_20230926082457.jpeg)
Futebol
|
O técnico Filipe Luís contará com o retorno de quatro peças importantes: Wesley, Gerson, Arrascaeta e Gonzalo Plata. O quarteto ficou de fora das últimas partidas por questões físicas ou por preservação, em função da sequência de jogos durante a Data FIFA. A presença desses atletas entre os titulares aumenta as expectativas por uma atuação mais sólida do Flamengo fora de casa.
A formação inicial que deve ir a campo conta com: Agustín Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Gerson e Arrascaeta; Luiz Araújo (ou De La Cruz), Gonzalo Plata e Bruno Henrique. A dúvida gira em torno do meio-campista uruguaio Nicolás de la Cruz, elogiado após a última atuação pela Libertadores, e Luiz Araújo, opção que pode ser mantida na titularidade.
Tr}es nomes seguem fora da lista de relacionados. O atacante Pedro e o zagueiro Danilo, continuam em trabalho de recondicionamento físico, mesmo participando das atividades no campo. Já o lateral Matías Viña permanece sob cuidados do departamento médico. A comissão técnica ainda não definiu a data de retorno de ambos aos gramados.
A torcida do Flamengo poderá acompanhar a transmissão ao vivo do embate por meio do Premiere. A expectativa da equipe comandada por Filipe Luís é alcançar o primeiro triunfo na competição e iniciar a sequência positiva rumo ao título.
Técnico era o favorito para assumir o comando da Seleção, mas entidade mudou a chave para Carlo Ancelotti, o que não agradou o ‘mister’
|
Após o "não" definitivo de Carlo Ancelotti, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltou a colocar Jorge Jesus, ex-Flamengo, como principal alvo para assumir o comando da Seleção Brasileira. No entanto, o cenário para uma possível contratação do treinador português está longe de ser simples.
Segundo o jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, Jorge Jesus ficou incomodado com a forma como foi tratado pela CBF no início do processo. À época, ele chegou a ser procurado por Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade, e outros dirigentes, logo após a demissão de Dorival Júnior. As primeiras conversas foram promissoras, com indicativos de que o português era um dos favoritos para o cargo.
Contudo, com o avanço das negociações com Carlo Ancelotti, o contato com Jorge Jesus arrefeceu. O técnico interpretou o movimento como um rebaixamento de prioridade e não gostou de ser deixado em segundo plano.
Diante da recusa de Ancelotti, a CBF agora precisa agir com agilidade — e cuidado. Para contratar Jorge Jesus, a entidade terá que reconstruir a relação, demonstrando que o treinador é, de fato, o nome ideal para liderar o projeto rumo à Copa do Mundo de 2026. A missão não será fácil: o português exige garantias de protagonismo e respeito no processo, algo que ele sente que faltou na primeira abordagem da CBF.
Jorge Jesus pode estar com os dias contados no Al-Hilal. O ex-Flamengo não conseguiu na atual temporada repetir o sucesso da anterior e corre grande risco de demissão ainda nesta quarta-feira (30), quando terá uma reunião com os dirigentes do clube saudita para definir sua situação. A informação é do jornalista Pablo Oliveira.
Ex-Mengão garante que o treinador trabalha incansavelmente e demonstra característica que tinha ainda quando era jogador
|
Companheiro de longa data de Filipe Luís no Atlético de Madrid e no Flamengo, Diego Ribas falou sobre o atual técnico rubro-negro em entrevista ao jornal Lance, durante o evento "Web Summit Rio 2025". Segundo o ex-meia, o estilo analítico e estudioso do treinador já era perceptível nos tempos de jogador.
Sempre gostou de estudar o adversário...
“Filipe sempre gostou de estudar o adversário, de analisar quem iria marcar. Ele é muito inteligente para fazer essa leitura sem perder a espontaneidade, contextualizando todas essas informações para a equipe”, afirmou Diego, ressaltando a capacidade do amigo em transformar conhecimento tático em prática coletiva.
Além do olhar técnico, Diego Ribas destacou a habilidade de Filipe Luís na condução do elenco. Para ele, a forma como o técnico gerencia o ambiente emocional do grupo tem sido um dos trunfos do sucesso recente.
“A partir desse conhecimento tático, o que mais se destaca é a maneira como ele está gerindo emocionalmente o grupo. Todos se sentem importantes, têm sede de vitória. A intensidade está conectada à motivação e inspiração dos jogadores, mas também à organização. Eu destacaria essa consciência, com conhecimento técnico e uma gestão excelente”, concluiu.
Durante a trajetória como jogadores, Diego e Filipe dividiram a conquista de títulos importantes pelo Flamengo entre 2019 e 2022, incluindo dois Campeonatos Brasileiros, duas Libertadores e uma Copa do Brasil.
Efetivado como técnico rubro-negro em outubro de 2024, Filipe Luís já soma três taças em menos de um ano: Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca.
Os jogadores foram pra lá de fundamentais para a goleada diante do Corinthians, na última rodada do Campeonato Brasileiro
|
Além de Pedro e Arrascaeta, quem também brilhou na goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians foi Everton Cebolinha, outro que balançou a rede e, na avaliação do técnico Filipe Luís, possui uma "relação socioafetiva" com a dupla.
O treinador quer dizer que o trio se procura em campo com tabelas e triangulações, principalmente com Pedro realizando o pivô para o meia ou para o ponta. No caso específico de Cebolinha, Filipe Luís avalia que suas jogadas em linha de fundo se tornam mais perigosas quando ele busca o camisa 9, que retornou este mês aos gramados após ficar sete meses afastado.
Ele tem essa relação socioafetiva com o Pedro e o Arrascaeta"
"Ele (Cebolinha) tem essa relação socioafetiva com o Pedro e o Arrascaeta, eles se entendem muito bem. Muitas vezes o Pedro gosta de fazer um jogo associativo e ele (Cebolinha) é o cara que dá profundidade. O Cebolinha vem de uma lesão muito grave e é outro jogador que parece que não sentiu todo esse tempo parado", disse o treinador.
Cebolinha perdeu as semifinais e as finais do Carioca em função de uma lesão na coxa direita. Após retornar, foi titular contra o Deportivo Táchira, na Libertadores, e diante do Vitória, no Brasileiro. Em seguida, ficou como opção no banco de reservas em cinco partidas consecutivas, até voltar aos 11 iniciais diante do Corinthians, no último domingo.
A coletividade do Flamengo foi um ponto enaltecido por Pedro. Eleito o craque do jogo na goleada sobre o Corinthians, ele compartilhou o prêmio com o grupo.
"Craque todo mundo foi, o conjunto da equipe que se sobressaiu. Quando o coletivo sobressai, o individual aparece também. É dividir o prêmio porque o mais importante é dentro de campo ajudando o Flamengo", relatou o camisa 9.
Cebolinha foi comprado pelo Flamengo em 2022 por 13,5 milhões de euros (cerca de R$ 74 milhões na época). O atacante já conquistou a Libertadores de 2022, a Copa do Brasil de 2022 e 2024 e a Supercopa do Brasil de 2025 e o Campeonato Carioca de 2024 e 2025.