Futebol
28 Mar 2025 | 11:49 |
O Flamengo enfrenta um alto número de lesões em 2025, um problema que já havia afetado a equipe no ano passado. Com apenas três meses de temporada, o clube já soma 11 jogadores no departamento médico, antes mesmo do início do Brasileirão e da Libertadores. Apesar do histórico recente, o zagueiro Léo Ortiz minimizou a preocupação com as lesões durante a cerimônia do Cariocão, realizada na última quinta-feira (19).
Para o defensor, muitos dos jogadores que voltaram a se machucar em 2025 já tinham sofrido problemas semelhantes na temporada anterior, tornando comum a ocorrência de lesões musculares no processo de recuperação.
ORTIZ EXPLICA CONTEXTO DAS LESÕES
O jogador citou exemplos de atletas que passaram por situações delicadas e tiveram dificuldades na fase de retorno aos gramados. "Tem que colocar contextos em algumas lesões. A gente vinha com muitos jogadores voltando de cirurgias, como o Arrascaeta, que perdeu o final da temporada depois da Copa do Brasil. O Cebola também, que voltou de uma cirurgia difícil de tendão de Aquiles. Então, é normal que na readaptação tenha uma ou outra lesão muscular", explicou.
O defensor reforçou que esse tipo de problema faz parte do processo de recuperação e não deve ser tratado como um grande obstáculo. "Acho que estava tudo sob controle, era algo que poderia acontecer. Em alguns casos, não acontecem, mas é muito normal quando volta de uma lesão complicada, de muito tempo, ter essas mini lesões que são de adaptação da sequência de jogos", destacou Ortiz.
LESÕES ATRAPALHARAM O MAIS QUERIDO EM 2024
Apesar de minimizar a situação atual, Ortiz reconheceu que os problemas físicos comprometeram a campanha do CRF em 2024. Mesmo conquistando o título da Copa do Brasil, a equipe não conseguiu se manter na disputa das demais competições devido ao alto número de baixas no elenco. "Lógico que o Flamengo dá toda a logística para a gente, preparação não só coletiva, mas individual de cada um, seja no clube ou em casa. Que a gente possa minimizar essas lesões, isso nos atrapalhou um pouco ano passado e será primordial para brigarmos em todas as frentes esse ano", ressaltou.
Atual bicampeão estadual abre a temporada oficial neste domingo em Volta Redonda com equipe de garotos comandada por Bruno Pivett
11 Jan 2026 | 12:02 |
O Flamengo entra em campo para realizar a partida de abertura do Campeonato Carioca diante da Portuguesa. A bola rola às 18h (horário de Brasília) no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, em duelo válido pela quinta rodada da Taça Guanabara, que foi antecipada para inaugurar o calendário esportivo.
Vindo de um ano multicampeão em 2025, o Rubro-Negro inicia a jornada com o objetivo de manter a hegemonia e conquistar novos títulos. O atual bicampeão está situado no Grupo B, ao lado de Botafogo, Boavista, Madureira, Maricá e Nova Iguaçu. Devido ao regulamento que prevê apenas seis rodadas contra os adversários do grupo oposto, a margem para tropeços é mínima, exigindo foco total desde o primeiro apito.
MÉDIA DE IDADE BAIXA
Para este primeiro compromisso, a estratégia do departamento de futebol é utilizar exclusivamente os "Pratas da Casa". O grupo relacionado para enfrentar a Lusa é composto 100% por atletas formados nas categorias de base do clube, apresentando uma média de idade de apenas 18 anos e meio.
A responsabilidade de dirigir a garotada à beira do gramado fica com Bruno Pivetti, técnico da categoria sub-20 do Flamengo. O treinador traz na bagagem a experiência recente de ter comandado os jovens em situações similares, como no empate em 3 a 3 contra o Mirassol na última rodada do Brasileirão 2025, ocasião em que o elenco principal estava no Qatar para a disputa da Copa Intercontinental.
Os torcedores terão opções variadas para acompanhar o duelo. Na televisão aberta, a transmissão será feita pela TV Globo. Já para os assinantes, o Premiere exibirá o confronto no sistema pay-per-view.
Luiz Filho, do canal Renascer das Cartas, analisou as energias para o duelo deste domingo em Volta Redonda; oráculo destaca ousadia dos Garotos do Ninho
11 Jan 2026 | 11:49 |
A temporada de 2026 começa oficialmente para o Flamengo neste domingo (11), às 16h (de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira. O confronto contra a Portuguesa, válido pela quinta rodada adiantada do Campeonato Carioca, marcará o primeiro teste do ano para o clube. Para tentar antecipar o desfecho da partida, o vidente Luiz Filho, conhecido por suas análises no canal do YouTube 'Renascer das Cartas', consultou o tarô e traçou o destino das duas equipes.
Na tiragem para o Flamengo, a carta revelada foi "O Louco". Segundo a interpretação de Luiz Filho, este arcano corrobora a estratégia do clube de utilizar os Garotos do Ninho. A carta simboliza a juventude, a correria e a vontade de mostrar serviço.
"O Louco traz essa juventude, correria, dedicação, se mostrar, querer mostrar seu valor. Será um Flamengo para frente, porque vemos uma carta de coragem e ousadia. Buscar as melhores oportunidades", analisou o vidente.
No entanto, o tarólogo fez um alerta importante. A mesma carta que traz ímpeto ofensivo indica possíveis desatenções. "A gente vê algumas fragilidades, precisa ter cuidado com o sistema defensivo. Precisa trabalhar com calma, cadenciar", ponderou.
Ao analisar a Portuguesa, o vidente identificou obstáculos para a equipe visitante. A carta do "Pendurado" surgiu para o time da Ilha do Governador, sugerindo problemas no setor de criação e a necessidade de reflexão para correções táticas durante o jogo. Já a carta da "Lua" indica um duelo que exigirá criatividade e minimização de erros de ambos os lados.
"A Portuguesa deve dar trabalho, não sei se o jogo todo. Deve tentar competir com o Flamengo", comentou Luiz Filho. Sobre o resultado final, a previsão aponta para um jogo equilibrado, mas com viés favorável ao time da Gávea. "Diria que temos possibilidade de empate, mas vejo as cartas do Flamengo melhor espectadas para essa partida", concluiu o vidente, indicando que, se houver um vencedor, a tendência é que seja o Mais Querido.
Cria do Mengão, lateral é um dos principais nomes da Roma na temporada e consegue feito importante em sua primeira temporada na Europa
11 Jan 2026 | 10:46 |
A primeira metade da temporada europeia chegou ao fim, e o desempenho de Wesley na Itália foi reconhecido. O ala-direito da Roma aparece na seleção do primeiro semestre do futebol italiano, eleita pela tradicional revista Gazzetta dello Sport.
O ex-Flamengo é o único brasileiro, e também o único sul-americano, entre os 11 escolhidos pela publicação. A equipe ideal conta ainda com nomes de peso do futebol europeu, como o croata Luka Modric, que figura no meio-campo.
A equipe eleita pela Gazzetta dello Sport ficou composta por:
Wesley aparece escalado como ala direito, função que exerce com frequência na equipe comandada por Gian Piero Gasperini. Revelado no Ninho do Urubu, o defensor também já atuou como lateral esquerdo desde que chegou ao futebol europeu.
A venda de Wesley foi concretizada por 25 milhões de euros, cerca de R$ 163 milhões na cotação da época. A negociação ocorreu após o destaque do jogador no futebol brasileiro, o que despertou o interesse do clube italiano. Internamente, a Roma trata o atleta como um ativo estratégico e, segundo avaliações do mercado europeu, só consideraria uma nova negociação mediante uma proposta considerada irrecusável.
Mesmo atuando atualmente na Europa, o clube carioca segue atento ao futuro do lateral. Como foi responsável pela formação do jogador, o Flamengo mantém direito a 2,5% de uma eventual venda, conforme o mecanismo de solidariedade da FIFA. Wesley, inclusive, já teve o nome especulado no Manchester City, o que reforça a valorização do atleta no mercado internacional e mantém aberta a possibilidade de novos ganhos financeiros para o clube formador.