
Futebol de Base
|
No mundo do futebol, a busca por novos talentos é incessante, e o Flamengo tem investido pesado nas categorias de base para descobrir futuras estrelas. Recentemente, o clube carioca chamou a atenção ao incorporar jovens promessas africanas em suas equipes de base. Dois nigerianos, Shola e Hassan, já fazem parte do time sub-20, e agora um senegalês desponta no sub-10.
Segundo Ge, Papa Diop, um garoto senegalês de apenas 10 anos, tem se destacado na IberCup, um torneio de base realizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O jovem jogador, que mede impressionantes 1,76m de altura, chegou ao Brasil em 2023 junto com seu pai. Eles se estabeleceram em Florianópolis, onde Papa começou a jogar em um time de projeto social.
FLAMENGO APOSTA EM JOVENS NIGERIANOS
A trajetória de Papa no Brasil é recente, mas sua habilidade no futebol já chama atenção. Ele começou a despontar no cenário nacional quando disputou a IberLeague de Santa Catarina, em Florianópolis, no ano passado. Mesmo com apenas nove anos, ele jogava na categoria sub-12, enfrentando garotos três anos mais velhos.
Abrão Chehadi, licenciado da IberLeague de Santa Catarina, foi o responsável por indicar Papa Diop ao Flamengo. Segundo Chehadi, a diferença de idade e a habilidade do garoto chamaram a atenção dos observadores técnicos do clube carioca. "O Papa esteve conosco no ano passado disputando a IberLeague de Santa Catarina, em Florianópolis. Ele tinha nove anos, mas estava atuando na categoria de três anos a mais, no sub-12. Por essa razão, indicamos ao observador técnico do Flamengo presente na competição, que imediatamente trouxe ele já aprovado para o Rio de Janeiro. É uma promessa para o futebol internacional, por ser africano e ter também passaporte europeu", contou Chehadi.
O cria do Ninho foi um dos destaques da Canarinho na primeira fase da Copa 2 de Julho, disputada na Bahia, e deixou um tento neste último sábado (5)
|
Convocado após se destacar nas categorias de base do Flamengo, o jovem Davi Fraga foi um dos goleadores do Brasil na fase de grupos da Copa 2 de Julho, onde a Canarinho encerrou sua participação neste sábado (5). Em goleada sobre o Dom Macedo-BA, o cria do Ninho foi às redes.
Este foi o quinto gol de Davi Fraga, cria do Flamengo, em quatro partidas no torneio. Antes de ir às redes contra o Dom Macedo, o jovem marcou três contra a Jacobina-BA e mais um contra a Seleção Scout-BOL.
O Brasil se classificou para a próxima fase da Copa 2 de Julho após golear o Dom Macedo. Quem abriu o placar para a Canarinho foi Henrique Lemos (Cruzeiro), filho do lateral direito Fágner. Ainda no primeiro tempo, Alexsander (Grêmio) aumentou a contagem.
No entanto, o Brasil só aumentou o ritmo no segundo tempo. Logo no início da segunda etapa, Davi Fraga brilhou, além de Jean Carlos (Fluminense) e Myguel (Red Bull Bragantino) que também deixaram seus tentos. Além disso, o Dom Macedo marcou um contra.
O Brasil fez uma boa campanha na primeira fase do torneio, com 12 pontos conquistados em quatro jogos e a liderança do grupo assegurada. Assim, a Canarinho retorna aos gramados apenas na terça-feira (8), pelas oitavas de final da Copa 2 de Julho. O adversário ainda serão divulgados pela organização da competição.
Depois de ganhar por 3x2 na Gávea, o Rubro-Negro foi superado por 2x1 pelo Tricolor, neste domingo (6), ocasionando o empate no placar agregado
|
Ser campeão é bom. Na casa do adversário, depois de sete anos, é ainda melhor! O Flamengo venceu por 3x2 o Fluminense, nos pênaltis, e se sagrou campeão carioca da categoria sub-15, em pleno Estádio Marcelo Vieira, em Xerém. Depois de ganhar por 3x2 na Gávea, o Rubro-Negro foi superado por 2x1 pelo Tricolor, neste domingo (6), ocasionando o empate no placar agregado. José Eduardo marcou a cobrança decisiva e deu início à festa.
Com a necessidade da vitória, o Fluminense começou a partida tentando ocupar o campo de ataque e teve uma chance numa cobrança de falta logo no início. A bola passou à direita do goleiro Alessandro. O adversário tinha mais volume, mas a maioria dos lances era de bolas alçadas na área. Numa falta pela esquerda, o cruzamento acertou o travessão, aos 19.
Pouco depois, aos 22, o Tricolor acabou chegando ao primeiro gol, justamente numa sobra depois de cruzamento pela esquerda, aproveitada por Crystian Gabriel. A equipe rubro-negra, que tinha dificuldades para impor seu jogo, melhorou depois de sofrer o gol e passou a criar um pouco mais. Foi o Fluminense, entretanto, que esteve muito perto de ampliar a vantagem pouco antes do fim do primeiro tempo. A zaga não conseguiu aliviar e Alessandro salvou um chute à queima-roupa do atacante adversário.
Logo no início do segundo tempo, o Fla fez boa jogada com Leonardo Gabriel, que desceu pela direita, cruzou e a zaga aliviou. No contra-ataque, pênalti para o Fluminense, que marcou o segundo aos 2, com Ryan Santos. Guilherme perdeu uma grande oportunidade de diminuir de cabeça, logo na sequência.
O adversário seguia melhor na partida e poderia ter aumentado aos 6. Dois minutos depois, o Rubro-Negro finalmente marcou o primeiro gol. Samuel Julio cabeceou com precisão, após cobrança de escanteio de Thomas Robson. O Fluminense teve mais um ataque perigoso aos 17, enquanto a resposta do Fla veio aos 19, em chute por cima de José Eduardo.
A maioria das jogadas ficou mais concentrada no meio de campo. Os rubro-negros não conseguiam concluir os ataques e o Fluminense até chegou duas vezes, mas o goleiro Alessandro defendeu com tranquilidade. Como o Fla havia vencido por 3x2 o primeiro jogo, o revés de 2x1 levou a decisão do título para os pênaltis.
Nas cobranças, Lucas Guedes, Leonardo Gabriel e Zé Eduardo fizeram os gols do Mengão. O goleiro Alessandro defendeu a batida de Lucas Santos e a vitória ficou com os Garotos do Ninho. É campeão!!!
Flamengo: Alessandro Alan, Nathan Ribeiro, Lucas Guedes, Samuel Julio, Rafael Barreto, Marcos Pierre, Mateus Teixeira, Thauan Thiago, Guilherme Queiroz, Leonardo Gabriel e Thomas Robson. Técnico: João Fernandes.
Suplentes: Thalles Oliveira, Felipe Pina, Natan Araújo, Ricardo Pietro, Noáh Gerlach, Guilherme Abel, Luca Tatsch, Bernardo França, William Felix e José Eduardo.
O Mais Querido não conseguiu reverter o placar, onde foi derrotado por 5 a 4 no confronto de ida, e ficou com o segundo lugar no torneio
|
Após vencer o Bahia pelo Brasileirão, os Garotos do Ninho não conseguiram bater o Botafogo neste sábado (5) e acabaram ficando com o vice campeonato do Carioca sub-17. O jogo terminou em 1 a 0 a favor do rival, que já tinha vencido na ida por 5 a 4.
O Botafogo abriu o placar ainda no primeiro tempo. Após lançamento feito por Arthur Novaes, Miguel Caldas recebeu, invadiu a área e acertou o ângulo na finalização. O jogo foi disputado na Gávea, uma semana depois da ida, disputada no Engenhão.
Mesmo com o vice campeonato, o Flamengo deixa o Carioca sub-17 com uma boa campanha. O Rubro-Negro terminou a primeira fase na liderança, com os mesmos 28 pontos de Botafogo e Vasco, mas liderando nos critérios de desempate.
Já nas quartas de final, o Flamengo eliminou o Bangu com direito a uma goleada por 6 a 0, antes de vencer o Fluminense na semifinal. Por fim, o Rubro-Negro enfrentou o Botafogo e não conseguiu vencer o rival.
Agora, o Flamengo foca as atenções para o próximo confronto, na quarta-feira (9), contra o Palmeiras, às 14h45. O Mais Querido chegou aos 15 pontos e subiu para a 5ª posição na tabela de classificação
Bragantino x Flamengo: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações - Brasileirão sub-20