
Futebol
|
Depois de um bom período atuando e se destacando no Sub-20, Lorran volta a figurar entre os relacionados do elenco principal do Flamengo. O meia de 17 anos está na lista de Filipe Luís para o próximo compromisso do time, marcando seu retorno ao grupo principal após quase quatro meses afastado das convocações.
A última vez que Lorran havia sido chamado para o profissional foi no dia 30 de janeiro. Desde então, o meia viveu uma série de movimentações nos bastidores. Chegou a ter conversas avançadas para uma possível transferência ao CSKA, da Rússia, mas a negociação acabou não avançando.
Com a saída da janela de transferências sem acordo, Lorran desceu para o time Sub-20. Lá, se tornou uma das principais peças da equipe, com atuações consistentes e participação direta em gols e jogadas ofensivas. A performance foi suficiente para recolocar seu nome no radar da comissão técnica rubro-negra.
O retorno à lista de relacionados indica que a comissão técnica liderada por Filipe Luís acompanha de perto o desempenho das promessas da base, mesmo em meio à forte concorrência no elenco principal. Lorran tem sido tratado internamente como um ativo importante do clube. A movimentação também pode ter relação com a necessidade do Flamengo de gerir o elenco neste período da temporada, com jogos em sequência e desgaste físico de alguns atletas. A presença de Lorran dá mais uma opção para o setor de criação.
Apesar da pouca idade, Lorran já soma experiências relevantes no time de cima. Em 2023, foi integrado ao elenco profissional e participou de partidas sob o comando de Jorge Sampaoli. Sua técnica refinada e leitura de jogo sempre chamaram a atenção nos treinos e nos jogos da base. O clube enxerga o jovem com muito potencial, mas também com cautela. Desde sua renovação de contrato, o Flamengo tem adotado uma estratégia de desenvolvimento gradual para o meia, evitando exposição excessiva.
Alvinegro não perde para o rival carioca como visitante no Campeonato Brasileiro desde 2019, mas Mengão chega embalado para o duelo
|
Neste domingo (18), às 18h30, o Maracanã será palco de mais um clássico entre Flamengo e Botafogo, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto coloca frente a frente dois rivais tradicionais em momentos distintos, mas com um retrospecto recente que chama atenção. O Alvinegro tenta manter um tabu que já dura cinco anos diante do Mais Querido como visitante na competição nacional.
Desde 2019, o Botafogo não sabe o que é perder para o Flamengo jogando como visitante no Brasileirão. De lá para cá, foram quatro confrontos com domínio alvinegro: três vitórias e um empate: 1 a 1 em 2020, vitórias por 1 a 0 em 2022, 3 a 2 em 2023 e 2 a 0 na temporada atual.
Do lado rubro-negro, a equipe comandada por Filipe Luís chega embalada após a vitória por 2 a 0 sobre a LDU, pela Copa Libertadores. O desafio agora é manter o ritmo no Brasileirão, mesmo com a presença de desfalques importantes. A equipe deve manter a base que atuou no meio da semana, com dúvidas pontuais no setor ofensivo.
A formação mais provável do Flamengo inclui Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira (ou Danilo), Alex Sandro; Evertton Araújo, De la Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Michael e Bruno Henrique (ou Pedro). A principal indefinição está no comando do ataque, com Pedro e Bruno Henrique disputando a posição de centroavante titular para o clássico.
A última vitória do Flamengo sobre o Botafogo, como mandante no Brasileirão, ocorreu em 2019, por 3 a 2 — ano em que o clube conquistou o título nacional. Desde então, o equilíbrio e a efetividade do Alvinegro marcaram os confrontos seguintes. Agora, o Mengão tenta recuperar o domínio e encerrar o jejum diante da torcida.
Com seis jogadores fora por lesão, o time alvinegro deve usar Cuiabano no ataque e tratar clássico contra o Mais Querido como decisão
|
Pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, Botafogo e Flamengo se enfrentam neste domingo (18), no Maracanã, em um dos clássicos mais aguardados da rodada. Em meio a uma série de baixas, o clube de General Severiano finalizou a preparação com mudanças significativas na escalação, incluindo improvisações no ataque para suprir as ausências.
Um dos destaques da formação provisória é a presença de Cuiabano no setor ofensivo. Lateral de origem, o atleta deve atuar avançado devido ao número elevado de desfalques. A decisão do técnico Renato Paiva busca preservar a competitividade da equipe mesmo com a ausência de nomes importantes, como Matheus Martins e Savarino.
Na zaga, o treinador não poderá contar com Alexander Barboza, que se recupera de uma lesão no pé esquerdo. Além dele, Bastos também está fora devido a um problema no joelho. Com isso, a defesa deve ser composta por Jair, David Ricardo e Alex Telles. A provável escalação do Botafogo é: John; Vitinho, Jair, David Ricardo e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Allan (ou Nathan Fernandes); Rwan Cruz, Igor Jesus e Cuiabano.
Ao todo, o Botafogo terá seis ausências confirmadas para o confronto: Matheus Martins (coxa esquerda), Savarino (coxa direita), Bastos (joelho esquerdo), Alexander Barboza (pé esquerdo), Mastriani (coxa esquerda) e Artur (desconforto muscular). O número de baixas obriga o técnico a reorganizar o time com peças alternativas, mantendo o equilíbrio tático no clássico.
Atualmente ocupando o décimo lugar no Brasileirão, o Botafogo encara o duelo com o Flamengo como uma oportunidade para se aproximar da parte de cima da tabela. Mesmo com um time mesclado, a equipe alvinegra quer aproveitar o clássico para reencontrar o bom desempenho e encostar no grupo de cima da classificação.
Rubro-negro recebe o Alvinegro neste domingo pela 9ª rodada do Brasileirão com ausências no elenco, mas pode voltar ao topo da tabela
|
Neste domingo (18), o Flamengo entra em campo no Maracanã às 18h30 (horário de Brasília) para o clássico carioca contra o Botafogo, válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido, que vem de vitória por 2 a 0 sobre a LDU pela Copa Libertadores, busca mais três pontos no Brasileirão mesmo diante de uma série de desfalques.
Com a base da equipe que venceu os equatorianos no meio da semana, a provável escalação conta com Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira (ou Danilo) e Alex Sandro; Evertton Araújo, De la Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Michael e Bruno Henrique (ou Pedro). A dúvida permanece no ataque titular: Pedro e Bruno Henrique disputam a posição de 'camisa 9'.
O elenco do Flamengo não poderá contar com Erick Pulgar e Allan, que ainda se recuperam de lesões musculares na coxa direita. Ambos já haviam desfalcado a equipe no jogo anterior. Gerson, por sua vez, está suspenso após a expulsão na partida contra o Bahia, pela rodada passada. Essas baixas exigem ajustes táticos e maior atenção na composição do meio-campo.
Além dos problemas no setor central, o Flamengo também não poderá escalar Gonzalo Plata, em tratamento por um edema ósseo no joelho direito, e o lateral Matías Viña, que ainda finaliza a recuperação da lesão sofrida no final da temporada passada. Mesmo com essas ausências, a tendência é de que o rodízio de jogadores ocorra somente na partida da Copa do Brasil, preservando a força máxima no clássico.
Flamengo e Botafogo se enfrentam com objetivos distintos, mas ambos pressionados por resultados. Para o Mengão, a vitória no Maracanã representa a chance de reassumir a liderança da Série A, em caso de tropeço do Palmeiras.