Futebol

Predestinado! Gabigol tem números impressionantes em finais pelo Flamengo - confira

Com uma atuação decisiva no Maracanã, o atacante encerra jejum de gols e amplia histórico de artilharia em finais pelo Rubro-Negro ao marcar dois contra o Atlético-MG

 Gabigol celebra gol pelo Flamengo na Copa do Brasil 2024, encerrando jejum em finais - foto: Reprodução
Gabigol celebra gol pelo Flamengo na Copa do Brasil 2024, encerrando jejum em finais - foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

Neste domingo (3), no Maracanã, o atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, voltou a ser decisivo pelo Mengão ao balançar as redes duas vezes na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, na primeira partida da final da Copa do Brasil.


O camisa 99, que enfrentava um período de 19 jogos sem marcar com a bola rolando, encerrou o jejum e reforçou seu status de artilheiro em jogos decisivos pelo clube carioca. Desde sua chegada ao Mais Querido, em janeiro de 2019, Gabigol tem 16 gols em 17 finais disputadas.




HISTÓRICO DE GOLS EM FINAIS

Gabigol possui um retrospecto impressionante em finais, com gols decisivos que levaram o Flamengo a vitórias importantes. Um dos momentos mais marcantes foi na final da Libertadores de 2019, quando ele marcou os dois gols na virada por 2 a 1 sobre o River Plate. Três anos depois, o atacante garantiu mais um título da Libertadores ao marcar o único gol na vitória por 1 a 0 contra o Athletico-PR, em 2022.



Confira as finais em que Gabigol marcou pelo Flamengo:

Libertadores 2019 – dois gols

Supercopa do Brasil 2020 – um gol

Recopa Sul-Americana 2020 – um gol

Supercopa do Brasil 2021 – um gol

Carioca 2021 – três gols

Libertadores 2021 – um gol

Supercopa do Brasil 2022 – um gol

Carioca 2022 – um gol

Libertadores 2022 – um gol

Supercopa do Brasil 2023 – dois gols

Copa do Brasil 2024 – dois gols

Em algumas finais, como o Mundial de Clubes de 2019 e a Copa do Brasil de 2022 e 2023, Gabigol passou em branco. No Carioca 2024, o atacante não participou, pois estava suspenso.


DESEMPENHO EM DECISÕES CONSOLIDA O ATACANTE COMO ARTEIRO DO FLAMENGO

A sequência de gols em finais reforça o papel de Gabigol como um dos principais goleadores da história recente do clube. O atleta ainda não renovou com o clube e esses gols podem facilitar as negociações com a diretoria nas próximas conversas. 



Futebol

Gabigol confirma saída do Flamengo e faz desabafo sobre relação com o clube

Atacante marcou último gol pelo Mengão no empate com o Vitória, destacou amor pela torcida e criticou falta de palavra na diretoria

Gabigol se despede do Flamengo após marcar seu último gol no Maracanã - foto: reprodução
Gabigol se despede do Flamengo após marcar seu último gol no Maracanã - foto: reprodução

  |

Icon Comentário0

Gabigol oficializou sua saída do Flamengo após marcar seu último gol com a camisa rubro-negra no empate por 2 a 2 contra o Vitória, neste domingo (8), no Maracanã. Após o jogo, o atacante conversou com a imprensa, afirmando que não há chances de reviravolta em sua decisão.


O camisa 10, que se tornou um dos grandes ídolos do clube, fez duras críticas à falta de palavra da diretoria em relação à sua renovação contratual. “Eu tenho palavra, diferente de outras pessoas. Meus pais me criaram como homem, e a coisa mais honrosa do homem é ter palavra. Não tiveram palavra comigo, mas minha palavra é mantida, eu não vou ficar”, declarou o atacante.




RELAÇÃO COM A TORCIDA E DESPEDIDA EMOCIONANTE

Gabigol também ressaltou o carinho pela torcida, destacando que sempre jogou pensando nos fãs do clube. “O que me importa é a torcida. Sempre joguei por eles e tentei mostrar que queria ser um deles dentro de campo. Foi paixão à primeira vista desde o primeiro dia em que pisei no Maracanã”, afirmou o jogador.


O atacante encerra sua trajetória pelo Mais Querido com momentos inesquecíveis e uma forte conexão com os torcedores. Em 2023, o clube chegou a oferecer um contrato de cinco anos, mas voltou atrás diante da queda de desempenho, o que gerou descontentamento entre Gabriel e sua equipe.


NOVO DESTINO: ACORDO COM O CRUZEIRO

Com a despedida do CRF confirmada, o destino de Gabigol parece ser o Cruzeiro. Já existe um acordo verbal entre o atacante e o clube mineiro, que deve ser oficializado em breve para a temporada de 2024.


Futebol

Encontro marcado! Flamengo e Botafogo decidirão o primeiro título da próxima temporada

Rubro-negro tentará o tri da Supercopa após ganhar a Copa do Brasil 2024

Gilvan de Sousa/CRF
Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

Já é tradição no futebol brasileiro: o campeão da Copa do Brasil encara o vencedor do Brasileirão no primeiro jogo valendo título de cada temporada. Com o Flamengo, dono do mata-mata, havia a expectativa para saber quem seria o adversário na Supercopa do Brasil. Neste domingo (08), o Botafogo levou o torneio de pontos corridos e se classificou para o confronto com o Mengão.



O jogo já tem data e local definidos: 02 de fevereiro de 2025, no Estádio Mangueirão, em Belém, no Pará. O Flamengo vai em busca do tri, após ganhar a Supercopa em 2020 e 2021, contra Athletico-PR e Palmeiras, respectivamente. Já o Botafogo disputará a competição pela primeira vez na história.


BOTAFOGO DESGASTADO?


O Botafogo terá menos tempo de preparação na comparação com o Flamengo. Afinal, como o rival venceu também a Libertadores, está qualificado para a Copa Intercontinental. Nesta quarta-feira (11), encara o Pachuca (MEX), no Catar, pelas quartas de final. Caso avance até a decisão, jogará contra o Real Madrid (ESP), no dia 18 de dezembro.

Por outro lado, o Flamengo inicia as férias nesta segunda-feira (09), com retorno previsto aos treinos no dia 08 de janeiro. Posteriormente, em 10/01, a delegação embarca para os Estados Unidos, onde acontecerá a pré-temporada. Ou seja, caso o Botafogo alcance a decisão do Intercontinental, o retorno às atividades deve ocorrer apenas no dia 18/01, perto da data da Supercopa.

CAMPANHAS

Para ganhar a Copa do Brasil, o Flamengo eliminou cinco times: Amazonas, Palmeiras, Bahia, Corinthians e Atlético-MG. Na decisão, duas vitórias incontestáveis, com 4 a 1 no placar agregado, e direito a quebra-quebra na Arena MRV, casa dos mineiros. Inclusive, o Mengão entrou para a história do estádio, levantando a primeira taça do local.

Já o Botafogo ganhou o Brasileirão, que não vinha desde 1995, com 79. Portanto, 11 atrás do Flamengo de 2019. É válida a observação, pois botafoguenses têm comparado o elenco atual com o Mengão de Jorge Jesus. Neste domingo (08), o rival carimbou o título ao bater o São Paulo, por 2 a 1, no Engenhão.


Futebol

Filipe Luís dispara elogios a Gabigol: 'Chegou como um menino e saiu como homem'

Treinador falou em coletiva após o empate diante do Vitória, no Maracanã

Gilvan de Sousa/CRF
Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

Depois de seis anos, 308 jogos, 161 gols e 13 títulos, Gabigol fez seu último jogo pelo Flamengo neste domingo, no empate por 2 a 2 com o Vitória, no Maracanã. No ano passado, Filipe Luís, agora técnico rubro-negro, viveu situação parecida. A diferença é que o adeus não foi só ao clube, mas aos gramados, com a aposentadoria como jogador. O atacante, que seguirá carreira longe do Fla, recebeu o carinho do ex-companheiro.



- Ele sai pela porta da frente. Era justo uma lenda como é o Gabriel sair pela porta da frente, receber o carinho da Nação, receber o carinho da torcida que teve essa comunhão com ele por tantos anos. Foram momentos bons, ruins, de muita alegria, de críticas. Chegou aqui um menino e sai daqui um homem. Achei muito legal da parte do clube brindar essa homenagem para ele. Mesmo que ele não esteja se aposentando, pôde receber o carinho de volta da torcida. Da maneira que foi o jogo acho que ele sai pela porta grande, e estamos orgulhosos de tudo o que ele fez pelo Flamengo - comentou Filipe Luís.


- São poucos jogadores que entram num clube de mais de 100 anos e conseguem deixar o nome cravado na história. Muitos jogadores passaram aqui, mas foram poucos que deixaram o nome gravado da forma que o Gabriel conseguiu. A geração 81, que é insuperável, todos eles são maiores do que as outras, são os primeiros, os pioneiros, os que fizeram o Flamengo ser gigantesco. O Gabriel conseguiu fazer uma história muito importante, até ser comparado com aquele geração. Esse tipo de jogador, único e raro, merece uma homenagem, uma despedida, independentemente se ele for para outro clube. Nós somos gratos a tudo o que ele fez, amanhã no dia que ele vier contra a gente eu sou o primeiro a vaiar e a xingar ele, espero que façam isso. Mas enquanto ele está aqui temos que reconhecer e agradecer. Ele está eternizado - completou o técnico.


Gabigol recebeu homenagens do clube e da torcida no Maracanã. O atacante deixou o gramado aos 35 minutos do segundo tempo depois de ter marcado um dos gols do Flamengo no empate. Ele é o sexto maior artilheiro da história rubro-negra, com 161 gols e 43 assistências. Em 308 jogos, conquistou 13 títulos: duas Libertadores, dois Brasileiros, duas Copas do Brasil, duas Supercopas do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e quatro estaduais.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"Não vou dar mole para ele não", diz Gerson sobre encarar Gabigol como adversário na próxima temporada
Futebol

"Não vou dar mole para ele não", diz Gerson sobre encarar Gabigol como adversário na próxima temporada

 

Icon Comentário0
Veja vídeo: Gabigol marca em sua despedida e Maracanã explode; atleta saiu aplaudido
Futebol

Veja vídeo: Gabigol marca em sua despedida e Maracanã explode; atleta saiu aplaudido

 

Icon Comentário0
Gabigol se despede do Flamengo com gol, emoção e empate com o Vitória no Brasileirão
Futebol

Gabigol se despede do Flamengo com gol, emoção e empate com o Vitória no Brasileirão

 

Icon Comentário0