Futebol
|
0Uma das primeiras medidas da nova diretoria do Flamengo foi reduzir o período da pré-temporada do clube nos Estados Unidos. A delegação embarca para passar nove dias em solo norte-americano e o período terá adaptação ao novo departamento de futebol, imersão ao trabalho de Filipe Luís e um treino aberto.
Por que encurtou?
O acordo para a pré-temporada foi firmado ainda pela antiga diretoria. As conversas já eram antigas, esfriaram com a saída de Tite e voltaram a esquentar após o aval de Filipe Luís. A gestão de Landim ainda tentava fechar mais um amistoso para o período, mas não avançou nesse sentido.
A decisão de encurtar foi principalmente por avaliação técnica feita pelos novos gestores. A multa alta e o contrato também tornariam a decisão de abandonar a FC Series mais complicada.
As duas gestões têm, neste momento, ideias completamente diferentes sobre a presença do Fla fora do Rio de Janeiro. Diferentemente de Landim, Bap e seus pares não querem um Flamengo itinerante. Até por isso cancelaram o jogo que o time faria na volta dos EUA em Manaus, contra o Volta Redonda. Isso ainda vai render, já que a antiga direção havia negociado essa partida e o Voltaço queria vender. Há uma proposta de Brasília na mesa.
"Vamos evitar e lutar para ter menos viagens possíveis. É quase impossível em um calendário como esse, mas o que puder vamos evitar. As pessoas responsáveis estão tratando. Eles sabem quais são as nossas diretrizes e vão tratar isso", disse José Boto
Boto estará com o clube nos Estados Unidos. Um dos pedidos dele para diminuir o número de pessoas que estão no avião do clube também será seguido, já que a lista está bem mais enxuta do que em outras oportunidades.
Qual é a programação?
O Flamengo sai do Rio de Janeiro às 0h40 (de Brasília) deste sábado (11). A chegada em Orlando está prevista para 11h (horário local). Em seguida, a delegação segue para Gainesville, também na Flórida, e, enfim, para no hotel às 15h30 (horário local).
O primeiro treino será pouco depois da chegada a Gainesville. O Flamengo faz oito dias de treinamentos nos Estados Unidos, sendo que um deles, na segunda-feira, será em dois turnos.
O único jogo será contra o São Paulo, no dia 19. A delegação deixa Gainesville ainda no sábado à tarde. Logo depois da partida, o time retorna ao hotel e sai cerca de três horas depois para iniciar o retorno ao Rio de Janeiro. A chegada no Galeão está prevista para 13h40 (de Brasília) do dia 20.
Cidade universitária
O Flamengo escolheu uma cidade universitária para se preparar. Um dos motivos é o isolamento que o técnico Filipe Luís pediu para ter nesse período. No ano passado, o Fla ficou em Orlando e participou de várias ações de marketing, além de ter um dia na Disney.
O Fla vai usar as instalações do Florida Gators, o time da Universidade da Flórida. A equipe já venceu três campeonatos nacionais e oito títulos de conferência em seus 112 anos de história.
O treinador quer imersão total do elenco e controle de tudo que vai acontecer. A ideia é fortalecer as ideias dele, melhorar o time fisicamente e aproveitar o período para fazer os jogadores se cuidarem das mais diversas formas. Filipe Luís queria, inclusive, uma alimentação muito bem regrada para cada um deles, mas o clube perdeu a nutricionista de performance que era responsável por isso nas viagens. As mudanças no departamento médico influenciam nesse sentido e o clube correu contra o tempo para redefinir os profissionais que vão.
Gainesville fica a cerca de 1h40 de Orlando de carro. A cidade não tem muitas atrações e é movimentada principalmente pela Universidade da Flórida. A única ação programada pelo Flamengo com a FC Series por enquanto é um treino aberto. O clube fará uma atividade no dia 14, terça-feira, com entrada gratuita do público ao Ben Hill Griffin Stadium.
Durante a participação no Charla Podcast, nesta terça-feira (14), Romário destacou os bons momentos de Raphinha, e Matheus Cunha, mas não ficou em cima do muro quando foi questionado sobre quem deve ser o camisa 9 da seleção.
|
0A seleção brasileira está com dificuldades para definir o dono da camisa 9 e 10 jogadores foram testados depois da Copa do Mundo de 2022. Mas para Romário não existe discussão: Pedro é o melhor centroavante do país. E de bola na rede o Baixinho entende!
O atacante do Flamengo está afastado dos gramados desde setembro do ano passado, quando sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo durante treinamento da seleção brasileira. A expectativa é que Pedro retorne no segundo semestre de 2025.
Durante a participação no Charla Podcast, nesta terça-feira (14), Romário destacou os bons momentos de Raphinha, do Barcelona, e Matheus Cunha, do Wolverhampton, mas não ficou em cima do muro quando foi questionado sobre quem deve ser o camisa 9 da seleção.
“Por mais que tenha o Raphinha jogando muito bem, o Matheus Cunha na Inglaterra, o melhor 9 que temos no Brasil é o Pedro, melhor fazedor de gol. E, com ele voltando, se voltar como ele estava antes da lesão, tenho certeza que vai ser o nosso 9 titular. Era para ser bem antes. Joga pouco (na Copa), tem que jogar”, disse o ex-atacante e atual presidente do America-RJ.
Romário se referiu a Copa do Mundo de 2022, quando Pedro foi convocado por Tite, mas entrou em apenas duas partidas: 64 minutos contra Camarões e 84 contra a Croácia. Na temporada passada, antes de se lesionar, o atacante tinha 30 gols em 43 jogos pelo Flamengo.
Campeão brasileiro e da CONMEBOL Libertadores pelo Botafogo no ano passado, Luiz Henrique foi elogiado por Romário e faz parte da lista de seis jogadores que impressionam o ex-atacante no futebol nacional.
“Aqui no Brasil, quem me impressionou muito ano passado foi o Luiz Henrique. Fazedor de gol que temos no Brasil é Pedro e, se entrar em forma, Gabigol. O Dudu, que foi para o Cruzeiro, Arrascaeta joga para caralho, Gerson é inteligente, joga para caralho”, destacou.
Um dos maiores atacantes do futebol mundial, Romário marcou 1000 gols ao longo da sua carreira e defendeu clubes como Vasco, Flamengo, Fluminense, Barcelona, PSV e Valencia. Hoje, aos 58 anos, ele é presidente do America-RJ.
Jogador já tinha sido seu nome vinculado ao Fla, mas agora o clube carioca foi pra cima, a fim de negociar
|
0O Flamengo segue de olho no mercado da bola. Depois de fechar com o atacante Juninho, que inclusive ja está no Rio, o rubro-negro vai com tudo pra cima do lateral direito Danilo, da Juventus (ITA). O lateral da Seleção Brasileira pode ser o próximo reforço para a temporada.
Segundo o jornalista Romeo Agresti, o Flamengo entrou forte na briga pela contratação do lateral-direito Danilo, da Juventus. Nesse sentido, outro clube italiano, o Napoli, aparece como o favorito para contratar o brasileiro. Porém, ainda segundo o jornalista, o Flamengo chegou forte querendo o lateral brasileiro.
“Se até ontem eu coloquei o Napoli como Pole Position, hoje eu digo para vocês tomarem cuidado com o Flamengo”, disse o jornalista italiano. Vale destacar que, além na lateral-direita, Danilo também tem feito a função de zagueiro nas últimas partidas em que atuou pela Juventus.
Jorginho também está na mira do mengão
O rubro-negro carioca está de olho no mercado e tenta a contratação de Jorginho, que possui contrato com o Arsenal (ING) até julho de 2025. Porém, mesmo que as conversas ainda estejam no início, a negociação entre as partes pode avançar devido a um novo movimento da equipe inglesa.
Vale lembrar, que o Arsenal possui conversas avançadas com o Real Sociedad (ESP) para contratar Martin Zubimendi, volante espanhol de 25 anos. A ideia da equipe inglesa é pagar a multa rescisória do jogador de 60 milhões de euros (cerca de R$ 370 milhões). Desse modo, a negociação com o atleta pode facilitar um acordo de liberação entre Jorginho e o clube da Inglaterra, para que o meio campista reforce o Flamengo. A informação é do jornalista Fabrizio Romano.
O clube russo tentou a contratação do lateral-direito Wesley, mas o Flamengo mantém exigências financeiras elevadas para liberar o atleta.
|
0Apesar do interesse, as conversas não avançaram. O Flamengo estabeleceu um valor considerado elevado para a negociação: cerca de 30 milhões de euros, cifra que o clube entende como justa diante do potencial e do mercado do jogador.O Zenit, tradicional clube da Rússia, demonstrou interesse em adquirir o lateral-direito Wesley, do Flamengo. A informação aponta que o jogador está no radar da equipe russa, que buscava reforçar seu elenco com o jovem atleta.
WESLEY SE DESTACA NO MENGÃO
Wesley tem sido uma peça importante no elenco rubro-negro. Com apenas 19 anos, o lateral-direito se consolidou como uma opção frequente no time principal, chamando atenção por sua habilidade, velocidade e capacidade de apoiar tanto na defesa quanto no ataque. A postura do Flamengo reflete a estratégia do clube em valorizar seus atletas da base.
ZENIT ENFRENTA CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL
Embora o Zenit tenha mostrado iniciativa, o interesse por Wesley não é exclusivo. Clubes de outras ligas também têm monitorado o desempenho do lateral, o que pode aumentar a disputa por sua contratação em futuras janelas de transferência. Com a negociação travada, Wesley segue integrado ao elenco do CRF, concentrado nos desafios do Campeonato Brasileiro e outras competições.
O jogador, inclusive, tem sido um dos destaques nos últimos jogos do Mengão, ganhando confiança da comissão técnica. Nos últimos anos, o Mais Querido tem adotado uma política de não ceder jovens promessas por valores que não reflitam seu potencial no mercado internacional.
Para o Flamengo, manter Wesley significa fortalecer o elenco a curto prazo, mas o clube não descarta abrir novas negociações futuramente, caso as propostas atendam aos interesses rubro-negros. Por enquanto, o lateral continua sendo uma das promessas da Gávea e alvo de expectativas da torcida.