![Sheffield United de Vinição, ex-Flamengo, tem duelo difícil na Inglaterra](/storage/media-items/image/2024/03/vinicius-souza_20240317080929.jpg)
Futebol
|
Ao contrário do que se pode imaginar, decidir a final da Copa do Brasil fora de casa pode não ser um negócio tão ruim assim. Apesar do consenso comum de que é melhor decidir em casa pelo apoio do torcedor, na maioria das vezes, o campeão do torneio decidiu na partida de volta da decisão. É o que o Flamengo tenta repetir contra o Atlético-MG, neste domingo (10).
A Copa do Brasil teve a sua primeira edição em 1985, e até 2023, foram 35 edições. Dessa quantidade, 19 campeões ergueram o troféu atuando na casa do adversário. Ou seja, 54,2% de todos os campeões. Os outros 16 campeonatos foram conquistados dentro dos domínios do clube campeão.
O dado anima o Flamengo para a grande final da Copa do Brasil. Quando o sorteio aconteceu, muitos rubro-negros torceram o nariz para o resultado, mas agora, o time pode estragar a festa atleticana e ser o detentor do primeiro título da Arena MRV, novo estádio do time mineiro inaugurado em abril de 2023. Principalmente com a vantagem de 3 a 1 construída no Maracanã, que deixa o Mengão ainda mais perto do título.
Campeões da Copa do Brasil fora de casa
1990 – Flamengo
1995 – Corinthians
1996 – Cruzeiro
1997 – Grêmio
1999 – Juventude
2001 – Grêmio
2002 – Corinthians
2004 – Santo André
2005 – Paulista
2006 – Flamengo
2007 – Fluminense
2009 – Corinthians
2010 – Santos
2011 – Vasco
2012 – Palmeiras
2014 – Atlético-MG
2018 – Cruzeiro
2019 – Athletico
2021 – Atlético-MG
Campeões em casa
1989 – Grêmio
1991 – Criciúma
1992 – Internacional
1993 – Cruzeiro
1994 – Grêmio
1998 – Palmeiras
2000 – Cruzeiro
2003 – Cruzeiro
2008 – Sport
2013 – Flamengo
2015 – Palmeiras
2016 – Grêmio
2017 – Cruzeiro
2020 – Palmeiras
2022 – Flamengo
2023 – São Paulo
Flamengo foi campeão da Copa do Brasil duas vezes sem ser mandante
Das quatro Copas do Brasil que o Flamengo tem, o Mengão venceu as duas primeiras jogando sem o mando de campo. Em 1990, o Mengão superou o Goiás por 1 a 0 na ida, e jogando fora de casa, manteve um empate por 0 a 0 para se sagrar campeão.
O bicampeonato veio em 2006, em clássico contra o Vasco. Ambos os jogos aconteceram no Maracanã, e, portanto, o mando não fez tanta diferença. Ainda assim, o segundo jogo teve mando vascaíno, e o Mengão venceu por 1 a 0 após o 2 a 0 da ida, somando placar agregado de 3 a 0 para ficar com a taça.
O Rubro-Negro venceu a Copa do Brasil 2013 em casa, assim como a de 2022. Agora, o time pode voltar a ter a maioria de suas Copas do Brasil como clube visitante caso vença o Atlético-MG.
Atacante é um dos principais jogadores do clube e está sem atuar desde agosto devido a uma grave lesão no joelho que sofreu em treino da Seleção
|
A torcida do Flamengo aguarda ansiosamente a volta de Pedro aos gramados. Para a felicidade da Nação, o atacante segue em recuperação acelerada e pode retornar antes do previsto.
Recuperação avança bem
De acordo com o jornalista Venê Casagrande, o Flamengo está otimista com a evolução do jogador. A previsão inicial era de um retorno apenas no meio do ano, mas o clube acredita que poderá contar com Pedro já na segunda quinzena de março, visando a estreia no Brasileirão.
O atacante está afastado desde setembro de 2024, quando sofreu uma ruptura no ligamento do joelho. Caso a projeção se confirme, restam pouco mais de quatro semanas para seu retorno.
Clube confiante na volta antecipada
Internamente, o Flamengo vê grande evolução na recuperação de Pedro. A rápida progressão nos treinos e a resposta positiva aos tratamentos aumentam a expectativa para um retorno mais breve do que o inicialmente previsto.
Pedro terá mais tempo para chegar 100% ao Super Mundial
Inicialmente, o atacante era esperado apenas para junho ou julho, pouco antes do Super Mundial de Clubes. Com a recuperação adiantada, Pedro ganhará mais tempo para atingir sua melhor forma, além de reforçar a equipe no Brasileirão e na Libertadores.
Destaque antes da lesão
Antes da contusão, Pedro vivia uma fase espetacular, com 30 gols e oito assistências na temporada de 2024. O atacante estava perto de alcançar os melhores números da carreira, mas teve a sequência interrompida pela lesão. Agora, a expectativa é que ele volte a brilhar pelo Flamengo em breve.
Técnico do Mengão terá de solucionar problemas, mas conta com a volta de jogadores importantes para o clássico contra o Botafogo
|
O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (12) para enfrentar o Botafogo, em jogo atrasado da sétima rodada do Campeonato Carioca. Antes disso, o técnico Filipe Luís comanda, nesta terça-feira (11), o último treino da equipe, quando também define a escalação titular.
Provável escalação do Flamengo
A tendência é que o Rubro-Negro entre em campo com: Matheus Cunha; Varela, Danilo, Cleiton e Ayrton Lucas; Allan, Evertton Araújo e Arrascaeta; Luiz Araújo, Juninho e Plata. No entanto, a escalação final será confirmada no treino da tarde.
O elenco se apresenta no CT Ninho do Urubu a partir das 15h (horário de Brasília), iniciando as atividades às 15h30. Além dos ajustes táticos, Filipe Luís definirá a equipe titular para o confronto. Para o clássico diante do Botafogo, o Flamengo deve contar com as voltas de De La Cruz e Arrascaeta, que foram poupados na partida diante do Fluminense no sábado (8).
Desfalques confirmados
Para o clássico, o Flamengo terá três desfalques por lesão:
Viña – Ruptura do ligamento cruzado e fratura da tíbia
Pedro – Ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho
Alex Sandro – Lesão muscular na coxa esquerda (grau 1)
Jogo e transmissão
O duelo contra o Botafogo acontece no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília), com transmissão pelo SporTV (TV por assinatura) e Premiere (pay-per-view).
Situação na tabela
Atualmente, o Flamengo ocupa a segunda posição no Campeonato Carioca, com 14 pontos, atrás do líder Volta Redonda, que soma 17. Já o Botafogo está em sexto lugar, com 12 pontos.
Diretor de futebol garantiu que Mengão não vai atrás de jogadores por nome ou por preço, mas sim que se encaixe no modelo de jogo desejado
|
A primeira janela de transferências de 2025 marcou um Flamengo mais estratégico nas negociações. Diferente de outros anos, o clube evitou grandes investimentos, optando por reforços pontuais. O diretor de futebol, José Boto, reafirmou que o Rubro-Negro não trará jogadores apenas por status ou valor de mercado.“José Boto
Normalmente, os clubes quanto mais ricos são, mais ‘descuidam’ do processo de contratação, vão muito pelo nome, pelo dinheiro. E todos nós sabemos que, muitas vezes, não é assim. Para mim, o fundamental é: temos um modelo de jogo, que é o modelo do Filipe (Luís, técnico), mas que penso que é o DNA do Flamengo, e os jogadores têm que servir a isso. Aqueles que não servem ao perfil do que queremos ao Flamengo, nada a ver com a qualidade do jogador, mas com o que ele pode dar ao modelo que queremos implementar”, declarou o diretor, antes de finalizar:
“Não é porque gastou-se 15, 20 milhões em um jogador; se não se encaixa no modelo, ele está fora. Não vou dizer que vai dar resultado, futebol não é ciência exata, muitas coisas têm influência. Mas podem esperar que todo jogador contratado vai ter uma razão de ser. Uma razão de ser no modelo e na parte econômica”, concluiu José Boto, em entrevista à ‘CNN’.
Flamengo fechou com dois reforços
O clube acertou a contratação de dois jogadores nesta janela. No total, o Flamengo investiu apenas 5 milhões de euros (cerca de R$ 31 milhões), valor gasto para adquirir o atacante Juninho. Já o zagueiro Danilo chegou sem custos, após rescindir contrato com a Juventus (ITA) de forma amigável.
Novas contratações?
O Flamengo não pretende trazer mais reforços nesta janela. O planejamento agora é monitorar o mercado e, caso necessário, realizar contratações visando o Super Mundial de Clubes. O clube terá um período extra para negociar entre os dias 2 e 10 de julho.
Próximo jogo do Flamengo
Com Juninho e Danilo à disposição de Filipe Luís, o Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (12), contra o Botafogo. O clássico acontece às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, em duelo atrasado da sétima rodada do Campeonato Carioca.