Futebol
12 Jul 2024 | 18:46 |
Na última terça-feira (09/07), o Museu Flamengo tornou-se o cenário de um encontro histórico, ao receber a terceira edição do Diálogos Rubro-Negros. Com a participação de ícones do esporte como Georgette Vidor, Jackie Silva, Marcelo Vido, Patrícia Amorim, Rosicleia Campos e Virna, o evento teve como objetivo contar as histórias dos atletas nos Jogos Olímpicos. A mediação ficou a cargo da jornalista Luana Trindade, da FlaTV.
O vice-presidente de Patrimônio Histórico, Luis Fernando Fadigas, expressou sua satisfação em ver o Museu Flamengo sendo palco de eventos que exaltam a história do clube e homenageiam seus grandes nomes. "O Patrimônio Histórico fica satisfeito em poder receber nossos ídolos do passado, às vésperas dos Jogos Olímpicos, e escutar histórias que possam estimular a formação de novos ídolos e a conquista de novas medalhas. Nosso trabalho é resgatar essas memórias e celebrar o Flamengo como a potência olímpica que é."
Todos os participantes do evento têm um histórico de representação do Flamengo em Jogos Olímpicos. Jackie Silva, que jogou vôlei de quadra pelo clube, participou dos Jogos de Moscou 1980 e Los Angeles 1984, além de conquistar o ouro no vôlei de praia em Atlanta 1996. Marcelo Vido, do basquete, esteve em Los Angeles 1984 e Moscou 1980.
Patrícia Amorim, um nome marcante na natação, competiu em Seul 1988. Virna, atleta de vôlei, conquistou bronze em Sidney 2000, Atlanta 1996 e participou dos Jogos de Atenas 2004. Georgette Vidor foi técnica da Ginástica Artística nas edições de Seul 1988, 1992 e 1996, além de coordenadora da seleção na Rio 2016. Rosicleia Campos, judoca, competiu em Barcelona 1992 e Atlanta 1996 e foi treinadora da seleção nas edições de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020.
CONEXÃO ENTRE GERAÇÕES
Desirree Reis, gerente do Patrimônio Histórico do Flamengo, destacou a emoção e o sucesso da terceira edição do Diálogos Rubro-Negros. "A plateia e a mesa se conectaram pela paixão de ser rubro-negro. Nosso museu é um museu vivo, que une diferentes gerações de atletas, conta histórias inéditas e ensina a partir das experiências de grandes lendas da história do Flamengo. Já estamos preparando o próximo encontro!"
IMPORTÂNCIA DO EVENTO
O Diálogos Rubro-Negros é um evento recorrente no Museu Flamengo, abordando temas relevantes para o clube. Natalia Lamothe, gerente do Museu Flamengo, comentou sobre a importância de discutir esportes olímpicos. "Falar de esportes olímpicos é falar da contribuição dos atletas e treinadores do Flamengo e do legado que deixam. O clube tem um papel crucial no cenário olímpico, desde a formação de jovens talentos até a consagração de campeões, oferecendo infraestrutura e suporte de excelência."
IMPRESSÕES DOS PARTICIPANTES
Georgette Vidor, coordenadora da Ginástica Artística do Flamengo, ressaltou a grandeza do evento e a importância do clube na representação internacional do Brasil. Patrícia Amorim, ex-atleta olímpica e ex-presidente do Flamengo, destacou o orgulho de fazer parte da história do clube. Marcelo Vido, diretor executivo dos Esportes Olímpicos do Flamengo, parabenizou o museu pela iniciativa e a oportunidade de discutir o futuro dos atletas em eventos olímpicos. Luana Trindade, repórter da FlaTV, destacou a importância de mediar um evento com figuras tão importantes do esporte.
Mengão vai encarar o clube francês nesta quarta-feira (17) pela final da Copa Intercontinental e parisienses lembram de pacto antigo
14 Dez 2025 | 09:23 |
Paris Saint-Germain e Flamengo se enfrentam na próxima quarta-feira (17), às 14h (horário de Brasília), no Estádio Ahmad bin Ali, em Al-Rayyan, valendo o título da Copa Intercontinental. O encontro, porém, não é exatamente uma surpresa para os franceses: há pelo menos nove anos, o clube parisiense já projetava esse confronto.
Em 9 de abril de 2016, o perfil oficial do PSG voltado ao público brasileiro publicou uma mensagem que chamou atenção à época: “Hey Flamengo, nós falamos sério, ainda nos encontraremos! 👊 #ParisDoBrasil”, escreveu o clube francês.
Na mesma data, Frédéric Longuepee, então diretor-geral adjunto do clube francês, reforçou essa conexão em entrevista ao SporTV. Na ocasião, o dirigente revelou que o Brasil fazia parte central do projeto de internacionalização do PSG e apontou o clube carioca como parceiro ideal para um amistoso.
“Temos mais fãs no Brasil do que em Paris e na França. São cerca de 3 milhões de torcedores brasileiros. O Brasil está no coração do projeto do clube. Se fizermos um amistoso no país, tem que ser com o Flamengo. Podemos convencer o time a ir ao Brasil em breve”, afirmou.
Ao longo da história, os dois clubes se enfrentaram três vezes, com equilíbrio absoluto: uma vitória para cada lado e um empate. O primeiro duelo aconteceu em 1975, no Parc des Princes, quando o time brasileiro venceu por 2 a 0, com dois gols de Luisinho Lemos.
Quatro anos depois, no mesmo estádio, os franceses deram o troco ao vencer por 3 a 1, com Zico marcando o gol rubro-negro. O encontro mais recente foi em 1991, novamente em Paris. A partida terminou 1 a 1, com gol de Zinho, mas, nos pênaltis, o clube carioca levou a melhor ao vencer por 3 a 1.
Agora, quase uma década após a provocação nas redes sociais, o encontro finalmente acontece em caráter oficial e decisivo. O duelo desta quarta-feira vale o bicampeonato mundial e promete ser um dos capítulos mais simbólicos da história recente do futebol internacional. A final da Copa Intercontinental terá transmissão da Rede Globo (TV aberta), além da CazéTV e da GE TV, ambas no YouTube.
Alejandro Domínguez, mandatário da entidade, não poupou palavras após a classificação do Mengão a final da Copa Intercontinental contra o PSG
14 Dez 2025 | 09:12 |
O Flamengo garantiu vaga na final da Copa Intercontinental ao vencer o Pyramids (EGI) por 2 a 0, na semifinal do torneio. Após a classificação, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, usou as redes sociais para parabenizar o clube carioca e demonstrar apoio na decisão contra o PSG (FRA).
Presidente da Conmebol manda recado ao Flamengo: "vamos trazer a taça..."
Atual campeão da Libertadores, competição organizada pela entidade sul-americana, o Rubro-Negro recebeu mensagem pública do dirigente: “Parabéns, Flamengo, pela vitória na FIFA Challenger Cup e pela classificação para a grande final da Copa Intercontinental da FIFA! Seguimos acreditando sempre e vamos trazer a taça para a América do Sul”, escreveu Alejandro Domínguez.
DECISÃO DO MUNDIAL ACONTECE NA QUARTA-FEIRA
Com a manifestação de apoio da Conmebol, o Flamengo encara o PSG nesta quarta-feira (17), em duelo que vale o bicampeonato mundial. A bola rola às 14h (horário de Brasília), no Estádio Al Rayyan, em Doha, no Catar. A final terá transmissão da Rede Globo (TV aberta), além da CazéTV e GE TV, ambas no YouTube.
Antes de embarcar para o confronto decisivo, o PSG entrou em campo neste sábado (13) pelo Campeonato Francês. Atuando fora de casa e com equipe mista, o time parisiense venceu o Metz por 3 a 2 e assumiu a liderança provisória da Ligue 1.
Os gols foram marcados por Doué, que saiu do banco de reservas, Gonçalo Ramos e Ndjantou. Tsitaishvili e Deminguet marcaram pelo Metz. Após o resultado, o clube francês volta todas as atenções para a final contra o Flamengo, em busca do título intercontinental.
Atacante voltou a ter minutos em campo na partida diante do Pyramids e se mostrou pronto para disputar a final contra o PSG
14 Dez 2025 | 08:59 |
O atacante Pedro surpreendeu ao antecipar o retorno aos gramados após lesão na coxa. Inicialmente com volta prevista apenas para 2026, o camisa 9 quebrou os prognósticos e entrou em campo nos minutos finais da vitória por 2 a 0 sobre o Pyramids (EGI), no sábado (13), pela semifinal da Copa Intercontinental.
Pedro, do Flamengo, admite receio em jogo contra o Pyramids: "não fui para evitar qualquer coisa..."
Durante a partida, chamou atenção um lance em que o centroavante finalizou de carrinho com a perna direita, mesmo em posição favorável para a canhota. A decisão foi tomada por precaução, evitando sobrecarregar o músculo recém-recuperado. Recuperado, o ídolo se colocou à disposição de Filipe Luís para a final contra o PSG (FRA).
“Estou bem. Claro que tive pouco tempo de treinamento. Com o grupo, foram só dois treinos. Estou apto, disponível para a final. Recuperando a confiança. Em um lance ali que poderia ir com a esquerda, não fui para evitar qualquer coisa. Porque quarta-feira já é final, ali já estava 2 a 0. Estou bem, me sentindo confiante para ajudar na final”, afirmou Pedro.
Na sequência, o atacante detalhou o processo de recuperação e agradeceu ao departamento médico. “Não é fácil estar de fora. A gente quer jogar, estar em campo. Infelizmente vieram as lesões. Graças a Deus pude recuperar a tempo de jogar essa competição tão importante. Era uma lesão de seis semanas e pude recuperar em três e meia. Muito antes do previsto. Agradeço ao departamento médico e aos fisioterapeutas que trabalharam diariamente comigo para estar no meu melhor”, completou.
Pedro não atuava desde o fim de outubro, quando entrou em campo na semifinal da Libertadores, contra o Racing (ARG), no Maracanã. Na ocasião, deixou o gramado com o braço quebrado. Já na reta final de recuperação, sofreu nova lesão, desta vez na coxa.
Agora, plenamente recuperado, o camisa 9 busca coroar o processo com participação na grande final da Copa Intercontinental. A decisão entre Flamengo e PSG acontece nesta quarta-feira (17), às 14h (horário de Brasília). A partida terá transmissão da Globo (TV aberta), GE TV (YouTube) e Cazé TV (YouTube).