 
                        
                        
                    Futebol
 
                                        26 Jun 2024 | 08:14 |
Nesta quarta-feira (26) o Flamengo retora a Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, para enfrentar o Juventude pelo Brasileirão. Este confronto não acontece com tanta frequência na história dos dois times e vale a pena lembrar uma delas, há 25 anos atrás.
Foi em Caxias do Sul que o relacionamento entre Romário e Flamengo chegou ao fim. Os mais jovens podem não saber, mas o Baixinho foi demitido do Rubro-Negro em novembro de 1999, após uma derrota por 3 a 1 para o Juventude, pelo Brasileirão, seguida de uma visita à famosa Festa da Uva e farra na concentração. O incidente marcou o término conturbado de sua passagem pelo clube carioca.
Romário chegou ao Flamengo em 1995, como a grande atração do centenário do clube. Eleito melhor jogador do mundo e responsável pelo tetracampeonato mundial do Brasil em 1994, o Baixinho tinha o mundo aos seus pés e decidiu vestir o Manto Sagrado e voltar para o seu amado Rio de Janeiro. No total, foram 241 jogos e 204 gols marcados. Em campo, o Camisa 11 fez o seu papel. E fora dele, foi protagonista de uma série de confusões.
Romário teve três passagens pelo Flamengo (1995/96 – 1997 – 1998/99). Na última, chegou do Valência em janeiro de 1998 e ficou até o infame jogo com o Juventude, em 10 de novembro de 1999, pelo Brasileirão. Maior craque daquela geração e herói do tetra, o Baixinho não gostava de dar satisfação para ninguém. E raramente dava. Sua atitude sempre foi de independência e autoconfiança, características que tanto o ajudaram quanto o prejudicaram.
Depois da derrota no Alfredo Jaconi por 3 a 1, em que marcou o gol rubro-negro, Romário resolveu que iria visitar a Festa da Uva. Levou com ele os laterais Maurinho e Fábio Baiano e o atacante Leandro Machado. Conforme relato de Maurinho, em 2023, todos estavam liberados para sair, mas alguns não respeitaram a hora de voltar. A escapada noturna acabou se tornando um dos momentos mais polêmicos da carreira de Romário.
Ainda conforme o ex-lateral do Flamengo, a visita à Festa da Uva não rendeu nada além de alguns abraços, sorrisos e poses para fotos. Maurinho garantiu que nada de mais aconteceu naquela noite, mas outros relatos mostram que não foi bem assim. Matéria da revista IstoÉ, de 24 de novembro de 1999, revelou que o caso foi bem mais sério. As reportagens da época mostraram um cenário de festas e excessos que contrariavam as normas do clube.
Ao retornar ao Hotel Reynolds, a verdadeira festa começou. Conforme a reportagem de IstoÉ, seis garotas das boates Madrigal, de Porto Alegre, e Cassino, de Caxias do Sul, foram levadas para um “evento particular”. Cerca de dez jogadores do elenco participaram da farra. Em tempos pré-celulares e redes sociais, o escândalo explodiu nas páginas dos jornais e nos programas de televisão. A repercussão foi imediata e negativa, afetando a imagem de todos os envolvidos.
Romário, como esperado, não negou que participou da farra. Afastado do grupo que ficou no Rio Grande do Sul para jogar um torneio seletivo da Copa Libertadores, o Baixinho chegou ao Rio dizendo que saiu sim e que continuaria saindo. O presidente Edmundo Santos Silva sacramentou a decisão de mandar o craque embora, a menos que Romário se desculpasse, o que não aconteceu. O Camisa 11 acabou assinando com o Vasco, onde ficou até 2002.
Do episódio em Caxias do Sul, ficou a famosa foto com a Rainha da Festa da Uva, a caxiense Fabiana Koch, que se formou dentista e foi pivô de um pedido de impeachment do prefeito de Caxias, Flávio Cassina, em 2020. A demissão de Romário do Flamengo marcou o fim de uma era no clube e destacou as complexidades de gerenciar um jogador de personalidade forte e talento indiscutível.
Em mais um episódio lamentável no futebol sul-americano, membro dos ‘hinchas’ de ‘La Academia’ direciona atitude para os rubro-negros
 
                            30 Out 2025 | 12:00 |
O Flamengo empatou em 0 a 0 com o Racing (ARG) nesta quarta-feira (29) e garantiu vaga na final da Libertadores de 2025. Apesar da festa pela classificação, o resultado acabou marcado por um episódio lamentável de racismo vindo da torcida adversária.
Após o apito final, um torcedor do Racing foi flagrado fazendo gestos racistas em direção à torcida do Flamengo. O argentino imitou um macaco e, ao perceber que estava sendo filmado, repetiu o gesto e ainda afirmou: “São todos macacos”. O vídeo foi registrado pela jornalista Mariana Spinelli e repercutiu rapidamente nas redes sociais. O caso gerou indignação entre torcedores e jornalistas, reacendendo o debate sobre a impunidade nos episódios de racismo em jogos da Conmebol Libertadores.
Casos de racismo têm se repetido com frequência nas competições organizadas pela Conmebol, especialmente contra times brasileiros em países como Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e Paraguai. Apesar das inúmeras ocorrências, as punições aplicadas pela entidade seguem brandas, muitas vezes limitadas a multas simbólicas. Agora, os torcedores do Flamengo aguardam uma posição oficial da Conmebol para saber se o Racing será punido pelo comportamento do torcedor identificado nas arquibancadas do estádio Presidente Perón.
Dentro de campo, o confronto foi equilibrado e tenso. No primeiro tempo, o Flamengo, comandado por Filipe Luís, dominou as ações e criou boas chances, mas não conseguiu marcar. Já na segunda etapa, a partida ganhou contornos dramáticos após a expulsão de Gonzalo Plata, em lance polêmico com Marcos Rojo. Com um jogador a menos, o time recuou e se defendeu com solidez, garantindo o empate que confirmou a vaga na final da Libertadores.
Sem tempo para comemorar, o Flamengo já se prepara para o próximo desafio. Neste sábado (01), o Rubro-Negro enfrenta o Sport, às 21h (de Brasília), no Maracanã, pela 31ª rodada do Brasileirão. A partida terá transmissão exclusiva do Premiere (pay-per-view).
Clube vê momento como oportuno para divulgar que meia assinou sua renovação de contrato até o fim de 2028, segundo jornalista
 
                            30 Out 2025 | 11:00 |
O presidente Bap planeja coroar a classificação do Flamengo à final da Libertadores com uma grande notícia para a torcida: o anúncio oficial da renovação de contrato de Giorgian Arrascaeta até 2028. A informação foi revelada pelo jornalista Fabrício Lopes, do canal Resenha Rubro-Negra.
Segundo Fabrício Lopes, o meia uruguaio já assinou o novo contrato com o Flamengo, restando apenas a divulgação oficial: “Arrascaeta já assinou essa renovação com o Flamengo. Ainda não foi divulgado porque o clube espera o jogo de hoje e a classificação para poder dar esse grande anúncio à torcida”, afirmou o jornalista antes do empate em 0 a 0 entre o Mais Querido e o Racing, em Avellaneda.
A extensão prevê vínculo até 2028, com opção de renovação por mais um ano. O camisa 10, ídolo do elenco e referência técnica da equipe, pretende encerrar a carreira no Rubro-Negro. Com a classificação diante do Racing, o meia alcança sua quarta final de Libertadores vestindo o Manto Sagrado, estendendo seu histórico expressivo.
O uruguaio atravessa um de seus melhores momentos com a camisa do Flamengo. É o líder de assistências e artilheiro do time no Brasileirão, além de peça central no esquema de Filipe Luís. Sua atuação é considerada fundamental no confronto decisivo contra o Racing (ARG) pela semifinal da Libertadores.
Além da renovação de Arrascaeta, a diretoria rubro-negra trabalha para manter a base campeã. O presidente Bap já declarou que Pedro é considerado inegociável, mesmo com sondagens do exterior. O clube entende que a continuidade de seus principais jogadores é essencial para manter o Flamengo competitivo em todas as frentes e seguir acumulando conquistas nos próximos anos.
Volante demonstrou qualidade na equipe sub-20 e foi alçado aos profissionais dos Leões, que pretendem acionar cláusula junto ao Mengão
 
                            30 Out 2025 | 10:15 |
O Sporting deu início aos primeiros contatos com o Flamengo para exercer a opção de compra do meio-campista Rayan Lucas, de 20 anos, fixada em 4 milhões de euros (R$ 24,95 milhões). Embora a cláusula pudesse ser acionada até o fim da temporada, o clube português planeja antecipar o processo para janeiro, garantindo o jogador em definitivo.
De acordo com o jornal português ‘A Bola’, clubes ingleses e italianos também monitoram a situação do atleta, o que motivou o Sporting a agir com rapidez. Internamente, o jovem é visto como um talento com grande margem de evolução e potencial para se consolidar no elenco principal.
Nas últimas semanas, o técnico do Sporting, Rui Borges, tem promovido Rayan Lucas aos treinos regularmente com o time principal, e a direção da equipe de Lisboa pretende oferecer um contrato de longa duração ao jogador, diante do interesse do exterior e de seu bom desempenho.
Contratado junto ao Flamengo para se desenvolver na equipe B, Rayan Lucas tem impressionado a comissão técnica pela qualidade técnica e maturidade tática. As boas atuações lhe renderam a estreia pela equipe principal, diante do Alverca, nas quartas de final da Taça da Liga.
Com a camisa do Mais Querido, Rayan Lucas não chegou a ter muitas oportunidades pela equipe principal. O volante atuou em apenas oito partidas pela equipe principal do Flamengo, todas no Campeonato Carioca, e não vinha sendo aproveitado pelo técnico Filipe Luís, que não enxergava nele características que funcionassem em seu modelo de jogo.