
Futebol
Ex-Flamengo, Vampeta, sai em defesa do Flamengo após oscilação nos últimos jogos: " Faz parte..."
Futebol
|
Cheio de talento, Gustavo Scarpa é o próximo nome na lista de desejos do Flamengo para o ano que vem. O jogador está, no momento, na Europa, mas com fortes planos de voltar ao território nacional. O Mais Querido entrou na briga pelo craque por conta da sua versatilidade em campo, desejando que ele possa reforçar o time na temporada de 2024.
Segundo os jornalistas Leo José e Higor Neves, Gustavo chamou a atenção dos dirigentes do Mengão por servir para vários propósitos durante os jogos, o que facilitaria o seu entrosamento com o restante dos jogadores do Fla. Essa característica dele é demonstrada no fato de já ter sido utilizado na lateral e na ponta esquerda em alguns momentos da carreira. No Fluminense e no Palmeiras, o meia de origem esteve em novas posições.
De acordo com as informações nos últimos dias, Gustavo Scarpa pode mesmo estar indo para o Flamengo. Além da preferência do Nottingham Forest (ING) - clube que detém os seus direitos econômicos - em negociar com o Mais Querido, em detrimento de outros times brasileiros que também estão interessados no meio campista, o craque já se mostrou favorável a ir para o Rio de Janeiro.
Uma condição imposta por Scarpa é que ele possa entender como se encaixaria no elenco de Tite. Para tal, ele pretende conversar com o treinador e com a diretoria rubro-negro antes de dizer o 'sim', afinal ele já está tendo de lidar com problemas de falta de espaço há quase um ano.
O meio-campista está atualmente emprestado no Olympiacos (GRE), depois de ser comprado pelo Nottingham Forest (ING), mas não conseguir se encaixar no elenco do clube inglês. Diferente daquilo que apresentou no Brasil - em 2022 ele foi nomeado um dos maiores jogadores do Campeonato Brasileiro representando o Palmeiras -, Scarpa não está com um bom desempenho no Velho Continente.
Ambos os volantes estão fora dos próximos jogos e vira foco do departamento médico rubro-negro nas próximas partidas, em competições importantes
|
O Flamengo tem um novo motivo para acionar o sinal de alerta na reta decisiva da temporada. Titular absoluto sob o comando de Filipe Luís, o volante Erick Pulgar teve confirmada uma lesão muscular na coxa direita e será ausência nos próximos compromissos do Rubro-Negro. Pulgar sentiu dores ainda no primeiro tempo da vitória sobre o Bahia, no último sábado (10), no Maracanã, e passou por exames no domingo (11).
O diagnóstico apontou uma lesão no músculo posterior da coxa direita. Com isso, o jogador está fora dos jogos contra a LDU, pela Libertadores, e Botafogo, pelo Brasileirão. O departamento médico trabalha com cautela para ter o chileno à disposição na última rodada da fase de grupos da Libertadores, contra o Deportivo Táchira, marcada para o dia 28 deste mês. No entanto, não há intenção de acelerar o retorno e correr riscos desnecessários.
A prioridade, neste momento, é garantir que Pulgar esteja em condições plenas para a disputa do Super Mundial de Clubes, em junho de 2025, nos Estados Unidos. A competição, que reúne os principais campeões continentais dos últimos anos, é tratada como estratégica pelo clube. No duelo contra o Bahia, Pulgar foi titular, mas deixou o gramado aos 38 minutos da etapa inicial. O camisa 5 tentou seguir em campo após o primeiro sinal de desconforto, mas rapidamente sinalizou para o banco e foi substituído.
A lesão de Pulgar acende um alerta também pelo contexto do elenco. Outro volante, Allan, também foi substituído ainda no primeiro tempo do confronto do fim de semana. O jogador sentiu a coxa direita após uma dividida no meio de campo e caiu em cima da bola. Assim como Pulgar, Allan também apresentou lesão muscular na região posterior da coxa. O clube ainda não divulgou um prazo oficial para o retorno do camisa 21, mas a expectativa inicial é de que ele também desfalque a equipe nos próximos jogos.
A situação reduz significativamente as opções do técnico Filipe Luís para o setor de volantes, que já contava com o desfalque de Gerson, recentemente liberado por desgaste físico. O camisa 8 foi poupado no segundo tempo contra o Bahia. Sem Pulgar e Allan, Filipe terá que buscar alternativas internas para montar o meio de campo diante da LDU, em duelo decisivo pela Libertadores. Evertton Araujo e Léo Ortiz são os principais candidatos à vaga. O zagueiro, aliás, foi testado como volante em outras oportunidades nesta temporada.
Dupla corre risco de não jogar duelo decisivo do Mengão pela Liberta e Filipe Luís precisa controlar os ânimos da equipe diante da LDU
|
Flamengo e LDU se enfrentam nesta quinta-feira (15), às 21h30, no Maracanã, em um duelo decisivo pela fase de grupos da Libertadores. E além da pressão pela vitória, o Rubro-Negro entra em campo com um alerta importante: dois dos principais jogadores da equipe, Arrascaeta e De La Cruz, estão pendurados.
Ambos os meias somam dois cartões amarelos na competição e, se forem advertidos diante da equipe equatoriana, desfalcarão o time no confronto contra o Deportivo Táchira, no dia 28, também no Maracanã. A Conmebol zera os cartões apenas a partir das oitavas de final. Por isso, um eventual terceiro amarelo pode significar suspensão já no próximo compromisso — ou, em caso de eliminação, no início de outra competição continental.
O Flamengo ainda depende apenas de si para avançar às oitavas, mas a situação no Grupo C é delicada. Atualmente, o time ocupa a terceira posição com cinco pontos, três a menos que a LDU e o Central Córdoba. Uma derrota nesta quinta, combinada a uma vitória dos argentinos sobre o Táchira, pode selar a eliminação precoce do Rubro-Negro.
Com isso, o técnico Filipe Luís terá uma decisão estratégica a tomar: manter os dois uruguaios como titulares mesmo com o risco de suspensão, ou poupá-los visando o duelo final da fase de grupos.
As eventuais ausências de Arrascaeta e De La Cruz seriam especialmente sentidas. O camisa 10 é o grande nome do setor ofensivo, com dez gols e cinco assistências na temporada. Já o volante se destaca pela mobilidade, intensidade na marcação e qualidade nas bolas paradas.
Caso algum deles leve cartão, o Flamengo pode recorrer a Matheus Gonçalves ou Luiz Araújo para ocupar o setor de criação, enquanto Gerson, com sua versatilidade, aparece como opção natural para substituir De La Cruz.
Mengão terá duelo importantíssimo pela Liberta nesta quinta-feira (15), além do duelo contra o Botafogo pelo Brasileirão
|
Após a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia no último sábado (10), pelo Campeonato Brasileiro, o elenco do Flamengo se reapresenta nesta segunda-feira (12) no Ninho do Urubu com foco total no duelo decisivo contra a LDU, pela Libertadores.
Os treinamentos serão intensificados ao longo da semana. As atividades de segunda e terça-feira estão marcadas para as 9h30 (de Brasília), enquanto na quarta, véspera do jogo, o elenco trabalha à tarde, às 15h30. A partida diante dos equatorianos acontece na quinta-feira (15), às 21h30, no Maracanã.
Sem folga após o confronto continental, o Rubro-Negro volta a treinar na sexta-feira (15h30) e no sábado (9h30), visando o clássico contra o Botafogo, domingo (18), às 18h30, novamente no Maracanã, pela nona rodada do Brasileirão.
Vivendo situação delicada na Libertadores, o Flamengo ocupa a terceira colocação do Grupo C, com cinco pontos, atrás de LDU e Central Córdoba, ambos com oito. Para seguir com chances de classificação às oitavas de final, a equipe precisa vencer os Albos nesta quinta.
Um triunfo simples deixa os comandados de Filipe Luís empatados em pontos com o rival direto. Se vencer por dois gols de diferença, o Flamengo assume a vice-liderança, superando os equatorianos no saldo. A fase de grupos será encerrada contra o Deportivo Táchira, lanterna do grupo e ainda sem pontuar, também no Maracanã.