Futebol
21 Mar 2024 | 09:45 |
Dirigentes do Flamengo não esconderam o incômodo com os jogos na altitude na fase de grupos da Libertadores, contra Millonarios, da Colômbia, e Bolívar, da Bolívia. A preocupação fez o clube já definir o planejamento para a estreia na altitude de 2.650 metros de Bogotá, capital colombiana, e também para o compromisso em La Paz, que está a 3.640 metros acima do nível do mar.
O Flamengo monta estratégias diferentes para cada partida, em função de diferença de altitude e do calendário apertado do futebol brasileiro. O plano é chegar em Bogotá com antecedência e realizar um treino na cidade, enquanto o planejamento para La Paz prevê chegada na cidade apenas no dia do jogo.
O Flamengo enfrenta o Millonarios na estreia na Libertadores no dia 2 e abril, às 19h, no Estádio El Campín. Como partida acontece entre as finais do Carioca, contra o Nova Iguaçu, a delegação rubro-negra vai viajar para a Colômbia no domingo (31) e treinar em Bogotá véspera do jogo. Ou seja, serão cerca de 48h na altitude de 2.650 metros até a partida e treino para se acostumar com velocidade da bola.
Estratégias variadas
Para enfrentar os 3.640 metros de La Paz, por outro lado, a estratégia do Flamengo será diferente. O clube ainda não definiu o dia que vai à Bolívia para o confronto, que acontece dia 24 de abril, mas já está determinado que a chegada na cidade será apenas no dia do jogo. A preparação será feita em Santa Cruz de La Sierra, a 400m acima do nível do mar e sem efeitos de altitude.
A preparação é normal para jogos em altitudes muito elevadas. A estratégia de chegar pouco antes do jogo e ir embora assim que ele acaba visa diminuir os efeitos da altitude no corpo dos atletas. Isso porque em locais acima de 3.000 metros, como La Paz, a saturação de oxigênio é reduzida em cerca de 33%, o que potencializa a falta de ar, dores de cabeça, náuseas, tonturas, fadiga e possíveis outros efeitos.
O plano, aliás, é o mesmo que o Flamengo usou para jogo na Bolívia em 2019. Na ocasião, a equipe foi para Santa Cruz de La Sierra com antecedência e viajou para Oruru, a 3750m de altitude, apenas no dia do jogo. E o resultado foi vitória por 1 a 0 sobre o San José na estreia da campanha histórica.
Alviverde gastou R$ 700 milhões nas janelas para não conquistar nenhum título possível na temporada, treinador desabafa em coletiva
08 Dez 2025 | 17:04 |
Mesmo após o fim do Campeonato Brasileiro, o título do Flamengo ainda reverbera no ambiente do Palmeiras. Vice-campeão mais uma vez, o clube paulista voltou ao centro das discussões neste domingo (7), quando Abel Ferreira reclamou publicamente do investimento feito na equipe em 2025, ano em que o clube gastou mais de meio bilhão de reais e foi o que mais contratou no país.
Abel Ferreira sobre o Palmeiras após dois vices para o Flamengo: "temos menos recursos que outros..."
Durante a coletiva, o treinador afirmou que o Palmeiras continua competitivo apesar de, segundo ele, possuir menos recursos que seus principais rivais: “Não somos uma equipe velha, só temos menos recursos que outros. Mas, pela estrutura, conseguimos competir. Estamos disputando títulos há anos”, disse Abel, ao também comentar sobre a pressão interna e externa envolvendo o elenco.
O técnico ainda defendeu o uso de jovens formados na base, citando Larson, e destacou a responsabilidade que assume ao colocar garotos em campo. “Nós rejuvenescemos o elenco e, mesmo assim, brigamos até o fim e terminamos apenas atrás de um”, concluiu.
Segundo levantamento do portal Uol, o Palmeiras encerrou 2025 com aproximadamente R$ 700 milhões investidos em 12 reforços, sendo o clube que mais gastou no futebol brasileiro. Ou seja, mesmo com grande aporte financeiro, o desempenho dentro de campo ficou aquém das expectativas alviverdes. O ranking do ano teve:
Com um dos elencos mais caros do país, o Palmeiras entrou em todas as competições como candidato natural ao título. Mas a temporada terminou com frustrações importantes. O desempenho gerou incômodo entre torcida e imprensa, e a fala de Abel expôs novamente a tensão sobre o planejamento do clube. Confira o desempenho alviverde no ano:
Atacante não esconde o desejo do clube francês fazer uma boa apresentação na competição da FIFA e quer frustrar sonho do Mengão
08 Dez 2025 | 16:45 |
O Flamengo entra em campo nesta quarta-feira (10) para enfrentar o Cruz Azul (MEX) pelas quartas de final da Copa Intercontinental. Antes mesmo da decisão do torneio, o atacante Désiré Doué, do PSG, comentou sobre a competição e demonstrou total confiança na participação do clube francês.
Durante preparação para a Champions League, na última sexta-feira (05), o jovem ponta afirmou: “Nós vamos lá para ganhar.” A declaração rapidamente repercutiu, reforçando o clima de expectativa em torno de uma possível final entre Flamengo e PSG.
O Rubro-Negro estreia nesta quarta-feira (10), contra o Cruz Azul. Caso avance, encara o Pyramids (EGI) na semifinal. Se superar os egípcios, o clube carioca chega à final para enfrentar o PSG, que já está garantido diretamente na decisão por ser o campeão europeu.
O PSG ainda busca regularidade. A equipe aparece fora da liderança no Campeonato Francês, o Lens ocupa o topo, e também figura em segundo lugar no grupo da Champions League, atrás do Arsenal. A oscilação aumenta as dúvidas sobre qual escalação os franceses levarão à final do Intercontinental.
Antes de qualquer projeção sobre o duelo com o PSG, o Flamengo tem compromisso decisivo. O time enfrenta o Cruz Azul nesta quarta-feira (10), às 14h (horário de Brasília), em Doha. A transmissão será da Rede Globo (TV aberta), além de CazéTV e GETV no streaming.
Técnico do Mengão já prepara o elenco para a competição e já está de olho em todas as possibilidades de confronto para a sua equipe
08 Dez 2025 | 16:32 |
O Flamengo se prepara para enfrentar o Cruz Azul (MEX) nesta quarta-feira (10), pela primeira fase da Copa Intercontinental, e Filipe Luís já começou a traçar o plano de jogo. Após a vitória sobre o Ceará, o treinador destacou que sua comissão já monitora detalhes do adversário mexicano.
Filipe Luís, do Flamengo, sobre Cruz Azul: "sei como eles jogam..."
“Já estou pensando, jogo a jogo. Tenho um analista fazendo o Cruz Azul, sei como eles jogam basicamente. E amanhã… Amanhã não, deixa eu descansar (risos). Depois de amanhã começaremos a estudar bastante o Cruz Azul. Depois é jogo a jogo”, afirmou o treinador.
Na sequência, Filipe Luís reconheceu a força do provável rival na final, mas reforçou sua prioridade na estreia: “Todos sabemos que o PSG é o melhor time do mundo, mas mesmo assim dá para ganhar. Para mim o primeiro jogo, contra o Cruz Azul, é o mais difícil. Vamos chegar cansados, tem a tensão. Mas tudo pode acontecer e temos possibilidades”, finalizou.
Caso supere o Cruz Azul, o Flamengo avança para enfrentar o Pyramids (EGI) na semifinal da competição. Em caso de nova vitória, o Rubro-Negro encara o PSG (FRA) na grande decisão. Todas as partidas serão disputadas em Doha, no Catar.
A estreia do Flamengo no Intercontinental está marcada para quarta-feira (10), às 14h (horário de Brasília), no Estádio Ahmad bin Ali, em Doha. A partida terá transmissão da Rede Globo em TV aberta, além de CazéTV e GETV no streaming.