Futebol

Renato Gaúcho critica preferência por Portugueses no futebol Brasileiro e elogia Filipe Luís

Ex-Grêmio e Flamengo, enxerga treinador brasileiro mais preparado para assumir comando da seleção até Copa do mundo de 2026 nos EUA, Canadá e México

Renato Gaúcho na época em que treinou o Flamengo. Apesar do bom início, o treinador ficou marcado pelo vice da Libertadores para o Palmeiras
Renato Gaúcho na época em que treinou o Flamengo. Apesar do bom início, o treinador ficou marcado pelo vice da Libertadores para o Palmeiras

  |

Icon Comentário0

Livre no mercado desde que saiu do Grêmio ao final da temporada passada, Renato Gaúcho criticou a "preferência" por treinadores estrangeiros no futebol brasileiro, ao mesmo tempo que Carlo Ancelotti e Jorge Jesus aparecem como possíveis sucessores do então técnico Dorival Júnior na seleção.


Entre os 20 clube da Série A, nove têm comandantes do exterior: os portugueses Renato Paiva (Botafogo), Leonardo Jardim (Cruzeiro), Abel Ferreira (Palmeiras), Pedro Caixinha (Santos) e Pepa (Sport), os argentinos Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza), Ramón Díaz (Corinthians) e Zubeldía (São Paulo), e o argentino naturalizado boliviano Gustavo Quinteros (Grêmio).


Não é puxar sardinha para os nossos treinadores, mas o Brasil tem bons treinadores. Eu pergunto assim. Com todo respeito aos treinadores portugueses, quais foram os treinadores portugueses vitoriosos aqui no Brasil? — questionou, à ESPN, Renato, que complementou: — Parece que chegaram 100 treinadores portugueses aqui e 90 deles se deram bem. A paciência que a imprensa brasileira tem, muitas vezes, com o treinador estrangeiro, não tem com o brasileiro. Com todo respeito a eles, sejam portugueses, mexicanos, espanhóis. Acho que tem espaço para todo mundo, desde que você prove seu valor.


Nos últimos anos, Artur Jorge e Jorge Jesus conquistaram, em um único ano, Libertadores e Brasileiro por Botafogo e Flamengo, respectivamente, enquanto Abel Ferreira tornou-se o treinador mais vitorioso da história do Palmeiras. Ainda assim, o ex-Grêmio acredita que o técnico brasileiro está mais acostumado com as particularidades do futebol nacional, o que pode ser um problema para o estrangeiro com a proximidade da Copa do Mundo.


Pode ter certeza que o Brasil tem bons treinadores para treinar a seleção brasileira, e que entendem o futebol brasileiro, que é o mais importante, entendem as características do jogador brasileiro, porque, às vezes, você traz um treinador estrangeiro que tem suas ideias, e até ele aprender e conhecer bem o futebol brasileiro, daqui a um ano é a Copa do Mundo — destacou.

Um comandante que enche os olhos dele é Filipe Luís, que assumiu o Flamengo após a saída de Tite no ano passado e já conquistou três títulos: Copa do Brasil de 2024, Supercopa do Brasil de 2025 e Campeonato Carioca de 2025. Em cinco meses, são 19 vitórias, 7 empates e apenas uma derrota.

Um cara muito acima da média e inteligente. Eu mesmo falei para ele na época (em que treinava o Flamengo): olha, está na hora de você sair da lateral-esquerda e ir para a zaga, para você poder jogar mais dois, três anos. Você é muito inteligente, vai pelos atalhos, vai se dar bem como zagueiro também. E ele disse que estava fazendo curso de treinador. Eu disse que não tinha dúvidas que ele se daria bem como treinador, que não tinha dúvidas que, pela capacidade, inteligência, ele seria um grande treinador. Então, o trabalho que ele está desempenhando agora no Flamengo para mim não é surpresa nenhuma — elogiou Renato,


Futebol

Shawn Mendes emociona no Lollapalooza 2025 com homenagens à Fernanda Torres

Cantor canadense chegou ao país e foi a atração principal do segundo dia do festival e destacou seu carinho pelos fãs do Brasil

Shawn Mendes agita o Lollapalooza 2025 com declarações ao público, homenagens emocionantes - foto: reprodução
Shawn Mendes agita o Lollapalooza 2025 com declarações ao público, homenagens emocionantes - foto: reprodução

  |

Icon Comentário0

Shawn Mendes encantou os fãs brasileiros na noite deste sábado (29) ao subir ao palco do Lollapalooza 2025 como a principal atração do segundo dia do festival. Com uma apresentação repleta de emoção, declarações apaixonadas e surpresas para o público, o cantor canadense reforçou sua conexão especial com o Brasil.


Com um repertório equilibrado entre sucessos e faixas do novo álbum Shawn, lançado em novembro, o artista abriu o show ao som de There’s Nothing Holding Me Back. Entre uma música e outra, Mendes não economizou no português, soltando diversos “Eu te amo” e “Obrigado”, além de elogiar o carinho dos brasileiros. “Não importa para onde vamos no mundo, o amor e o apoio nunca é igual ao que temos aqui, no Brasil”, declarou.


CANTOR FAZ HOMENAGEM EMOCIONANTE


Um dos momentos mais marcantes do show aconteceu durante Heart of Gold, quando Shawn Mendes relembrou a história de um amigo falecido e como lidou com o luto. O público, em um gesto simbólico, ergueu balões amarelos, criando um cenário emocionante que comoveu o cantor.

Demonstrando ainda mais proximidade com os fãs, Mendes desceu do palco para abraçar o público em três momentos diferentes e carregou uma bandeira do Brasil, que ficou pendurada nos instrumentos até o final do show. Além disso, ele ganhou um chapéu de caubói de um fã, incorporando o presente ao figurino da noite.


REPERTÓRIO TRAZ CLÁSSICOS E NOVIDADES

O show trouxe uma mescla entre sucessos da carreira e canções do novo álbum, com destaque para Wonder, Treat You Better e Never Be Alone, esta última acompanhada por vídeos do início de sua trajetória no telão. O ápice da apresentação veio com Youth, quando Mendes relembrou sua passagem pelo Brasil em 2019 e convidou músicos brasileiros ao palco para uma versão especial da canção em ritmo de samba.

Outro momento inesperado e muito bem recebido pelo público foi a performance de Mas Que Nada, clássico brasileiro que contou com a participação animada da plateia. Ao final, o cantor surpreendeu ao dizer em português: “A vida presta”, frase popularizada por Fernanda Torres em um vídeo viral.


Futebol

Filipe Luís se derrete por jogador do Internacional que enfrentou o Flamengo: "Nível Europa"

Treinador do Mais Querido considera atletas do Colorado e ex-Fla como “nível Europa” e elogia desempenho no Brasileirão no duelo

Filipe Luís elogia Alan Patrick, Wesley, Valencia e Borré, destacando nível europeu dos jogadores do Internacional - foto: reprodução
Filipe Luís elogia Alan Patrick, Wesley, Valencia e Borré, destacando nível europeu dos jogadores do Internacional - foto: reprodução

  |

Icon Comentário0

Após o empate do Flamengo contra o Internacional na estreia do Campeonato Brasileiro, o técnico Filipe Luís analisou o desempenho da equipe adversária e ressaltou a qualidade de quatro jogadores do time gaúcho. O comandante do Mengão classificou os meias e atacantes do Colorado como atletas de alto nível, capazes de decidir partidas.


“O nível do Brasileiro é diferente, mas tivemos oito clássicos. Este jogo de hoje é alto nível. Por mais que a gente queira preparar, quando vem jogadores como Alan Patrick, Wesley, Valencia, Borré, é nível Europa. É difícil de ganhar o campeonato, queríamos muito ter vencido em casa, mas o campeonato é longo e vence o mais regular. Importante que sejamos sinceros com o que fizemos. Se tivéssemos ganhado jogando mal, teríamos que ser sinceros”, afirmou Filipe Luís.


ALAN PATRICK JÁ TEVE PASSAGEM PELO MENGÃO E SE DESTACA NO INTER


Entre os jogadores citados pelo treinador rubro-negro, Alan Patrick tem uma relação especial com o clube carioca. O meia vestiu a camisa do Mais Querido entre 2015 e 2016, disputando 72 partidas e registrando 15 gols e dez assistências. Na época, o jogador foi peça importante no elenco e criou identificação com a torcida.

Ainda em 2020, Alan Patrick comentou sua passagem pela Gávea e destacou o carinho recebido pelos torcedores. "Posso dizer que vivi o meu melhor momento com a camisa do Flamengo. A torcida me acolheu muito bem e consegui ajudar fazendo bons jogos. Foi marcante para mim", declarou o meia em entrevista ao GE.


MEIA LEMBRA GOL CONTRA O BOTAFOGO COMO UM DOS MAIS BONITOS DA CARREIRA

Além do reconhecimento pelo desempenho com o Manto Sagrado, Alan Patrick relembrou um dos momentos mais marcantes de sua trajetória no Rio de Janeiro. O jogador destacou um belo gol marcado contra o Botafogo, classificando-o como um dos mais bonitos de sua carreira.

“Me lembro bem de um gol que fiz contra o Botafogo. Recebi a sobra de um cruzamento que veio da direita e acabei finalizando forte de esquerda, que não é minha perna preferida. Foi o mais bonito pelo Flamengo e um dos mais bonitos da minha carreira”, afirmou o meia.



Futebol

Ex-Flamengo pode reforçar gigante paulista em 2025 - afirma portal

Enquanto isso, o CRF segue sua trajetória com Filipe Luis no comando, mesmo sob pressão em alguns momentos da temporada atual no Mais Querido

: Torcedores do São Paulo pedem retorno de Dorival Júnior após desempenhos irregulares no SPFC ( Foto/CRF )
: Torcedores do São Paulo pedem retorno de Dorival Júnior após desempenhos irregulares no SPFC ( Foto/CRF )

  |

Icon Comentário0

Após uma série de resultados instáveis, torcedores do São Paulo começaram a cobrar a diretoria para uma possível volta de Dorival Júnior. O treinador foi responsável pela conquista inédita da Copa do Brasil no ano passado e deixou uma boa impressão no clube. Seu substituto, Luis Zubeldía, ainda não conseguiu convencer grande parte da torcida.


TORCIDA RECLAMA DO DESEMPENHO RECENTE


A pressão sobre o atual treinador tricolor aumentou após atuações irregulares no Campeonato Brasileiro e na Libertadores. O desempenho da equipe não tem agradado, o que levou os são-paulinos a pedirem o retorno do técnico que deixou o time com um título inédito. O movimento nas redes sociais ganhou força nas últimas semanas.


DORIVAL JUNIOR FOI PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA

O treinador saiu do São Paulo para assumir o comando da seleção brasileira, mas enfrenta um desafio ainda maior. Com a Amarelinha, Dorival busca recolocar o Brasil entre as potências mundiais, mas também enfrenta críticas, principalmente por conta das atuações nas Eliminatórias da Copa do Mundo.


Enquanto Dorival tem seu nome ventilado no São Paulo, Filipe Luis segue no comando do Mais Querido. O treinador chegou ao Mengão para tentar recuperar a equipe após um ano conturbado e, mesmo com oscilações, conta com a confiança da diretoria para conduzir o time nas competições da temporada.

Mesmo com a insatisfação de parte da torcida, a diretoria do São Paulo reafirma sua confiança no trabalho de Luis Zubeldía. O treinador segue com respaldo interno para dar continuidade ao projeto, mesmo diante das pressões externas e pedidos pelo retorno de Dorival. Com a ascensão das redes sociais como espaço de debate e manifestação, os torcedores do Tricolor têm utilizado plataformas como Twitter e Instagram para pedir a volta do treinador. Hashtags relacionadas ao nome de Dorival Júnior estão entre os assuntos mais comentados pelos são-paulinos.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Flamengo mira brasileiro que atua no futebol árabe para o Super mundial - afirma portal
Futebol

Flamengo mira brasileiro que atua no futebol árabe para o Super mundial - afirma portal

 

Icon Comentário0
Flamengo fará reavaliação Léo Pereira após pancada sofrida diante do Internacional
Futebol

Flamengo fará reavaliação Léo Pereira após pancada sofrida diante do Internacional

 

Icon Comentário0
Ex-Flamengo cita "referências" do futebol em sua trajetória esportiva e futebolística com treinador
Futebol

Ex-Flamengo cita "referências" do futebol em sua trajetória esportiva e futebolística com treinador

 

Icon Comentário0