Futebol
30 Jul 2025 | 08:13 |
O Flamengo oficializou na noite desta terça-feira (29) a contratação do atacante Samuel Lino, que chega como o reforço mais caro da história do clube. O jogador desembarcou no Rio de Janeiro no mesmo dia e, sem perder tempo, foi direto ao Ninho do Urubu, onde conheceu a estrutura do CT e atendeu à Flamengo TV.
Samuel Lino sobre o Flamengo: "É o maior clube do mundo"
Durante a entrevista, o ex-Atlético de Madrid se mostrou empolgado com o retorno ao clube e revelou surpresa com o forte interesse rubro-negro. Segundo ele, o plano inicial era permanecer no futebol europeu e havia propostas, sobretudo uma do Napoli, da Itália, mas escolheu o Mengão devido a grandeza do clube.
“Estou muito feliz, muito ansioso. Foi uma novidade muito boa para mim e estou feliz de estar no Flamengo novamente. Já vinha tendo conversas com clubes da Europa e tudo, eu não esperava voltar ao Brasil. E o Flamengo veio com força, e quando vem com boas condições, é difícil dizer não. É o maior clube do mundo. Joguei um ano e meio na base e sei da responsabilidade e do peso gigantesco. Obrigado a todos pelo carinho e um abraço à Nação”, declarou o atacante.
Samuel Lino teve uma rápida passagem pela base do Flamengo entre 2017 e 2018, período em que fez parte do elenco campeão da Copinha. No entanto, acabou sendo dispensado por falta de espaço. Depois, se destacou pelo São Bernardo antes de seguir rumo ao futebol europeu.
Na temporada 2019/20, foi contratado pelo Gil Vicente (POR) e, após boa performance, acabou comprado pelo Atlético de Madrid, que o emprestou ao Valencia na temporada 2022/23. Já pelo clube da capital espanhola, foram 93 jogos, com 12 gols e 16 assistências.
Para contratar Samuel Lino, o Flamengo desembolsou 22 milhões de euros — cerca de R$ 143 milhões —, valor que o torna a aquisição mais cara da história do clube. O contrato assinado é válido até dezembro de 2029. A apresentação oficial do jogador será nesta quinta-feira (31), no Maracanã, antes da partida contra o Atlético-MG, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Com ritmo de jogo em dia por ter disputado o último Mundial de Clubes e feito pré-temporada na Europa, Samuel Lino desponta como o reforço mais próximo de estrear sob o comando de Filipe Luís. Isso porque Emerson Royal não entra em campo desde janeiro e Saúl Ñíguez estava de férias, após sua última partida em maio.
Piero Maza, que apitou a classificação do Mais Querido nas quartas de final, volta a comandar o jogo decisivo entre times argentino
25 Out 2025 | 15:59 |
A Conmebol confirmou nesta sexta-feira (24) que o árbitro chileno Piero Maza será o responsável por comandar o confronto entre Racing e Flamengo, válido pelo jogo de volta das semifinais da Copa Libertadores da América. A partida acontece na próxima quarta-feira (29), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio El Cilindro, em Avellaneda, na Argentina.
O árbitro será auxiliado pelos compatriotas Claudio Urrutia e José Retamal, enquanto o quarto árbitro será Felipe González. O VAR ficará sob o comando de Juan Lara, com apoio de Francisco Gilabert e Edson Cisternas. O assessor internacional Abraham González e o gerente de qualidade Carlos Pastorino completam a equipe de arbitragem.
Piero Maza, de 39 anos, já atuou em 12 partidas da Libertadores 2025, distribuindo 52 cartões amarelos, uma média de 4,3 por jogo, e nenhum vermelho. O chileno também marcou quatro pênaltis ao longo do torneio, o que representa um a cada três jogos. Curiosamente, o juiz só apitou uma partida do Flamengo até aqui e nenhuma do Racing.
Apesar do bom histórico disciplinar, Maza protagonizou um episódio polêmico na atual edição da competição. O caso aconteceu no jogo de ida das oitavas de final entre Estudiantes e Cerro Porteño, disputado no Paraguai.
Nos acréscimos, o atacante Carrillo invadiu a área após um passe em profundidade e caiu após um leve contato do zagueiro. O árbitro chileno assinalou o pênalti sem revisar o lance no VAR, mesmo com dúvidas sobre a real intenção do jogador, que aparentou buscar o contato. O gol convertido garantiu a vantagem do Estudiantes, que viria a se classificar após o empate sem gols na partida de volta.
O Flamengo venceu o jogo de ida, no Maracanã, por 1 a 0, e tem a vantagem do empate para chegar à grande final da Libertadores 2025. Já o Racing precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar diretamente, ou por um gol, para levar a disputa aos pênaltis.
Atacante não esconde frustração com o resultado diante do Mengão e diz que ainda é visto como culpado por parte dos torcedores Millonarios
25 Out 2025 | 14:44 |
A Conmebol anunciou que a final da Libertadores de 2025 será disputada em Lima, no Peru. A capital peruana volta a receber a decisão continental após o memorável confronto de 2019, quando o Flamengo virou sobre o River Plate (ARG) nos minutos finais e conquistou o bicampeonato da América.
Naquela partida, o Rubro-Negro começou a reação após uma falha de Lucas Pratto, atacante do River à época, que resultou no primeiro gol de Gabigol. Em entrevista recente ao portal El Impacto, o argentino relembrou o lance e negou ser o vilão daquela final.
Lucas Pratto sobre Flamengo x River Plate em 2019: "Nunca voltei a ver a final, nem o lance, nem o segundo gol"
Pratto contou em detalhes o momento em que perdeu a bola para Arrascaeta, lance que reacendeu o Flamengo na decisão: “Eu nunca vi o Montiel para tocar a bola. Olhava para todos os lados, pois não queria errar. Buscava opções, olhei para a esquerda primeiro. Precisava terminar a jogada, não queria voltar para trás. Quando ia finalizar o lance, o Arrascaeta veio e tomou a bola. Só me restava correr, correr, correr... e terminou em gol”, relatou o atacante.
O ex-jogador do River também revelou o impacto emocional após a derrota: “Nunca voltei a ver a final, nem o lance, nem o segundo gol. Depois da partida, passei mal, chorei muito. Estamos acostumados a ver zagueiros sendo culpados quando erram, mas eu era atacante e perdi a bola a 70 metros do gol. Mesmo assim, me culpam por isso”, lamentou.
No dia 23 de novembro de 2019, o River Plate abriu o placar com Rafael Santos Borré. O Flamengo só reagiu aos 43 minutos do segundo tempo, após o erro de Pratto. Arrascaeta roubou a bola, acionou Bruno Henrique e recebeu de volta para servir Gabigol, que empatou.
Três minutos depois, aos 46, Diego Ribas lançou em profundidade, o zagueiro Pinola falhou, e Gabigol completou a virada heroica que deu ao Flamengo o bicampeonato da Libertadores. Agora, o destino parece traçar um novo capítulo simbólico: o sonho do tricampeonato passa novamente por Lima, palco de uma das noites mais épicas da história rubro-negra.
E o sonho de retornar a capital peruana para uma final de Libertadores está cada vez mais próximo. O Flamengo está a apenas um jogo diante do Racing de chegar a sua quarta decisão desde 2019 após vencer o confronto de ida por 1 a 0 no Maracanã. Um empate no El Cilindro classifica o Mais Querido. Em caso de vitória de ‘La Academia’ por um gol de diferença, o embate vai para os pênaltis. O rubro-negro estará eliminado em caso de derrota por dois de diferença.
Comentarista havia dito durante o intervalo de um programa da ESPN que o zagueiro do Mengão teria voltado ao Brasil ‘para roubar’, e pediu perdão publicamente
25 Out 2025 | 14:27 |
Um áudio vazado durante o intervalo do programa Equipe F, da ESPN, na última quinta-feira (23), colocou o comentarista Zé Elias no centro de uma polêmica. Nas gravações, o ex-jogador criticava o zagueiro Danilo, do Flamengo, afirmando que o defensor havia voltado ao Brasil para “roubar” o clube. Após a repercussão, Zé Elias pediu desculpas públicas nesta sexta (24).
Zé Elias, ex-Corithians, se desculpa com Danilo, do Flamengo: "em nenhum momento tive a intenção de ofendê-lo"
O comentarista reconheceu o erro e afirmou que o comentário foi feito de forma informal, fora do ar: “O que eu falei foi durante uma conversa no intervalo, em que usei exemplos do futebol, da bola. Em momento algum quis ofender o Danilo, a torcida do Flamengo ou a própria instituição. Como estávamos fora do ar, usei um termo comum da boleiragem. Mesmo assim, peço desculpas ao Danilo. Ele sabe o que estávamos falando, e em nenhum momento tive a intenção de ofendê-lo. Pelo contrário, tenho respeito por ele”, explicou Zé Elias.
O ex-volante também se desculpou diretamente ao presidente do clube, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, e ao próprio clube: “Peço desculpas à instituição Flamengo e ao seu presidente, Bap. Foi um comentário dentro do contexto do futebol, sem qualquer intuito de ofender o clube. Reconheço que o termo foi inadequado e reforço meu pedido de desculpas. Tenho certeza de que o Flamengo e o Danilo entenderão o contexto”, completou.
O QUE FOI DITO NO ÁUDIO
Durante o intervalo do programa, Zé Elias questionou o atual nível de Danilo, que construiu uma carreira de sucesso no futebol europeu antes de retornar ao Brasil: “Se ele estivesse bem, estaria na Europa. Chega final de carreira para roubar aqui”, afirmou o comentarista, em tom ácido. A fala repercutiu amplamente nas redes sociais e gerou críticas de torcedores e profissionais do esporte.
Apesar das declarações, os números de Danilo na última partida mostram uma performance sólida. Segundo dados da plataforma Sofascore, o zagueiro recebeu nota 7,4, sendo um dos principais nomes do sistema defensivo do Flamengo no confronto.