Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

PREPARAÇÃO PARA A LIBERTADORES! CONFIRA O RETROSPECTO DO FLAMENGO ACIMA DOS 2.500 METROS DE ALTITUDE

O Mais Querido já está traçando estratégias para encarar as partidas na fase de grupos em La Paz e em Bogotá e é sempre bom tentar entender alguns dos erros e acertos do passado

Everton Ribeiro / Divulgação
Everton Ribeiro / Divulgação

  |

Icon Comentário0

Altitude. Esta palavra de oito letras foi o assunto da semana no Flamengo e talvez tenha sido a que os flamenguistas mais ouviram desde o sorteio da fase de grupos da Libertadores. Bogotá (2.640m) e La Paz (3.640m), dois dos locais sempre temidos pelos brasileiros, entraram mais uma vez no roteiro rubro-negro em abril, quando enfrentará o colombiano Millonarios (dia 2) e o boliviano Bolívar (dia 24).


Segundo os dados levantados e organizados pelo ge, o retrospecto do Mais Querido com partidas acima de 2.500 metros acima do nível do mar não é dos melhores. Em 14 jogos oficiais no "alto do morro" na América do Sul, o time perdeu metade. Ganhou quatro e empatou três, o que dá um aproveitamento de apenas 35,7%.


A primeira vez na altitude não deu para assustar. No dia 13 de outubro de 1981, nos 2.560 metros de Cochabamba, na Bolívia, o Flamengo venceu o Jorge Wilstermann por 2 a 1 no estádio Félix Capriles, pela segunda fase da Libertadores. Aquele timaço de Zico e companhia não repetiu as atuações de gala tão comuns daquela época no nível do mar. O Rubro-Negro usou a estratégia de ficar com a bola e ganhou com gols de bola parada.

Já a segunda vez na altitude não foi nada boa. No dia 8 de abril de 1983, o Flamengo subiu até os 3.640 metros de La Paz, na Bolívia, pela fase de grupos da Libertadores, e perdeu por 3 a 1. "Todos os jogadores sentiam nitidamente os efeitos da altitude", disse o jornal O Globo, na época.


Partindo para o presente, a partida mais recente em que o Fla teve que encarar as montanhas foi no ano passado. Desta vez em Quito, no dia 5 de abril, o Rubro-Negro estreou na fase de grupos da Libertadores contra o modesto Aucas, que disputava pela primeira vez o torneio, no estádio Chillogallo. Por causa do Fla-Flu da final do Carioca na mesma semana, Vítor Pereira poupou jogadores nos 2.850 metros de altitude e até viu seu time sair na frente com Matheus França, mas tomou a virada na pressão dos equatorianos no segundo tempo.


VEJA O RESULTADO DE TODOS OS OUTROS JOGOS QUE ACONTECERAM NESTAS CONDIÇÕES: 

- Real Potosí (BOL) 2 X 2 Flamengo

- Cienciano (PER) 0 X 3 Flamengo

- Real Potosí 2 X 1 Flamengo

- Bolívar 1 X 0 Flamengo

- Santa Fé (COL) 0 x 0 Flamengo

- San José (BOL) 0 x 1 Flamengo

- LDU (EQU) 2 x 1 Flamengo

- Del Valle (EQU) 2 x 2 Flamengo

- Del Valle 5 x 0 Flamengo

- LDU 2 x 3 Flamengo

- Del Valle 1 x 0 Flamengo



Futebol

Presidente do Corinthians fala em elenco fechado e descarta Gabigol

O time paulista tentou a contratação do jogador no início do ano

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

O presidente Augusto Melo foi questionado nesta sexta-feira (20) sobre o interesse do Corinthians no atacante Gabigol, do Flamengo. O dirigente corintiano disse que o foco do clube neste momento é a disputa da semifinal da Copa do Brasil, contra o próprio Rubro-Negro, e tratou o elenco como "fechado".

"Não, a gente está muito focado na semifinal. A gente não pensa nisso agora. Estamos agora com o elenco fechado. Não, não, assim... A gente imaginava o que estamos conseguindo hoje, agora fica pela comissão (técnica)", respondeu Augusto Melo em zona mista, logo após o sorteio dos mandos da semifinal da Copa do Brasil na CBF.


O Corinthians tentou a contratação do jogador no início do ano, mas deixou o negócio após sentir uma indefinição entre Flamengo e o atleta. O contrato do atleta com o Rubro-Negro é válido apenas até o final do ano, e a tendência é que o atacante mude de ares.


Com pouco prestígio com o técnico Tite e atrapalhado por lesões, os números de Gabigol na temporada são tímidos: quatro gols e uma assistência em 26 jogos (três como titular).

Gabigol já elogiou publicamente a torcida do Corinthians e foi registrado usando uma camisa do time em maio, o que gerou grande repercussão. Revelado no Santos, o atacante também soma passagens por Internazionale e Benfica, além de já ter defendido a seleção brasileira.




Futebol

Flamengo já sabe em qual mês enfrentará jogo atrasada contra o Internacional

Partida poderá ocorrer nas datas FIFA ou após semifinal da Libertadores

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Internacional está considerando duas possibilidades para o confronto atrasado contra o Flamengo, referente à 17ª rodada do Brasileirão. O jogo está agendado para outubro, podendo ocorrer durante as datas FIFA (na primeira quinzena) ou nas datas reservadas para a semifinal da Copa Libertadores (na segunda quinzena), caso o time carioca seja eliminado nas quartas de final da competição.

Na última quinta-feira (19), o Flamengo perdeu o jogo de ida para o Peñarol por 1 a 0, no Rio de Janeiro, e decidirá a classificação na próxima quinta (26), em Montevidéu. Se o time não avançar na competição continental, a CBF deve remarcar o jogo com o Inter para o dia 23 ou para o dia 30 de outubro.


Por outro lado, se a equipe de Tite conseguir reverter a desvantagem diante dos uruguaios e avançar para as semifinais, a partida com o Inter será remarcada para algum dia entre 8 e 16 de outubro, durante a pausa das datas FIFA. No entanto, ambas as equipes não poderão contar com jogadores convocados para as seleções sul-americanas.



JOGOS ATRASADOS DO INTER

O Internacional já enfrentou três dos cinco jogos atrasados no Brasileirão devido à enchente que afetou o Rio Grande do Sul em maio. As partidas contra Cruzeiro, Juventude e Fortaleza já foram disputadas. O próximo duelo será contra o Bragantino, marcado para a próxima quarta-feira (25), restando apenas o confronto com o Flamengo para ser remanejado. Antes disso, o Colorado terá um desafio pela 27ª rodada do campeonato, enfrentando o São Paulo neste domingo (22), às 18h30, no Morumbi.


Futebol

Rossi, do Flamengo, iguala feito de Diego Alves como homem do jogo na altitude

Goleiro do rubro-negro foi o melhor em campo na partida diante do Bolívar

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

  |

Icon Comentário0

O Flamengo não teve muitas oportunidades de comemorar quando joga nas altitudes extremas, mas, quando teve, deve muito aos seus goleiros que foram heróis rubro-negros no alto das montanhas. Rossi foi parte fundamental da classificação do Mais Querido diante do Bolívar.

Rossi fez sete defesas durante a partida, incluindo uma muito difícil no segundo tempo e com isso foi eleito o melhor jogador em campo após a derrota por 1 a 0 diante do Bolívar nos 3640m de La Paz, na qual o Mais Querido garantiu a classificação. Dessa forma, o arqueiro repetiu um feito de Diego Alves na Libertadores da América de 2019.


Um fato curioso que liga os dois nessas partidas é que ambos jogaram com o uniforme amarelo de goleiro do Flamengo. Diego Alves até repostou nos stories do Instagram uma publicação com a foto dele ao lado de Rossi e enaltecendo a camisa. Outra coincidência era o goleiro adversário: nos dois casos foi o Lampe.


Além das defesas e milagres, o que também chamou atenção e torcedores compararam e fizeram memes nas redes sociais é a capacidade de esfriar partidas fazendo cera. O experiente Diego Alves sempre foi visto como especialista em amarrar o jogo. Na última quinta-feira, Rossi ganhou preciosos segundos para o time respirar nas reposições de bola, o que fez até mesmo o presidente do Bolívar criticar o goleiro argentino do Flamengo.



envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

FIFA Anuncia detalhes do Mundial 2024; Flamengo pode estar na disputa

 

Icon Comentário0
Futebol

Filipe Luís é cogitado como possível substituto de Tite no Flamengo

 

Icon Comentário0
Futebol

Corinthians busca compra de Hugo Souza antes da semifinal da Copa do Brasil contra o Flamengo

 

Icon Comentário0