Clube

MUSEU DO FLAMENGO RECEBE DEBATE SOBRE OS DESAFIOS DAS MULHERES NO ESPORTE

Evento foi realizado na noite da última quarta-feira (20/03) e reuniu atletas e ex-atletas

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Lugar de mulher é também no esporte e no Flamengo, Na noite da última quarta-feira (20/03), o Museu Flamengo sediou uma mesa redonda muito especial para falar dos desafios, dificuldades, lutas e perspectivas das mulheres no esporte. O evento contou com a participação das lendas rubro-negras Jackie Silva, Rosicleia Campos e Dani Hypolito e da historiadora plena do Patrimônio Histórico do Flamengo, Juliana Vianna. A mediação foi feita por Júlia Corson, repórter da FlaTV.


- O evento em celebração das mulheres lança uma luz sobre suas lutas, vitórias e dificuldades. Com esse bate papo, conseguimos levar a reflexão sob outras perspectivas, com a troca de vivências das mulheres presentes, tanto das palestrantes quanto das convidadas que participaram no final. Desejamos continuar com esse modelo de evento, sempre trazendo uma reflexão crítica sobre o tema proposto. – explica Taísa Pires - Coordenadora de Patrimônio Histórico do Clube de Regatas do Flamengo.


As participantes falaram um pouco da sua história, relataram casos pessoais que marcaram suas trajetórias e foram além dando sua visão sobre a evolução da participação feminina nos esportes, dos desafios já vencidos e dos que ainda precisam ser vencidos.


- Falar sobre o tema Mulheres no Esporte dentro de um ambiente esportivo, demonstra o quanto essas mulheres tiveram coragem e competência para quebrar estereótipos de gênero, trazer visibilidade e reconhecimento para inspirar futuras gerações, incentivando novas protagonistas na trajetória rubro-negra. O Museu Flamengo tem papel crucial nesse espaço de fala, 50% da equipe é formada por mulheres, inclusive na liderança com a Gerência e Supervisão. O evento foi um sucesso e será o primeiro de muitos que virão. – conta Natalia Lamothe - Gerente do Museu Flamengo.

Confira o que participantes acharam do evento:


- Maravilhosa pauta. É maravilhoso fazer parte aqui dessa turma de mulheres guerreiras, flamenguistas. E é importantíssimo porque somos todas criadas aqui dentro do clube, você vê que de alguma forma o clube nos influenciou e fez três guerreiras, que apareceram no cenário olímpico com muita garra, à la Flamengo. – Jackie Silva, lenda do vôlei rubro-negro.

- O evento foi sensacional, foi leve, foi divertido, foi informativo. Foi inspirador estar com mulheres tão importantes com uma plateia feminina bem bacana, então é sempre bom compartilhar nossas experiências e principalmente nossas conquistas. – Rosicleia Campos, treinadora e judoca histórica do Flamengo

- Eu acho maravilhoso um Museu que conta história de um clube gigante como o Flamengo estar fazendo esses eventos para trazer os rubro negros mais para perto, para mostrar que todo rubro-negro tem uma história, que tem um início, e que realmente o clube foi um desbravador para dar essa direção para muitas atletas. Eu acho que trazer essa pauta da mulherada para dentro do museu é sempre muito importante, ter eventos que reúnam mulheres, para mostrar para outras mulheres, para mostrar para a sociedade que a mulher está conquistando seu espaço, mas que não está sendo fácil e que não é fácil. A gente lutou muito e batalhou muito para ter este espaço hoje. – Dani Hypolito, ginasta histórica do Flamengo

- Espaços como esses são muito importantes para que nós, mulheres, possamos praticar o exercício do diálogo e desta maneira enriquecer o debate acerca do machismo que atinge as trabalhadoras inseridas no âmbito dos esportes. A troca de vivência e memória entre esses agentes, elucida questões pertinentes para que a sociedade compreenda e combata opiniões antiquadas e, até mesmo, violentas, sobre a capacidade feminina de produzir e se legitimar no mercado de trabalho. Agradecemos ao Clube de Regatas do Flamengo e ao Museu Flamengo pela iniciativa. – Juliana Vianna, Historiadora Plena do Patrimônio Histórico do Flamengo

- Eu acho importantíssimo, inclusive logo que eu cheguei uma das primeiras convidadas que eu encontrei foi justamente a Jackie, e ela falou: "nossa, eu estou muito feliz com esse evento, que o clube está trazendo esse evento." Para mim, foi mais que uma honra, eu sou super fã de todo mundo que estava aqui, então poder estar com essas mulheres, como eu falei, essas potências femininas e rubro-negras, foi muito bom. E poder debater, falar sobre o legado de cada uma, falar do caminho que elas abriram, para o que a gente vê hoje no esporte do Flamengo e do mundo. Então, assim para mim, foi uma honra e foi incrível poder estar perto de mulheres tão inspiradoras. – Julia Corson, repórter da FlaTV.


Clube

Cariocão Feminino: estreia do Flamengo na competição sofre alteração

A estreia do Flamengo no Carioca Feminino foi alterada nesta quinta (3)

Flamengo tem estreia alterada pelo Carioca Feminino  (Reprodução/ Flamengo)
Flamengo tem estreia alterada pelo Carioca Feminino (Reprodução/ Flamengo)

  |

Icon Comentário0

Após uma frustrante temporada, o Flamengo irá em busca de um título para se reconfortar. O Campeonato Carioca Feminino está prestes a iniciar e o Rubro-Negro teve a data de sua estreia alterada.


A estreia do Mais Querido na competição estava marcada para acontecer no fim de semana. No entanto, a FERJ alterou o jogo do Rubro-Negro para a próxima segunda-feira (7), contra o Araruama, às 15h.


FLAMENGO BUSCA TÍTULO "CONFORTO"


O Mais Querido foi eliminado de forma precoce do Brasileirão Feminino. O último jogo do Rubro-Negro na competição foi no dia 21 de agosto, ou seja, a equipe chega para a disputa do estadual com mais de um mês sem entrar em campo.

FLAMENGO PODE SE IGUALAR A RIVAL


O Rubro-Negro é o atual campeão da competição e o segundo maior vencedor do Carioca Feminino, com sete conquistas. O Flamengo está atrás apenas do Vasco, que tem oito, mas que não ganha o torneio desde 2013.

Assim, além de dar alegria ao torcedores rubro-negro em 2024, o Flamengo pode alcançar o rival, servindo de um ânimo a mais para as jogadores iniciarem uma nova temporada em busca de títulos.


Clube

Estádio do Flamengo: Rubro-Negro toma posse do terreno do Gasômetro nesta quinta

A cerimônia acontecerá no local onde o Mais Querido construirá sua nova casa

A cerimônia de entrega das chaves será ao meio-dia desta quinta ( Foto: Reprodução)
A cerimônia de entrega das chaves será ao meio-dia desta quinta ( Foto: Reprodução)

  |

Icon Comentário0

Parece que a semana do Flamengo será só de boas novidades. Isso porque, após vencer o Corinthians nesta quarta-feira (2), o Mais Querido receberá as "chaves" do terreno do Gasômetro nesta quinta (3). Isso porque, ocorrerá a formalização do acordo de posse do local pelo Governo Federal, Prefeitura do Rio e o Rubro-Negro.


A primeira parte das cerimônias acontecerá às 11h. Marcarão presença no local o presidente da República, Lula, o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes e o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim. O encontro que vai formalizar o acordo de posse do terreno do Gasômetro será por videoconferência, e terá o Centro de Operações Rio (COR), como ponto para receber a imprensa.


ENTREGA DAS CHAVES


Logo depois, ao meio-dia, a Prefeitura do Rio de Janeiro entrega as chaves do terreno do Gasômetro, novamente com a presença de Eduardo Paes. A cerimônia será no local onde o Mais Querido construirá o estádio, na entrada pela Rua São Cristóvão (perto do Terminal Gentileza).

ACORDO ENTRE AS PARTES


Nesta última quarta (2), o Flamengo, a Prefeitura do Rio, a Advocacia-Geral da União e a Caixa Econômica Federal chegaram a um acordo para encerrar a disputa judicial pelo terreno do Gasômetro. Com essas questões resolvidas, agora, o Rubro-Negro pode sonhar com a casa própria.

PAGAMENTO

Segundo informações do GE, o acerto foi costurado com a transferência dos Cepacs (Certificado de Potencial Adicional de Construção) do Gasômetro para outros terrenos da cidade, administrados pela Caixa e uma complementação financeira para o banco que será dividida entre o Mais Querido e prefeitura. A parte rubro-negra será de R$ 23,9 milhões em parcelas durante cinco anos.


Clube

Flamengo e Fluminense ficam no empate em 1ª final do Campeonato Carioca Sub-20 Feminino

O Mais Querido decidirá a partida na Gávea, no próximo sábado (5)

Foto: Reprodução/ Flamengo
Foto: Reprodução/ Flamengo

  |

Icon Comentário0

Na tarde deste último sábado (28), o Flamengo visitou o Fluminense em jogo válido pela partida de ida da final do Carioca sub-20 Feminino. As equipes ficaram apenas no empate em 1 a 1 e, agora, o Mais Querido precisa vencer o duelo de volta para se sagrar campeão.


Na partida entre líderes dos grupos na primeira fase, Flamengo e Fluminense fizeram um jogo movimentado, com mando da equipe tricolor. Porém, o confronto terminou sem alteração no placar, e a decisão ficou para o dia 5 de outubro, na Gávea.


RESUMO DA PARTIDA


O Fluminense foi o mandante da partida e começou melhor, se impondo no confronto. Porém, o Mais Querido que abriu o placar primeiro. Aos 17 minutos, Mariana Fernandes aproveitou o vacilo da defesa adversária e mandou para o fundo das redes.

No entanto, o Fluminense empatou o jogo logo no início do segundo tempo. Isso porque, aos três minutos, o tricolor conseguiu deixar tudo igual. Ainda no decorrer da partida, o Rubro-Negro acertou a trave em duas oportunidades.


PRÓXIMO CONFRONTO

Assim, as equipes voltam a se enfrentar no dia 5 de outubro, às 15h, na Gávea. Para poder conquistar o troféu do Campeonato Carioca sub-20 Feminino, o Mais Querido precisa vencer o time das Laranjeiras por dois ou mais gols de diferença.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ginasta do Flamengo, Rebeca Andrade revela que precisa cuidar do corpo e descarta solo para LA28
Clube

Ginasta do Flamengo, Rebeca Andrade revela que precisa cuidar do corpo e descarta solo para LA28

 

Icon Comentário0
Wallim Vasconcelos e Maurício Gomes inscrevem chapas para eleição no Flamengo e Dunshee adia lançamento
Clube

Wallim Vasconcelos e Maurício Gomes inscrevem chapas para eleição no Flamengo e Dunshee adia lançamento

 

Icon Comentário0
Flamengo e Fluminense assinam e recebem a concessão do Maracanã
Clube

Flamengo e Fluminense assinam e recebem a concessão do Maracanã

 

Icon Comentário0