
Futebol
|
Flamengo e Bolívar se enfrentam nesta quarta-feira (24), pela Libertadores, e o encontro certamente proporciona lembranças a Carlos Lampe. O goleiro de 37 anos perdeu os dois confrontos com o Fla e terminou último com seis gols sofridos, em goleada por 6 a 1 no Maracanã. Por outro lado, fez melhor atuação da carreira contra Seleção Brasileira de Tite e já recebeu elogios do atual técnico rubro-negro.
Carlos Lampe era o goleiro do San José, também da Bolívia, nos dois jogos com o Flamengo pela fase de grupos da Libertadores de 2019. O primeiro terminou com vitória rubro-negra por placar mínimo, gol de Gabigol, na altitude de 3.735 metros de Oruro. Mas é a goleada no Maracanã que deve fazer o defensor de 37 anos se preocupar ainda mais com o Mengão.
A partida ficou marcada pela superioridade do Rubro-Negro e pressão que fez contra meta de Carlos Lampe, que poderia ter sofrido mais que seis gols. O goleiro, aliás, contribuiu para o primeiro gol da partida ao reagir muito mal em cabeçada de Diego Ribas.
Bruno Henrique desviou cobrança de escanteio na primeira trave, e a bola encontrou o então Camisa 10 dentro da pequena área. A cabeçada foi forte e próxima ao goleiro adversário, mas o goleiro pareceu se assustar com a presença do atleta e não conseguiu reagir. Bom para o Fla, que abriu placar com três minutos.
O jogo teve rápido momento de tensão quando o San José empatou com um a menos, o que fez surgir primeiras reclamações contra um já pressionado Abel Braga. Mas o Mengão logo se recuperou na partida e terminou primeiro tempo vencendo por 2 a 1 após gol de Everton Ribeiro.
O segundo tempo de show rubro-negro e tristeza de Carlos Lampe. Ele não teve atuação questionada nos outros gols da equipe, mas um goleiro sempre fica em evidência ao deixar partida com seis gols sofridos. Os outros gols foram de Vitinho, Arracaeta e Gutiérrez
Atuação contra Seleção Brasileira rendeu elogios de Tite e presente de Neymar
Se enfrentar o Flamengo traz lembranças ruins para Carlos Lampe, o encontro com time do técnico Tite na altitude pode motivar o goleiro. Afinal, ele fez a melhor atuação de sua carreira contra a Seleção Brasileira comandada pelo técnico e jogando justamente no Estádio Hernando Siles, o mesmo de Bolívar x Flamengo, na altitude de 3.640 metros de La Paz.
Lampe teve atuação espetacular e foi o melhor em campo no empate em 0 a 0 entre Bolívia e Brasil, em 2019, pelas Eliminatórias para Copa do Mundo de 2022. Ele foi o nome do primeiro tempo ao parar chances claras de Neymar e Gabriel Jesus, ao menos cinco chutes que foram na direção da meta.
A Seleção jogava melhor apesar dos efeitos da altitude, mas não conseguiram superar o goleiro. A segunda etapa foi de cenário praticamente idêntico: chances do Brasil que pararam em defesas do boliviano. Destaque para intervenção com o rosto que fez em finalização de Gabriel Jesus.
Ele foi procurado por Neymar assim que o juiz apitou o fim de partida e o atacante pediu para trocar de camisa. Em entrevista recente, brincou ao relembrar jogo que “pegou tudo” e os elogios que recebeu de Tite e do atleta após o jogo: “Eles me felicitaram e eu agradeci pelo gesto.”
Equipe do treinador português ficou mais distante do título saudita e por isso a CBF ja está ligada para acertar com o profissional
|
O Al-Hilal voltou a tropeçar no Campeonato Saudita e, dessa vez, ficou mais longe do líder Al-Ittihad. Os comandados de Jorge Jesus empataram nesta segunda-feira (21) com o Al-Shabab, no Estádio King-Fahd, por 2 a 2, e viram o rival abrir seis pontos de vantagem no topo da tabela.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) segue de olho nos passos do português no mundo árabe e, claro, se anima com a possível diminuição de responsabilidades do treinador.
O empate com o Al-Shabab fez com que o Al-Hilal chegasse aos 62 pontos. O Al-Ittihad, que tinha 65 no início da rodada, venceu o Al-Ettifaq por 3 a 2, também na tarde desta segunda, e acumulou mais três pontos. Benzema marcou um dos gols do triunfo.
Restam apenas mais cinco jogos para o fim do equilibrado Campeonato Saudita, ou seja, mais 15 pontos em disputa. O Al-Hilal precisará tirar os seis de vantagem do Al-Ittihad sem nenhum confronto direto entre as duas equipes.
O português segue no radar da CBF e, ao lado de Carlo Ancelotti, do Real Madrid, é um dos favoritos a assumir o cargo deixado por Dorival Júnior em março. Nesta sexta-feira (25), o Al-Hilal enfrenta o Gwengju, da Coreia do Sul, pelas quartas de final da Champions League Asiática, considerada o principal objetivo da temporada para o treinador português.
Se o clube saudita for eliminado, o caminho para a negociação entre Jorge Jesus e CBF fica ainda mais claro.
Em confronto direto na Championship, equipe de Vinição perde fora de casa e vê o sonho do título praticamente ir embora; atuação do ex-jogador do Flamengo
|
Em partida decisiva pela Championship, o Sheffield United, que conta com o meia Vinição, revelado no Flamengo, enfrentou o Burnley fora de casa neste fim de semana. A derrota por 2 a 1 complicou de vez a vida da equipe na disputa pelo acesso direto à Premier League. O primeiro tempo foi movimentado, com os donos da casa abrindo o placar aos 28 minutos, em finalização de Josh Brownhill. A resposta do Sheffield veio pouco depois, com Thomas Cannon empatando aos 37. A igualdade, no entanto, durou pouco. Ainda na primeira etapa, Brownhill voltou a marcar, dessa vez em cobrança de pênalti, deixando o placar em 2 a 1.
SEGUNDO TEMPO SEM REAÇÃO DO SHEFFIELD
Na etapa final, o Sheffield até tentou reagir, mas não conseguiu transformar a posse de bola em chances reais de gol. O Burnley soube controlar a vantagem, manteve o ritmo e garantiu três pontos importantes na briga pelo título da segunda divisão inglesa. Com o resultado, o Burnley chegou aos 94 pontos, mesma pontuação do Leeds United, líder pelo saldo de gols. Já o Sheffield estacionou nos 86, agora a oito pontos dos dois primeiros colocados e praticamente sem chances de acesso direto.
VINIÇÃO TEM PARTICIPAÇÃO POSITIVA NA PARTIDA
Mesmo com o revés, Vinição teve uma atuação consistente e foi um dos destaques do Sheffield. O meia, que iniciou a carreira no Mais Querido, permaneceu em campo por 74 minutos e recebeu nota 6,9 na avaliação geral da partida. Foram 35 ações com a bola, 16 passes certos em 22 tentativas (73% de acerto), sendo um deles considerado decisivo. Ele também acertou dois lançamentos longos, além de realizar um drible bem-sucedido, vencer quatro duelos pelo chão, sofrer duas faltas e contribuir defensivamente com quatro cortes, uma interceptação e um desarme.
Apesar da boa presença em campo, Vinição também cometeu falhas. Foram sete perdas de posse, além de um drible sofrido. Ainda assim, mostrou intensidade e entrega durante o tempo em que esteve em ação, mesmo com o momento delicado da equipe. A expectativa agora é sobre como o técnico reagirá nas últimas duas rodadas, já que o Sheffield precisa ao menos garantir uma vaga nos playoffs para seguir sonhando com o retorno à elite do futebol inglês.
Com 86 pontos, o Sheffield não tem mais possibilidades matemáticas de conquistar o título da Championship. A equipe até poderia alcançar os 95 pontos em caso de duas vitórias nas últimas rodadas, mas com o Leeds e o Burnley já nos 94, as chances se encerraram. Na prática, o objetivo passa a ser garantir o terceiro lugar e, com isso, a melhor colocação possível para os confrontos da repescagem — etapa que também é bastante acirrada e exige consistência.
Atacante do Mengão jogará pela primeira vez em casa com a camisa rubro-negra e pode ser peça-chave diante da altitude de Quito
|
Na noite desta terça-feira (22), o Flamengo entra em campo pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, em duelo importante diante da LDU, em Quito. Para Gonzalo Plata, a partida terá um gosto especial: será a primeira vez que o atacante equatoriano atuará em seu país com a camisa rubro-negra. O confronto promete ser marcante para o jogador, que reencontrará o clube que enfrentou apenas uma vez na carreira.
O único duelo de Plata contra a LDU aconteceu em 28 de outubro de 2018, quando ainda vestia a camisa do Independiente del Valle. Na ocasião, o confronto terminou empatado em 1 a 1, e o jovem atacante foi titular. Sete anos depois, ele retorna ao estádio Casa Blanca com um novo protagonismo e a expectativa de fazer a diferença num jogo decisivo para o Mengão.
Apesar de ser um dos nomes fortes da Seleção do Equador, Plata teve pouco tempo atuando profissionalmente no futebol local. Foram apenas 28 partidas e um gol marcado pelo Del Valle. Em 2019, a joia foi vendida ao Sporting, de Portugal, onde deu os primeiros passos no futebol europeu. Lá, atuou em 28 jogos, anotando quatro gols e contribuindo com cinco assistências.
Depois do Sporting, o atacante foi emprestado ao Real Valladolid, da Espanha. Na equipe espanhola, foi onde mais atuou até hoje: 67 partidas, sete gols e dez assistências. O bom desempenho fez com que o clube espanhol adquirisse seus direitos em definitivo em julho de 2022. No entanto, a permanência na Espanha durou pouco. No ano seguinte, Plata foi negociado com o Al-Sadd, do Catar, por 12 milhões de euros.
Vestindo a camisa do Al-Sadd, o equatoriano teve uma temporada expressiva. Em 33 partidas, marcou 12 gols e participou com oito assistências. Mesmo com a curta passagem no futebol asiático, chamou atenção de outros mercados. Em agosto de 2024, o Flamengo confirmou a contratação do jogador, apostando no seu potencial e versatilidade ofensiva.