Futebol

Registros de casos de racismo no futebol crescem em 2023

Dados foram apresentados nesta sexta-feira pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Os registros de casos de racismo no futebol cresceram cerca de 39% em um ano, segundo o 10º Relatório da Discriminação Racial no Futebol, divulgado nesta quinta-feira (26), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A edição 2023 do documento foi divulgada nesta quinta-feira (26), no auditório da CBF, pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol. O trabalho foi feito em parceria com a CBF e o Grupo de Estudos sobre Esporte e Discriminação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).


De acordo com o Observatório, 136 casos de racismo foram registrados em 2023, um aumento de 38,77% em relação ao ano anterior, quando foram anotados 98 incidentes. Desde 2016, observa-se um avanço anual, à exceção em 2020, em função da pandemia do novo coronavírus. Em relação a 2014, primeiro ano do monitoramento realizado pelo Observatório, os incidentes aumentaram em 444% (de 25 para 136).


"O aumento dos casos reportados em relação à temporada anterior reforça a gravidade do problema e os desafios persistentes, que urgem, mais do que nunca, ações inovadoras, efetivas e continuadas, de forma a romper com a passividade e a cumplicidade histórica com o racismo", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o primeiro negro a comandar a CBF em mais de 100 anos de história da instituição.


“Acreditamos que a batalha contra o racismo, em suas diferentes formas, não pode ser vencida de forma isolada. Somente a cooperação entre os diferentes agentes que integram nossa sociedade poderá assegurar às futuras gerações um mundo em que o respeito e a dignidade sejam valores universais, e não exceções”, acrescentou Ednaldo Rodrigues.

“Esse dado não é só ruim. Também apresenta uma evolução importante, que é uma maior conscientização dos torcedores e dos jogadores. Se a gente tem mais denúncias, é porque a sociedade brasileira está mais atenta a entender o que é racismo e as suas diversas formas de expressão”, completou o fundador e diretor executivo do Observatório, Marcelo Carvalho.


O relatório oferece também descrição e desdobramentos de cada caso e destaca outros relacionados a demais tipos de discriminação e violência, como abuso sexual, assédio, gordofobia, apologia ao nazismo e política.

AUMENTO DO RECORTE

Com o passar dos anos, o Relatório aumentou seu recorte de análise para outras ordens de discriminação, como LBGTfobia, machismo e xenofobia, para outros esportes e para incidentes com atletas brasileiros no exterior.

No total, o documento da Discriminação Racial no Futebomostra também aumento de quase 7% nos casos de discriminação reportados em relação à temporada anterior.

Identificou-se, a partir desse escopo ampliado, 250 incidentes discriminatórios, sendo 222 ocorridos no Brasil e 28 com atletas brasileiros no exterior. 222 aconteceram no futebol e 28, em outros esportes.



Futebol

Atacante do Vasco ironiza Flamengo em brincadeira com influenciador

O jogador participou de um "quiz" onde foi perguntado em qual rival é melhor para marcar gols

Atacante do Vasco ironiza Flamengo (Reprodução/ Flamengo)
Atacante do Vasco ironiza Flamengo (Reprodução/ Flamengo)

  |

Icon Comentário0

Marcar gols contra o Flamengo sempre é um marco na carreira de qualquer atleta, chegando a entrar para a história do jogador. Pablo Vegetti, atacante do Vasco, encara a situação desse modo. Em participação de uma brincadeira com o influenciador "Fred Bruno", o argentino tentou ironizar o Mais Querido por conta do feito.


Participando de um quiz, Vegetti respondeu algumas perguntas. Dentre elas, Fred o questionou: “Qual rival é mais especial de fazer gol, Flamengo, Fluminense ou Botafogo?”. Assim, o atacante vascaíno disse: “Eu já fiz gol nos três”. 


PRIMEIRO E ÚNICO DE GOL DE VEGETTI CONTRA O FLAMENGO


Vale lembrar que no primeiro jogo entre Flamengo e Vasco na temporada Vegetti passou em branco, já que o clássico terminou empatado sem gols. No entanto, no reencontro das equipes pelo Brasileirão, o atacante deixou seu tento, na derrota do time cruzmaltino por 6 a 1 para o Rubro-Negro.

Já no segundo turno, Vegetti voltou a não marcar diante do Mais Querido. Durante o tempo em que esteve em campo, o atacante foi nulo. O clássico terminou em 1 a 1, com Philippe Coutinho deixando seu gol.


VEGETTI PODE VOLTAR A ENCONTRA O FLAMENGO

Pelo Vasco estar na semifinal da Copa do Brasil, é possível que tenha um clássico carioca na grande final da competição. Desse modo, Vegetti poderá reencontrar o Flamengo ainda nesta temporada.


Futebol

Rafael Nadal anuncia sua aposentadoria do tênis

Aos 38 anos, o espanhol, que é considerado um dos maiores tenistas de todos os tempo, anunciou que a Copa Davis 2024 será sua última competição profissional

Rafael Nadal anunciou a aposentadoria - Foto: Divulgação/Flamengo
Rafael Nadal anunciou a aposentadoria - Foto: Divulgação/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Chegou ao fim a trajetória do rei do saibro. Rafael Nadal anunciou nesta quinta-feira sua aposentadoria do tênis. Aos 38 anos, o espanhol enfrentou nas últimas duas temporadas uma série de problemas físicos que o impediram de competir em alto nível. Sua despedida oficial acontecerá na Copa Davis, onde representará a Espanha entre os dias 19 e 24 de novembro.


"Eu me retiro do tênis profissional. A realidade é que têm sido anos difíceis, especialmente os dois últimos. Creio que não fui capaz de jogar sem limitações, o que me levou a tomar esta decisão", disse Nadal, em vídeo divulgado nas redes sociais.


Nadal encerra sua carreira dois anos após a despedida de Roger Federer, seu amigo e um dos maiores rivais nas quadras. Juntos com Novak Djokovic, os dois formaram o lendário "Big 3", trio que dominou o tênis masculino nas últimas duas décadas.


Profissional desde 2001, Nadal começou sua carreira com apenas 15 anos e rapidamente se destacou entre os melhores do mundo. Ele é o segundo maior vencedor de Grand Slams na história do tênis masculino, com 22 títulos.

A maior parte de suas conquistas em Grand Slams veio em Roland Garros, onde o espanhol reinou absoluto no saibro, com 14 títulos.


Nadal alcançou o topo do ranking da ATP pela primeira vez em 2008. Ao longo da carreira, ele permaneceu como número 1 do mundo por 209 semanas e terminou cinco temporadas na liderança do ranking.

Principais títulos de Rafael Nadal:

Roland Garros: 14 (2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2017, 2018, 2019, 2020, 2022)

US Open: 4 (2010, 2013, 2017, 2019)

Wimbledon: 2 (2008, 2010)

Australian Open: 2 (2009, 2022)

Copa Davis: 4 (2004, 2009, 2011, 2019)

Olimpíadas: 1 (2008)

Outros números impressionantes de Nadal:

Total de títulos: 92

Retrospecto: 1080 vitórias e 227 derrotas (82,6% de aproveitamento)

Premiação em carreira: 134.946.100 dólares


Futebol

Flamengo segue a preparação durante a Data FIFA

Desfalcado de 7 jogadores que estão a serviço de suas seleções, o Mais Querido intensifica a sua preparação para os duelos contra Fluminense e Corinthians

Flamengo intensifica preparação durante a Data FIFA - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
Flamengo intensifica preparação durante a Data FIFA - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

  |

Icon Comentário0

O elenco do Flamengo retornou aos treinos na quarta-feira (09), após um período de três dias de descanso. Nesta quinta-feira (10), os jogadores têm uma atividade agendada para às 9h (horário de Brasília), no Ninho do Urubu, com foco em intensificar a preparação para o próximo confronto do Brasileirão.


O próximo desafio do Flamengo na temporada será contra o Fluminense, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Este jogo é crucial para ambos os times, já que o Rubro-Negro busca o título da competição, enquanto o adversário luta para se afastar da zona de rebaixamento.


SITUAÇÃO DO FLAMENGO NO BRASILEIRÃO


Atualmente, o Flamengo ocupa a quarta posição na tabela do Campeonato Brasileiro, somando 51 pontos. A equipe está nove pontos atrás do líder Botafogo, mas tem um jogo a menos, contra o Internacional, no Beira-Rio.

Dessa forma, se vencer o confronto atrasado, o Flamengo pode reduzir a diferença para seis pontos. Isso mantém o Rubro-Negro firme na disputa pelo título, especialmente após a chegada de Filipe Luís e a saída de Tite.


COPA DO BRASIL

Além do Brasileirão, o Flamengo também está na disputa das semifinais da Copa do Brasil. O jogo de volta, diante do Corinthians, será no dia 20, domingo, após a paralisação para a Data FIFA. O Mais Querido venceu a primeira partida por 1 a 0, com gol de Alex Sandro, na estreia de Filipe Luís no cargo de treinador do time principal. Um empate já será o suficiente para que o Rubro-Negro chegue a final da taça nacional.

ANTES DISSO...

Antes, porém, o Flamengo terá o clássico contra o Fluminense pelo Brasileirão. O jogo está marcado para o dia 17 de outubro, no Maracanã, com início às 20h (horário de Brasília). O Mais Querido vem com um bom retrospecto diante do Tricolor. A última derrota do Fla para o tradicional rival foi na final do Campeonato Carioca de 2023, quando perdeu por 4 a 1 e foi vice-campeão do torneio. Desde então foram oito partidas com quatro vitórias para o Rubro-Negro e quatro empates.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


LFU fecha com Cazé TV, que transmitirá jogos do Brasileirão em 2025
Futebol

LFU fecha com Cazé TV, que transmitirá jogos do Brasileirão em 2025

 

Icon Comentário0
Ídolo do Rubro-Negro revela promessa de Eduardo Bandeira de Mello: "novo Flamengo"
Futebol

Ídolo do Rubro-Negro revela promessa de Eduardo Bandeira de Mello: "novo Flamengo"

 

Icon Comentário0
Vantagem do Flamengo? Vasco se vê isolado e desiste de acionar Justiça para alterar datas de jogos da Copa do Brasil
Futebol

Vantagem do Flamengo? Vasco se vê isolado e desiste de acionar Justiça para alterar datas de jogos da Copa do Brasil

 

Icon Comentário0