
Futebol
|
Olimpia e Flamengo se enfrentam, na noite desta quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Estádio Defensores del Chaco, pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América. No jogo de ida, os rubro-negros venceram por 1 a 0 e jogam pelo empate.
O Olimpia chega embalado pela primeira vitória com o ex-lateral Francisco Arce no comando. No último domingo, mesmo com uma equipe mista, venceu por 5 a 3 o Guaraní. Em sua segunda passagem pelo clube, Arce tem o triunfo citado, duas derrotas e um empate.
O Flamengo junta os cacos do vexame do último domingo, em Cuiabá, onde foi derrotado por 3 a 0 pelo time da casa e perdeu ótima oportunidade de diminuir a distância para o líder do Campeonato Brasileiro, Botafogo. Jorge Sampaoli tem apenas o desfalque de Pulgar e conta com voltas importantes.
ONDE ASSISTIRTransmissão: ESPN / Star +
PROVÁVEL ESCALAÇÃO
Flamengo - técnico: Jorge Sampaoli
Jorge Sampaoli conta com cinco reforços de peso em relação aos desfalques do último domingo, e a tendência é que todos sejam titulares. Gabigol e Arrascaeta voltam de suspensão. Léo Pereira e Filipe Luís, que ficaram em tratamento no Rio, treinaram e também viajaram. Poupado do jogo com o Cuiabá e já 100% após incômodo na coxa, Fabrício Bruno é outro que seguiu com o grupo para o Paraguai.
Quem está fora: Erick Pulgar (recuperando-se de problema no bíceps femoral da coxa direita).
Pendurados: ninguém
Time provável: Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira (David Luiz) e Filipe Luís (Ayrton Lucas); Allan, Gerson (Victor Hugo), Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.
Arbitragem
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistente 1: Alexander Guzmán (COL)
Assistente 2: Wilmar Navarro (COL)
VAR: Juan Lara (CHI)
Quarto árbitro: Carlos Betancur (COL)
O lateral do Mengão, sofreu lesão com exposição óssea e será submetido a cirurgia após vitória contra o São Paulo, no Maracanã no último sábado
|
A lesão de Ayrton Lucas foi o ponto negativo da vitória do Flamengo sobre o São Paulo, no sábado (12), pelo Brasileirão. O lateral entrou no segundo tempo no lugar de Alex Sandro, que também saiu com problemas físicos, mas durou pouco em campo: após choque com adversário, precisou sair de maca. Logo após o fim da partida, o Flamengo publicou uma nota oficial explicando o estado do atleta.
Apesar do susto inicial, o exame de imagem descartou fratura. No entanto, o trauma causou uma lesão corto-contusa com exposição óssea, o que exige maior cuidado médico. De acordo com o clube, a ferida tem cerca de 8 centímetros e foi tratada inicialmente ainda no vestiário. O médico Fernando Sassaki aplicou anestesia local, limpou o ferimento e realizou uma inspeção de urgência.
Após essa primeira intervenção, Ayrton Lucas foi encaminhado ao Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro, onde foi submetido a exames de imagem que descartaram fratura. Ainda assim, será necessária uma intervenção cirúrgica. O Flamengo informou que o lateral ficará internado por no mínimo dois dias, tempo necessário para a administração de antibióticos intravenosos e monitoramento do local da lesão. O objetivo é evitar qualquer tipo de infecção, uma das maiores preocupações em lesões com exposição óssea.
A equipe médica do clube vai acompanhar de perto a evolução do quadro clínico para definir, nos próximos dias, o período de recuperação estimado. Com a saída de Alex Sandro ainda no primeiro tempo e a lesão de Ayrton Lucas já na etapa final, o Flamengo viu dois jogadores da mesma posição deixarem o campo machucados. A solução imediata foi improvisar Varela na lateral-esquerda, reforçando a limitação no setor.
Agora, o técnico Filipe Luís precisa avaliar com a comissão técnica alternativas para o setor, já que as duas opções principais para a lateral-esquerda estão fora por tempo indeterminado do clube, o Mais Querido segue nos bastidores buscando alternativa s
Volante tem atuação segura em meio à ausência de Gerson e Pulgar, enquanto declaração do comandante sobre Pedro gera ruído nos bastidores
|
O Flamengo recebeu o São Paulo no Maracanã, em confronto direto válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time de Tite precisava dos três pontos para se manter no topo da tabela, e cumpriu o objetivo com autoridade: 2 a 0, gols de Luiz Araújo e Wallace Yan, ambos no segundo tempo. A atuação foi controlada, com o Rubro-Negro dominando as ações desde o início.
Mesmo com o placar zerado na primeira etapa, a superioridade em posse, finalizações e criação foi clara. Com Gerson negociado e Erick Pulgar lesionado, Filipe Luís escalou Allan como titular no meio de campo. E o volante correspondeu. Em uma de suas melhores partidas com a camisa rubro-negra, o ex-jogador do Atlético-MG mostrou segurança na marcação, boa saída de bola e intensidade.
Apesar de ter convivido com críticas desde sua chegada em 2023, Allan foi um dos mais elogiados pelos torcedores nas redes sociais após o apito final. Para muitos, a atuação pode marcar uma virada de chave no clube. Nas redes sociais, o nome de Allan esteve entre os mais comentados entre os rubro-negros. Torcedores destacaram o volume de jogo do volante, a cobertura defensiva e até a forma como ele orientou companheiros durante a partida.
Mesmo não sendo unanimidade, o desempenho contra o São Paulo foi suficiente para atrair elogios e abrir uma nova perspectiva para o camisa 21 no elenco principal. Apesar da vitória tranquila, o que ganhou mais destaque após a partida foi a entrevista de Filipe Luís. Em participação na coletiva pós-jogo, o ex-lateral e atual membro da comissão técnica do Flamengo falou abertamente sobre Pedro, que não foi relacionado.
Filipe não mediu palavras ao citar a postura do camisa 9. A fala foi interpretada por parte da torcida como um recado direto ao centroavante e levantou especulações sobre o futuro do jogador no clube.
Volante retornou ao futebol brasileiro como reforço do Santos, de Neymar, que será o adversário do Mengão na próxima quarta-feira (16)
|
Reencontro adiado. Reforço recente do Santos, o volante Willian Arão não deve fazer sua estreia pelo clube paulista justamente contra o Flamengo, seu ex-time, na próxima quarta-feira (16), pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro.
A principal razão é a condição física do jogador. Aos 32 anos, Arão não atua desde o fim de abril, quando entrou em campo por poucos minutos pelo Panathinaikos, da Grécia. Para encontrar uma partida em que teve mais minutagem, é preciso voltar ao clássico contra o Olympiacos, no fim de março.
Ex-Flamengo, Willian Arão sobre necessidade de tempo: "Fazia três anos que não tirava férias"
Segundo o portal ‘GE’, a comissão técnica do Santos, comandada por Cleber Xavier — ex-auxiliar de Tite no Flamengo —, entende que o atleta precisa de mais tempo para readquirir ritmo de jogo. Após o fim da temporada europeia, Arão tirou quase dois meses de férias, o que ele próprio justificou em sua apresentação.
“Eu preciso de tempo. Fazia três anos que não tirava férias. Agora foi a primeira vez que descansei de verdade. É questão de recondicionamento, pegar ritmo de treino e conhecer os companheiros. Aí estarei pronto para ajudar o Santos”, afirmou o volante.
O clube paulista não vê necessidade de apressar o retorno de Arão, já que conta com nomes como Tomás Rincón, Zé Rafael, João Schmidt e Diego Pituca para o meio-campo. Ainda que o jogador tenha se colocado à disposição, a ideia é utilizá-lo apenas quando estiver plenamente apto.
A tendência, portanto, é que Arão fique fora do duelo contra o Flamengo, marcado para às 20h desta quarta-feira (16), na Vila Belmiro. O Rubro-Negro lidera o Brasileirão com 27 pontos, enquanto o Santos ocupa a 16ª colocação, com 11.