
Futebol
|
Em entrevista coletiva realizada neste sábado (14), nos Estados Unidos, o goleiro Agustín Rossi falou sobre a preparação do Flamengo para o Mundial de Clubes da FIFA 2025 e comentou aspectos do sistema defensivo rubro-negro, especialmente sua atuação com os pés, algo que tem chamado a atenção.
Rossi sobre jogo com os pés no Flamengo: "Gosto desse estilo e me sinto parte dessa proposta"
Questionado sobre sua evolução nesse fundamento, Rossi destacou que a prática não é novidade em sua carreira, embora não fosse prioridade durante sua passagem pelo Boca Juniors, já havia tido oportunidades de mostrar sua qualidade em outros clubes.
“Não era uma característica do Boca tentar muito jogar assim. Mas antes disso, atuei no Estudiantes com o Milito, no Defensa y Justicia com o Holán, onde era proibido dar chutões, e também com o Beccacece. No Lanús joguei da mesma forma. No Flamengo, tanto com o Sampaoli quanto agora com o Filipe Luís, a ideia é parecida. Gosto desse estilo e me sinto parte dessa proposta”, afirmou o goleiro.
Rossi também foi questionado sobre os números defensivos do Flamengo, que lidera o Campeonato Brasileiro em ações de pressão no campo ofensivo. Para ele, o bom desempenho coletivo na marcação avançada tem sido fundamental para a solidez da equipe na defesa.
“O Filipe (Luís) deixou claro desde o início que queria um time seguro, com qualidade ofensiva, mas também sólido defensivamente. Sabemos que a defesa começa no ataque. Somos o time que mais pressiona no Brasileirão, e isso influencia diretamente na nossa solidez lá atrás. Eu sou o último homem da defesa e preciso estar pronto para agir quando a bola chegar. Esse é o meu papel”, explicou o argentino.
O Flamengo encerra a preparação em Atlantic City, Nova Jersey, e viaja neste domingo (15) para a Filadélfia, onde estreia no Mundial de Clubes contra o Espérance de Tunis, na segunda-feira (16). O segundo compromisso será na sexta (20), contra o Chelsea, também na Filadélfia. A cidade é famosa por ser o cenário das icônicas escadarias do filme Rocky — inspiração para a superação rubro-negra em busca do título mundial.
Mengão vai à Baixada Santista para encarar o Peixe pela 14ª rodada do Brasileiro e fica de olho em resultados de rivais diretos pelo título
|
O Flamengo volta a campo para o duelo contra o Santos, nesta quarta-feira (16), às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. A rodada ainda contará com outras quatro partidas, incluindo o clássico paulista entre Red Bull Bragantino e São Paulo.
*Horários de Brasília
O Mengão vai ficar de olho em outros duelos do Brasileirão ainda nesta quarta-feira. Três equipes que estão na briga na parte de cima da tabela entram em campo: Palmeiras, Red Bull Bragantino e Botafogo. O Alviverde recebe o Mirassol no Allianz Parque no jogo das 19h, que abre a rodada. O Massa Bruta sedia o confronto contra o São Paulo às 21h30, mesmo horário em que o Alvinegro também joga em casa diante do Vitória.
Quatro confrontos da rodada foram adiados devido a compromissos de quatro equipes na fase de playoff da Copa Sul-Americana: Atlético-MG x Sport, Bahia x Internacional, Juventude x Vasco e Grêmio x Fortaleza. A CBF ainda não definiu uma data para a realização destas partidas.
O Rubro-Negro lidera o Brasileirão com 27 pontos. O Cruzeiro aparece em segundo lugar com a mesma pontuação, mas um jogo a mais e saldo inferior (22 a 12). Já o Santos vive situação delicada: é o 16º colocado, com 11 pontos, lutando para se afastar do Z-4. A partida entre Flamengo e Santos terá transmissão exclusiva do Premiere (pay-per-view).
Mengão vai encarar o Peixe pela 14ª rodada do Brasileirão e torcedores tem que ficar ligados nos canais que transmitem a partida
|
O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (16), às 20h (de Brasília), para enfrentar o Santos, na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida não terá transmissão da TV Globo e será exibida exclusivamente pelo Premiere (pay-per-view).
O técnico Filipe Luís terá problemas para montar a equipe. O Rubro-Negro terá quatro desfalques importantes em relação ao time que enfrentou o São Paulo no último sábado (12). Estão fora da partida por problemas físicos:
Apesar da repercussão da ausência no último jogo e de ter treinado normalmente nos últimos dias, Pedro segue fora da lista de relacionados. A decisão, segundo Filipe Luís, é técnica. O treinador avalia que o camisa 9 ainda não atingiu o nível de desempenho exigido nos treinamentos para voltar à equipe.
O confronto opõe equipes em fases distintas no Brasileirão. O Flamengo lidera a competição com 27 pontos, enquanto o Santos luta contra o rebaixamento, ocupando a 16ª colocação com 11 pontos. A expectativa é de casa cheia na Vila Belmiro para o reencontro com Neymar, reforço de peso do time paulista.
Sem poder contar com peças importantes em todas as áreas do campo, o técnico Filipe Luís deve mandar a campo um Flamengo com: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira, Varela; Allan, Jorginho, Arrascaeta; Bruno Henrique, Luiz Araújo e Plata.
Mengão foi a última equipe que o craque enfrentou antes de deixar o Santos rumo ao Barcelona em 2013 e já revelou sonho de vestir o Manto Sagrado
|
Flamengo e Neymar voltam a se encontrar em campo nesta quarta-feira (16), às 20h, na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Brasileirão. O duelo marca o reencontro do Rubro-Negro com o craque após 12 anos. O último confronto entre eles foi em 2013, em sua última partida pelo Santos antes de se transferir ao Barcelona.
Se dentro de campo o reencontro é raro, fora dele Flamengo e Neymar flertaram ao longo da última década. O atacante, abertamente torcedor rubro-negro, já declarou diversas vezes o desejo de vestir a camisa do clube. Nos bastidores, a diretoria chegou a avaliar a possibilidade, mas o negócio nunca avançou.
Em janeiro deste ano, Neymar rescindiu com o Al-Hilal (SAU) e ficou livre no mercado. Durante quatro dias antes de ser anunciado pelo Santos, o nome do atacante foi debatido internamente na Gávea. Filipe Luís e o diretor executivo de futebol, José Boto, avaliaram os prós e contras.
Do lado positivo, estavam a qualidade técnica inquestionável, o impacto midiático global e o potencial de marketing. Porém, pesaram contra a condição física (apenas 15 jogos disputados em dois anos e recuperação de uma ruptura de ligamento no joelho), o desejo do jogador de assinar por apenas seis meses e um salário acima do teto do elenco — no Santos, antes da renovação, Neymar recebia R$ 4,1 milhões mensais registrados em carteira.
José Boto sobre Neymar no Flamengo: "Da minha parte, não houve aproximação com Neymar"
A idade não era um empecilho, já que o atleta estava prestes a completar 33 anos, mesmo número de outros reforços como Jorginho. Filipe e Boto chegaram a consultar Jorge Jesus, ex-técnico de Neymar no Al-Hilal, mas decidiram não seguir com a negociação.
"Não podemos pensar exclusivamente numa competição que dura um mês. Trazer um jogador só para o Mundial não passou pela nossa cabeça. Faria mais mal do que bem para a equipe", afirmou Boto, em entrevista coletiva no dia 12 de junho. "Da minha parte, não houve aproximação com Neymar", completou.
Em entrevista no início do ano, Neymar disse que escolher entre Flamengo e Santos era como optar entre a razão e o coração. Após conversas com a família, o jogador decidiu retornar ao clube que o revelou. A ideia era simples: se sentir em casa, recuperar ritmo e voltar a jogar com alegria.
Apesar de Neymar ter feito quatro gols e dado uma assistência contra o Flamengo, o histórico é favorável ao Rubro-Negro. Em seis confrontos, o time carioca venceu duas vezes, empatou três e perdeu apenas uma, em 2012.