
Futebol
08 Jul 2025 | 14:59 |
A tensão nos bastidores do Flamengo se intensificou após o plano de negociar o atacante Pedro vir à tona. A divergência entre o departamento de futebol e a cúpula do clube escancarou um desalinhamento que ameaça impactar decisões estratégicas na janela de transferências. A informação é do jornalista Rodrigo Mattos.
O diretor de futebol José Boto chegou a considerar pedir demissão, segundo revelou o jornalista Diogo Dantas. O episódio envolvendo Pedro foi só o estopim. Em seguida, outro impasse ganhou força: a contratação do irlandês Mikey Johnston, acertada por Boto, mas vetada pelo presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap.
O negócio, estimado em R$ 37 milhões, foi interrompido após avaliação do departamento médico apontar limitação física do atleta, que renderia pouco diante do calendário brasileiro. Apesar disso, a rejeição da torcida nas redes sociais também pesou na decisão.
As diferenças entre Boto e Bap vão além das decisões pontuais. O diretor tem defendido a contratação de apenas um ponta e um meia para ser reserva de Arrascaeta. Já o presidente entende que o clube precisa, prioritariamente, de um substituto para Gerson, vendido ao Zenit. Prova dessa divergência é o suposto interesse em Rodrigo De Paul, do Atlético de Madrid, que não é tratado como prioridade dentro do departamento de futebol.
Nos bastidores, há relatos de que negociações foram congeladas até que se defina o rumo da relação entre Boto e a diretoria. Um dos casos pendentes é a possível transferência de Vitor Hugo ao Famalicão, de Portugal, que ficaria com 50% dos direitos do jogador. O negócio foi conduzido por Boto, mas pode ser revertido sob pressão interna.
O plano para a janela de transferências prevê a chegada de três ou quatro reforços. A verba disponível incialmente estava ligada à venda de Wesley, mas o clube já superou a meta de arrecadação para o ano com a negociação de Gerson, que rendeu 10 milhões de euros (R$ 65 milhões) acima do projetado.
Além das decisões de mercado, José Boto também enfrenta críticas de membros do Conselho Diretor. A avaliação é de que o dirigente demonstra dificuldade na gestão do elenco e na comunicação interna. Com trajetória marcada por passagens como scout e executivo em clubes menores, Boto nunca havia assumido um cargo de tamanha visibilidade e responsabilidade quanto o atual no Flamengo.
Titular da equipe de La Plata não se recuperou de uma lesão no músculo adutor da coxa e estará fora contra o Mengão na competição
11 Set 2025 | 19:30 |
O Flamengo concentra atenções no confronto com o Juventude, neste domingo (14), pela 23ª rodada do Brasileirão. No entanto, a equipe de Filipe Luís também já começa a se preparar para o próximo grande desafio da temporada: o jogo de ida das quartas de final da Libertadores, contra o Estudiantes (ARG).
O time argentino não poderá contar com o lateral-direito Eric Meza, um dos destaques da equipe. O jogador sofreu lesão muscular no adutor da coxa e seguirá em recuperação, ficando fora da partida de quinta-feira (18), no Maracanã.
Do lado rubro-negro, o volante Erick Pulgar é desfalque certo. O chileno ainda se recupera de fratura no quinto metatarso do pé direito. Além dele, Jorginho, Alex Sandro e Varela são dúvidas para Filipe Luís, já que permanecem em tratamento no departamento médico.
Quem avançar deste confronto enfrentará o vencedor do duelo entre Racing (ARG) e Vélez Sarsfield (ARG).
Antes da Libertadores, o Flamengo volta a campo pelo Brasileirão neste domingo (14). O compromisso será diante do Juventude, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi, pela 23ª rodada da competição. O Mais Querido é o líder da competição com 47 pontos, três a mais que o segundo colocado, o Cruzeiro.
Ex-atacante do Mengão deixou o futebol em 2024, mas considera um retorno para disputar a primeira Copa do Mundo de sua carreira
11 Set 2025 | 18:30 |
Maior artilheiro da história da seleção boliviana e ídolo nacional, Marcelo Moreno, ex-Flamengo, revelou que cogita sair da aposentadoria. O atacante explicou que a classificação da Bolívia para a repescagem das Eliminatórias reacendeu seu desejo de vestir a camisa do país mais uma vez.
Apesar de ter superado a marca de 100 partidas pela seleção, Marcelo Moreno nunca disputou uma Copa do Mundo. A Bolívia participou do torneio apenas em 1930, 1950 e 1994 — quando o centroavante ainda nem havia iniciado sua carreira profissional, em 2006.
Marcelo Moreno, ex-Flamengo, sobre retorno para uma Copa do Mundo: "Vamos ver o que acontece depois"
Com a equipe terminando as Eliminatórias na sexta colocação, o atacante já havia demonstrado vontade de retornar caso a vaga no Mundial se tornasse realidade. Agora, admite a possibilidade de defender o país na repescagem.
“Estou curtindo ao máximo, não consigo acreditar. Eu precisava me aposentar, precisava de um tempo na minha carreira. Hoje, com essa felicidade que os garotos da seleção estão nos dando, isso nos motiva a fazer muitas coisas... Vamos ver o que acontece depois”, disse em entrevista ao ge.
Marcelo Moreno encerrou oficialmente a carreira em 2023, atuando pelo Independiente del Valle (EQU). No ano seguinte, teve um jogo de despedida pelo Cruzeiro, clube onde se tornou ídolo: “Se Deus quiser e permitir, que assim seja. Sinto-me bem para retornar. Vamos ver o que acontece. Estou aproveitando ao máximo e vamos analisar isso com cuidado. Essa é a melhor resposta que posso dar agora”, completou o atacante.
Formado nas categorias de base do Oriente Petrolero (BOL) e do Vitória, Marcelo Moreno construiu carreira internacional, passando por Cruzeiro, Shakhtar Donetsk, Werder Bremen, Wigan, Grêmio, Flamengo, Changchun Yatai, Wuhan Zall, Shijiazhuang Ever Bright, Cerro Porteño e Independiente del Valle.
Marcelo Moreno chegou ao Flamengo em 2013, ano em que o clube vivia fase de contenção de gastos na gestão de Eduardo Bandeira de Mello. Contratado por empréstimo junto ao Grêmio, disputou apenas 20 jogos, com quatro gols e uma assistência. Em 2014, retornou ao Cruzeiro, antes de iniciar sua trajetória no futebol chinês.
Seleção do Uruguai marca jogos na Ásia para a próxima Data FIFA, o que dificulta a chegada do meia e do lateral para os jogos pelo Mengão
11 Set 2025 | 17:30 |
A Data FIFA de setembro terminou, mas as seleções já planejam os próximos compromissos. O Uruguai confirmou dois amistosos em outubro, contra República Dominicana e Uzbequistão, ambos na Malásia, o que pode impactar diretamente o Flamengo.
Os uruguaios enfrentam a República Dominicana no dia 10 de outubro, em Kuala Lumpur. Três dias depois, encaram o Uzbequistão em Malaca. Os duelos fazem parte da preparação para a Copa do Mundo de 2026, para a qual a Celeste conseguiu a classificação.
Embora o calendário do futebol brasileiro seja interrompido durante a Data FIFA, o desgaste com a longa viagem preocupa. Jogadores como Arrascaeta, Varela e Matías Viña, já muito utilizados na temporada, podem sentir os efeitos da logística.
Na última Data FIFA, a equipe de Marcelo Bielsa confirmou vaga no Mundial. Foram duas partidas: vitória por 3 a 0 sobre o Peru e empate em 0 a 0 com o Chile. Arrascaeta, Varela e Viña foram convocados, mas apenas o lateral e o zagueiro atuaram no segundo jogo.
Enquanto isso, o Flamengo se concentra no Brasileirão. Líder do campeonato, o time de Filipe Luís enfrenta o Juventude neste domingo (14), às 16h (de Brasília), no Alfredo Jaconi, pela 23ª rodada. Líder do campeonato, o Mengão tem 47 pontos, três a mais que o Cruzeiro, com um jogo a menos que a Raposa.