Futebol

Só verdades! Renato Gaúcho garante que Flamengo é o campeão Brasileiro de 1987

Treinador atuou na equipe que venceu a Copa União diante do Internacional e detonou briga do Sport por querer o título nos tribunais

Renato Gaúcho afirma que o Flamengo ganhou o Campeonato Brasileiro de 1987 no campo e Sport seria campeão da segunda divisão - Foto: Reprodução
Renato Gaúcho afirma que o Flamengo ganhou o Campeonato Brasileiro de 1987 no campo e Sport seria campeão da segunda divisão - Foto: Reprodução

21 Fev 2025 | 11:23 |

Icon Comentário0

O Flamengo é octacampeão brasileiro. Apesar disso, ainda há quem questione o título de 1987, mas nesta quinta-feira (20), o ex-atacante Renato Gaúcho, peça importante naquela conquista, reafirmou o que já é óbvio: o Mengão venceu os principais times do país e se sagrou campeão dentro de campo.


“Todo mundo fala: “ah, o Sport…”. Não existe isso, nada contra. Mas o time da segunda divisão não podia bater de frente com o da primeira divisão. Até porque já estava estipulado entre os presidentes dos clubes, o Clube dos 13. Campeão é campeão”, declarou Renato Gaúcho, ao Charla Podcast, onde voltou a falar que jogou mais que Cristiano Ronaldo.


O ex-camisa 7 do Flamengo foi além e ressaltou que a taça se conquista dentro de campo, não fora dele:


“O campeão não se ganha fora do campo gritando, se ganha nas quatro linhas. O Flamengo foi campeão, jogamos contra os melhores. O Sport disputou a segunda divisão, não existia este confronto entre primeira e segunda divisões. Fizemos a final contra o Internacional”, concluiu.

O que aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1987?


Em meio a uma grave crise financeira, a CBF chegou a anunciar que não realizaria o Campeonato Brasileiro de 1987. Foi então que os principais clubes do país se organizaram e criaram a Copa União, sob comando do Clube dos 13, reunindo os times de maior torcida e garantindo patrocinadores de peso, como Globo, Varig e Coca-Cola.

No entanto, ao ver o sucesso da competição, a CBF recuou e tentou impor um cruzamento entre os vencedores da Copa União e do Módulo Amarelo, torneio disputado por equipes de menor expressão. O Clube dos 13 já havia deixado claro que não aceitaria essa decisão. Dessa forma, Flamengo e Internacional disputaram a final do campeonato que todo o Brasil viu, com o Mengão vencendo por 1 a 0, gol de Bebeto.

Paralelamente, em Recife, o Sport venceu o Guarani e se autointitulou campeão, mesmo sem enfrentar os times da elite do futebol brasileiro.

"Flamengo fugiu?" A verdade sobre 1987

Torcedores do Sport, de forma equivocada, ainda insistem que o Flamengo "correu" do confronto. No entanto, o Internacional também se recusou a jogar, cumprindo o acordo previamente estabelecido pelo Clube dos 13.

Além disso, imaginar que um time que serviu de base para a Seleção Brasileira campeã do mundo em 1994 teria medo do Sport não faz sentido. O Flamengo de 1987 contava com:

Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zinho; Zico; Renato Gaúcho e Bebeto.

Desses, Jorginho, Leonardo, Zinho e Bebeto foram campeões mundiais com o Brasil anos depois. A história e o futebol provaram quem realmente foi o grande campeão de 1987.


Futebol

Flamengo quer se blindar para a próxima abertura da janela - entenda

Mengão vê grande assédio por parte do mercado em jogadores importantes da equipe titular e já planeja ações para evitar perdas

Flamengo sabe de grande interesse do mercado em seus principais jogadores e quer se blindar de possíveis 'assédios' - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Flamengo sabe de grande interesse do mercado em seus principais jogadores e quer se blindar de possíveis 'assédios' - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

26 Ago 2025 | 14:38 |

Icon Comentário0

O Flamengo realizou recentemente o maior investimento de sua história em uma única janela de transferências, desembolsando quase R$ 300 milhões na contratação de quatro jogadores. Dois deles, Saúl e Samuel Lino, já se firmaram como titulares e brilharam na goleada por 8 a 0 sobre o Vitória, na segunda-feira (25). Enquanto isso, Royal e Carrascal ainda passam por período de adaptação, mas recebem elogios frequentes do técnico Filipe Luís.


POLÍTICA DE VENDAS E CONTRATAÇÕES


A diretoria rubro-negra não pretende vender mais titulares na janela que se encerra em 2 de setembro. Negociações só serão consideradas para atletas que perderam espaço. Por outro lado, o clube não planeja novas contratações neste momento. A informação é do portal 'GE'.


Em 2024, como estratégia para equilibrar o caixa, o Flamengo abriu mão de nomes importantes, como Fabrício Bruno, Alcaraz, Wesley e Gerson. Já para 2026, a ordem do presidente Bap é diferente: a prioridade é segurar a base titular, mesmo diante do assédio europeu.

Os zagueiros Léo Ortiz e Léo Pereira, por exemplo, já despertam interesse de clubes da Europa. A princípio, o Flamengo não cogita liberá-los, a não ser pelo pagamento da multa rescisória. Além disso, o clube estuda trazer um defensor jovem, com status de titular, para revezar com a dupla e com Danilo, reforçando a concorrência interna.


RENOVAÇÕES EM FOCO

Paralelamente à proteção do elenco, o Flamengo também se movimenta para renovar contratos. Após estender o vínculo de Varela, o clube abriu negociações para prolongar a permanência do técnico Filipe Luís. A tendência é de continuidade, já que ambas as partes têm interesse.

Outro nome prioritário é Arrascaeta. O meia iniciou conversas no primeiro semestre, mas as tratativas foram congeladas, já que seu contrato vai até o fim de 2026. O uruguaio, no entanto, se valorizou ainda mais ao se tornar o jogador mais decisivo da temporada, com 16 gols e 13 assistências. Além dele, Rossi e Pedro, que têm vínculo até dezembro de 2027, também demonstraram interesse em renovar por mais tempo com o clube.



Futebol

Filipe Luís abre o jogo sobre contratação do Flamengo: “Não vale…”

Técnico do Mengão é direto em entrevista coletiva após a goleada por 8 a 0 sobre o Vitória ao falar sobre novo jogador do clube

Flamengo venceu o Vitória por 8 a 0 com grande atuação de Samuel Lino e Filipe Luís exalta o atacante - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Flamengo venceu o Vitória por 8 a 0 com grande atuação de Samuel Lino e Filipe Luís exalta o atacante - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

26 Ago 2025 | 13:56 |

Icon Comentário0

O Flamengo investiu 22 milhões de euros (aproximadamente R$ 143 milhões), mais bônus por metas, para contratar Samuel Lino. Para o técnico Filipe Luís, o valor pago não traduz a real importância do jogador, que brilhou na goleada por 8 a 0 sobre o Vitória, na segunda-feira (25), pela 21ª rodada do Brasileirão.


Filipe Luís sobre Samuel Lin no Flamengo: "não vale o que pagamos nele, vale o dobro ou o triplo"


“Sobre o Lino, acho que não vale o que pagamos nele, vale o dobro ou o triplo. Jogador fantástico. E se você olhar o preço dos pontas determinantes no mercado, vai ver que é outro patamar. Ter um jogador desse nível, que estava no Atlético de Madrid, foi titular do Mundial, escolheu vir para o Flamengo”, destacou o treinador.


Filipe Luís ainda ressaltou a importância de Samuel Lino para o elenco: “É um privilégio muito grande tê-lo aqui. Não importa os gols, claro que para ele sim, mas sabemos o que ele pode oferecer e para o time é muito importante. Até para elevar o nível do Cebolinha e do Michael, que estão competindo por posição com ele.”

PARTICIPAÇÃO DE SAMUEL LINO NOS GOLS CONTRA O VITÓRIA


Samuel Lino foi decisivo na partida:

  • 1º gol: marcou o primeiro tento do Flamengo logo no início da partida.
  • 3º gol: deu assistência para Arrascaeta antes do intervalo.
  • 4º gol: iniciou a etapa final deixando Pedro na boa para marcar.
  • 5º gol: marcou novamente, após cruzamento de Varela.
  • 6º gol: deu mais uma assistência para Pedro fechar sua participação direta em gols.
SITUAÇÃO DO FLAMENGO NO BRASILEIRÃO

Com a vitória, o Rubro-Negro chegou a 46 pontos, mantendo quatro de vantagem sobre o vice-líder Palmeiras. O Flamengo volta a campo no domingo (31), às 16h, no Maracanã, contra o Grêmio, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.



Futebol

Jornal espanhol exalta atacante do Flamengo: “reproduziu Ronaldinho…”

Jogador foi um dos destaques da goleada de 8 a 0 do Mengão sobre o Vitória e foi comparado ao Bruxo devido a jogada ‘mágica’

Jornal espanhol compara jogada do terceiro gol de Pedro sobre o Vitória com Ronaldinho Gaúcho - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Jornal espanhol compara jogada do terceiro gol de Pedro sobre o Vitória com Ronaldinho Gaúcho - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

26 Ago 2025 | 12:53 |

Icon Comentário0

O Flamengo aplicou uma goleada histórica por 8 a 0 sobre o Vitória, nesta segunda-feira (25), pela 21ª rodada do Brasileirão. Entre os destaques do massacre no Maracanã, Pedro brilhou intensamente: marcou três gols, levou a bola do jogo para casa e ainda recebeu comparação com Ronaldinho Gaúcho feita pelo jornal espanhol Sport.


Jornal Sport sobre Pedro, do Flamengo: "característica jogada da ‘elástica’ de Ronaldinho"


“Em seu terceiro e último gol da noite, Pedro reproduziu dentro da área adversária a característica jogada da ‘elástica’ de Ronaldinho e causou o alvoroço de um Maracanã lotado com mais de 60 mil pessoas”, publicou o veículo.


PEDRO ENTRA NO RANKING HISTÓRICO DE ARTILHEIROS DO FLAMENGO

Com o hat-trick, Pedro alcançou a marca de 148 gols pelo Flamengo e assumiu a 10ª posição na lista de maiores artilheiros da história do clube, ultrapassando Zizinho (146). O camisa 9 agora sonha em superar Gabigol, que tem 161 gols e ocupa a sexta colocação do ranking.


COMO FORAM OS GOLS DE PEDRO CONTRA O VITÓRIA
  • 1º gol (3’ do 1ºT): Saúl recuperou a bola, Arrascaeta deu o passe e Pedro finalizou de cavadinha, encobrindo o goleiro Arcanjo.
  • 2º gol (47’ do 1ºT): Após receber assistência de Samuel Lino, o centroavante bateu firme no canto direito para ampliar.
  • 3º gol (14’ do 2ºT): Dentro da área, Pedro dominou, aplicou um elástico desconcertante no marcador e, cara a cara com Lucas Arcanjo, concluiu com categoria por cobertura, marcando um golaço.
PRÓXIMO DESAFIO DO FLAMENGO

Após a goleada, o Flamengo volta a campo no domingo (31), às 16h (horário de Brasília), no Maracanã, diante do Grêmio, pela 22ª rodada do Brasileirão. O Mengão segue isolado na liderança da competição com 46 pontos, quatro a mais que o Palmeiras, vice-líder.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Presidente da CBF responde às críticas do Flamengo: “favorecimento é…”
Futebol

Presidente da CBF responde às críticas do Flamengo: “favorecimento é…”

26 Ago 2025 | 11:12

Icon Comentário0
Flamengo acerta saída de Lorran, informa Fabrizio Romano
Futebol

Flamengo acerta saída de Lorran, informa Fabrizio Romano

26 Ago 2025 | 10:23

Icon Comentário0
Vini Jr, ex-Flamengo, e Mbappé são vítimas de racismo em jogo do Real Madrid
Futebol

Vini Jr, ex-Flamengo, e Mbappé são vítimas de racismo em jogo do Real Madrid

26 Ago 2025 | 09:45

Icon Comentário0