Futebol
|
0O Cruzeiro fez uma nova proposta para adquirir o zagueiro Fabrício Bruno, jogador do Flamengo, oferecendo uma quantia considerável de 7 milhões de euros, equivalente a aproximadamente 51 milhões de reais. A proposta inclui a compra de 70% dos direitos econômicos do atleta, com o Flamengo mantendo os 30% restantes. O negócio também prevê um bônus de 800 mil euros, atrelados ao cumprimento de metas durante o contrato.
A operação se apresenta como uma tentativa de negociação significativa para o Flamengo, visto que a oferta total pode atingir um valor elevado, dependendo do cumprimento das condições estipuladas. Caso o negócio seja fechado, o Cruzeiro passaria a contar com a maioria dos direitos do jogador, enquanto o Flamengo seguiria com uma parte de seu passe.
PROPOSTA AUMENTADA
A proposta do Cruzeiro foi estruturada em três parcelas, sendo esse um dos pontos que precisa ser analisado pela diretoria do Flamengo. A forma de pagamento parcelado é uma tentativa de facilitar a concretização do negócio, mas também implica em uma análise cuidadosa por parte dos dirigentes rubro-negros, que precisam considerar os impactos financeiros e as necessidades do time.
NEGOCIAÇÃO EM CURSO: FABRICIO PODE NÃO SE REAPRESENTAR
Atualmente, a negociação ainda está em andamento, e existe a possibilidade de que o zagueiro não se reapresente ao Flamengo na data prevista, 8 de janeiro. Isso indica que a negociação está em um estágio avançado, e o desfecho pode ocorrer em breve. A pressão por uma decisão rápida cresce à medida que o prazo para o retorno dos jogadores se aproxima.
Fabrício Bruno tem se destacado na defesa do Flamengo desde que chegou ao clube, e sua saída representaria uma perda considerável para o setor defensivo da equipe. No entanto, o Flamengo precisa avaliar se a proposta financeira oferecida pelo Cruzeiro é vantajosa o suficiente para abrir mão de um dos seus principais jogadores.
O Fla tinha a dúvida inicialmente só se mandaria o treinador para a Copinha ou para o profissional.
|
0Como de costume, o Flamengo vai iniciar o Campeonato Carioca com um time alternativo. Nas quatro primeiras rodadas, quem vai comandar o time será um treinador que conhece bem cada palmo das categorias de base: Cleber dos Santos, substituto de Filipe Luís no sub-20. Ele já vem comandando as atividades do time desde a reapresentação.
Os contatos de Cleber com Filipe Luís foram primeiro no ano passado, quando ele chegou para o sub-20. Filipe e Carlos Noval, que era gerente da base, sentaram com ele para passar as informações necessárias. O técnico do time principal estará com o elenco na pré-temporada nos Estados Unidos.
Nos últimos dias do ano, o técnico do sub-20 se aproximou mais da comissão do profissional. Por um pedido da nova diretoria, ele conversou com José Boto, Carlos Noval e também tem tido contatos com Filipe Luís para unificar os estilos de jogo e filosofias.
Cleber já foi treinador de todas as categorias de base do Flamengo. Ele começou no sub-11 e foi subindo até o sub-20. Ele saiu do clube em 2017, mas retornou em 2024, quando Filipe Luís foi promovido ao time principal.
A filosofia se parece com a de Filipe Luís. Um futebol agressivo e focado no jogo ofensivo. Como trabalhou na base nos últimos meses, já está familiarizado com os jovens que vão jogar o Carioca.
Cleber foi auxiliar de Zé Ricardo por muito tempo. Ele tirou a Licença A em 2019.
O Fla tinha a dúvida inicialmente só se mandaria o treinador para a Copinha ou para o profissional. No fim, Raphael Bahia, que comanda o "time B" do sub-20, ficará responsável por esse grupo. O time principal disputa o Estadual.
Santos chegou ao Flamengo em 2001 e ficou até 2007 na primeira passagem. Durante esse período, treinou o sub-11, sub-13 e sub-15. Depois, saiu para o Audax Rio, onde ficou entre 2007 e 2011, e foi auxiliar do time principal e treinador do sub-20. Entre 2011 e 2014, retornou ao Rubro-negro para treinar o sub-17 e o sub-20.
A vida nos times profissionais cresceu em 2015. Ele foi para o Vasco para ser auxiliar do técnico Jorginho. Em 2017, de volta ao Flamengo, formou uma parceria duradoura com Zé Ricardo. Os dois seguiram juntos de volta ao Cruz-maltino (2017), no Botafogo (2018 e 2019), Fortaleza (2019), Internacional (2019), Qatar SC (2021), Shimizu S-Pulse (2022 e 2023), Cruzeiro (2023) e Goiás (2024). Em outubro deste ano, Cleber decidiu retornar ao Fla.
Quais jogos ele vai comandar?
1ª rodada - Flamengo x Boavista - previsto para 12/01 - Aracaju (SE)
2ª rodada - Madureira x Flamengo - previsto para 16/01 - Campina Grande (PB)
3ª rodada - Flamengo x Nova Iguaçu - previsto para 19/01 - Natal (RN)
4ª rodada - Bangu x Flamengo - previsto para 22/01 - São Luiz (MA)
O jogador, atualmente no Estrela Amadora, tem negociação avançada com o clube americano por 4 milhões de euros
|
0No último domingo (5), Igor Jesus pode ter disputado sua última partida pelo Estrela Amadora, de Portugal. O clube português está em fase avançada de negociação com o Los Angeles Galaxy, da Major League Soccer (MLS), pelo volante revelado nas categorias de base do Flamengo.
A transação está avaliada em 4 milhões de euros, o equivalente a cerca de 25 milhões de reais, por 90% dos direitos econômicos do atleta. Desse montante, o CRF deve receber aproximadamente 2 milhões de euros, já que o Rubro-Negro havia vendido 50% dos direitos de Igor ao Estrela Amadora em uma negociação anterior.
PARTICIPAÇÃO DE IGOR JESUS NA ÚLTIMA PARTIDA
Em sua possível despedida do Estrela Amadora, Igor Jesus esteve em campo por 45 minutos na derrota por 4 a 2 para o Estoril Praia, em partida válida pelo Campeonato Português. O jogador foi substituído no intervalo, dando lugar ao meia português Paulo Moreira.
Apesar da derrota, o jogo marcou a presença de outro ex-jogador do Flamengo, André Luiz, que balançou as redes pelo Estrela Amadora. Segundo o Sofascore, Igor Jesus teve uma nota de desempenho de 6.6 durante os minutos em que esteve em campo.
TRAJETÓRIA DE IGOR JESUS NO FLAMENGO
Igor Jesus chegou ao Mengão em 2021, vindo do Goiás, para integrar as categorias de base do clube. Sua estreia pelo time principal aconteceu no Campeonato Carioca de 2022, contra a Portuguesa.
Durante a temporada de 2024, o volante ganhou mais espaço no elenco com o técnico Tite, participando de 17 partidas. Esse período de maior visibilidade despertou o interesse do Estrela Amadora, que o contratou em agosto por 2 milhões de euros, cerca de 12,5 milhões de reais. No Flamengo, Igor Jesus disputou 32 partidas, deu duas assistências e participou das conquistas da Copa do Brasil em 2022 e 2024, além do Campeonato Carioca de 2023.
No Flamengo a expectativa é que a atuação de Ribeiro traga resultados positivos aos atletas
|
0O Flamengo reforçou sua equipe administrativa ao contratar Paulo Ribeiro como "Head" de Psicologia. O profissional, que acumula 35 anos de experiência no futebol, chega com a missão de reestruturar a área psicológica do clube. Além de integrar a comissão permanente, ele será responsável por implementar um trabalho amplo, que vai desde as categorias de base até o elenco profissional.
Nesta segunda-feira (6), durante a preparação para as primeiras rodadas do Campeonato Carioca, o novo psicólogo participou da sessão de treinos do Mais Querido. A presença de Ribeiro marca o início de um novo ciclo no CRF, que não contava com um psicólogo desde 2019, quando Alberto Filgueiras foi desligado pela gestão de Rodolfo Landim.
QUEM É PAULO RIBEIRO?
PhD em Psicologia, Paulo Ribeiro possui uma trajetória extensa e consolidada no futebol. O profissional esteve no Botafogo entre 2018 e 2023, mas sua relação com o Flamengo é longa: ele atuou no Mengão por 21 temporadas, de 1990 a 2011. A expectativa do clube é que sua experiência ajude a elevar o desempenho dos atletas tanto dentro quanto fora de campo.
Ribeiro retorna em um momento em que o Flamengo busca maior cuidado com o desenvolvimento emocional de seus jogadores, especialmente os das categorias de base. O trabalho integrado visa oferecer suporte em questões mentais e comportamentais, o que é visto como essencial para enfrentar a pressão do futebol de alto nível.
HISTÓRICO DA PSICOLOGIA NO FLAMENGO
Durante a gestão de Rodolfo Landim, o vice-presidente de futebol Marcos Braz não considerava essencial contar com um psicólogo na rotina do elenco profissional. Em entrevistas, Braz afirmava que o time alcançava grandes conquistas mesmo sem esse tipo de suporte. — Entendemos a importância do psicólogo para a base, mas acredito que o elenco profissional não necessita dessa questão. Se houvesse necessidade, contrataríamos na hora. Não temos psicólogos no time principal e, mesmo assim, ganhamos tudo e fomos vice-campeões do mundo — comentou Braz na época.
NOVA GESTÃO VALORIZA O PAPEL DA PSICOLOGIA
A chegada de Luiz Eduardo Baptista ao Flamengo trouxe mudanças significativas, incluindo a priorização do departamento de psicologia. Durante a campanha presidencial, Bap destacou a importância de incluir profissionais dessa área no cotidiano do clube, tanto para o elenco principal quanto para as categorias de base.