Futebol
Dirigente do Grêmio vê Flamengo mirando ser o Bayern de Munique do Brasil
19 Dez 2025 | 11:59
Futebol
10 Nov 2024 | 08:21 |
Ao contrário do que se pode imaginar, decidir a final da Copa do Brasil fora de casa pode não ser um negócio tão ruim assim. Apesar do consenso comum de que é melhor decidir em casa pelo apoio do torcedor, na maioria das vezes, o campeão do torneio decidiu na partida de volta da decisão. É o que o Flamengo tenta repetir contra o Atlético-MG, neste domingo (10).
A Copa do Brasil teve a sua primeira edição em 1985, e até 2023, foram 35 edições. Dessa quantidade, 19 campeões ergueram o troféu atuando na casa do adversário. Ou seja, 54,2% de todos os campeões. Os outros 16 campeonatos foram conquistados dentro dos domínios do clube campeão.
O dado anima o Flamengo para a grande final da Copa do Brasil. Quando o sorteio aconteceu, muitos rubro-negros torceram o nariz para o resultado, mas agora, o time pode estragar a festa atleticana e ser o detentor do primeiro título da Arena MRV, novo estádio do time mineiro inaugurado em abril de 2023. Principalmente com a vantagem de 3 a 1 construída no Maracanã, que deixa o Mengão ainda mais perto do título.
Campeões da Copa do Brasil fora de casa
1990 – Flamengo
1995 – Corinthians
1996 – Cruzeiro
1997 – Grêmio
1999 – Juventude
2001 – Grêmio
2002 – Corinthians
2004 – Santo André
2005 – Paulista
2006 – Flamengo
2007 – Fluminense
2009 – Corinthians
2010 – Santos
2011 – Vasco
2012 – Palmeiras
2014 – Atlético-MG
2018 – Cruzeiro
2019 – Athletico
2021 – Atlético-MG
Campeões em casa
1989 – Grêmio
1991 – Criciúma
1992 – Internacional
1993 – Cruzeiro
1994 – Grêmio
1998 – Palmeiras
2000 – Cruzeiro
2003 – Cruzeiro
2008 – Sport
2013 – Flamengo
2015 – Palmeiras
2016 – Grêmio
2017 – Cruzeiro
2020 – Palmeiras
2022 – Flamengo
2023 – São Paulo
Flamengo foi campeão da Copa do Brasil duas vezes sem ser mandante
Das quatro Copas do Brasil que o Flamengo tem, o Mengão venceu as duas primeiras jogando sem o mando de campo. Em 1990, o Mengão superou o Goiás por 1 a 0 na ida, e jogando fora de casa, manteve um empate por 0 a 0 para se sagrar campeão.
O bicampeonato veio em 2006, em clássico contra o Vasco. Ambos os jogos aconteceram no Maracanã, e, portanto, o mando não fez tanta diferença. Ainda assim, o segundo jogo teve mando vascaíno, e o Mengão venceu por 1 a 0 após o 2 a 0 da ida, somando placar agregado de 3 a 0 para ficar com a taça.
O Rubro-Negro venceu a Copa do Brasil 2013 em casa, assim como a de 2022. Agora, o time pode voltar a ter a maioria de suas Copas do Brasil como clube visitante caso vença o Atlético-MG.
Capital federal é reduto de torcedores do Mengão e quer se tornar local permanente da grande decisão do mata-mata nacional
19 Dez 2025 | 15:00 |
O Estádio Mané Garrincha, em Brasília, desponta como o principal candidato para receber a primeira final da Copa do Brasil em jogo único, prevista para 2026. A CBF ainda não oficializou a decisão nem estabeleceu um prazo para o anúncio, mas trata a capital federal como prioridade dentro do planejamento da entidade.
Internamente, inclusive, ganha força a ideia de transformar o Mané Garrincha na “casa permanente” da decisão do torneio mata-mata. Parte da cúpula da CBF vê com bons olhos a repetição do modelo, inspirado em finais centralizadas, segundo informações do ge.
Na avaliação dos dirigentes, o estádio reúne uma série de características consideradas estratégicas para uma decisão nacional. O Mané Garrincha não favorece clubes específicos, apesar de Brasília ser um grande reduto de torcedores do Flamengo, oferece alto padrão de infraestrutura e possui capacidade para receber um público elevado.
Outro ponto destacado é a localização de Brasília, vista como um eixo central do país, com ampla oferta de voos. A rede hoteleira da capital federal também é apontada como diferencial para acolher torcedores de diferentes regiões do Brasil.
Em outubro, a CBF confirmou mudanças no formato da Copa do Brasil. A competição passará a contar com mais participantes, presença garantida dos 20 clubes da Série A e decisão em partida única. Segundo o calendário divulgado, o torneio terá início em 18 de fevereiro e será encerrado em 6 de dezembro, fechando oficialmente a temporada do futebol brasileiro. O Campeonato Brasileiro, por sua vez, terminará quatro dias antes, em 2 de dezembro.
Craque voltou a ter seu nome ligado ao Mengão para a temporada de 2026 após publicação de jornal espanhol revelar conversas entre as partes
19 Dez 2025 | 14:00 |
A informação publicada pelo jornal espanhol Marca, apontando um suposto interesse do Flamengo na contratação de Neymar para a temporada de 2026, não procede. Fontes ligadas à diretoria rubro-negra negaram o rumor e tratam o assunto como encerrado nos bastidores. A informação foi publicada primeiramente no canal Paparazzo Rubro-Negro e confirmada pelo Gazeta do Urubu.
De acordo com pessoas próximas à cúpula do futebol, não houve qualquer tipo de contato, consulta ou estudo interno sobre a viabilidade do negócio. Assim, a chamada “operação Neymar” simplesmente não existe dentro do clube.
Em fim de contrato com o Santos, Neymar negocia a renovação do vínculo com o clube paulista. Paralelamente, seus representantes avaliam possíveis projetos para 2026, com a prioridade de atuar em uma equipe competitiva e, de preferência, com presença garantida na Libertadores. O Flamengo, porém, não está entre as opções analisadas.
Antes da Copa do Mundo de Clubes, o nome do atacante chegou a ser especulado no Fluminense. A diretoria tricolor chegou a avaliar a possibilidade de contar com o jogador para a competição internacional, mas as conversas não avançaram e Neymar optou por permanecer no Santos naquele momento.
O objetivo do atacante é iniciar 2026 em alto nível técnico e físico, tendo em vista também uma possível convocação para a Copa do Mundo. Apesar disso, o Flamengo avalia que o perfil do atleta não se encaixa no planejamento atual do departamento de futebol.
O alto salário, o histórico recente de lesões e as exigências físicas são fatores determinantes contra uma eventual investida. Além disso, a filosofia de trabalho adotada por Filipe Luís e José Boto prioriza intensidade, equilíbrio financeiro e sustentabilidade esportiva. Diante desse cenário, o clube mantém posição firme e descarta qualquer negociação por Neymar.
Ex-jogador não esconde a torcida para o Mengão e chorou ao comentar os resultados impressionantes do ano de 2025 e faz pedido a Filipe Luís
19 Dez 2025 | 13:00 |
O bicampeonato mundial escapou por detalhes na última quarta-feira (17), mas, na visão de Júlio César, não há qualquer motivo para frustração. Ídolo do Flamengo, o ex-goleiro avaliou de forma extremamente positiva a campanha rubro-negra na Copa Intercontinental e destacou que a fase dominante do clube tende a ser duradoura.
Júlio César: "É incrível ver o Flamengo hoje da maneira que está..."
“É incrível ver o Flamengo hoje da maneira que está. Que orgulho! Torcedor flamenguista, curta, porque esse momento vai ser duradouro, por tudo aquilo que foi construído nos últimos anos”, afirmou Júlio César, ídolo do clube.
ELOGIOS A FILIPE LUÍS E PROJEÇÃO DE FUTURO
Revelado pelas categorias de base do clube, o ex-arqueiro também fez questão de exaltar o trabalho de Filipe Luís, apontando o treinador como um nome com trajetória promissora no futebol: “Filipe Luís, meu amigo, você tem um futuro brilhante pela frente. Você é um cara sensacional. Desejo toda a sorte do mundo. Já é um treinador super vencedor, apesar de jovem”, declarou Júlio César, em vídeo publicado nas redes sociais.
No Estádio Ahmed bin Ali, em Doha, o Flamengo contrariou o favoritismo do PSG e fez uma final altamente competitiva. A equipe comandada por Filipe Luís manteve a intensidade do início ao fim, forçando a prorrogação após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.
A decisão foi para os pênaltis, mas o desgaste físico pesou, e o time carioca desperdiçou quatro cobranças. Ainda assim, o desempenho foi motivo de orgulho para o ex-goleiro, que destacou o nível da atuação rubro-negra.
“Que venham outros anos iguais a este. Que os clubes brasileiros se espelhem no Flamengo para termos um Campeonato Brasileiro cada vez mais competitivo. Os apaixonados por futebol querem ver um certame forte. Parabéns ao meu Flamengo. Ano que vem tem mais”, completou.
Com o fim da Copa Intercontinental, o Flamengo encerrou oficialmente a temporada de 2025 com um saldo expressivo: Supercopa, Campeonato Carioca, Libertadores, Brasileirão, Dérbi das Américas e Copa Challenger. Agora, o elenco entra em período de descanso, com a reapresentação para a temporada de 2026 ainda a ser definida pela comissão técnica.