Futebol
10 Jan 2025 | 13:18 |
Enquanto o elenco principal do Flamengo se prepara para embarcar rumo aos Estados Unidos, local em que fará a pré-temporada de 2025, o primeiro jogo do ano se aproxima. No próximo domingo (12), o Rubro-Negro entra em campo com um time alternativo contra o Boavista, pelo Campeonato Carioca, para tentar manter uma invencibilidade que já dura 18 anos.
A última vez que o Flamengo perdeu o primeiro jogo de uma temporada foi em 2006, em duelo que terminou 1 a 0 para o Nova Iguaçu. Desde então, o retrospecto traz 16 vitórias e dois empates — curiosamente, ambos contra o Macaé, em 2015 e 2020. Confira a lista completa ao fim da matéria.
Na última derrota, em jogo válido pela primeira rodada da Taça Guanabara, o Mais Querido entrou em campo com um time alternativo formado por Getúlio Vargas, Léo Matos, Marlon e André Lima; Thiago Campos, Robson, Célio Júnior e Rômulo; Vinícius Pacheco, Fabiano Oliveira e Gilmar. O técnico era o ídolo Adílio. Com Zinho ainda em campo, o Nova Iguaçu venceu com gol de Deni, marcado aos 11 minutos do segundo tempo.
O Carioca de 2006, inclusive, vale uma explicação à parte. Apesar de ser o ano em que o Flamengo foi campeão da Copa do Brasil sobre o rival Vasco, o Estadual trouxe um desempenho inimaginável para os padrões rubro-negros atuais.
No primeiro turno, a Taça Guanabara, o Flamengo caiu no Grupo A, com Americano, Cabofriense, Nova Iguaçu, Fluminense e Portuguesa. E o Rubro-Negro venceu apenas um jogo, justamente o último, contra o Americano. Com derrotas para Nova Iguaçu e Cabofriense, além de empates com Portuguesa e Fluminense, o Mais Querido nem se classificou para as semifinais (as vagas ficaram com Americano e Cabofriense).
Na Taça Rio, a história não foi diferente. Em seis jogos, o Flamengo venceu apenas uma vez, em 3 a 2 sobre o Botafogo. Derrotas para Madureira e Vasco, além de empates com Friburguense, America e Volta Redonda, fizeram com que o time não se classificasse para as semifinais mais uma vez.
Vale destacar que aquele foi um Estadual terrível para três dos quatro grandes. O único a conseguir passar de fase em qualquer turno foi o Botafogo, que se sagrou campeão contra o Madureira. Vasco e Fluminense, assim como o Flamengo, não conseguiram se classificar para nenhuma semifinal.
Retrospecto
De lá para cá, porém, o Flamengo não perdeu mais no primeiro jogo de cada temporada. Abaixo, o MundoBola Flamengo destacou cada estreia que o Rubro-Negro fez desde então. O único jogo que não valeu pelo Campeonato Carioca foi contra o Atlético-MG, em 2016, na extinta Primeira Liga.
2006: Flamengo 0 x 1 Nova Iguaçu
2007: Flamengo 2 x 0 Cabofriense
2008: Flamengo 2 x 0 Boavista
2009: Flamengo 1 x 0 Friburguense
2010: Flamengo 3 x 2 Duque de Caxias
2011: Flamengo 2 x 0 Volta Redonda
2012: Flamengo 4 x 0 Bonsucesso
2013: Flamengo 2 x 0 Quissamã
2014: Flamengo 1 x 0 Audax Rio
2015: Flamengo 1 x 1 Macaé
2016: Flamengo 2 x 0 Atlético-MG
2017: Flamengo 4 x 1 Boavista
2018: Flamengo 2 x 0 Volta Redonda
2019: Flamengo 2 x 1 Bangu
2020: Flamengo 0 x 0 Macaé
2021: Flamengo 1 x 0 Nova Iguaçu
2022: Flamengo 2 x 1 Portuguesa
2023: Flamengo 1 x 0 Audax Rio
2024: Flamengo 4 x 0 Audax Rio
Treinador está fora de atividade desde que foi demitido pelo Mengão em 2024 e pode retornar para a elite do Brasil por time gaúcho
12 Dez 2025 | 17:00 |
O Internacional já definiu seu alvo para o comando técnico em 2026: Tite. O clube fez uma proposta ao ex-treinador do Flamengo e aguarda uma resposta até a próxima segunda-feira. A informação foi divulgada pelo jornalista Paulo Vinícius Coelho. Conforme apurado, o contato inicial com o treinador foi feito por Abel Braga, cuja permanência como diretor técnico em 2026 foi confirmada nesta sexta pelo presidente Alessandro Barcellos.
Embora elogie Tite, Barcellos negou que tenha havido uma "procura formal" do clube. Abel Braga procurou o técnico antes mesmo de ter sua posição como diretor confirmada: “Tite é um grande treinador. Sempre estará na pauta, à medida que decidiu voltar ao trabalho. Faz parte das movimentações, mas formalmente não houve contato oficial do clube. É um nome que consideramos por sua capacidade e pelas declarações importantes que fez sobre o Internacional – afirmou o presidente.
Barcellos reforçou que outros nomes também estão sendo avaliados: “Falei de Tite de forma geral, mas entendemos o momento que ele vive e também consideramos outros treinadores. É evidente que ele é um nome importante, mas não é restritivo”, completou.
Apesar de ter convites de clubes do exterior, a oferta colorada foi considerada vantajosa financeiramente. Tite pediu tempo para analisar antes de dar uma resposta. Caso aceite, ele estará acompanhado de uma comissão técnica formada por três profissionais: o auxiliar Matheus Bachi, filho de Tite; Vinícius Bergantin, que deixou o Avaí para integrar a equipe; e o preparador físico Fábio Mahseredjian.
Com 64 anos, Tite está sem clube desde setembro de 2024, quando deixou o Flamengo. Em abril deste ano, recusou uma proposta do Corinthians e fez uma pausa para cuidar da saúde mental. Em novembro, anunciou estar pronto para retornar ao futebol.
Tite já teve passagem pelo Inter entre junho de 2008 e outubro de 2009. Nesse período, conquistou a Copa Sul-Americana de 2008, o Campeonato Gaúcho de 2009 e a Copa Suruga de 2009. Em 109 jogos, somou 58 vitórias, 24 empates e 27 derrotas.
Mengão quer garantir a permanência dos profissionais até o final da gestão de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, e já sabe até quando situação será resolvida
12 Dez 2025 | 16:00 |
Em meio à disputa do Intercontinental, o Flamengo já trabalha no planejamento para 2026. No entanto, duas definições internas ainda travam movimentações mais firmes no mercado: as renovações do diretor de futebol José Boto e do técnico Filipe Luís. O clube espera resolver ambas o quanto antes para avançar com segurança na construção do elenco. A informação é do portal GE.
Presidente do Flamengo sobre renovações de Filipe Luís e José Boto: "Acredito que vai ter um final feliz para todos..."
Nesta semana, o presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, explicou que as negociações avançam, embora o calendário apertado do Mundial tenha empurrado o cronograma: “A renovação com o Filipe está caminhando. Acredito que vai ter um final feliz para todos. Com o Boto está tudo bem encaminhado também. Teve esse Mundial que atrapalha do ponto de vista operacional, como se tivesse jogado 10 dias para frente. Imaginava estar com tudo fechado até o dia 15, agora colocaria até o dia 25. Acho que os presentes de Natal podem ser outros (risos)”, afirmou.
Enquanto isso, o clube mantém cautela nas investidas. Há alvos mapeados e conversas em andamento, mas a diretoria só pretende avançar quando treinador e diretor oficializarem os novos vínculos. O entendimento interno é que não faz sentido sacramentar reforços sem ter o comando de futebol completamente estabilizado.
As conversas com Filipe Luís atrasaram por causa do Intercontinental, mas seguem positivas. Clube e treinador dialogam há meses e mantêm otimismo por um acordo. Faltam apenas detalhes para que o novo contrato, previsto até o fim do ano que vem, seja assinado.
No caso de José Boto, havia possibilidade de renovação automática, caso houvesse interesse mútuo. Satisfeito com o trabalho, o Flamengo já apresentou uma proposta para estender o vínculo. Agora, a decisão está nas mãos do diretor português, que deve se reunir com o presidente na volta ao Brasil.
Mesmo com a cautela, o Flamengo iniciou contatos por dois nomes que interessam: Gabriel Brazão, goleiro do Santos, e Vitão, zagueiro do Internacional. Ainda não há propostas oficiais, mas o clube já conversa com os jogadores. A permanência da dupla na Série A pode alterar os termos das negociações, e o departamento de futebol tenta ajustar valores.
O primeiro movimento no planejamento é focar no mercado brasileiro, buscando contratações pontuais. Porém, esse desenho pode mudar caso o clube sofra baixas na próxima janela. O elenco encerra a temporada valorizado, impulsionado pelos títulos da Libertadores e do Brasileiro, e a diretoria considera possível receber sondagens e ofertas por peças importantes.
Com isso, o Flamengo equilibra o foco na disputa do Intercontinental com a necessidade de pavimentar as bases de 2026, enquanto aguarda as definições que destravarão, de vez, o caminho no mercado. O Mengão encara o Pyramids neste sábado (13) às 14h (horário de Brasília). O confronto terá transmissão da Rede Globo, SporTV, getv e Cazé TV.
Jogador foi contratado pelo Mengão após se destacar e terá pré-temporada para mostrar serviço ao técnico Filipe Luís visando o ano de 2026
12 Dez 2025 | 15:00 |
O Vitória iniciou oficialmente o planejamento para 2026 após escapar do rebaixamento no Brasileirão. Entre as primeiras decisões da diretoria está a não renovação do empréstimo de Carlinhos, que voltará ao Flamengo ao fim da temporada.
Durante coletiva, o presidente Fábio Mota confirmou a saída: “Alguns estão vencendo o empréstimo e não vamos renovar, como Carlinhos”, declarou o mandatário. Com isso, o atacante retorna ao clube carioca após o período na equipe baiana.
Sem espaço com Filipe Luís no início do ano, Carlinhos foi liberado para empréstimo e acertou com o Vitória. Entretanto, o centroavante não conseguiu se firmar: foram 23 partidas e apenas quatro gols. A última vez em campo ocorreu em outubro, quando atuou por apenas um minuto diante do Corinthians, no Barradão.
De volta ao Rio de Janeiro, Carlinhos não deve permanecer. O jogador de 28 anos está fora dos planos do Flamengo, que deve buscar uma negociação. A tendência é que outro atacante na mesma situação, Juninho, também seja negociado, o Bahia demonstra interesse.
Antes de tratar da janela de transferências, o Flamengo mantém o foco total na Copa Intercontinental. O time enfrenta o Pyramids (EGI) neste sábado (13), às 14h (de Brasília), pela semifinal do torneio. A partida terá transmissão da Rede Globo, SporTV, getv e Cazé TV.
Clubes de gramado sintético se unem contra o Flamengo, que tem apoio de Neymar
12 Dez 2025 | 10:53