
Futebol
|
Livre no mercado desde que saiu do Grêmio ao final da temporada passada, Renato Gaúcho criticou a "preferência" por treinadores estrangeiros no futebol brasileiro, ao mesmo tempo que Carlo Ancelotti e Jorge Jesus aparecem como possíveis sucessores do então técnico Dorival Júnior na seleção.
Entre os 20 clube da Série A, nove têm comandantes do exterior: os portugueses Renato Paiva (Botafogo), Leonardo Jardim (Cruzeiro), Abel Ferreira (Palmeiras), Pedro Caixinha (Santos) e Pepa (Sport), os argentinos Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza), Ramón Díaz (Corinthians) e Zubeldía (São Paulo), e o argentino naturalizado boliviano Gustavo Quinteros (Grêmio).
— Não é puxar sardinha para os nossos treinadores, mas o Brasil tem bons treinadores. Eu pergunto assim. Com todo respeito aos treinadores portugueses, quais foram os treinadores portugueses vitoriosos aqui no Brasil? — questionou, à ESPN, Renato, que complementou: — Parece que chegaram 100 treinadores portugueses aqui e 90 deles se deram bem. A paciência que a imprensa brasileira tem, muitas vezes, com o treinador estrangeiro, não tem com o brasileiro. Com todo respeito a eles, sejam portugueses, mexicanos, espanhóis. Acho que tem espaço para todo mundo, desde que você prove seu valor.
Nos últimos anos, Artur Jorge e Jorge Jesus conquistaram, em um único ano, Libertadores e Brasileiro por Botafogo e Flamengo, respectivamente, enquanto Abel Ferreira tornou-se o treinador mais vitorioso da história do Palmeiras. Ainda assim, o ex-Grêmio acredita que o técnico brasileiro está mais acostumado com as particularidades do futebol nacional, o que pode ser um problema para o estrangeiro com a proximidade da Copa do Mundo.
— Pode ter certeza que o Brasil tem bons treinadores para treinar a seleção brasileira, e que entendem o futebol brasileiro, que é o mais importante, entendem as características do jogador brasileiro, porque, às vezes, você traz um treinador estrangeiro que tem suas ideias, e até ele aprender e conhecer bem o futebol brasileiro, daqui a um ano é a Copa do Mundo — destacou.
Um comandante que enche os olhos dele é Filipe Luís, que assumiu o Flamengo após a saída de Tite no ano passado e já conquistou três títulos: Copa do Brasil de 2024, Supercopa do Brasil de 2025 e Campeonato Carioca de 2025. Em cinco meses, são 19 vitórias, 7 empates e apenas uma derrota.
— Um cara muito acima da média e inteligente. Eu mesmo falei para ele na época (em que treinava o Flamengo): olha, está na hora de você sair da lateral-esquerda e ir para a zaga, para você poder jogar mais dois, três anos. Você é muito inteligente, vai pelos atalhos, vai se dar bem como zagueiro também. E ele disse que estava fazendo curso de treinador. Eu disse que não tinha dúvidas que ele se daria bem como treinador, que não tinha dúvidas que, pela capacidade, inteligência, ele seria um grande treinador. Então, o trabalho que ele está desempenhando agora no Flamengo para mim não é surpresa nenhuma — elogiou Renato,
Com poucas oportunidades sob o comando de Filipe Luís, jovem meia-atacante desperta interesse do Bragantino e pode ser envolvido em negociação
|
Matheus Gonçalves, considerado uma das promessas recentes das categorias de base do Flamengo, pode estar de mudança. O jovem meia-atacante não vem recebendo oportunidades com o técnico Filipe Luís e, nas últimas partidas, sequer tem sido relacionado. A falta de minutos em campo tem chamado atenção dos torcedores, que questionam a decisão da comissão técnica em não utilizar o atleta.
TÉCNICO EXPLICA OPÇÃO POR OUTROS NOMES
Após o empate sem gols contra o Vasco, Filipe foi questionado sobre a ausência de Matheus. Em entrevista coletiva, o treinador explicou que enxerga o jogador como um ponta pela direita, função que, segundo ele, não tem sido explorada no modelo atual da equipe. O técnico rubro-negro afirmou ainda que prefere utilizar atletas com características mais voltadas para o jogo por dentro, como Gerson, Luiz Araújo e Gonzalo Plata.
FALTA DE CHANCES ABRE PORTA PARA SAÍDA
Sem perspectivas de ganhar espaço no elenco principal, o destino de Matheus pode ser longe do Ninho do Urubu. O Red Bull Bragantino voltou à carga e demonstrou interesse em contar com o atleta para a próxima janela de transferências. O clube paulista já havia monitorado o jogador anteriormente e agora retorna com nova abordagem.
O Mais Querido não descarta uma negociação, mas a liberação de Matheus dependerá de uma proposta convincente. Internamente, a diretoria avalia que o jovem ainda tem potencial de valorização e, por isso, espera um bom retorno financeiro. A possibilidade de um empréstimo com opção de compra também não está fora do radar.
Um ponto que pode influenciar nas tratativas é o interesse do clube carioca no lateral-esquerdo Juninho Capixaba. O jogador, que atua pelo Bragantino, agrada bastante à comissão técnica e já foi alvo do Mengão em outras janelas. Filipe Luís, inclusive, vê com bons olhos a chegada de um reforço para a posição, sobretudo com a recorrência de lesões no setor.
Atacante, ídolo do Flamengo, vive momento de incerteza em Minas e avalia nova transferência internacional após perder espaço no elenco de Leonardo Jardim
|
Após meses da sua saída do Flamengo, Gabriel Barbosa, o Gabigol, enfrenta uma nova fase no Cruzeiro. O atacante, que chegou a Belo Horizonte com status de estrela, viu sua situação mudar rapidamente: atualmente no banco de reservas sob o comando de Leonardo Jardim, ele começa a avaliar possibilidades fora do país. Segundo apuração do portal Bolavip Brasil, o jogador não está satisfeito e já cogita deixar o clube na próxima janela de transferências.
Mesmo com vínculo até 2028 com o Cruzeiro, a permanência do atacante é incerta. Embora o ambiente com o técnico Leonardo Jardim seja considerado bom, o fato de estar fora do time titular vem incomodando o jogador, que deseja estar em campo com regularidade. Essa frustração tem feito Gabigol repensar seus próximos passos e considerar ouvir propostas do futebol europeu.
Wagner Ribeiro, agente de Gabigol, comentou sobre o atual momento do camisa 9. Segundo ele, a prioridade no momento é que o atleta reencontre seu bom futebol para atrair interessados. “Não dá para forçar, ele tem que mostrar em campo o talento que tem. É um artilheiro nato. Fazendo uma boa temporada, pode aparecer alguma chance no meio do ano ou no próximo”, afirmou. O empresário reforça que há interesse em retornar ao cenário europeu, apesar da primeira experiência por lá não ter sido das melhores.
Apesar do desejo, até o momento nenhum clube europeu formalizou uma oferta por Gabigol. O histórico recente de atuações apagadas e a reserva no Cruzeiro dificultam uma negociação imediata. O mercado europeu, especialmente em ligas de ponta, busca jogadores em evidência — e essa é uma condição que o atacante precisa reconquistar em campo. Ainda assim, a janela de verão, que abre em julho, pode trazer novidades.
Enquanto Gabigol vive esse impasse em Minas, o Flamengo empatou sem gols com o Vasco no último clássico e perdeu a liderança do Brasileirão para o Palmeiras. A diretoria rubro-negra segue atenta ao mercado, inclusive de ex-jogadores, para reforçar o elenco. A movimentação envolve tanto oportunidades externas como o possível retorno de nomes conhecidos da torcida.
Mengão está em Quito, onde encara os Albos pela terceira rodada da fase de grupos da competição e canal da Disney definiu quem estará na programação
|
Flamengo e LDU se enfrentam nesta terça-feira (22), às 19h (de Brasília), em Quito, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O duelo é decisivo para o Rubro-Negro, que busca se firmar na briga por uma vaga nas oitavas de final.
A ESPN será responsável pela transmissão da partida, tanto na TV fechada quanto na plataforma de streaming Disney+ (com assinatura de R$ 27,99). A narração será de Vinícius Moura, com Paulo Calçade e Zinho nos comentários.
O Flamengo é o terceiro colocado do Grupo C, com três pontos conquistados em duas partidas — uma vitória fora de casa contra o Deportivo Táchira e uma derrota no Maracanã para o Central Córdoba. Por isso, o jogo contra a LDU é crucial para retomar a liderança ou ao menos entrar na zona de classificação.
O técnico Filipe Luís não contará com Alex Sandro, Allan e De La Cruz, todos poupados por conta dos efeitos da altitude de Quito (2.850 metros). O provável Flamengo para encarar a LDU conta com: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira, Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Gerson, Arrascaeta; Michael, Gonzalo Plata e Bruno Henrique.
Já o técnico Pablo Sánchez terá força máxima à disposição. A equipe equatoriana ocupa a sexta colocação no Campeonato Equatoriano, com 14 pontos somados em oito jogos (4V, 2E, 2D). O time equatoriano deve ir a campo com: Valle; Quintero, Adé, Allala, Quiñónez; Gruezo, Ramírez, Villamil, Alzugaray, Alvarado; Arce.