
Futebol
|
Poucos jogadores de futebol hoje em dia são mais controversos que Gabriel Barbosa, o Gabigol. O atacante, que vem colecionando polêmicas recentes no Flamengo, é conhecido pelo seu estilo provocador. Apesar da má fase dentro de campo, o camisa 99 nunca perde uma oportunidade de alfinetar pessoas e até mesmo clubes quando tem a chance.
Um dos principais alvos de Gabigol é o Palmeiras, clube que mantém interesse em contar com os serviços do atacante, que está em fim de contrato com o Flamengo. Apesar da vontade do clube em finalizar a contratação, a torcida do Palmeiras não morre de amores pelo atleta. De acordo com pesquisa da AtlasIntel, Gabriel Barbosa é o jogador mais odiado pelos palmeirenses.
Entre os jogadores que a torcida do Palmeiras menos gosta, Gabigol aparece em primeiro lugar com 30,5% dos votos, na frente do lateral Fagner, do Corinthians, em segundo (18,5%). Luciano (12,8%), e Calleri (9,1%), do São Paulo, aparecem logo atrás. Dos quatro primeiros, Gabriel é o único que não joga em um rival local do clube alviverde e ainda assim conta com a maior antipatia dos palmeirenses.
Desde que chegou ao Flamengo, o Palmeiras está empatado com o Santos como o terceiro clube em que o camisa 99 mais marcou gols com oito tentos. Fora de campo, o atacante também já provocou os palmeirenses após a Libertadores de 2019. Na festa para comemorar o título, Gabriel puxou cantos em referência ao Mundial de Clubes, sempre utilizado para incomodar os torcedores do time paulista.
Flamengo é o segundo maior rival
Na mesma pesquisa, os palmeirenses foram questionados sobre qual time seria o maior rival do alviverde. O Corinthians ficou em primeiro com ampla vantagem (70,3%). Contudo, logo em seguida aparece o Flamengo (22,7%) à frente do terceiro colocado São Paulo (5,5%) apesar de ser de outro estado. De rivalidade antiga, o Santos não aparece entre os votados.
A rivalidade entre rubro-negros e alviverdes cresce devido a serem as duas equipes de maior sucesso recente no futebol brasileiro e que tem disputado títulos diretamente. De 2019 até o momento, o Atlético-MG foi o único time, que não Flamengo e Palmeiras, a ganhar o Brasileiro, em 2021. Na Libertadores o Fluminense em 2023 foi a única equipe que venceu o torneio depois de quatro anos seguidos de títulos divididos entre rubro-negros e alviverdes.
Cleber Xavier garante que a equipe se preparou para o confronto sabendo as vantagens do Mengão e exalta partida de Neymar
|
Na última quarta-feira (16), o Flamengo foi superado pelo Santos por 1 a 0, na Vila Belmiro, em duelo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi marcado por Neymar, já nos minutos finais, em uma jogada individual decisiva. Após o confronto, o técnico Cleber Xavier detalhou a estratégia usada para neutralizar o Rubro-Negro e elogiou a atuação do camisa 10 santista.
Cleber Xavier sobre Santos 1 x 0 Flamengo: "soubemos fechar bem os espaços"
“Conseguimos pressionar na saída curta, sem recuar demais. O Flamengo tem uma forma consolidada de jogar, mas soubemos fechar bem os espaços por dentro e também conseguimos conter os avanços pelas pontas. Demos poucas chances. A ideia era explorar o contra-ataque e aproveitar a qualidade do Neymar, que voltou muito bem”, destacou o treinador.
Cleber ainda celebrou o resultado e reforçou a importância de transformar a Vila Belmiro em um trunfo na competição: “Ele (Neymar) suportou bem o ritmo, foi uma vitória importante contra o líder. Precisamos seguir jogo a jogo. Fundamental vencer em casa e fazer da Vila nosso alçapão, começando com um confronto desse nível”, finalizou Cleber Xavier.
Apesar de maior posse de bola e número de finalizações, o Flamengo teve dificuldade para transformar o controle da partida em chances reais. Segundo dados do portal SofaScore, o Rubro-Negro criou apenas uma oportunidade clara de gol, contra três da equipe paulista — que foi mais eficiente nas transições ofensivas.
O gol da vitória saiu aos 38 minutos do segundo tempo. Guilherme fez boa jogada pela esquerda e cruzou na área. Neymar dominou, limpou os zagueiros rubro-negros e bateu no canto. O goleiro Agustín Rossi ainda tocou na bola, mas não evitou o gol.
Após o tropeço, o Flamengo agora volta suas atenções para o clássico carioca contra o Fluminense. A partida está marcada para este domingo (20), às 19h30 (de Brasília), no Maracanã, e será válida pela 15ª rodada do Brasileirão. A equipe de Filipe Luís busca recuperação para manter-se entre os primeiros colocados.
Mengão pode ser ultrapassado nesta quinta-feira (17) caso o Cruzeiro pontue diante do Fluminense pela 14ª rodada do Brasileirão
|
O Flamengo foi derrotado pelo Santos por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (16), na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar do tropeço, o Rubro-Negro manteve-se na liderança da competição com 27 pontos — mas por pouco. O Red Bull Bragantino, que poderia assumir a ponta, ficou no empate por 2 a 2 com o São Paulo, em Bragança Paulista.
Ainda assim, a liderança do Flamengo corre risco. O Cruzeiro, vice-líder com os mesmos 27 pontos, entra em campo nesta quinta-feira (17) contra o Fluminense, no Maracanã. Um simples empate é suficiente para que o time mineiro ultrapasse o Rubro-Negro no saldo de gols e assuma o topo da tabela.
Jogando em casa, o Bragantino chegou a virar o placar após sair atrás do São Paulo, que abriu o marcador com André Silva. A equipe de Fernando Seabra respondeu com gols de Guzmán Rodríguez e Andres Hurtado. No entanto, o Tricolor Paulista buscou o empate e decretou o 2 a 2 final, frustrando as pretensões dos mandantes.
Além de Flamengo x Santos e Bragantino x São Paulo, outros três jogos agitaram a rodada nesta quarta-feira. No Allianz Parque, o Palmeiras empatou por 1 a 1 com o Mirassol. Em Fortaleza, o Corinthians bateu o Ceará por 1 a 0. Já no Estádio Nilton Santos, Botafogo e Vitória ficaram no 0 a 0.
O Cruzeiro fecha a rodada com um confronto direto contra o Fluminense, nesta quinta-feira (17), às 19h30 (de Brasília), no Maracanã. Se pontuar, a equipe comandada por Leonardo Jardim tomará a liderança do Flamengo, aproveitando o tropeço rubro-negro na Vila.
O jogador do Santos foi o autor do único tento da partida e voltou a provocar o treinador do Mais Querido no confronto desta quarta (16), na Vila Belmiro
|
O Flamengo foi derrotado pelo Santos na noite desta quarta-feira (16), com um gol de Neymar. Após marcar o tento, o camisa 10 da equipe paulista fez questão de provocar o técnico do Mais Querido, Filipe Luís.
Após marcar o gol para o Santos, Neymar comemorou com os jogadores e torcedores presentes na Vila Belmiro. Logo em seguida, o jogador se dirigiu para o meio de campo e, antes de a bola voltar a rolar, ele virou para Filipe Luís e disse: “eu te avisei que iria fazer o gol”. Assim, ele deu uma "provocada" em seu ex-companheiro de seleção.
Vale destacar que não foi a única vez que Neymar provocou Filipe Luís ao longo do confronto. No início da partida, o jogador tentou dar uma caneta no técnico, porém, o comandante impediu que acontecesse a jogada. Logo em seguida, a dupla se abraçou.
Com a derrota para o Santos, o Flamengo permanece com os 27 pontos e ainda é líder do Brasileirão. No entanto, o Cruzeiro, vice-líder, encara o Fluminense nesta quinta-feira (17) e em caso de vitória pode assumir a ponta da tabela, jogando o Mais Querido para a segunda colocação.
Assim, o Flamengo volta a campo contra o Fluminense neste domingo (20), em confronto válido pela 15ª rodada do Brasileirão, às 19h30, no Maracanã. O Rubro-Negro tentará voltar aos caminhos da vitória para continuar na briga pelo título.