacou cada estreia que o Rubro-Negro fez desde então. O único jogo que não valeu pelo Campeonato Carioca foi contra o Atlético-MG, em 2016, na extinta Primeira Liga.

2006: Flamengo 0 x 1 Nova Iguaçu

2007: Flamengo 2 x 0 Cabofriense

2008: Flamengo 2 x 0 Boavista

2009: Flamengo 1 x 0 Friburguense

2010: Flamengo 3 x 2 Duque de Caxias

2011: Flamengo 2 x 0 Volta Redonda

2012: Flamengo 4 x 0 Bonsucesso

2013: Flamengo 2 x 0 Quissamã

2014: Flamengo 1 x 0 Audax Rio

2015: Flamengo 1 x 1 Macaé

2016: Flamengo 2 x 0 Atlético-MG

2017: Flamengo 4 x 1 Boavista

2018: Flamengo 2 x 0 Volta Redonda

2019: Flamengo 2 x 1 Bangu

2020: Flamengo 0 x 0 Macaé

2021: Flamengo 1 x 0 Nova Iguaçu

2022: Flamengo 2 x 1 Portuguesa

2023: Flamengo 1 x 0 Audax Rio

2024: Flamengo 4 x 0 Audax Rio



Futebol

Flamengo pode conseguir feito impressionante nesta semana; Entenda

Com o título da Libertadores, Mengão está próximo de uma marca expressiva que pode ser conquistada já nesta quarta-feira (3)

Caso vença o Ceará na quarta-feira (3), o Flamengo será o atual campeão de todos os principais títulos disputados no Brasil - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Caso vença o Ceará na quarta-feira (3), o Flamengo será o atual campeão de todos os principais títulos disputados no Brasil - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

30 Nov 2025 | 15:00 |

Icon Comentário0

A Libertadores voltou a ter o Flamengo como campeão neste sábado (29), após a vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, em Lima. Com o título continental, o Rubro-Negro se aproxima de um feito raro: pode fechar a temporada como detentor dos cinco principais troféus do calendário.


Para isso, falta apenas conquistar o Brasileirão. No momento, o time de Filipe Luís lidera o campeonato com 75 pontos e depende somente de uma vitória sobre o Ceará, nesta quarta-feira (03), para confirmar a taça do campeonato.


QUAIS TÍTULOS O FLAMENGO DETÉM ATUALMENTE?


O Flamengo é, hoje, o atual campeão de quatro competições relevantes do futebol brasileiro. Em novembro de 2024, o time bateu o Atlético-MG e ergueu a Copa do Brasil. No início de 2025, superou Fluminense e Botafogo para conquistar, respectivamente, o Campeonato Carioca e a Supercopa do Brasil.

Agora, com o triunfo sobre o Palmeiras, recuperou também o título da Libertadores. Assim, o Rubro-Negro chega à reta final da temporada com a chance de fechar o ciclo levantando todos os cinco troféus mais importantes do ano.


QUAL É O PRÓXIMO JOGO DO FLAMENGO?

Buscando confirmar o título brasileiro, o Flamengo enfrenta o Ceará nesta quarta-feira (03), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 37ª rodada do Brasileirão. A partida terá transmissão de Globo (aberta), GE TV (YouTube) e SporTV (fechada). Uma vitória garante matematicamente o campeonato nacional ao Rubro-Negro.



Futebol

Pulgar ironiza lance com Bruno Fuchs no título do Flamengo da Libertadores

Chileno correu risco de ser expulso no primeiro tempo diante do Palmeiras, mas volante seguiu em campo a ajudou o Mengão a ser campeão

Pulgar comenta lance com Bruno Fuchs na partida que rendeu o título da Libertadores ao Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Pulgar comenta lance com Bruno Fuchs na partida que rendeu o título da Libertadores ao Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

30 Nov 2025 | 14:00 |

Icon Comentário0

O Flamengo garantiu o tetracampeonato da Libertadores neste sábado (29), ao vencer o Palmeiras por 1 a 0, em Lima. A conquista, porém, veio acompanhada de reclamações da equipe paulista, especialmente por um lance envolvendo Erick Pulgar ainda no primeiro tempo.


Aos 30 minutos, o volante rubro-negro acertou a canela de Bruno Fuchs e recebeu cartão amarelo do árbitro Darío Herrera. Jogadores e membros da comissão técnica do Palmeiras reclamaram, pedindo expulsão.


Pulgar após título do Flamengo na Libertadores: "se você joga uma final 100%..."
O QUE DISSE ERICK PULGAR


Após a partida, Pulgar comentou o lance e ironizou a reação dos palmeirenses: “Aqui, se você joga uma final 100%, acontece isso. Se você joga 10%, te expulsam. Como eu jogo 100%, fiquei em campo. Estou feliz”, afirmou o chileno, na zona mista.

COMO FOI A FINAL ENTRE FLAMENGO E PALMEIRAS


O Flamengo dominou boa parte do primeiro tempo, embora tenha parado nas defesas de Carlos Miguel. O gol do título saiu apenas na segunda etapa. Aos 22 minutos, Arrascaeta cobrou escanteio na medida para Danilo. O zagueiro subiu entre Bruno Fuchs e Gustavo Gómez e cabeceou firme, garantindo o 1 a 0 que selou a conquista continental do Rubro-Negro.

O PRÓXIMO JOGO DO FLAMENGO

Com Erick Pulgar novamente à disposição, o Flamengo retorna ao Maracanã nesta quarta-feira (03), quando enfrenta o Ceará pela 37ª rodada do Brasileirão. A bola rola às 21h30 (de Brasília). Em caso de vitória, o time comandado por Filipe Luís confirma o título do campeonato. A partida terá transmissão de Globo (TV aberta), GE TV (YouTube) e SporTV (TV fechada).



Futebol

Presidente do Flamengo comemora Libertadores, mas detona Intercontinental

Com a conquista do tetra da competição sul-americana, o Mengão também garantiu vaga no torneio da FIFA após o fim do Brasileirão

Presidente do Flamengo, Bap critica Copa Intercontinental da FIFA após título da Libertadores - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Presidente do Flamengo, Bap critica Copa Intercontinental da FIFA após título da Libertadores - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

30 Nov 2025 | 13:00 |

Icon Comentário0

Tetracampeão da Copa Libertadores ao superar o Palmeiras por 1 a 0 no último sábado (29), o clube garantiu vaga na Copa Intercontinental, marcada para dezembro. Após a decisão em Lima, o presidente rubro-negro, Bap, não poupou críticas ao formato da competição e ainda fez uma provocação bem-humorada à presidente alviverde, Leila Pereira.


Bap após título da Libertadores do Flamengo: "o Intercontinental é absolutamente injusto"

CRÍTICAS AO INTERCONTINENTAL


Logo depois da conquista, Bap reclamou da logística e da diferença de condições entre os participantes do torneio mundial: “Acho que o Intercontinental é absolutamente injusto. Vamos chegar menos de 20 horas antes do jogo, e a gente perde dinheiro se cair no primeiro jogo. Olha o que aconteceu com o Botafogo ano passado. Outro dia estávamos discutindo Fair Play financeiro”, afirmou o dirigente.


O mandatário do Flamengo também destacou o impacto esportivo da viagem: “Fair Play esportivo, não é legal o time campeão da Libertadores chegar para jogar com menos de 24 horas, fazer uma viagem de 15 horas, com sete horas de fuso… Hoje vamos desfrutar, e segunda-feira vou decidir o que vamos fazer”, completou.

QUANDO SERÁ A ESTREIA NA COPA INTERCONTINENTAL


Classificado diretamente para as quartas de final, o time estreia no dia 10 de dezembro, contra o Cruz Azul (MEX), no Catar. O elenco, no entanto, terá um desafio antes: enfrentar o Mirassol, em 7 de dezembro, pela última rodada do Brasileirão. A sequência causa preocupação pela proximidade das datas e pela longa viagem até o Oriente Médio.

A PROVOCAÇÃO A LEILA PEREIRA

Bap também revelou uma brincadeira com Leila Pereira, presidente do Palmeiras, durante um evento da Conmebol, na véspera da final. A alusão recorda a derrota de 2021, por 2 a 1, em Montevidéu. Desta vez, porém, o troco veio: vitória na capital peruana e a consagração com o quarto título continental.

“Na sexta-feira comentei com a Leila, brincando, que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar (em referência à final perdida em 2021). Ela pediu a palavra e respondeu: “Cai sim”. Eu estava pensando aqui com meus botões… ela estava certa. Em Lima, cai”, disse o presidente.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Filipe Luís lembra de jogadores que deixaram o Flamengo no meio da Libertadores
Futebol

Filipe Luís lembra de jogadores que deixaram o Flamengo no meio da Libertadores

30 Nov 2025 | 11:02

Icon Comentário0
Arrascaeta fala sobre futuro de Filipe Luís no Flamengo: “acredito que…”
Futebol

Arrascaeta fala sobre futuro de Filipe Luís no Flamengo: “acredito que…”

30 Nov 2025 | 10:37

Icon Comentário0
Arrascaeta agita festa da torcida do Flamengo pela Libertadores: “estamos…”
Futebol

Arrascaeta agita festa da torcida do Flamengo pela Libertadores: “estamos…”

30 Nov 2025 | 10:03

Icon Comentário0