
Futebol
|
O Flamengo iniciou a semana de Libertadores com dúvidas e certezas. Uma dessas dúvidas é a presença de Ayrton Lucas e Nico De La Cruz, que tiveram que ser substituídos, no primeiro e segundo tempo do jogo contra o Palmeiras, respectivamente, para o confronto contra o Bolívar, na próxima quinta-feira (15).
Após o fim da partida contra o Palmeiras as expectativas aumentaram para saber as atualizações clínicas dos jogadores. Vale lembrar que Ayrton sofreu um corte na testa após choque com Murilo e Nico sentiu dores na coxa. Desse modo, Márcio Tannure, chefe do departamento médico do Flamengo disse que Ayrton Lucas e De La Cruz não preocupam para o próximo jogo. Ou seja, deverão está à disposição de Tite no confronto contra o Bolívar.
"Como eu já mencionei, o Ayrton Lucas não tem problema nenhum, nem o De La Cruz. Então, as preocupações maiores são do Everton Cebolinha e do Matías Viña", declarou Tannure, em entrevista na zona mista pós-jogo do domingo (11).
CEBOLINHA E VIÑA FORA DO RESTANTE DA TEMPORADA
Apesar de Ayrton e De La Cruz não preocuparem, o Flamengo sofreu uma grande baixa para o restante da temporada. Isso porque, Everton Cebolinha sofreu uma ruptura do tendão de Aquiles e terá que passar por cirurgia, com tempo de recuperação de até seis meses.
Já Viña ainda não sabe a gravidade de sua lesão, pois o departamento médico do Flamengo aguarda o joelho do lateral desinchar para realizar exames mais completos. A única certeza é de que o jogador terá também que passar por cirurgia.
FOCO NO PRÓXIMO CONFRONTO
Desse modo, com Nico De La Cruz e Ayrton Lucas à disposição, Tite iniciou a preparação do elenco do Flamengo para o confronto contra o Bolívar, na quinta-feira (15). O jogo de ida das oitavas de final da Libertadores será no Maracanã.
Após voltar dos Estados Unidos, onde disputou a Copa do Mundo de Clubes, o Flamengo já foca totalmente no Campeonato Brasileiro
|
De volta ao Brasil após a participação na Copa do Mundo de Clubes, o Flamengo virou a chave para as competições nacionais. A eliminação nas oitavas de final, com derrota por 4 a 2 para o Bayern de Munique, não abalou o elenco rubro-negro. Pelo contrário: serviu como combustível para o restante do ano, segundo o zagueiro Léo Pereira.
Léo Pereira sobre o momento do Flamengo: “A gente volta de uma competição de nível mundial, muito mais fortes, nos elevou”
O Rubro-Negro encerrou a fase de grupos do torneio internacional com dois triunfos e um empate. Venceu o Espérance-TUN e o Chelsea nas duas primeiras rodadas, e empatou com o Los Angeles FC já classificado na liderança do grupo. Apesar disso, o sorteio das oitavas colocou o Flamengo no caminho do lado mais difícil da chave. O adversário foi o Bayern de Munique, que venceu por 4 a 2 aproveitando um início sonolento do time brasileiro.
A eliminação não apagou o desempenho consistente nas primeiras rodadas. Para o elenco, a partida contra o Bayern serviu como alerta e oportunidade de crescimento. Léo Pereira enfatizou a importância de disputar partidas de alto nível como preparação para os desafios que virão. “Sabemos que ainda temos muito o que melhorar, mas essa experiência nos deu um padrão competitivo ainda mais elevado”, disse o defensor.
Com a eliminação precoce, o Flamengo ganhou um “reforço” importante: mais tempo para treinar. O elenco recebeu folga da diretoria logo após o retorno ao Brasil, e se reapresentou no fim da última semana no Ninho do Urubu. Essa janela sem jogos é vista internamente como uma das maiores oportunidades para ajustes e aprimoramentos. “Esses dias de preparação foram ótimos para aprimorar e arrumar detalhes”, avaliou Léo Pereira.
O discurso de Léo Pereira tem ecoado entre os demais jogadores e membros da comissão técnica. Há a percepção de que o Flamengo está em evolução, com boas perspectivas no Campeonato Brasileiro e nas demais competições. “A gente volta de uma competição de nível mundial, muito mais fortes, nos elevou".
O jogador foi campeão no mundo árabe e o Flamengo chegou a monitorar suas intenções antes do Mundial de Clubes da Fifa, mas nada avançou
|
Assim como o Flamengo, o Botafogo está ativo na janela e reabriu conversas pela contratação do atacante Roberto Firmino, de 33 anos e que atua pelo Al-Ahli, da Arábia Saudita. A informação é do jornalista Jorge Nicola em seu canal no YouTube nesta terça-feira.
De acordo com Nicola, o alvinegro tem dois grandes trunfos: o primeiro é a falta de propostas da Europa para o atacante, e o segundo a presença de Davide Ancelotti, já que um sucesso no Botafogo poderia ajudá-lo num retorno à Seleção Brasileira, comandada pelo pai do técnico alvinegro, Carlo Ancelotti.
Por outro lado, a questão financeira é o principal empecilho. Firmino ganha salários de cerca de R$ 10 milhões por mês na Arábia Saudita, e é provável também que o Al-Ahli peça uma boa compensação financeira para liberá-lo, pois o contrato do atacante vai até junho de 2026.
FLAMENGO CHEGOU A MONITORAR FIRMINO
O rubro-negro ficou observando de perto o futuro do atacante antes do mundial de clubes. O atacante era considerado um atleta com características que agradavam ao técnico Filipe Luís. A experiência internacional e o estilo de jogo do centroavante eram vistos como pontos positivos para um possível encaixe no elenco rubro-negro.
Em suma, Roberto Firmino tem a intenção de deixar o futebol saudita. Na última temporada pelo Al-Ahli, o atacante brasileiro marcou 12 gols – dois deles na final da Liga dos Campeões da Ásia, na conquista do título sobre o Kawasaki Frontale – e deu 10 assistências em 31 jogos.
A partida marcará o primeiro clássico regional das duas equipes após o Mundial de Clubes da Fifa, realizado nos Estados Unidos da América
|
O Flamengo está treinando para encarar o São Paulo no próximo Sábado, dia 12, na volta do Brasileirão, após o Mundial de Clubes. Contudo, após o duelo diante dos paulistas, o Fla ja tem pela frente um clássico regional. Nesse sentido, o time treinado por Filipe Luís, encara o Fluminense, que perdeu nesta terça para o Chelsea, no próximo dia 20, no Maracanã. Para o confronto, os ingressos começaram a ser vendidos nesta terça.
Data e hora das aberturas:
Setores e valores:
Norte (Flamengo)
Leste Superior (Flamengo)
Leste Inferior (Flamengo)
Oeste inferior (Flamengo)
Maracanã Mais (Flamengo)
Sul (Visitante)
Estacionamento Célio de Barros