
Futebol
|
Neste sábado (5), o Flamengo derrotou o Bahia por 2 a 0 na Arena Fonte Nova, alcançando sua segunda vitória consecutiva no Brasileirão após dois meses sem sequência de triunfos. Ayrton Lucas e Carlos Alcaraz marcaram os gols da partida. Esses três pontos, os primeiros sob o comando de Filipe Luís, mantêm o Rubro-Negro no G4, agora com 51 pontos, encurtando a distância para Palmeiras e Fortaleza. A equipe entra em pausa devido à Data FIFA.
O Flamengo novamente demonstrou alta intensidade tanto com a bola quanto sem ela. Desde a chegada de Filipe Luís, a pressão na marcação tem sido um diferencial, garantindo maior posse de bola durante todo o jogo, além de superar o adversário nos desarmes. Mesmo atuando fora de casa contra um Bahia que costuma dominar a posse, o Mais Querido limitou o rival a poucas oportunidades e se mostrou superior em todos os aspectos.
Informações do jogo (29ª rodada do Brasileirão):
Local: Casa de Apostas Arena Fonte Nova, Salvador-BA
Data: 5 de outubro de 2024 (sábado)
Horário: 19h00 (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein-RS
Assistentes: Neuza Ines Back-SP e Lucio Beiersdorf Flor-RS
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira-MG
Cartões amarelos: Arrascaeta (46′ 1ºT), Bruno Henrique (21′ 2ºT), Léo Pereira (27′ 2ºT); Everaldo (14′ 2ºT), Cicinho (24′ 2ºT), Caio Alexandre (27′ 2ºT)
Cartão vermelho: Santiago Arias (55′ 2ºT)
Acréscimos: +2 (1ºT)
Gols da partida:
Flamengo: Ayrton Lucas (34′ 1ºT), Carlos Alcaraz (56′ 2ºT)
Escalações:
Flamengo: Rossi; Wesley (Varela), Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, De La Cruz (Alcaraz), Gerson (C) e Arrascaeta (Allan); Bruno Henrique (Michael) e Gabigol (Plata). Técnico: Filipe Luís
Bahia: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Carlos de Pena e Cauly; Thaciano e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni
Estatísticas do jogo (Bahia x Flamengo):
Posse de bola: 46% x 54%
Finalizações: 9 x 12
Finalizações no gol: 2 x 5
Grandes chances: 1 x 3
Grandes chances perdidas: 1 x 2
Defesas: 4 x 2
Passes certos: 378 x 456
Cruzamentos: 4/10 (40%) x 3/11 (27%)
Escanteios: 3 x 7
Impedimentos: 3 x 4
Desarmes: 15 x 15
Faltas sofridas: 11 x 20
Cartões amarelos: 4 x 4
Cartões vermelhos: 1 x 0
Equipe do treinador português ficou mais distante do título saudita e por isso a CBF ja está ligada para acertar com o profissional
|
O Al-Hilal voltou a tropeçar no Campeonato Saudita e, dessa vez, ficou mais longe do líder Al-Ittihad. Os comandados de Jorge Jesus empataram nesta segunda-feira (21) com o Al-Shabab, no Estádio King-Fahd, por 2 a 2, e viram o rival abrir seis pontos de vantagem no topo da tabela.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) segue de olho nos passos do português no mundo árabe e, claro, se anima com a possível diminuição de responsabilidades do treinador.
O empate com o Al-Shabab fez com que o Al-Hilal chegasse aos 62 pontos. O Al-Ittihad, que tinha 65 no início da rodada, venceu o Al-Ettifaq por 3 a 2, também na tarde desta segunda, e acumulou mais três pontos. Benzema marcou um dos gols do triunfo.
Restam apenas mais cinco jogos para o fim do equilibrado Campeonato Saudita, ou seja, mais 15 pontos em disputa. O Al-Hilal precisará tirar os seis de vantagem do Al-Ittihad sem nenhum confronto direto entre as duas equipes.
O português segue no radar da CBF e, ao lado de Carlo Ancelotti, do Real Madrid, é um dos favoritos a assumir o cargo deixado por Dorival Júnior em março. Nesta sexta-feira (25), o Al-Hilal enfrenta o Gwengju, da Coreia do Sul, pelas quartas de final da Champions League Asiática, considerada o principal objetivo da temporada para o treinador português.
Se o clube saudita for eliminado, o caminho para a negociação entre Jorge Jesus e CBF fica ainda mais claro.
Em confronto direto na Championship, equipe de Vinição perde fora de casa e vê o sonho do título praticamente ir embora; atuação do ex-jogador do Flamengo
|
Em partida decisiva pela Championship, o Sheffield United, que conta com o meia Vinição, revelado no Flamengo, enfrentou o Burnley fora de casa neste fim de semana. A derrota por 2 a 1 complicou de vez a vida da equipe na disputa pelo acesso direto à Premier League. O primeiro tempo foi movimentado, com os donos da casa abrindo o placar aos 28 minutos, em finalização de Josh Brownhill. A resposta do Sheffield veio pouco depois, com Thomas Cannon empatando aos 37. A igualdade, no entanto, durou pouco. Ainda na primeira etapa, Brownhill voltou a marcar, dessa vez em cobrança de pênalti, deixando o placar em 2 a 1.
SEGUNDO TEMPO SEM REAÇÃO DO SHEFFIELD
Na etapa final, o Sheffield até tentou reagir, mas não conseguiu transformar a posse de bola em chances reais de gol. O Burnley soube controlar a vantagem, manteve o ritmo e garantiu três pontos importantes na briga pelo título da segunda divisão inglesa. Com o resultado, o Burnley chegou aos 94 pontos, mesma pontuação do Leeds United, líder pelo saldo de gols. Já o Sheffield estacionou nos 86, agora a oito pontos dos dois primeiros colocados e praticamente sem chances de acesso direto.
VINIÇÃO TEM PARTICIPAÇÃO POSITIVA NA PARTIDA
Mesmo com o revés, Vinição teve uma atuação consistente e foi um dos destaques do Sheffield. O meia, que iniciou a carreira no Mais Querido, permaneceu em campo por 74 minutos e recebeu nota 6,9 na avaliação geral da partida. Foram 35 ações com a bola, 16 passes certos em 22 tentativas (73% de acerto), sendo um deles considerado decisivo. Ele também acertou dois lançamentos longos, além de realizar um drible bem-sucedido, vencer quatro duelos pelo chão, sofrer duas faltas e contribuir defensivamente com quatro cortes, uma interceptação e um desarme.
Apesar da boa presença em campo, Vinição também cometeu falhas. Foram sete perdas de posse, além de um drible sofrido. Ainda assim, mostrou intensidade e entrega durante o tempo em que esteve em ação, mesmo com o momento delicado da equipe. A expectativa agora é sobre como o técnico reagirá nas últimas duas rodadas, já que o Sheffield precisa ao menos garantir uma vaga nos playoffs para seguir sonhando com o retorno à elite do futebol inglês.
Com 86 pontos, o Sheffield não tem mais possibilidades matemáticas de conquistar o título da Championship. A equipe até poderia alcançar os 95 pontos em caso de duas vitórias nas últimas rodadas, mas com o Leeds e o Burnley já nos 94, as chances se encerraram. Na prática, o objetivo passa a ser garantir o terceiro lugar e, com isso, a melhor colocação possível para os confrontos da repescagem — etapa que também é bastante acirrada e exige consistência.
Atacante do Mengão jogará pela primeira vez em casa com a camisa rubro-negra e pode ser peça-chave diante da altitude de Quito
|
Na noite desta terça-feira (22), o Flamengo entra em campo pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, em duelo importante diante da LDU, em Quito. Para Gonzalo Plata, a partida terá um gosto especial: será a primeira vez que o atacante equatoriano atuará em seu país com a camisa rubro-negra. O confronto promete ser marcante para o jogador, que reencontrará o clube que enfrentou apenas uma vez na carreira.
O único duelo de Plata contra a LDU aconteceu em 28 de outubro de 2018, quando ainda vestia a camisa do Independiente del Valle. Na ocasião, o confronto terminou empatado em 1 a 1, e o jovem atacante foi titular. Sete anos depois, ele retorna ao estádio Casa Blanca com um novo protagonismo e a expectativa de fazer a diferença num jogo decisivo para o Mengão.
Apesar de ser um dos nomes fortes da Seleção do Equador, Plata teve pouco tempo atuando profissionalmente no futebol local. Foram apenas 28 partidas e um gol marcado pelo Del Valle. Em 2019, a joia foi vendida ao Sporting, de Portugal, onde deu os primeiros passos no futebol europeu. Lá, atuou em 28 jogos, anotando quatro gols e contribuindo com cinco assistências.
Depois do Sporting, o atacante foi emprestado ao Real Valladolid, da Espanha. Na equipe espanhola, foi onde mais atuou até hoje: 67 partidas, sete gols e dez assistências. O bom desempenho fez com que o clube espanhol adquirisse seus direitos em definitivo em julho de 2022. No entanto, a permanência na Espanha durou pouco. No ano seguinte, Plata foi negociado com o Al-Sadd, do Catar, por 12 milhões de euros.
Vestindo a camisa do Al-Sadd, o equatoriano teve uma temporada expressiva. Em 33 partidas, marcou 12 gols e participou com oito assistências. Mesmo com a curta passagem no futebol asiático, chamou atenção de outros mercados. Em agosto de 2024, o Flamengo confirmou a contratação do jogador, apostando no seu potencial e versatilidade ofensiva.