Futebol

SABIA DESSA? O ÚLTIMO JOGO DE ROMÁRIO COM O MANTO DO FLAMENGO FOI EM CAXIAS DO SUL

Em 1999, o craque viveu o último ato da sua história no Mais Querido ao participar de festa com garotas após derrota para o Juventude

Romário / Divulgação
Romário / Divulgação

  |

Icon Comentário0

Nesta quarta-feira (26) o Flamengo retora a Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, para enfrentar o Juventude pelo Brasileirão. Este confronto não acontece com tanta frequência na história dos dois times e vale a pena lembrar uma delas, há 25 anos atrás. 


Foi em Caxias do Sul que o relacionamento entre Romário e Flamengo chegou ao fim. Os mais jovens podem não saber, mas o Baixinho foi demitido do Rubro-Negro em novembro de 1999, após uma derrota por 3 a 1 para o Juventude, pelo Brasileirão, seguida de uma visita à famosa Festa da Uva e farra na concentração. O incidente marcou o término conturbado de sua passagem pelo clube carioca.


Romário chegou ao Flamengo em 1995, como a grande atração do centenário do clube. Eleito melhor jogador do mundo e responsável pelo tetracampeonato mundial do Brasil em 1994, o Baixinho tinha o mundo aos seus pés e decidiu vestir o Manto Sagrado e voltar para o seu amado Rio de Janeiro. No total, foram 241 jogos e 204 gols marcados. Em campo, o Camisa 11 fez o seu papel. E fora dele, foi protagonista de uma série de confusões.


Romário teve três passagens pelo Flamengo (1995/96 – 1997 – 1998/99). Na última, chegou do Valência em janeiro de 1998 e ficou até o infame jogo com o Juventude, em 10 de novembro de 1999, pelo Brasileirão. Maior craque daquela geração e herói do tetra, o Baixinho não gostava de dar satisfação para ninguém. E raramente dava. Sua atitude sempre foi de independência e autoconfiança, características que tanto o ajudaram quanto o prejudicaram.



Depois da derrota no Alfredo Jaconi por 3 a 1, em que marcou o gol rubro-negro, Romário resolveu que iria visitar a Festa da Uva. Levou com ele os laterais Maurinho e Fábio Baiano e o atacante Leandro Machado. Conforme relato de Maurinho, em 2023, todos estavam liberados para sair, mas alguns não respeitaram a hora de voltar. A escapada noturna acabou se tornando um dos momentos mais polêmicos da carreira de Romário.


Ainda conforme o ex-lateral do Flamengo, a visita à Festa da Uva não rendeu nada além de alguns abraços, sorrisos e poses para fotos. Maurinho garantiu que nada de mais aconteceu naquela noite, mas outros relatos mostram que não foi bem assim. Matéria da revista IstoÉ, de 24 de novembro de 1999, revelou que o caso foi bem mais sério. As reportagens da época mostraram um cenário de festas e excessos que contrariavam as normas do clube.


Ao retornar ao Hotel Reynolds, a verdadeira festa começou. Conforme a reportagem de IstoÉ, seis garotas das boates Madrigal, de Porto Alegre, e Cassino, de Caxias do Sul, foram levadas para um “evento particular”. Cerca de dez jogadores do elenco participaram da farra. Em tempos pré-celulares e redes sociais, o escândalo explodiu nas páginas dos jornais e nos programas de televisão. A repercussão foi imediata e negativa, afetando a imagem de todos os envolvidos.


Romário, como esperado, não negou que participou da farra. Afastado do grupo que ficou no Rio Grande do Sul para jogar um torneio seletivo da Copa Libertadores, o Baixinho chegou ao Rio dizendo que saiu sim e que continuaria saindo. O presidente Edmundo Santos Silva sacramentou a decisão de mandar o craque embora, a menos que Romário se desculpasse, o que não aconteceu. O Camisa 11 acabou assinando com o Vasco, onde ficou até 2002.


Do episódio em Caxias do Sul, ficou a famosa foto com a Rainha da Festa da Uva, a caxiense Fabiana Koch, que se formou dentista e foi pivô de um pedido de impeachment do prefeito de Caxias, Flávio Cassina, em 2020. A demissão de Romário do Flamengo marcou o fim de uma era no clube e destacou as complexidades de gerenciar um jogador de personalidade forte e talento indiscutível.









Futebol

Alvo definido! Flamengo mira substituto de Gerson no Inter Miami

O Real Betis, da Espanha, também manifestou interesse no atleta, o que pode iniciar uma disputa acirrada entre os clubes pelo jogador do time Americano

Segovia chegou em janeiro no Inter Miami e se tornou titular rapidamente pór ser um jogador versátil. Foto: Reprodução/ Mundial de Clubes
Segovia chegou em janeiro no Inter Miami e se tornou titular rapidamente pór ser um jogador versátil. Foto: Reprodução/ Mundial de Clubes

  |

Icon Comentário0

Futebol é assim, um se vai, outro entra em seu lugar. Nesse sentido, estamos falando da ida de Gerson para o Zenit-RUS, clube que anunciou nesta segunda, que fará nesta segunda, o pagamento da multa rescisória e levará o Coringa. Mas e aí, quem vem para lugar do camisa 8? Para tal, o Fla ja tem seu alvo.


O Flamengo já se movimenta no mercado e mira Telasco Segovia, jovem meio-campista venezuelano que vem se destacando na MLS pelo Inter Miami. Com apenas 22 anos, Segovia tem sido peça-chave no time comandado por Javier Mascherano, chamando atenção por sua qualidade na construção de jogadas e presença ofensiva. 


  


VALORES DO POSSÍVEL NEGÓCIO

O Flamengo estaria disposto a investir cerca de 10 milhões euros (cerca de 64 milhões de reais) para contratá-lo, valor quatro vezes maior do que o pago pelo Inter Miami ao Casa Pia, de Portugal. A projeção internacional e o perfil de liderança do jogador tornam o investimento justificável aos olhos da diretoria rubro-negra. No entanto, o Real Betis, da Espanha, também manifestou interesse no atleta, o que pode iniciar uma disputa acirrada.


A boa performance de Segovia na Copa do Mundo de Clubes de 2025, onde foi titular em todos os jogos e marcou um gol contra o Porto de Portugal, contribuiu ainda mais para sua valorização e moptiva um possível início de conversa.


NÚMEROS DE SEGOVIA

Em 28 partidas, anotou cinco gols e deu três assistências, desempenho que agradou à comissão técnica de Filipe Luís, que o vê como o substituto ideal para Gerson. O Venezuelano disputou o Mundial de Clubes e ainda disputa A COCACAF Champions e a MLS ( Campeonato Americano)


Futebol

Flamengo deixa os EUA e se prepara para retorno ao calendário nacional

Elenco do Mengão se despede dos Estados Unidos após disputa da Copa do Mundo de Clubes, aonde esteve até as oitavas de final

Os jogadores do Flamengo voltam aos treinos no próximo dia 13, contra o São Paulo pelo Brasileirão ( Flamengo )
Os jogadores do Flamengo voltam aos treinos no próximo dia 13, contra o São Paulo pelo Brasileirão ( Flamengo )

  |

Icon Comentário0

Eliminado pelo Bayern de Munique nas semifinais da Copa do Mundo de Clubes, o Flamengo inicia nesta segunda-feira (30) sua transição de volta à rotina do futebol brasileiro. A delegação embarca dos Estados Unidos às 22h (horário de Brasília) com destino ao Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.


O retorno marca o fim da passagem internacional, mas também o início de um novo planejamento. Com o foco novamente nas competições nacionais e continentais, o Rubro-Negro organiza a reapresentação do elenco para o próximo sábado, dia 5 de julho, às 9h30, no Ninho do Urubu.


FLAMENGO VOLTA AOS TREINOS NA APÓS O MUNDIAL 


A comissão técnica optou por dar folga aos atletas durante a semana, como forma de recuperação física e mental após o desgaste da competição. A pausa é estratégica, já que o Flamengo tem uma maratona de jogos pela frente em julho, envolvendo o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Libertadores.

SÉRIE DE JOGOS PARA ATÉ O FIM DA TEMPORADA 


A reapresentação será marcada por treinos intensos no CT, com foco na retomada da liderança do Brasileirão e nas fases decisivas dos torneios de mata-mata. A tendência é que o Mengão utilize o período para ajustar o time e recuperar jogadores que voltaram do Mundial com desgaste muscular.

Embora a próxima partida do Flamengo no Brasileirão esteja teoricamente agendada contra o São Paulo, como mandante, a confirmação da data ainda depende da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O jogo estava previsto para acontecer durante a disputa da Copa do Mundo de Clubes. Com a eliminação antecipada, o clube esperava uma remarcação da partida. No entanto, a CBF enfrenta dificuldades com o calendário apertado, e a tendência atual é de que o duelo com o São Paulo seja mantido para o dia 13 de julho.


Futebol

Mundial de Clubes: Fluminense vence a Inter de Milão e está nas quartas de final

Cano e Hércules marcam os gols da partida em Charlotte e agora o time das Laranjeiras aguarda o resultado da partida entre Manchester City e Al-Hilal

Cano abriu o placar para os tricolores e Hércules deu números finais ao duelo. Foto: Divulgação/FluminenseFC
Cano abriu o placar para os tricolores e Hércules deu números finais ao duelo. Foto: Divulgação/FluminenseFC

  |

Icon Comentário0

O Fluminense está nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes. Com gols de Cano e Hércules, o Tricolor venceu a Inter de Milão nesta segunda-feira, por 2 a 0, e carimbou o avanço no mata-mata do torneio. Os comandados de Renato Gaúcho agora aguardam o vencedor de Manchester City x Al-Hilal.




RESUMO


O Fluminense precisou de pouco tempo para abrir o placar sobre a Inter. Com dois minutos, Arias recebeu de Martinelli, avançou pela direita e cruzou. A bola desviou em Bastoni, e Cano, que completou hoje 200 jogos pelo Tricolor e aproveitou a chance para fazer o primeiro gol da partida.


Os cariocas ainda perderam a chance de ampliar com Samuel Xavier, que chutou rente à meta de Sommer. Ignácio chegou a marcar o segundo após jogada com três toques da cabeça na área, mas o lance foi anulado por impedimento do zagueiro. A Inter teve suas melhores chances com bolas longas nas costas da defesa. Em um dos lances de maior perigo para os italianos, Mkhitaryan recebeu na área pela esquerda e passou para Dimarco, mas Fábio espalmou. Antes do fim do primeiro tempo, houve breve confusão entre Renato Gaúcho e Mkhitaryan.

A primeira grande chance do segundo tempo veio novamente a favor do Fluminense e dos pés de Cano, aos 11. Minutos depois, Arias forçou Sommer a operar um milagre com uma bomba de fora da área. Com o decorrer da segunda etapa, na sequência das rodadas de substituição, a Inter de Milão cresceu no jogo e passou a pressionar o Fluminense - foram ao menos cinco chances claras. De Vrij errou chute inacreditável na pequena área, e Lautaro teve três chances claras em um intervalo de três minutos - uma delas na trave.

Já nos acréscimos, Hércules deu números finais à vitória sobre a Inter. Samuel Xavier cobrou lateral, De Vrij cortou de cabeça e a bola passou por todo mundo antes de sobrar para o volante tricolor. Hércules dominou e invadiu a área antes de chutar de esquerda, furando a meta de Sommer! Fim de papo em Charlotte.


E AGORA?

O Fluminense tem pela frente agora ou o Manchester City ou o Al-Hilal. Caso o time Inglês passe, será a reedição do mundial de clubes em 2023, onde o tricolor sucumbiu ao poder do lado azul de Manchester, com Guardiola e seus comandados.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


José Boto agradece a torcida do Flamengo e projeta o restante da temporada no Flamengo
Futebol

José Boto agradece a torcida do Flamengo e projeta o restante da temporada no Flamengo

 

Icon Comentário0
Flamengo não aceita conteúdo considerado mentiroso emite nota repudiando jornalista! Confira
Futebol

Flamengo não aceita conteúdo considerado mentiroso emite nota repudiando jornalista! Confira

 

Icon Comentário0
José Boto abre o jogo sobre futuro de jogador no Flamengo: "a circunstância muda..."
Futebol

José Boto abre o jogo sobre futuro de jogador no Flamengo: "a circunstância muda..."

 

Icon Comentário0