Futebol

JORNALISTA FAZ QUESTIONAMENTO SOBRE A RELAÇÃO DE TITE COM GABIGOL NO FLAMENGO

Benjamin Back acredita que o Mais Querido já devia ter passado por reformulação no elenco

Lucas Figueiredo/CBF
Lucas Figueiredo/CBF

  |

Icon Comentário0

O Flamengo disputou sete títulos em 2023, no entanto, não ficou com nem um. Dessa forma, a temporada que prometeu bastante, acabou decepcionando os torcedores rubro-negros. Para o apresentador Benjamin Back, uma série de fatores contribuíram para o fracasso do time carioca neste ano.


— O torcedor do Flamengo que vinha comemorando título atrás de título, este ano, teve um ano muito ruim. O Rubro-negro errou muito em 2023. Houve soberba e uma arrogância muito grande. Não teve reformulação. Um time montado em 2019, que manteve boa parte do elenco, mas ficou envelhecido. Na posição de goleiro, até agora, não acertou. Trouxe o Rossi, mas demorou para se adaptar -, iniciou.


— Flamengo errou demais na contratações do Vítor Pereira e do Sampaoli. Os dirigentes acharam que seria tudo diferente com o português, e não foi. Quando foram atrás do Sampaoli eu falei: é um cara péssimo de vestiário. E, claro que deu errado também. Várias trocas de agressões físicas, um ambiente horroroso. E o ano do Flamengo terminou como? Perdendo o carioca para o Fluminense, a Supercopa do Brasil para o Palmeiras, caiu na Libertadores para o Olímpia do Paraguai -, disse.


De acordo com Benjamin Back, o Flamengo acertou na escolha de Tite, porém, o time rubro-negro precisa de uma renovação. Além disso, o apresentador questionou a relação do ex-técnico da Seleção Brasileira com um dos principais jogadores do time: Gabigol.

— Acertou quando trouxe o Tite, mas era tarde. 2024 pode ser bom? Pode! O Tite é um grande técnico, mas o time precisa urgentemente de uma reformulação. E, ainda, resolver a questão do Gabigol. Ele quase não jogou no segundo semestre. Tenho minhas dúvidas se a relação dele com o Tite é boa. Não parece. Mas vamos aguardar -, finalizou o apresentador, no quadro ‘Diretas do Benja’, da CNN.



Futebol

Rodrigo Dunshee garante mudança no departamento de futebol do Flamengo

Candidato à presidência pela situação afirma que sua proposta é ter um diretor de futebol profissional com longa carreira na função e no esporte

Rodrigo Dunshee garante mudança no futebol do Flamengo - Foto: Reprodução/Flamengo
Rodrigo Dunshee garante mudança no futebol do Flamengo - Foto: Reprodução/Flamengo

  |

Icon Comentário0

O presidente Rodolfo Landim apoia a candidatura de Rodrigo Dunshee para dar continuidade ao trabalho no Flamengo. No entanto, pequenas divergências começam a surgir nas falas dos dois.


Nesta segunda-feira (14), o jornalista Venê Casagrande divulgou que Dunshee planeja trazer um diretor técnico profissional para liderar o futebol do Flamengo. Com isso, a permanência de Marcos Braz como consultor no departamento de futebol estaria descartada, sugerindo que Dunshee considera o modelo atual menos profissional.


“Rodrigo Dunshee nega que, caso vença a eleição presidencial do Flamengo, terá Marcos Braz como ‘consultor’ no Departamento de Futebol. Em contato com o candidato, que é da situação, ele afirma que terá um diretor técnico profissional no futebol. Alguém com vivência e história profissional no futebol”, escreve Venê Casagrande.


Essa postura difere da de Rodolfo Landim, que anteriormente defendeu sua gestão contra acusações de falta de profissionalismo feitas por torcedores.

Rodolfo Landim não vê o cargo de Marcos Braz como amador


Apesar de o vice-presidente de futebol do Flamengo não ser remunerado, Landim não concorda com as críticas que apontam para uma gestão amadora.

“Existe uma confusão que tentam fazer propositalmente: diferença entre profissionalismo e o profissional remunerado. O que eu acho é que o fato remunerar ou não um profissional depende de várias coisas, inclusive da disponibilidade e vontade de trabalhar por uma causa. Pessoas chegam em situações de vida que não precisam ganhar dinheiro”, inicia Landim, antes de completar:

“É o meu caso, o dinheiro que ganhei ao longo da vida permite eu ser presidente do Flamengo. Mas isso não significa que eu não seja um bom profissional”, explicou ao podcast ‘Oh, Meu Mengão’.

“Pegam muito esse discurso para dizer que o negócio corre solto, as pessoas não são dedicadas. Todo mundo tem dedicação integral lá. Tentam confundir conceitos, mas acho que o Flamengo está super profissionalizado. Tem vice-presidente pelo estatuto, que são não remunerados, alguns com grande dedicação. Mas tem diretores e executivos remunerados em todas as áreas”, conta.

Presidente do Flamengo garante que Marcos Braz é profissional

Em outra entrevista, Landim reitera que, mesmo sem salário, Marcos Braz exerce suas funções de forma profissional no clube.

“A cadeira do Marcos Braz é elétrica. É natural que passados 5 anos e 8 meses tenha algum desgaste. Mas os resultados que o futebol teve, eu acho que ele foi muito importante. E ele tem uma experiência no setor há muito tempo. Ele era diretor em 2009. Um cara que conhece tudo do setor, sabe detalhe de tudo”, exaltou Landim, antes de complementar:

“Eu já convivi com alguns no Flamengo que não chegam nem aos pés dele. Dizer

que o Marcos não é profissional? Ele pode não receber, mas profissional é quem entende do setor e é bem qualificado”, finaliza.

Rodrigo Dunshee propõe mudanças para a profissionalização sem Marcos Braz

Em entrevista recente ao podcast Jannuzzi & Abuzze, Rodrigo Dunshee declarou que, em 2025, o Flamengo passará por um processo de profissionalização, sinalizando que o cargo de Braz não se enquadra nesse modelo, o que contraria a visão de Landim e destaca um conflito nas declarações dos dois dirigentes.

“O Marcos deu uma contribuição importante. As pessoas precisam entender um pouco a importância que o Marcos teve. Ele já disse que iria sair e eu aceitei. No ano que vem vamos para um sistema de profissionalização. Mas o Marcos vai estar com a gente no conselho”, afirmou Dunshee.



Futebol

Gabigol será pela primeira vez titular em clássico pelo Flamengo em 2024

O atacante agora titular sob o comando de Filipe Luís, reencontra seu futebol após enfrentar desafios fora de campo e está pronto para seu primeiro clássico do ano

Gabigol deve ser titular no Fla-Flu - Foto: Flamengo
Gabigol deve ser titular no Fla-Flu - Foto: Flamengo

  |

Icon Comentário0

Após um período complicado, marcado por suspensão e poucas atuações como titular, Gabigol parece estar reencontrando seu melhor desempenho. Com a saída de Tite, o jogador voltou a brilhar nos treinos, especialmente com o apoio constante do companheiro de equipe Filipe Luís, que vem incentivando o atacante a retornar à sua fase de ouro no Flamengo.


Gabigol participou de 29 jogos na temporada, mas foi titular apenas seis vezes, em parte por conta da suspensão por doping, que acabou sendo revertida. Agora, como titular, ele se prepara para enfrentar o Fluminense em um dos clássicos mais esperados do ano. Esse será seu primeiro clássico em 2024, o que marca um momento crucial para o atacante no processo de recuperação da confiança e da forma física.




QUESTÃO CONTRATUAL EM ABERTO

Apesar da boa fase nos campos, a renovação de contrato com o Flamengo ainda segue indefinida. A diretoria rubro-negra colocou na mesa uma proposta para estender o vínculo de Gabigol por mais um ano, mas o atacante tem planos de permanecer por mais tempo no clube. Seu objetivo principal é garantir uma posição sólida para a temporada de 2025 e se preparar para uma possível convocação à Copa do Mundo de 2026.


Gabigol, que expressa vontade de permanecer no Mais Querido, busca uma renovação de contrato de prazo maior, demonstrando comprometimento de longo prazo com o clube que o consagrou.


PRÓXIMOS DESAFIOS DO MENGÃO

Com a Data FIFA em andamento, o Flamengo segue focado nos treinos, preparando-se para os últimos confrontos da temporada. Além do Brasileirão, onde busca posições no topo da tabela, o clube ainda tem compromissos importantes pela Copa do Brasil. O desempenho do time nos próximos jogos será decisivo para o futuro da equipe em 2024.

Recentemente, Gabigol teve uma atuação de destaque na partida contra o Corinthians, válida pela Copa do Brasil, onde chegou a marcar um gol, que foi anulado por impedimento. Ainda assim, o atacante mostrou que está preparado para assumir a titularidade e fazer a diferença nos momentos decisivos do Mengão.


Twitter: @pabloraphaelrua


Futebol

Brasileirão está no Top-10 campeonatos nacionais mais fortes do mundo

Campeonato Brasileiro está à frente de ligas como a portuguesa e a holandesa no ranking da OPTA; Flamengo não vence a competição desde 2020

Brasileirão entre os top 10 campeonatos nacionais - Foto: Reprodução/CBF
Brasileirão entre os top 10 campeonatos nacionais - Foto: Reprodução/CBF

  |

Icon Comentário0

O Campeonato Brasileiro tem ganhado grande destaque fora do país. Um levantamento realizado pela Opta, empresa especializada em estatísticas esportivas, classificou o Brasileirão como a sexta liga nacional mais competitiva do mundo. O campeonato brasileiro está à frente da Eredivisie, da Holanda, e da Primeira Liga, de Portugal.


A análise foi feita com base no desempenho dos clubes em competições nacionais, continentais e internacionais. O Brasileirão obteve 80,1 pontos, ficando 7,8 pontos atrás da renomada Premier League, da Inglaterra. Embora o Real Madrid tenha impulsionado os números da La Liga, campeã da UEFA Champions League, isso não foi suficiente para ultrapassar a Bundesliga e a Serie A Italiana. Confira o top-10:


1- Premier League (Inglaterra) – 87,9 pontos


2- Serie A (Itália) – 86,2

3- Bundesliga (Alemanha) – 86,2


4- La Liga (Espanha) – 85,1

5- Ligue 1 (França) – 85,1

6- Brasileirão – 80,1

7- Jupiler Pro League (Bélgica) – 79,2

8- Major League Soccer (Estados Unidos) – 78,2

9- Championship (Inglaterra) – 77,6

10- Liga Profesional (Argentina) – 77,5

Flamengo está sem título do Brasileirão desde 2020

Apesar de ser uma das ligas mais competitivas do mundo, o Flamengo não conquista o Brasileirão desde 2020. Naquela temporada, o Rubro-Negro deu uma arrancada sob o comando de Rogério Ceni e conquistou o oitavo título da sua história, com 71 pontos, apenas um à frente do vice-campeão Internacional.

Além de 2020, o Flamengo foi campeão da Série A em 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009 e 2019. Na era dos pontos corridos, o Mengão acumula três títulos. Agora, em 2024, a equipe ocupa a quarta colocação e ainda sonha em ultrapassar Fortaleza, Palmeiras e Botafogo. Com um jogo a menos, o Fla está a nove pontos do líder.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Jornalista se anima com Gerson, do Flamengo, no lugar de Paquetá na Seleção
Futebol

Jornalista se anima com Gerson, do Flamengo, no lugar de Paquetá na Seleção

 

Icon Comentário0
Será que dá? Bruno Henrique tem até o fim da temporada para igualar ou superar marca de Pedro
Futebol

Será que dá? Bruno Henrique tem até o fim da temporada para igualar ou superar marca de Pedro

 

Icon Comentário0
Wesley é líder em duas estatísticas defensivas do Flamengo
Futebol

Wesley é líder em duas estatísticas defensivas do Flamengo

 

Icon Comentário0