Futebol
|
0O Flamengo está cada dia mais próximo de tirar do papel o sonho do estádio próprio. Por isso, o debate acerca da SAF cresce a cada dia. Para o presidente Rodolfo Landim, a realização passa diretamente pela venda de uma parte do clube. No entanto, o assunto tornou-se alvo de preocupação nos corredores da Gávea.
Se Landim é totalmente favorável ao projeto, oposição e até aliados se movimentam contra. Alguns veem com "zero chance" de passar, pois a maioria não concorda. Grupos de conselheiros fizeram uma proposta de emenda "para evitar insegurança jurídica no eventual processo de modificação" do Flamengo nesse tema. Eles já conseguiram mais de 50 assinaturas necessárias.
Mas o que jám se sabe sobre o assunto? Por que Landim quer a SAF?
Rodolfo Landim não esconde ser favorável à SAF. Ele, porém, quer em moldes diferentes das existentes no futebol brasileiro atualmente. O presidente tem se apoiado à ideia de que uma eventual venda de 25% de uma SAF rubro-negra com controle da associação permitiria que o clube erguesse o estádio próprio sem perder a competitividade no futebol e/ou aumentar a dívida com empréstimos.
O mandatário conversou com possíveis investidores de fora do Brasil. Ele afirma ter empresas interessadas. O modelo do Bayern de Munique é visto hoje como o ideal. O modelo de SAF proposto também não permitiria que sócios-proprietários vendessem seus títulos como se fossem ações da empresa.
Landim teria participação na SAF?
O atual presidente do Flamengo afirma que, se necessário, assinaria um documento comprometendo-se a não ser CEO da eventual empresa. Ele, no entanto, quer seguir no clube e anunciou que é pré-candidato à presidência do Conselho Deliberativo.
A SAF teria controle no futebol?
Rodolfo Landim descarta qualquer cessão do controle do futebol que continuaria com o clube: "Claro que não", disse ao portal UOL, em dezembro de 2023.
O que dizem os possíveis candidatos?
Os candidatos da próxima eleição ainda não estão todos definidos, mas há três nomes despontando: Rodrigo Dunshee, apoiado por Landim, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, e Maurício Gomes de Mattos. Os três se manifestaram contrários a uma possível SAF no clube.
A maioria dos grupos políticos do Flamengo são contra a ideia da SAF. Landim já abriu o clube para palestras, fez estudos e visitou clubes europeus que podem ser modelo no assunto.
Quanto custaria um estádio?
A projeção atual da diretoria é que, entre terreno e construção, o Flamengo gastaria cerca de R$ 2 bilhões. Landim acredita que construir essa arena com recursos que não sejam obtidos a partir de uma SAF poderia levar o clube ao descrédito.
Por que não poderia ser feito um projeto de estádio com uma empresa separada?
"Se fizéssemos uma empresa separada no estádio, o que acontece com essa empresa? Todo resultado econômico que esta empresa viesse a ter seria dividido entre o Flamengo e esse sócio. Um sócio que quisesse entrar no estádio, certamente entraria no estádio para ganhar dinheiro e para dividir o resultado econômico com o Flamengo. Já um sócio para participar de uma SAF, o que nós vimos no exemplo do Bayern de Munique, são empresas que têm interesse estratégico de estar naquilo. Desde que foi criada a SAF do Bayern, continua controlada pelo clube e tem três sócios", disse Landim.
Como seria a votação da SAF?
Esse é um tema que gera dúvida até entre os conselheiros. Para alguns, precisaria de maioria simples na Assembleia Geral (isto é, o conjunto dos associados com direito de voto). Outros acreditam que seria uma maioria simples somente no Conselho Deliberativo.
O que diz parecer da oposição?
A proposta de março deste ano sugere que o Conselho Deliberativo tenha a possibilidade de adequar o estatuto e criar regras mais rígidas para a aprovação de uma SAF, que precisaria ser votada na Assembleia Geral, com quóruns qualificados de deliberação e votação para aprovação.
O documento quer incluir que dirigentes eleitos e nomeados da associação que ocupem cargos no clube nos 36 meses precedentes à aprovação da SAF e constituição estejam impedidos de assumir quaisquer cargos de direção ou administração da nova sociedade por um período de seis anos.
Com relação aos quóruns, a decisão na Assembleia Geral seria aprovada por decisão de dois terços dos associados presentes. No entanto, seria necessária uma presença mínima de 60% da totalidade dos membros da assembleia geral.
A votação no Deliberativo só poderia ser aprovada por decisão de dois terços dos conselheiros presentes. Também haveria uma presença mínima de 60% dos membros do Conselho.
De atletas que frequentemente são relacionados para as partidas do profissional, Carlinhos, Lorran, Cleiton e Dyogo Alves disputarão os jogos
|
0O grupo de jogadores do Flamengo que disputará os primeiros jogos do Campeonato Carioca se apresentou nesta sexta-feira (27), no Ninho do Urubu. As atividades no centro de treinamento rubro-negro foram comandadas pelo técnico Cleber dos Santos, que dirigirá a equipe nas primeiras rodadas do estadual, enquanto Filipe Luís treinará o time principal na pré-temporada dos Estados Unidos.
De atletas que frequentemente são relacionados para as partidas do profissional, Carlinhos, Lorran, Cleiton e Dyogo Alves disputarão os jogos. Eles, aliás, entraram de férias antes dos demais jogadores do elenco, justamente pela utilização no Cariocão. Pablo, que retornou de empréstimo, também está integrado ao grupo.
No total, 28 jogadores foram relacionados para os primeiros jogos.
Goleiros: Dyogo Alves (2004), Lucas Furtado (2004), Andrew (2007) e Eduardo Jung (2007).
Laterais-direitos: Lucyan (2006) e Daniel Sales (2006).
Laterais-esquerdos: José Welinton (2004), João Carbone (2005) e Ainoã (2005).
Zagueiros: Pablo (1991), Cleiton (2003), Felipe Vieira (2005), Iago (2005) e Da Mata (2006).
Volantes: Daniel Rogério (2005), Rayan Lucas (2005), Fabiano (2005), Caio Garcia (2004) e João Victor (2005).
Meias: Rafael (2005), Guilherme (2006) e Lorran (2006).
Atacantes: Thiaguinho (2001), Felipe Teresa (2006), Wallace Yan (2005), Shola (2005), Felipe (2006) e Carlinhos (1997).
A estreia do Flamengo no Campeonato Carioca será no dia 12 de janeiro contra o Boavista. O jogo será no Estádio Batistão, em Aracaju.
Primeiros jogos do Flamengo no Campeonato Carioca
11/01/2025
Flamengo x Boavista
15/01/2025
Madureira x Flamengo
18/01/2025
Flamengo x Nova Iguaçu
22/01/2025
Bangu x Flamengo
Gabigol deve jogar no Cruzeiro em 2025
|
0O contrato entre Flamengo e Gabigol se encerra no dia 31 de dezembro, e as partes não chegaram a um acordo por renovação. Maior ídolo da história rubro-negra, Zico criticou a forma como a situação envolvendo a extensão de vínculo do camisa 99 foi conduzida pelo clube.
Acho que foi tudo mal conduzido. Um ídolo como ele não deveria acontecer daquela maneira. As coisas começaram a ficar muito nebulosas e aconteceram situações chatas, que estavam à parte do jogador de futebol, da parte de dentro do campo. Lógico, eu entendo que o Flamengo estava preocupado com aquele negócio da suspensão, se vai voltar, se vai ser absolvido ou não vai. Acho que isso tudo no meio não conseguiu resolver. Não confiaram na situação de resolver o problema para ele. Foram empurrando e tal, e deu no que deu”, disse Zico nesta sexta-feira (27), no programa ‘Redação SporTV’.
— Principalmente como torcedor e amigo dele, um cara que eu gosto bastante, fico chateado pela forma como tudo aconteceu. Porque todos jogadores, principalmente aqueles que atingem um certo nível, precisam ter continuidade. Pode ser quem for, ficar colocando 15 minutos finais, 20 minutos, que não vai adiantar. O cara está acostumado a jogar o tempo todo, pegar o jeito do jogo e tal. E o Filipe Luís entendeu isso e fez. Lógico, ele vai dar a resposta. Vai ver que o treinador está confiante -, completou
ÚLTIMO JOGO DE GABIGOL
Gabigol se despediu do Flamengo no último dia 8 de dezembro, na última rodada do Brasileirão . À ocasião, o Rubro-Negro empatou em 2 a 2 com o Vitória, em jogo marcado por diversas homenagens a Gabigol nas arquibancadas do Maracanã.
Ao todo, Gabigol atuou pelo Flamengo em seis temporadas. Nesse ínterim, o camisa 99 marcou 161 gols e deu 43 assistências em 308 jogos. Além disso conquistou Libertadores (2x), Campeonato Brasileiro (2x), Copa do Brasil (2x), Supercopa do Brasil (2x), Recopa Sul-Americana e Campeonato Carioca (4x).
Em vídeo publicado pela página 'Central do Arabão', torcedores dos principais clubes sauditas são perguntados sobre qual times brasileiros conhecem.
|
0Maior torcida do Brasil, o Flamengo mostra sua grandeza e popularidade ao ser reconhecido ao redor de todo o mundo, e na Arabia Saudita não é diferente. País que vem se tornando um polo do futebol devido aos investimentos bilionários e ida de grandes craques para lá, o Rubro-Negro é o brasileiro mais reconhecido pelos torcedores sauditas.
Em vídeo publicado pela página 'Central do Arabão', torcedores dos principais clubes sauditas são perguntados sobre qual times brasileiros conhecem. E dentre todos os entrevistados, o Flamengo, disparado, foi o mais citado, com dez vezes.
Na 2ª colocação de brasileiros mais reconhecidos em território saudita ficou o Santos, citado sete vezes. Fechando o "pódio", o São Paulo com três citações.