
Futebol
|
A saída de Tite do comando do Flamengo no final de setembro continua repercutindo, especialmente após o crescimento do time sob o comando de Filipe Luís, que culminou em títulos e na evolução do desempenho. Para a jornalista Daniela Boaventura, da ESPN, o principal erro do treinador foi impor seu modelo de jogo sem levar em conta as características dos jogadores e a expectativa do torcedor rubro-negro.
Análise do trabalho de Tite
Em participação no podcast Barbacast, no YouTube, Daniela foi enfática ao classificar o trabalho de Tite no Flamengo como muito ruim. Ela apontou dificuldade em encontrar pontos positivos e destacou que até mesmo a tentativa de usar Léo Ortiz como volante, inicialmente vista como uma inovação, revelou-se um erro, já que o defensor se destacou jogando em sua posição original na zaga com Filipe Luís.
"Eu acho que foi um trabalho ruim. Não consigo achar ponto positivo. Botou o Léo Ortiz de volante e funcionou muito bem. Funcionou, mas não funciona melhor de zagueiro? Tá funcionando, né? Então, assim, foram feitas escolhas ruins. [...] O ambiente não era bom. Chegou num final ali muito desgastado, que os jogadores falavam mais com o Matheus do que com o Tite", comentou Daniela.
Erro de estilo de jogo
Para a jornalista, o maior equívoco de Tite foi insistir em um modelo de jogo físico, com menos foco em posse de bola e domínio do adversário, algo que vai contra o estilo característico do Flamengo. Ela afirma que essa abordagem não levou em consideração a identidade do clube nem as qualidades do elenco, prejudicando a conexão com jogadores e torcida.
"Quando ele chega e coloca o Flamengo para jogar no molde dele, sem observar o que cada jogador tem a oferecer, para mim é um erro grave. Gravíssimo", afirmou.
Daniela comparou a postura de Tite à de outros treinadores, como Fernando Diniz, que, em alguns momentos, também teria forçado seu estilo em equipes.
Impacto no elenco
Segundo a análise, a insistência de Tite desmotivou os jogadores, mesmo sem intenção de "derrubar" o treinador. Daniela usou uma analogia com o jornalismo para ilustrar como a falta de identificação com o estilo de trabalho pode afetar o rendimento:
"Se trabalho com você, e todo dia você fala: 'Dani, vamos fazer o programa gravado?' Eu falo, pô, mas sou boa no ao vivo. [...] Dez dias depois já tô rendendo menos. [...] Eu acho que isso é humano, sabe? Não tô dizendo que algum jogador tentou derrubar o Tite, não é isso. Mas houve uma desmotivação geral ali."
A jornalista conclui que o trabalho de Tite no Flamengo foi "muito ruim" e destacou a falta de adaptação do técnico às características do clube e do elenco como o principal motivo para o fracasso de sua passagem.
O jogador, que teve duas passa passagens pelo Mais Querido, chega ao Gigante de Aço por empréstimo até o final da temporada
|
Nesta última segunda-feira (21), o Volta Redonda anunciou a contratação do ex-atacante do Flamengo, Kayke, de 37 anos. O jogador, com duas passagens pelo Mais Querido, chega para reforçar a equipe na sequência do Brasileirão Série B. Ele estava no Figueirense e assina por empréstimo até o fim de 2025.
Kayke foi revelado nas categorias de base do Flamengo e estreou no profissional em 2007, em uma equipe que contou com Ney Franco e depois Joel Santana no comando. Naquele ano, ele participou de quatro partidas do Brasileirão, mas não marcou gols. Sem oportunidades, ele rodou por outros clubes no Brasil e no exterior.
Seu retorno ao Flamengo aconteceu em 2015, após uma temporada de destaque pelo ABC. Kayke teve uma participação mais efetiva, sendo uma opção no ataque que tinha Paolo Guerrero como principal referência. O atacante marcou seis gols em 16 jogos pelo Brasileirão.
No início de 2016, o atacante foi negociado com o Yokohama Marinos-JAP, encerrando sua passagem pelo Flamengo. Em duas passagens, o jogador atuou em 20 partidas oficiais, com apenas seis gols marcados.
A diretoria segue atenta ao mercado, mas também preocupada com a gestão de grupo, especialmente com o número de estrangeiros disponíveis por jogo
|
A novela envolvendo Saúl Ñíguez no Flamengo teve um desfecho mais rápido do que o esperado. O meio-campista espanhol, inicialmente previsto para chegar ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira (23), antecipou a viagem e já está na cidade para realizar exames médicos e assinar contrato com o Rubro-Negro.
A contratação é considerada um grande reforço para o clube, que vem buscando nomes de peso no mercado internacional para compor o elenco visando títulos nacionais e internacionais. O vínculo entre Saúl Ñíguez e o Flamengo será de três anos, com possibilidade de extensão dependendo do desempenho do jogador.
O clube aguarda apenas a finalização dos exames médicos para oficializar o anúncio. Segundo fontes ligadas à diretoria, o acordo financeiro está completamente fechado, incluindo bônus por metas esportivas, número de jogos e conquistas com a camisa rubro-negra.
A chegada de Saúl Ñíguez no Flamengo foi acelerada graças à participação direta de dois nomes importantes: Filipe Luís e José Boto. Ambos conversaram com o jogador e ajudaram a convencê-lo sobre o projeto do clube.
O ex-companheiro de Saúl no Atlético de Madrid, Filipe Luís, teve papel fundamental nas tratativas, apresentando ao jogador os bastidores do Ninho do Urubu, a estrutura de trabalho e a grandeza da torcida rubro-negra.
O ídolo do Mais Querido apareceu nas redes sociais para mandar uma mensagem especial ao camisa 9 Rubro-Negro, neste último domingo (20)
|
No último domingo (20), o Flamengo venceu o Fluminense com gol de Pedro, que retornou ao time após polêmica com Filipe Luís. Assim, o centroavante do Mais Querido recebeu uma mensagem especial do ídolo rubro-negro, Adriano Imperador.
A mensagem de Adriano Imperador veio através do Instagram e mostrou o carinho e a admiração do ex-jogador pelo atual artilheiro do Flamengo: “Deus te abençoe, irmão”, escreveu o Imperador.
No recado enviado por Adriano nas redes sociais, há também uma montagem de fotos do ídolo rubro-negro com a camisa com a frase "que Deus perdoe essas pessoas ruins", junto com a de Pedro "Jesus é o suficiente".
Com o gol sobre o Fluminense, Pedro chegou à marca de 99 gols no Novo Maracanã, se isolando na liderança como maior artilheiro desde a reinauguração do estádio, em 2013. O segundo colocado é Gabigol, 82 tentos. Vale destacar que o camisa 9 construiu a marca por duas equipes: Fluminense e, majoritariamente, o Rubro-Negro, onde vive seu auge.
Assim, com Pedro à disposição e com foco em continuar na cola do Cruzeiro, o Flamengo encara o Bragantino nesta quarta-feira (23), em confronto válido pela 16ª rodada do Brasileirão, às 21h30. O torcedor poderá acompanhar a partida através da TV Globo (canal aberto) e Premiere (pay-per-view).